O atual prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) disse neste domingo, após a vitória de Paulinho, que o resultado ocorre dentro da expectativa. “A gente percebia essa vitória nas ruas, pela aprovação do povo em dar continuidade a nossa gestão, a exemplo da obras estruturantes, o Plano Diretor, Pedra do Rosário, a engorda de Ponta Negra, hospital veterinário, complexo da Redinha. Fizemos Natal avançar. A população viu e deu a resposta , elegendo Paulinho”.
Em seu perfil no Instagram, a candidata Natália do PT reconhece a derrota para seu adversário Paulinho Freire e comenta:
Cada voto foi um passo de esperança e força na construção de uma cidade mais justa e acolhedora para todas e todos. A campanha chega ao fim, mas nossa luta por uma Natal melhor só está começando!
Esse resultado é de todos que acreditam na mudança e construíram, junto com a gente, uma campanha com garra e coração.
Seguiremos na luta por uma Natal que cuida e transforma a vida do seu povo! Valeu, Natal! É só o começo!
O candidato Ricardo Nunes (MDB) foi matematicamente reeleito prefeito de São Paulo neste domingo, após vencer o segundo turno das eleições municipais. Ele obteve mais de 1.359.990 votos, representando cerca de 60% dos votos válidos. Seu oponente, Guilherme Boulos (PSOL), recebeu até o momento 910.218 votos, correspondendo cerca de 40% do total.
Nunes contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de ter ao seu lado o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele compõe uma coligação com 12 partidos, incluindo sua própria sigla, PL, PSD, Republicanos, Progressistas, Podemos, Solidariedade, PRD, Agir, Mobiliza, Avante e União Brasil. O plano de governo do novo prefeito foca na continuidade e ampliação de políticas públicas já adotadas pela atual gestão, destacando os resultados alcançados durante seu tempo à frente da Prefeitura.
Carla Dickson será novamente deputada federal. Neste domingo (27), com a vitória de Paulinho Freire para a Prefeitura de Natal, a ex-deputada reassumirá a cadeira, visto que ela é primeira suplente dele na coligação.
Casa com o ex-deputado Albert Dickson, Carla Dickson foi vereadora de Natal e, depois, conseguiu ficar na suplência da Câmara dos Deputados em 2018.
Com a posse do deputado Fábio Faria como ministro das Comunicações no governo de Jair Bolsonaro, Carla assumiu a vaga na Câmara dos Deputados em 17 de junho de 2020. Nas eleições de 2022, ficou novamente como primeira suplente do seu partido União Brasil (UNIÃO), obtendo 43.191 votos.
O candidato Paulinho Freire (União Brasil) disse em entrevista à 98 FM, após vitória na urnas, que o povo tem direito de comemorar, após um segundo turno de muita turbulência. “Depois de um segundo turno tenso, cheio de fake news, vamos comemorar […] O pior foi a pressão que eles fizeram na população, eles se colocavam como vítimas, não é fácil você enfrentar a máquina do governo federal, ministro e presidente [Lula], sofremos no segundo turno, mas o povo estava com a gente”, disse ele.
O prefeito eleito da capital potiguar ainda comentou sobre Natália Bonavides. “Natália já disse que não me apoiaria [na prefeitura], ela disse que não destinaria emendas [como deputada federal]. Não espero o apoio dela”, frisou ele.
Com a totalização dos votos em Natal às 18h35, Paulinho Freire venceu a eleição em Natal com maioria de 42.947 votos sobre a candidata Natália Bonavides.
Confira o resultado final da eleição no 2º turno na capital potiguar:
O deputado estadual Evandro Leitão (PT) foi eleito, neste domingo (27), prefeito de Fortaleza (CE), ao derrotar André Fernandes (PL). Com 99,60% das urnas apuradas, o petista tinha dos votos válidos 50,37% ante 49,63% do bolsonarista.
A disputa acirrada refletiu o cenário de polarização nacional, com Leitão apoiado por Lula (PT) e Fernandes, por Jair Bolsonaro (PL), em um ensaio do que poderá ser a eleição de 2026.
Com incertezas de quem sairia vencedor das urnas até a véspera da eleição, o resultado deste domingo representa um revés para a direita, que tentava se consolidar na quarta cidade mais populosa do Brasil e a maior do Nordeste.
A vitória de Leitão dá fôlego ao PT, após a sigla ter tido um desempenho fraco no primeiro turno, e fortalece o ministro da Educação, Camilo Santana, que atuou diretamente na campanha do aliado.
Além disso, representa um alívio para o partido no Ceará, num momento em que a gestão do governador do estado, Elmano de Freitas (PT), enfrenta desgastes, sobretudo na área da segurança pública, pelos índices de criminalidade no estado.
Leitão, 57, é presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Formado em direito e economia, é auditor concursado da secretaria estadual da Fazenda. Ele se filiou ao PT em dezembro passado, tendo construído sua trajetória política no PDT.
Por isso, a campanha do petista trabalhou para atrelar a ele a imagem de seus padrinhos políticos para consolidar sua candidatura. O presidente da República esteve duas vezes na capital cearense em atos do aliado.
Em entrevista à Folha após o primeiro turno, Leitão dizia esperar uma aproximação com o PDT para enfrentar o candidato bolsonarista em Fortaleza, o que acabou não ocorrendo —as duas siglas são rompidas no estado desde 2022. Na segunda rodada da eleição, o PDT declarou neutralidade, mas rachou, com lideranças declarando publicamente apoio a Fernandes.
A vice-prefeita eleita Joanna Guerra (Republicanos) disse, em entrevista neste domingo 27 à 98 FM, que a gestão de Paulinho Freire (União Brasil) dará continuidade às obras iniciadas no governo de Álvaro Dias (Republicanos). Por quase quatro anos, Joanna Guerra foi secretária municipal de Planejamento.
“Nosso grande objetivo é trabalhar muito pela nossa cidade. As propostas construímos ao lado dos eleitores. É isso que vai ser a gestão de Paulinho. O apoio do prefeito Álvaro Dias foi determinante, que até o fim do ano vai entregar grandes obras, que vão trazer mais dignidade ao natalense. Esse crescimento de Natal vai ser continuado por Paulinho e Joanna”, disse ela.
Joanna Guerra falou ainda acerca do início do mandato. “Nos primeiros cem dias vamos apresentar um plano que terá como base um olhar humano para as comunidades. Saúde, educação e assistência estarão nas prioridades”, complementou.
Comentários