SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 1, 2024

João Pessoa é próximo destino do Turismo Social do Sesc RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Capital da Paraíba, João Pessoa é o próximo destino do Turismo Social, projeto de viagens a valores acessíveis do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN). As vendas se iniciam na próxima segunda-feira, 04, e a viagem está prevista para acontecer entre os dias 07 e 08 de dezembro de 2024. A compra pode ser feita na Central de Relacionamento do Sesc Cidade Alta.

Na cidade, repleta de história, cultura e belezas naturais, será possível vivenciar um belo pôr do sol, visitar a vila de artesanato e caminhar pelo belo calçadão. Além disso, o grupo também fará uma visita ao Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, uma unidade de lazer que oferece atividades diversificadas, incluindo piscina, salas de jogos, recreação e brinquedoteca para as crianças.

O pacote inclui hospedagem no Hotel Sesc Cabo Branco com quase todas as refeições, transporte de ida e volta, lanche na ida e volta, serviço de bordo, Seguro Viagem e guia cadastrado no Ministério do Turismo. Os valores estão a partir de 10x de R$ 47,00 (dez vezes de quarenta e sete reais) para trabalhadores do comércio e dependentes no quarto triplo.

BRUTAL: Dono de casa de drinks é morto a pedradas e facadas em via pública em Touros

FOTO: REPRODUÇÃO

Um homem foi assassinado com pedradas e facadas na noite dessa quinta-feira (31). O crime aconteceu no bairro Frei Damião, em Touros, no litoral Norte do estado. Ele foi identificado inicialmente apenas como Janjão.

De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada para a ocorrência, a vítima foi atingida por diversos golpes de faca e de pedras, principalmente na região da cabeça. O homem não resistiu e morreu ainda no local.

A motivação para o crime ainda é desconhecida. No entanto, a PM informou que pode estar relacionada a uma dívida de drogas. O caso será investigado pela Polícia Civil. O corpo do homem foi removido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN).

Portal da Tropical

‘Muito cedo para falar sobre a causa do acidente’, diz comandante da Base Aérea de Natal sobre queda de avião

FOTO: REPRODUÇÃO

Após quase duas semanas da queda do F-5EM da Força Aérea Brasileira, pouco tempo depois da decolagem na Base Aérea de Natal, a causa do acidente ainda não foi confirmada. Entre as possibilidades, estaria uma colisão com aves. De acordo com o Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, comandante da Bant, as investigações podem levar até um ano.

“Está muito cedo para falar algo sobre a causa do acidente em si, quais fatores contribuintes que geraram aquela situação”, afirmou o comandante em entrevista ao RN No Ar, com Mara Godeiro, na manhã desta sexta-feira (1º).

O Brigadeiro do Ar destacou pontos positivos do acidente aéreo. “Já que aconteceu, eu vejo de uma forma positiva. Isso mostra a capacidade dos nossos pilotos e mostra toda a infraestrutura aeronáutica, toda a segurança que existe nas operações desenvolvidas na Bant”, destacou.

“ivemos a possibilidade de colocar toda a infraestrutura aeroportuária de combate à incêndio, de resgate ao piloto, de suporte médico, de preservação do sítio onde aconteceu o acidente para que possamos coletar as informações e os ensinamentos, a partir daí evitarmos novos acidentes”, acrescentou.

Rezende enfatizou a perícia do piloto para evitar um acidente de proporções ainda maiores, já que ele conseguiu direcionar a aeronave para uma área sem habitação. O acidente aconteceu nas proximidades de um condomínio em Parnamirim.

“A capacidade dele de, em uma situação de emergência, muito próximo ao solo, com a aeronave com indicações de fogo, ele ter o sangue frio, a consciência de desviar de uma região habitada e conseguir se ejetar para preservar sua vida. Esse conjunto de fatores demonstra a capacidade da Força Aérea Brasileira de treinar os seus pilotos”, falou.

O militar sofreu uma fratura na clavícula e está afastado por cerca de um mês. “Eu tenho certeza que se oferecêssemos um avião para ele decolar agora, ele estaria feliz da vida. Após esses 30 dias, ele já estará voando novamente”, completou.

O F-5EM caiu no último dia 22 de outubro, pouco após decolar da Base Aérea de Natal. A partir do próximo domingo (03), até o dia 15, a Bant vai sediar a Cruzex 2024, com a presença de aeronaves e militares de diversos países, incluindo Estados Unidos, Portugal, Colômbia e Chile.

Portal da Tropical

Lei Seca autua 23 motoristas somente em Ponta Negra; três foram presos por embriaguez

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na noite desta quinta-feira e madrugada de sexta 1º, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Seção Lei Seca, realizou uma operação de fiscalização no bairro de Ponta Negra, zona sul de Natal, que resultou na autuação de 23 condutores por dirigir sob efeito de álcool.

Entre os autuados, três motoristas foram presos em flagrante por embriaguez. Um dos casos de maior destaque foi o de um idoso de 61 anos, cujo teste de alcoolemia apontou 0.97mg/l — quase três vezes acima do limite legal para crime de trânsito, de 0.34mg/l. Outro condutor, de 52 anos, também foi preso sob acusação de dirigir alcoolizado.

Durante a operação, um jovem de 18 anos foi ainda detido por posse de comprimidos de ecstasy. A ação reforça o compromisso do CPRE em intensificar a fiscalização contra o uso de álcool ao volante, visando à segurança de todos os usuários das vias.

RN registra recordes na economia e lidera crescimento nacional, aponta Fecomércio RN

FOTO: MARCELLO CASAL JR

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio/RN) afirmou que o Rio Grande do Norte está vivendo uma expansão econômica em 2024. Segundo a entidade, o estado registrou recordes na geração de empregos, aumento nas vendas do comércio e dos serviços, e a maior projeção de crescimento do PIB entre os estados do país. A Fecomércio baseou-se em dados das Pesquisas Mensais do Comércio (PMC) e Serviços (PMS), da PNAD Contínua (PNADCT) do IBGE e da “Resenha Regional de Assessoramento Econômico” do Banco do Brasil, divulgados nesta sexta-feira (1°).

O estudo do Banco do Brasil projeta que o PIB potiguar cresça 6,2% em 2024, mais que o dobro da média nacional (3%) e acima da média do Nordeste (3,3%). Esse crescimento reflete a recuperação do comércio varejista, que acumulou alta de 5,7% nas vendas até agosto, revertendo a retração de 2023.

Já o setor de serviços registra crescimento anual de 1,1%, com destaque para o setor terciário, responsável por 63% dos 31,4 mil empregos formais criados no estado até setembro, um aumento de 60% em relação ao mesmo período de 2023.

Com a menor taxa de desemprego no estado desde o início da série histórica da PNADCT, de 9,1% para o segundo trimestre, a Fecomércio RN aponta que fatores como o acesso ao crédito, o aumento da renda média e a política de manutenção do ICMS em 18% foram decisivos para o fortalecimento da economia local.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, afirma que o setor produtivo do estado tem demonstrado grande resiliência. “O comércio e os serviços têm sido motores dessa recuperação, gerando empregos e sustentando o crescimento do estado. A manutenção de um ICMS mais competitivo certamente foi uma medida que ajudou a potencializar esses resultados”, avalia.

Tribuna do Norte

BRASIL ACORDOU: Esquerda governará apenas para 12% dos eleitores e o centro domina 52%, seguido da direita, com 36%

FOTO: RICARDO STUCKERT

Partidos de centro vão liderar as administrações municipais no Brasil e, junto com a direita, tornaram vitoriosos os prefeitos que governarão 136,6 milhões de brasileiros, correspondentes a 88% do eleitorado. É o que concluiu levantamento da Nexus, Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Enquanto a esquerda caiu seu eleitorado de 15%, em 2020, para 12%, em 2024, a ideologia de centro preservou o patamar de 52% do eleitorado obtidos há quatro anos. E governará mais de 81 milhões de brasileiros. Já a direita avançou de 34% para 36% do total de eleitores em 2024, e terá 55,6 milhões de eleitores vivendo em municípios sob suas administrações.

Restou à esquerda apenas 17,8 milhões de eleitores brasileiros governados por legendas da mesma ideologia do presidente Lula.

No grupo de legendas de centro estão: Agir, Avante, MDB, Mobiliza, PMB, Podemos, PP, PSD e Solidariedade. Os partidos considerados de direita são Cidadania, Democracia Cristã, Novo, PL, PRD, PRTB, PSDB, Republicanos, União Brasil. Já os de esquerda são PCdoB, PDT, PSB, PT, PV e Rede, conforme padrão do GPS Partidário da Folha de S. Paulo.

Diário do Poder

Ministro Dino manda excluir trechos de obras jurídicas com ataques homofóbicos

FOTO: REPRODUÇÃO

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (1º/10) a remoção de trechos homofóbicos, preconceituosos e discriminatórios de obras jurídicas direcionadas à comunidade LGBTQIA+. A decisão permite que as obras jurídicas sejam reeditadas e vendidas ao público, desde que respeitem a decisão, retirando os trechos “incompatíveis com a Constituição Federal”.

O recurso foi apresentado pelo Ministério Público Federal após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região negar o pedido para retirada de circulação das obras.

O ministério, então, ingressou com a ação, questionando o assunto dos livros jurídicos após alunos da Universidade de Londrina (PR) encontrarem conteúdo homofóbico nas obras disponíveis na biblioteca da instituição.

Os trechos contêm temas homofóbicos, com frases preconceituosas como: “Acredito que isso é uma manipulação da máfia gay que não aceitou que a mulher tem a vagina e que ele, obviamente, não a tem. Uma loucura psicológica, tão devastadora como nos tempos de Hitler” e “Este tipo de anomalia sexual (homossexualismo) não pode mais ser amparado por leis governamentais, como forma de erradicar a contaminação pelo vírus do HIV”.

Dino destacou a importância dos direitos constitucionais à liberdade de expressão, mas afirmou que a Constituição também prevê responsabilização civil, penal e administrativa em casos de de desrespeito.

“Esta Casa possui consolidada jurisprudência sobre a importância da livre circulação de ideias em um Estado democrático, porém não deixa de atuar nas hipóteses em que se revela necessária a intervenção do Poder Judiciário, ante situações de evidente abuso da liberdade de expressão, como a que verifico no caso em exame”, afirma a decisão.

Dino ressaltou que, com 257 mortes violentas de pessoas LGBTQIA+, em 2023, o Brasil permanece como o país mais homotransfóbico do mundo.

Metrópoles

STF começa a julgar lei que veta linguagem neutra em escolas

FOTO: NELSON JR

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta sexta-feira (1°) o julgamento em Plenário Virtual de uma ação sobre o uso de linguagem neutra em escolas. O caso está sob relatoria do ministro Gilmar Mendes e ficará disponível para análise dos magistrados da Suprema Corte até o próximo dia 11 de novembro.

O julgamento decorre de uma ação iniciada pela Aliança Nacional LGBTI+ e pela Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, que questiona a constitucionalidade de uma lei que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas de Votorantim, em São Paulo.

A lei municipal que é questionada na Corte impede todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas e de qualquer nível, “prever ou inovar, em seus currículos escolares e em editais, novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas e previstas nas diretrizes e bases da educação nacional”.

– Nos ambientes formais de ensino e educação, é proibido o emprego de linguagem que, corrompendo as regras gramaticais, pretendam se referir a “gênero neutro”, inexistente na língua portuguesa e não contemplado nas diretrizes e bases da educação nacional – diz o texto da lei.

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas apresentaram um Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a lei municipal, na qual argumentam que o texto fere a liberdade de expressão e a liberdade de ensino, que são diretos fundamentais.

AE