SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 6, 2024

Presidente da FIERN e gestores destacam importância do trabalho da imprensa

FOTO: MORAES NETO

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou a importância do trabalho da imprensa de informar a sociedade com profissionalismo e qualidade. “Através do trabalho dos jornalistas negócios foram consolidados, empreendimentos foram viabilizados e pessoas conseguiram um emprego, graças à informação qualificada”, ressaltou.

“Por isso é importante reconhecer o conteúdo produzido pela imprensa potiguar e, de forma inédita, pela imprensa nacional”, completou Serquiz.

A gerente corporativa da Assessoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIERN, Juliska Azevedo, agradeceu a participação em peso da imprensa no prêmio, como também ao corpo de jurados do prêmio. “O prêmio chega à 11ª edição, se consolidando como o mais tradicional do mercado de jornalismo do RN, com uma grande geração de notícias sobre a economia e o desenvolvimento do nosso estado, que são temas tão importantes, tão caros, ao nosso estado”, afirma.

Para o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, o evento é especial para reconhecer o trabalho e a boa convivência do Sistema Indústria com a imprensa. “Através dessa relação podemos passar a mensagem para a sociedade sobre o que nós fazemos. A melhor forma de fazer isso é através do jornalismo profissional”, frisa Mello.

A gerente executiva de Operações e Negócios do IEL-RN, Rebeka França, comenta que a iniciativa de premiar exclusivamente estudantes está alinhada ao objetivo do IEL. “Fortalecer a conexão entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho, preparando esses jovens para trilhar seus caminhos em direção ao futuro profissional é nosso objetivo. E essa categoria incentiva e desenvolve novos talentos, promovendo visibilidade e reconhecimento ainda na fase acadêmica”, frisa.

Confira a lista de vencedores do 11º Prêmio Sistema FIERN de Jornalismo:

Eixo 1: FIERN – “A Neoindustrialização: caminhos para o crescimento industrial potiguar”

Áudio: Flávia Freire (Jovem Pan Natal) — Programa Meritocracia Sindical: a chave para o sucesso

Vídeo: Julianne Barreto (Band) — Setor de cerâmica vermelha do RN é exemplo de busca por sustentabilidade

Texto: Mirella Lopes (Agência Saiba Mais) — Janela de oportunidade: como o hidrogênio verde pode transformar a indústria do RN

Eixo 2: SESI – “Construindo a educação do futuro”

Áudio: Virgínia Coelli (Jovem Pan News Natal) — Formando propósitos: SESI impulsiona educação de jovens e adultos no RN

Vídeo: Rangel Lima Pontes (TV Universitária) — Projetos em Robótica – SESI

Texto: Bruno Vital (Tribuna do Norte) — Iniciativa fortalece educação básica no interior do estado

Eixo 3: SENAI – “Educação profissional e pesquisa para impulsionar a indústria”

Áudio: Cezar Barros (Rádio Universitária) — Rio Grande do Norte: o futuro oásis da energia eólica offshore no Brasil

Vídeo: Anna Karolline Dantas (TV Assembleia) — SENAI: transformando energia em oportunidade

Texto: Bruno Vital (Tribuna do Norte) — Curso inédito na área de energia eólica transforma comunidades indígenas

Eixo 4: IEL – “Gestão industrial em pauta: estágio, desenvolvimento de carreiras e formação executiva” — EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Áudio: Pedro Henrique Dias (Rádio Universitária) — IEL-RN é referência na formação de novos líderes para o mercado de trabalho

Vídeo: Melyssa Almeida da Silva (Agência Escola UnP) — Opapel do IEL na inserção de estudantes trans no mercado de trabalho

Texto: Kayllani Silva (Tribuna do Norte) — Da teoria à prática: em seis meses, IEL-RN insere mais de 3 mil estudantes no mercado de trabalho

Eixo 5: Sistema FIERN – “O papel do Rio Grande do Norte para a inovação e o desenvolvimento industrial do Brasil” —Abrangência nacional

Vídeo: Fernanda Graell (TV Globo – Fantástico) — série de matérias A transição para energias renováveis no transporte

Texto: Armando de Oliveira Lima (Jornal  O Povo) — Eólica offshore: a força do Nordeste na nova fronteira de energia renovável

Fotojornalismo: Alexandre Lago (Folha de S. Paulo) — Setor de energia tem presença feminina

Campanha RN+Limpo arrecada 150 toneladas de lixo eletrônico no estado

FOTO: DIVULGAÇÃO/CAERN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em parceria com Natal Reciclagem e a Circulare, realiza, nesta quarta-feira (06), a solenidade “RN+Limpo: 150 Toneladas de Impacto”, no auditório Geólogo José Gilson Vilaça, localizado na sede do IDEMA. O evento celebra o alcance da meta de 150 toneladas de resíduos eletrônicos reciclados no RN.

Desde 2021, a Campanha RN + Limpo, vem desenvolvendo ações de educação ambiental, com atividades de conscientização nas escolas, parcerias com empresas e instituições, na realização de mutirões de coleta e na implantação de pontos de descartes mais próximos da população. Em 2023, a campanha RN + Limpo, a convite da Amcham Brasil, foi apresentada na COP 28 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas) em Dubai.

Para a Subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, Rosangela Lopes, a campanha conquistou este resultado expressivo em função da produção crescente de eletroeletrônicos. “A revolução tecnológica traz consigo um desafio significativo: o descarte responsável de aparelhos e dispositivos eletrônicos ao final de suas vidas úteis. É isso que temos suscitado com as ações da RN + Limpo, por meio da sensibilização estamos avançando na economia circular e preservação do meio ambiente”, aponta.

Com base no relatório da ONU, no Rio Grande do Norte cada pessoa gera 11,4 kg por ano, o que representa uma produção de 39.285.209 quilos de resíduos eletrônicos. Antes da campanha, os resíduos eram descartados de forma inadequada no meio ambiente, poluindo o solo e a água.

Governo envia à ALRN projeto para aumentar ICMS para 20%

FOTO: JOÃO GILBERTO

O Governo do Rio Grande do Norte encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado (ALRN) um projeto de lei que altera a lei estadual Nº 6968 DE 30/12/1996, que dispõe sobre o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMs). O objetivo da iniciativa, além de atualizar a legislação estadual para incorporar mudanças feitas na Lei Complementar Federal nº 87/1996, é assegurar o retorno da alíquota do ICMS para 20%.

Na mensagem enviada à ALRN, a governadora Fátima Bezerra (PT) esclarece que o aumento do imposto é necessário para evitar perdas substanciais na arrecadação do Rio Grande do Norte. Isso porque a Reforma Tributária estabelece como parâmetro para o rateio da arrecadação do novo imposto sobre o consumo, a receita média de cada ente federativo no período de 2019 a 2026. A divisão proporcional deve durar 49 anos.

A governadora argumenta, ainda, que a ausência da recomposição da base tributária pode ampliar os prejuízos causados ao Estado e aos municípios pelas Leis Complementares Federais n º 192/2022, e nº 194/ 2022. A primeira estabeleceu que o ICMS sobre combustíveis deve ser cobrado de forma uniforme em todo o país, enquanto a segunda considerou diversos setores como bens e serviços essenciais, proibindo a aplicação de alíquotas superiores à alíquota padrão do ICMS (17% ou 18%).

Além disso, Fátima Bezerra destacou que a medida busca garantir maior segurança jurídica aos contribuintes do Estado, ao validar os benefícios fiscais relacionados ao ICMS que foram concedidos anteriormente com base na Lei Complementar Federal nº 160/2017. Segundo ela, a lei permite que os Estados e o Distrito Federal celebrem convênios para remitir créditos tributários decorrentes de isenções, incentivos e benefícios fiscais ou financeiro-fiscais concedidos de forma irregular, assegurando que esses benefícios sejam reinstituídos de maneira legítima e em conformidade com as regras constitucionais.

Já em relação a autualização da legislação estadual, com base na Lei Complementar Federal nº 87/1996, conhecida como Lei Kandir, a proposta é incluir cinco leis complementares. Entre elas, está a Lei Complementar nº 171/2019, que prorrogar prazos referentes ao uso de créditos de ICMS; e a

Lei Complementar nº 190/2022 que regular a cobrança de ICMS em vendas para consumidores finais que estão em outros estados, mas não são contribuintes regulares do imposto.

O ICMS no Rio Grande do Norte voltou a 18% neste ano após a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte rejeitar, no fim do ano passado, o recurso impetrado pelos deputados Francisco do PT, Divaneide Basílio (PT) e Isolda Dantas (PT) contra a decisão da Comissão de Fiscalização e Finanças (CFF), que rejeitou a proposta do Governo do Estado de manutenção da aliquota para 20%.

PF investiga furto de aparelhos eletrônicos do depósito da Receita Federal em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 6/11, a Operação Simulata Custodia, que investiga o crime de furto qualificado de itens eletrônicos do depósito de mercadorias apreendidas da Receita Federal em Natal, entre os quais pelo menos 45 aparelhos de telefonia celular de marcas diversas, avaliados em mais de R$ 50 mil.

Os policiais cumprem um mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª. Vara da Justiça Federal/RN na residência de um homem de 44 anos que trabalha como vigilante patrimonial e presta serviços de segurança para a Receita Federal na condição de empregado terceirizado.

A investigação determinou que o suspeito se aproveitou do fato de trabalhar no local onde a mercadoria apreendida era mantida em depósito, para retirar os objetos sem chamar atenção dos servidores públicos da Receita.

Ao rastrear os aparelhos subtraídos os investigadores apuraram que ao menos um celular foi utilizado pela própria esposa do suspeito, que agia assim em colaboração com a prática do crime ao usar serviços de e-commerce para revender os itens subtraídos a terceiros.

Durante a investigação foi possível ainda identificar testemunhas que adquiriram de boa-fé os celulares, pois desconheciam sua origem ilícita e auxiliaram a PF a produzir importantes provas de autoria, suficientes para determinar o papel do casal na prática criminosa, além de demonstrar que parte dos valores das negociações foi direcionada para a conta do suspeito, que pessoalmente fazia a entrega dos bens.

Os crimes imputados aos investigados são de furto qualificado e receptação qualificada, cujas penas máximas em cada caso podem chegar a oito anos de reclusão e multa.

O nome da operação faz referência ao fato de o suspeito de furto qualificado ser vigilante patrimonial, que abandonou seus deveres de guarda do material para simular a custodia dos bens acautelados em depósito enquanto os subtraía.

Fisioterapeuta Kelly Gama é palestrante em simpósio da UFRN sobre dor crônica, em Santa Cruz

FOTO: DIVULGAÇÃO

A fisioterapeuta Kelly Gama, do Centro Vitta, é uma das convidadas do Simpósio Interprofissional de Conscientização e Aperfeiçoamento em Reumatologia (SICAR), que acontece no próximo dia 07 de novembro, a partir das 08h, em Santa Cruz, na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA), unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O evento, organizado pelo professor Clécio Gabriel, docente do curso de Fisioterapia da FACISA/UFRN, reunirá profissionais da saúde e pacientes com doenças reumáticas para discutir temas relevantes sobre o manejo da dor crônica.

Kelly Gama, que é especialista em dor, abordará o tema “Educação em dor para pessoas com condições reumáticas”. A palestra, com duração de 30 a 40 minutos, trará informações importantes sobre como lidar com a dor crônica de forma eficaz, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

O evento é voltado para pacientes com condições reumáticas atendidos na clínica escola de fisioterapia da FACISA, participantes de projetos de pesquisa e extensão relacionados à reumatologia, e pessoas com condições reumáticas da rede de saúde do município de Santa Cruz.

“O objetivo é promover a conscientização sobre as doenças reumáticas e a importância do manejo adequado da dor. Além disso, o simpósio busca fortalecer a rede de cuidados aos pacientes com doenças reumáticas, promovendo a troca de experiências entre profissionais da saúde e pacientes. E nós vamos levar nossa experiência e a nossa vivência para este momento”, disse Kelly Gama.

Rio Grande do Norte recebe prêmio nacional por redução de mortes no trânsito

FOTO: DIVULGAÇÃO

O estado do Rio Grande do Norte foi agraciado com o primeiro lugar no Prêmio Senatran 2024, organizado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O RN alcançou a primeira colocação no Grupo I – Gestão de Segurança no Trânsito, Categoria III, que avaliou a redução do índice de mortes no trânsito em estados e municípios do país. A premiação foi recebida pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), Victor Hugo Fernandes, em cerimônia realizada na última terça-feira (05), em Brasília (DF).

Os dados analisados pela Senatran para identificar os melhores resultados na redução de mortes no trânsito no Brasil foram fornecidos pelo Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), vinculado ao Ministério da Saúde. Para essa avaliação, foi considerado o período de 2022 em comparação com 2021, período em que o Rio Grande do Norte conseguiu reduzir em 10,5% o número de mortes no trânsito, passando de 438 vítimas fatais em 2021 para 392 óbitos em 2022, o que resultou na primeira colocação nacional.

O diretor-geral do Detran/RN, Victor Hugo Fernandes, agradeceu o reconhecimento da Secretaria Nacional e destacou que a redução das mortes é fruto do trabalho contínuo dos órgãos públicos na conscientização dos condutores, com foco na educação para o trânsito, campanhas educativas eficazes, melhoria da infraestrutura viária, sinalização adequada e fiscalização sistemática.

“Quando reduzimos as mortes no trânsito, estamos preservando não apenas a vida das vítimas potenciais, mas também a de todos os que, direta ou indiretamente, são afetados por um acidente. Sabemos que ainda temos muito a melhorar na busca por índices de redução cada vez mais expressivos, mas é importante reconhecer que o Rio Grande do Norte está no caminho certo”, concluiu Victor Hugo.

O Prêmio Senatran tem como objetivo reconhecer instituições de ensino, alunos e educadores da educação superior, além de projetos, programas, iniciativas e boas práticas de órgãos e entidades que promovem a segurança no trânsito. A premiação também possui um caráter simbólico e motivacional, incentivando outras entidades a adotarem práticas semelhantes.

As premiações são divididas em cinco grupos com temas distintos: Gestão de Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; e Atendimento às Vítimas.

Suspeito é preso por atropelar e matar homem no RN; polícia diz que ele falou que passaria ‘por cima da cabeça’

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 103ª Delegacia de Polícia (DP) de Tibau do Sul, prendeu em flagrante, nesta terça-feira (05), um homem de 44 anos pelo crime de homicídio doloso qualificado. O crime ocorreu na madrugada de 4 de novembro, na RN-003, no distrito de Piau, em Tibau do Sul, e teve como vítima Nagildo Teixeira da Costa, 44 anos, conhecido como “Naja”.

Segundo as investigações, Nagildo, que era natural de Tibau do Sul, passou o dia consumindo bebidas alcoólicas e, ao retornar para casa, parou à beira da RN-003, onde permaneceu sentado e, em alguns momentos, deitado, com parte do corpo sobre o asfalto. O suspeito, que dirigia com um grupo de amigos após sair de uma festa, atropelou Nagildo, causando traumatismo craniano fatal. Testemunhas relataram que o motorista, ao avistar o homem na pista, teria comentado que passaria “por cima da cabeça” da pessoa, sem reconhecer de quem se tratava.

Após o atropelamento, o suspeito deixou o local sem prestar socorro. Em diligências, a equipe da 103ª DP prendeu o motorista em flagrante pelo crime de homicídio doloso qualificado, com agravante de embriaguez. Ao ser detido, o suspeito confessou o crime, embora tenha afirmado que não se recorda de detalhes devido ao alto consumo de álcool.

O homem foi conduzido à delegacia, onde foi informado que a vítima era seu amigo. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça o pedido à população para que continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

CALADO É POETA: Ministro Padilha diz que se Trump quiser retaliar governo Lula, quem perde é ele

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, minimizou os impactos para o governo Lula de uma eventual vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, cuja votação se encerra nesta terça-feira (5/11).

Em entrevista à coluna, Padilha avaliou que a possível vitória de Trump terá mais impacto na “animação” dos apoiadores do republicano do que na relação entre os dois governos. Segundo o ministro, o Brasil está cada vez menos depentente dos Estados Unidos.

“Acho que vai ter um impacto mais na animação de alguns seguidores de um lado e do outro. Mas, em relação aos impactos da cooperação que a gente venha a fazer, a gente está cada vez menos dependente dos Estados Unidos. Se o Trump quiser fazer algum tipo de retaliação, sinceramente, quem está perdendo é ele, que vai estar perdendo um parceiro importante, que é o Brasil”, afirmou Padilha, responsável pela articulação política do governo Lula.

O ministro ponderou, contudo, que a postura de retaliação não tem sido a tradição de governos republicanos. “Se ele (Trump) quiser fazer qualquer tipo de retaliação, quem vai estar perdendo é ele. Não tem sido a tradição dos governos republicanos, inclusive, que sabem a importância do Brasil”, disse.

Metrópoles