SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 29, 2024

Prefeitura de Natal antecipa pagamento da folha de outubro

FOTO: SECOM

A Prefeitura de Natal antecipou nesta terça-feira (29) os salários referentes ao mês de outubro de todo o funcionalismo público municipal entre ativos, inativos e pensionistas. A secretaria municipal de Administração (Semad) enviará ao longo do dia os arquivos financeiros à instituição bancária responsável pelo crédito nas contas dos servidores, que poderão movimentar o dinheiro ao longo desta quarta-feira (30). A quitação completa da folha vai colocar R$ 82,6 milhões em circulação na economia da cidade.

“Esse é mais um mês em que antecipamos o pagamento da folha do funcionalismo. De modo especial, em outubro celebramos o Dia do Servidor Público. Nada mais justo do que atender e reconhecer o trabalho da nossa valorosa equipe de profissionais, cumprindo o sagrado compromisso de garantir o salário em dia. A nossa gestão valoriza, prestigia e reconhece o trabalho desempenhado pelos nossos valorosos servidores públicos municipais e assim será até o último dia em que estiver na chefia do poder executivo municipal”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Romário dispara elogio a Silas Malafaia: “P*** de cachorro”

FOTO: REPRODUÇÃO

O senador Romário (PL-RJ) usou um adjetivo curioso para elogiar o pastor Silas Malafaia. Segundo o ex-jogador, o líder religioso é “pica de cachorro”. Romário já usou esse adjetivo para se referir a Ronaldo Fenômeno, por exemplo.

– Pastor e amigo Silas Malafaia, com todo o respeito do mundo, o senhor é pica de cachorro. Respeita – escreveu.

O comentário foi feito em uma publicação de Malafaia do último sábado (26), na qual o pastor volta a criticar Pablo Marçal. Desta vez, as críticas se deram pela sabatina que o empresário e candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo promoveu com Guilherme Boulos (PSOL) que disputava o segundo turno com Ricardo Nunes (MDB).

Malafaia viu a iniciativa de Marçal com péssimos olhos:

– Você já viu alguém da direita fazer entrevista com a esquerda e levantar a bola? Nunca vi. Essa é a prova de que Pablo Marçal nunca foi da direita. Ele é uma farsa. Ele é um oportunista. Qual a história desse cara, gente? Ele aparece em 2022 e some. E aparece agora em 2024 – disparou.

E continua:

– Esse cara é um manipulador. Ele ficou rico às custas de otários, desculpe, na ganância de querer ter, de querer ficar rico, vendendo cursos e palestras. Esse cara nunca construiu patrimônio com história. Ele veio para dividir. Ele só tem interesse pessoal. Ele não tem interesse nenhum.

No dia anterior, na sexta-feira (25), Malafaia já havia adiantado sua avaliação sobre a sabatina em entrevista ao Pleno.News. O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec) disse considerar que Marçal é “o maior mal da história da Igreja Evangélica brasileira” e que possui problemas psicológicos que precisam ser tratados. A entrevista completa pode ser conferida neste link.

ENTENDA

Terceiro colocado na disputa pela prefeitura paulistana, Marçal decidiu lançar um desafio aos dois candidatos que concorriam ao segundo turno: Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. Uma sabatina ou uma espécie de “entrevista de emprego”, na qual ele se colocaria como mediador em live transmitida em seu canal no YouTube. Entretanto, apenas o psolista aceitou o convite.

– Eu fui a pessoa mais atacada pelo Marçal durante a campanha inteira. Até laudo falso na véspera do primeiro turno contra mim ele lançou. Mas eu não faço política com ressentimento, não faço política com rancor. E o diálogo também será com as pessoas que votaram nele no primeiro turno, que apostaram nele – disse Boulos.

Na equipe do psolista, a avaliação foi de que o candidato não teria nada a perder na sabatina e ganharia a oportunidade de falar diretamente com o público que precisa atrair.

Marçal, por sua vez, prometeu conduzir a live de forma respeitosa conforme seu papel de entrevistador, fazendo “perguntas técnicas”. Também disse que usaria sua experiência como recrutador de empresas para ajudar os eleitores indecisos a escolherem, embora tenha destacado que “não vota em comunista”.

A iniciativa não foi bem recebida por parte da direita. Como apenas o psolista aceitou, uma parcela dos conservadores encarou negativamente a ideia de dar exposição para o político de esquerda falar justamente para o público que visa atingir. No entanto, outros defenderam o empresário por enxergar na sabatina uma “jogada de marketing”.

Pleno News

Homem é preso pela PRF por explorar adolescente em prostíbulo de Natal

FOTO:DIVULGAÇÃO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem em Natal suspeito do crime de Favorecimento da prostituição e exploração sexual de criança e adolescente. A prisão aconteceu no último sábado (26), dentro da Operação Domiduca.

A prisão aconteceu em um estabelecimento que funciona como bar e prostíbulo às margens da BR-226 (km 5), em Natal. O local foi indicado pelo projeto Mapear como ponto suscetível à exploração sexual infanto-juvenil.

No local, foi solicitada a documentação de todos que estavam presentes. Durante as consultas, foi constatado que uma das meninas que “trabalhavam” no local era menor de idade. Também foi encontrado na recepção do estabelecimento um caderno de anotações contábeis e de regras de funcionamento do prostíbulo, onde foi possível ver em várias páginas o nome da adolescente de 16 anos, comprovando que ela atuava como garota de programa.

Diante dos fatos, um homem de 54 anos, responsável pelo estabelecimento, foi preso pelo crime de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Mulher em Natal.

Operação Domiduca

A Operação Domiduca tem como foco o combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o país.

Já o projeto Mapear é realizado desde 2003 em conjunto com a Childhood Brasil, organização brasileira sem fins lucrativos. Tem como principal objetivo mapear pontos ao longo das rodovias federais, identificando áreas de risco potencial para a ocorrência de exploração sexual de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Festival Tamo Junto BB traz shows inéditos para Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, a Arena das Dunas, em Natal, será palco do Festival Tamo Junto BB. O megaevento celebra o esporte e a música, trazendo uma programação diversificada que inclui modalidades esportivas apoiadas pelo Banco do Brasil, além de apresentações únicas e imperdíveis de renomados artistas nacionais e de bandas e artistas locais.

Entre as atrações confirmadas no palco principal, estão os hitmakers Jão, Nando Reis, Vanessa da Mata, Lexa, Àttooxxá e Oriente – que contará com participações especiais das cantoras Lourena e Joyce Alane, que estarão pela primeira vez em Natal.

Já no palco Vila BB, o destaque são as atrações locais. Os artistas que prometem agitar todos os dias do festival são a Banda Boca Seca, veteranos da cena musical natalense, com um tributo ao icônico álbum Tábua de Esmeralda; Ian Medeiros, que lançou o EP ‘Varanda’ e junto com amigos, promove um mergulho em seu lado compositor, fruto de inquietações da pandemia; Banda DuSouto, que traz o cotidiano de uma cidade praieira, letras bem humoradas e com identidade genuinamente potiguar.

Além deles, o evento contará com Taj Ma House, banda de Natal – capital da house music -, que oferece um experiência sonora única, sendo uma força inovadora no cenário eletrônico brasileiro; Dani Cruz, que mistura influências do samba, world music, pop, com temas que envolvem amor, espiritualidade e nordestinagens; e Gracinha, trazendo para o público o álbum de estreia ‘Corpo Celeste’, com a maioria das canções girando em torno de suas vivências como mulher preta e lésbica.

Para fechar o festival, uma atração especial de Salvador que já ganhou o Brasil com o hit ‘Ziriguidum’ e sua sonoridade única, o grupo Filhos de Jorge, pela primeira vez se apresentando na região.

Ao longo de toda a programação do Tamo Junto BB, o público estará acompanhado por DJs icônicos da região, como DJ Samir, DJ Gabriel Souto e DJ Jennify, uma mulher trans que está revolucionando a cena local.

Com essa combinação de grandes nomes e artistas emergentes, o Festival Tamo Junto BB também se destaca como uma celebração da arte, bem como da união entre esportes e música. Disponibilizados de forma gratuita, os ingressos do primeiro lote esgotaram em menos de 8 horas. Ainda haverá abertura de um segundo e último lote. A liberação dos ingressos e a programação completa podem ser acompanhadas no site https://tamojuntobb.com.br/.

PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS:

01/11 – Palco Vila BB

DJ Samir às 12h (e nos intervalos)

Gracinha às 15h

DuSouto às 17h

01/11 – Palco Principal

Oriente às 19h30

Vanessa Mata às 21h30

Nando Reis as 23h30

02/11 – Palco Vila BB

DJ Gabriel Souto às 12h (e nos intervalos)

Dani Cruz às 15h

Boca Seca às 17h

02/11 – Palco Principal

Attooxaa às 19h30

Lexa às 21h30

Jão às 23h30

03/11 – Palco Vila BB

DJ Jennify às 12h (e nos intervalos)

Ian Medeiros às 13h

Taj Ma House às 14h30

Filhos de Jorge às 16h

Baleado, suspeito de matar prefeito do RN foi abandonado na mata por comparsas e morreu sozinho

FOTO: REPRODUÇÃO

A situação de Josenilson Martins, de 31 anos, mostra que o mundo do crime não tem amigos, nem parceiros. Suspeito de assassinar o prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, ele teria sido baleado durante o crime e terminou sendo abandonado na mata da região de Antônio Martins, ficando para morrer sozinho. O resto do grupo conseguiu fugir e, até o momento, boa parte segue foragida.

Marcelo Oliveira foi assassinado em setembro, ao lado do pai, em um crime que ainda não teve sua motivação revelada. Candidato a reeleição, após o homicídio, Marcelo foi substituído no pleito pela mulher dele, Fatinha de Marcelo, que terminou eleita com recorde de votos.

A ossada de Joenilson Martins foi encontrado numa área de mata no Sítio Jatobá, zona rural de Antônio Martins, na região do Alto Oeste potiguar. A descoberta foi feita por um caçador que passava pelo local e acionou a Polícia Militar.

Portal 96 FM

Hospital Infantil Varela Santiago sofre com atrasos em convênio com a Secretaria de Saúde Pública do RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Hospital Infantil Varela Santiago, instituição que atende exclusivamente pelo SUS e realiza cerca de 15 mil procedimentos mensais para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, enfrenta sérias dificuldades devido a um grave atraso nos repasses do convênio com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAP).

O convênio, estabelecido no valor de R$ 2,5 milhões, foi dividido em 8 parcelas de R$ 312.500,00, referentes ao ano de 2023. No entanto, até o momento, apenas 3 parcelas foram efetivamente pagas, restando 5 em aberto, o que corresponde a um valor pendente de R$ 1.562.500,00.

Desde junho deste ano, o Varela Santiago solicita o repasse das parcelas devidas e tem buscado incessantemente uma resposta do governo estadual, mas sem sucesso. Mesmo diante dessas dificuldades, o hospital continua prestando serviços essenciais à população. Como exemplo de seu compromisso, desde sexta-feira o Varela Santiago realiza exames de tomografia para pacientes do Hospital Walfredo Gurgel, que teve seu tomógrafo quebrado.

A situação evidencia uma grave falta de compromisso por parte do governo do Estado, que compromete não só a estabilidade financeira do Hospital Infantil Varela Santiago, mas também o atendimento a milhares de crianças e adolescentes potiguares.

Joanna critica Natália por divulgar troca de mensagens com Álvaro: “Não paro de receber ligação”

FOTO: REPRODUÇÃO

A vice-prefeita eleita de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), criticou a candidata Natália Bonavides (PT) por ter divulgado, às vésperas da eleição, uma troca de mensagens com o prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Segundo Joanna, depois da divulgação, pessoas começaram a atacá-la pelo celular, já que seu número aparecia na troca de mensagens.

No trecho divulgado, Natália conversa com o prefeito sobre a destinação de emendas parlamentares para a Prefeitura do Natal. Em uma das respostas, Álvaro recomenda que a deputada federal conversasse com Joanna Guerra – na época das mensagens, Joanna era secretária de Planejamento. O prefeito, então, encaminha o número da secretária.

Em entrevista à 98 FM nesta terça-feira (29), Joanna disse ter ficado “chocada” com o comportamento da adversária. A divulgação das mensagens aconteceu no dia 24, faltando três dias para o segundo turno. As mensagens foram compartilhadas com a imprensa e depois publicadas no próprio Instagram da candidata.

“A gente tem uma Lei Geral de Proteção de Dados, que não permite esse tipo de atitude. Na conversa que ela divulgou, ela divulgou o número do meu celular e eu não paro de receber ligação. Mensagens depreciativas horríveis. Eu não toquei neste assunto durante a campanha, porque eu acho que isso tem que ser tratado na Justiça. Mas até hoje eu recebo o tempo todo ligação. É uma pena isso ter acontecido”, enfatizou Joanna.

Para a vice-prefeita eleita, ao divulgar as mensagens e outras supostas denúncias, Natália agiu com desespero. “Houve muita tentativa de apelação nos momentos finais, para gerar fatos novos. Um deficiente visual, que teria sido agredido por alguém da gente. Jamais! No último debate, Paulinho foi muito feliz quando disse que repudiava e que não precisava do voto dessas pessoas que tivessem atitudes violentas”, afirmou a vice-prefeita eleita.

Portal 98 FM

Prefeitura do Natal Avança na Implementação da Política Nacional Aldir Blanc

FOTO: SHIRLEY QUEIROZ

A Secretaria de Cultura (Secult) está finalizando a destinação de recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Ao todo, a gestão já mobilizou quase 400 projetos, totalizando mais de R$ 4,5 milhões em recursos federais, com foco em diversas áreas da cultura e diversidade de territórios.

Após o lançamento de editais que contemplaram diferentes segmentos culturais, incluindo iniciativas voltadas para comunidades e espaços culturais, ações em regiões periféricas, a fase atual concentra-se na alocação de recursos para os pontos de cultura.

Estes pontos, alguns já certificados pelo Ministério da Cultura e outros em processo de pré-certificação, estão sendo atendidos pelos recursos destinados à Cultura Viva, para isto o município de Natal destinou 25% do total dos recursos da PNAB, conforme estipulado na Política Nacional de Cultura Viva.

Na quarta-feira, dia 23 de outubro, foi assinado um termo de compromisso cultural para seis pontos de cultura, assegurando a cada um o valor de R$ 100 mil. Os pontos contemplados têm a responsabilidade de apresentar planos de trabalho que incluam ações de formação, cursos, oficinas, mostras artísticas e registro das atividades em seus territórios. Com os pagamentos efetuados a Funcarte atende à projetos continuados dos pontos.

O pagamento do primeiro edital já está em andamento, e outros 17 pontos de cultura também receberão premiações, com pagamentos programados para a primeira quinzena de novembro. Os seis pontos de cultura que assinaram o termo de compromisso são: Associação Cultural do Bom Pastor, Cenarte, Associação Balão Dourado, Associação Junina São João, Associação Juventude Cidadã e Escola de Samba Acadêmicos do Morro.

A secretária de Cultura, Danielle Mafra, ressaltou a relevância da iniciativa: “Esses recursos são fundamentais para a valorização e o fortalecimento da cultura em Natal. Com quase 400 projetos e mais de R$ 4,5 milhões investidos, estamos comprometidos em garantir que nossas comunidades tenham acesso a atividades culturais diversificadas e enriquecedoras.” Ela também destacou o papel essencial dos pontos de cultura na promoção da inclusão social e na difusão da identidade cultural local e atuação, majoritariamente em localidades da periferia de Natal.

A diretora de Programas Culturais e Eventos, Danielle Brito, complementou: “Estamos muito animados com os resultados que estamos alcançando. Os pontos de cultura não apenas recebem recursos, mas também têm a oportunidade de se tornarem protagonistas no desenvolvimento cultural de suas comunidades. Com as ações planejadas, como oficinas e mostras artísticas, estamos criando um espaço onde a criatividade e o talento local podem brilhar. Essa é uma chance única para fortalecer os laços comunitários e celebrar a diversidade cultural que Natal tem a oferecer.”

Tribuna do Norte