A terceira pesquisa eleitoral realizada pela Tribuna do Norte em parceria com Instituto Consult apresenta, nos votos válidos, o candidato Paulinho Freire (UNIÃO) 56,7% das intenções de voto contra 43,3% de Natália Bonavides (PT). Paulinho abre 13,4 pontos percentuais de vantagem em relação à Natália.
A pesquisa está registrada sob o número TSE: RN-02658/2024 e aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro com 1.000 entrevistados. A margem de erro é de 3.1% e o índice de confiança de 95%.
Se o debate eleitoral da televisão fosse um filme ou uma novela, Natália Bonavides teria ganho o Oscar de melhor atriz. E Paulinho Freire teria ficado com o Oscar de melhor coadjuvante.
Como se esperava, até por ser o seu último trunfo, numa luta que está perdendo por pontos, Natália subiu no ringue para vencer a luta por nocaute.
Usou todos os truques dos candidatos do PT. Bateu firme, durante todos os assaltos, inclusive com socos baixo da cintura, mas o adversário não balançou nem caiu.
Mostrou que, se não é carismático, também não é amador, nem medroso.
Houve até uma afronta pessoal. Nas vezes em que Paulinho estava falando no centro do palco, Natália , ficava ao lado dele, com aquele provocante olhar do deboche.
Um recurso pessoalmente deselegante para quem vendeu no horário eleitoral a imagem de uma Branca de Neve que distribuía sorrisos, abraços e beijos com os eleitores.
E de ser a candidata da alegria.
Se alguém mudou no debate não foi Paulinho Freire, foi Natália, que, ao tirar a máscara do sorriso da simpatia eleitoral, apareceu com a raivosa cara da Rainha do desenho de Walt Disney.
Previsão: quem ia votar em Natália vai votar na candidata de Fátima – o que não será suficiente para tirar o favoritismo do candidato de Álvaro Dias.
É improvável o que aconteceu com Carlos Eduardo aconteça também com Paulinho Freire.
* VALÉRIO ANDRADE é jornalista, crítico de cinema e criador do Festival de Cinema de Natal
Pesquisa do Instituto Exatus Portal de Notícias AGORA RN divulgada neste sábado 26, mostra que considerando apenas os votos válidos, ou seja, aqueles votos que serão computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o resultado do segundo turno das eleições municipais em Natal, Paulinho Freire aparece com 56,59% e Natália Bonavides, com 42,98%.
A pesquisa, encomendada pelo portal de notícias AGORA RN, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-01805/2024. Para isso, foram ouvidos 1.000 eleitores nos dias 22 e 23 de outubro, conforme a proporção do eleitorado por zona eleitoral, bairro de moradia, sexo, faixa etária e escolaridade. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com 95% de confiança.
DECISÃO DO VOTO
Foi perguntado ainda aos entrevistados se eles já estavam decididos sobre o seu voto, ou se ainda poderiam mudar até o dia da eleição. Dos 1.000 ouvidos, 90,3% disseram já ter seu voto decidido, enquanto 4,6% afirmaram que ainda poderiam mudar seu voto até domingo 27. Outros 5,1% não souberam ou não responderam ao questionamento.
O candidato a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), participou na noite desta sexta-feira (25), do último debate das Eleições 2024, realizado pela Inter TV Cabugi.
Paulinho ressaltou as principais propostas do plano de governo que irão contribuir para o desenvolvimento do município. Dentre elas, foram citadas pelo candidato a construção de Centros Especializados para Autistas, implementação da Plataforma Inova Saúde, capacitação de jovens para o mercado de trabalho, projetos para a fomentação do turismo e construção da Via Mangue.
O deputado criticou duramente a atuação parlamentarda adversária. “A senhora nunca está do lado da sociedade. Votou contra o projeto que fazia com que os criminosos que matassem policiais ou parentes cumprissem pena em presídios federais e defende invasões de áreas públicas e privadas”, pontuou.
Além disso, Paulinho também relembrou a importância dos cidadãos votarem.”Eu faço um apelo a vocês para que ninguém deixe de votar. O voto é livre e só você vai saber em que você votou”, disse.
Em suas considerações finais, o candidato agradeceu o carinho e o apoio de todos os natalenses que têm fortalecido o projeto deste 2º turno. “Estou muito satisfeito com todo carinho e apoio dos moradores de Natal que desde a pré-campanha têm acreditado que faremos de Natal uma cidade melhor. Neste domingo, tenho certeza de que a vitória será do povo, será do 44, será Paulinho prefeito e Joanna vice. A vocês o nosso muito obrigado”, concluiu.
Em meio a disputa das eleições em Natal o governo Lula parece ter encontrado uma forma de tentar conter o avanço de importantes obras que estão sendo executadas pela prefeitura de Natal em vários pontos da capital.
A prefeitura vem enfrentando diversas dificuldades para conseguir a liberação de repasses de convênios firmados com a união através de emendas impositivas da bancada federal do RN.
Entre as obras que estão sem receber repasses a vários meses destaca-se a ampliação e urbanização da lagoa Santarém na zona norte de Natal que aguarda a liberação de 2 milhões de reais desde de abril de 2024.
Outra obra que também enfrenta o travamento de liberação de recursos é a construção do hospital municipal que tem dois convênios firmados com a união também através de emendas impositivas e atualmente aguarda repasse de ambos a pelo menos 6 meses somando atraso de mais de 10 milhões de reais.
Além do novo hospital e da lagoa Santarém existem várias outras obras de menor porte que também estão enfrentando o mesmo problema no município de Natal.
Todas as citadas estão regularmente sendo executadas e com medições atestadas pela caixa econômica federal que já solicitou diversas vezes a liberação dos repasses a união porém não teve nenhum pedido atendido
O deputado federal General Girão (PL-RN) é destaque no cenário político nacional ao ocupar a segunda posição entre os oito representantes do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados, conforme o Ranking dos Políticos de 2024. No âmbito estadual, Girão lidera o desempenho pelo Partido Liberal (PL). Na classificação geral do partido em âmbito nacional, ele aparece em 20º lugar, somando 8,32 pontos, enquanto, entre todos os deputados federais do país, ocupa a 62ª posição entre 509 parlamentares.
Desde o início de seu mandato, em 2019, General Girão registrou um progresso contínuo, conquistando 7,82 pontos no acumulado do Ranking dos Políticos, que utiliza critérios como combate a privilégios, redução de desperdício e combate à corrupção, com dados fornecidos por fontes oficiais como a Câmara, o Senado e Tribunais de Justiça, assegurando imparcialidade e transparência.
O parlamentar celebrou o reconhecimento: “Esse resultado reflete o nosso compromisso com o povo potiguar e o Rio Grande do Norte. Agradeço por esse reconhecimento, que é fruto de nossa luta por projetos que realmente favorecem nossa gente e impulsionam o desenvolvimento do estado. Tenho orgulho de manter essa posição ao final do sexto ano de mandato e parabenizo também nosso colega Paulinho Freire pelo destaque no ranking” afirmou o deputado.
Para mais informações sobre o desempenho do deputado federal General Girão e a metodologia do Ranking dos Políticos, acesse: www.politicos.org.br.
O Ministério Público do Trabalho está com uma nova denúncia de assédio eleitoral. Desta vez, na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e no Comando da Polícia Militar. A denúncia cobra a investigação urgente de casos que já foram, inclusive, noticiados na imprensa potiguar.
A denúncia foi formulada pelo vereador Kleber Fernandes. No PGE, o corregedoria-geral do órgão já até formulou um ofício para que o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, se abstenha de realizar assédio a comissionados, servidores e procuradores.
No comando da PM, a denúncia seria de assédio eleitoral aos policiais militares de Natal.
“O caso concreto é análogo ao precedente acima invocado, na medida em que são narradas situações até mais graves que as constante no processo acima citado, havendo a necessidade urgente de pronta ação desta órgão na defesa dos trabalhadores do Governo do Estado do RN”, afirmou Kleber Fernandes.
POLICIAIS MILITARES ESTARIAM SOFRENDO ASSÉDIO NO COMANDO DA PM
O Ministério Público do Trabalho está com uma nova denúncia de assédio eleitoral. Desta vez, na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e no Comando da Polícia Militar. A denúncia cobra a investigação urgente de casos que já foram, inclusive, noticiados na imprensa potiguar.
A denúncia foi formulada pelo vereador Kleber Fernandes. No PGE, o corregedoria-geral do órgão já até formulou um ofício para que o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, se abstenha de realizar assédio a comissionados, servidores e procuradores.
No comando da PM, a denúncia seria de assédio eleitoral aos policiais militares de Natal.
“O caso concreto é análogo ao precedente acima invocado, na medida em que são narradas situações até mais graves que as constante no processo acima citado, havendo a necessidade urgente de pronta ação desta órgão na defesa dos trabalhadores do Governo do Estado do RN”, afirmou Kleber Fernandes.
Comentários