SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 11, 2024

Já sentido o cheiro da derrota em Natal, Natália Bonavides continua apostando em tumultuar o processo eleitoral em Brasília

NATÁLIA BONAVIDES SAIU NO PRIMEIRO TURNO CAMPEÃ DE REJEIÇÃO EM NATAL – FOTO: REDES SOCIAIS

DA REDAÇÃO DO BLOG DO FM

Enquanto a candidatura de Paulinho Freire recebe adesões e cresce a passos largos no segundo turno em Natal, a simpatizante de grupos terroristas como o Hamas e candidata a prefeita de Natal pelo PT já sente o cheiro da derrota alcançar o seu projeto político. Diante desse cenário, a petista está motivada a usar o seu acesso ao governo federal para tentar induzir o STF e o TSE a  intimidar seus adversários na capital potiguar, que em seus delírios estariam se utilizando de “fake News” contra a sua pessoa e o governo Fátima Bezerra, administração campeã em desaprovação popular.

Embora tenha se credenciado para disputar o segundo turno, Natália terminou o primeiro turno “eleita” a candidata mais rejeitada da corrida sucessória, de acordo com sondagens de diversos institutos de pesquisas.

Ao chegar de Brasília, Natália anunciou como “cartas na manga” que gravou com Lula para o programa eleitoral e que o presidente deverá vir a Natal.

Duas dúvidas pairam no ar no entanto: Se Lula vem mesmo a Natal e, caso venha, qual o seu poder de influenciar o voto a favor de Natália em uma capital que nunca quis uma petista no comando do município.

Só para lembrar: nos anos de 199620002004 e 2008, Fátima Bezerra foi candidata à prefeitura municipal de Natal, perdendo, respectivamente, para Wilma de Faria (duas Vezes), Carlos Eduardo Alves e Micarla de Sousa.

Carlos Eduardo ficará neutro no 2º turno, mas seus eleitores migram com força para Paulinho Freire e consideram Natália o pior para Natal

CARLOS EDUARDO ADOTA NEUTRALIDADE NO SEGUNDO TURNO – Foto: Adriano Abreu / Tribuna do Norte

DA REDAÇÃO DO BLOG DO FM

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) anunciou na tarde desta sexta-feira, 11, que irá adotar uma posição de neutralidade no segundo turno das eleições municipais. Os seus eleitores no primeiro turno, mais de 93 mil, estão migrando com força para apoiar a candidatura do prefeitável  Paulinho Freire (União Brasil), descartando dessa forma qualquer tipo de apoio à candidatura da petista Natália Bonavides, por considerarem que a radical petista, defensora das invasões de terra, é o que representa de pior para o futuro de Natal.

Nos últimos dias antes do anúncio oficial setores da imprensa chegaram a cogitar que Carlos Eduardo poderia fazer uma opção por Natália Bonavides, o que não aconteceu. Segundo alguns de seus interlocutores, o ex-prefeito, que tem boa memória e não esqueceu que durante o processo de primeiro turno a “madrinha” dos invasores de terra o taxou em suas redes sociais de “farinha do mesmo saco”, em referência a Paulinho Freire, e de quebra disse que ele, Alves, “talvez tenha recebido propina” das empresas de ônibus.

A vereadora eleita e vice-presidente do PT em Natal, Samanda Alves, afirmou, durante entrevista ao Jornal 96, na manhã desta sexta-feira (11), Natália Bonavides queria o ex-prefeito no seu palanque no segundo turno. 

Carlos Eduardo, no entanto, jogou um balde de água fria nas pretensões petistas: “Nesse segundo turno, nós vamos adotar uma posição de completa independência. Que a população, os amigos, os correligionários, a cidade escolha de acordo com a sua consciência”, declarou o ex-prefeito de Natal.

Hermes Câmara apoia Eriko Jácome para reeleição da presidência da CMN

FOTO: FRANCISCO DE ASSIS

O vereador reeleito de Natal Hermes Câmara (Cidadania) expressou o apoio a Eriko Jácome (PP) para ocupar novamente a presidência da Câmara Municipal de Natal (CMN). A declaração foi cedida em entrevista ao programa Jornal da Cidade, da rádio 94 FM, na manhã desta sexta-feira 11.

“Eriko fez um bom trabalho como presidente e deve renovar seu mandato, afinal, ele nunca teve dificuldades em dialogar com outros vereadores”, avalia o membro da Câmara Legislativa Municipal.

Eriko Jácome ocupa a presidência da Câmara e foi reeleito vereador com 8.819 votos, sendo o segundo mais votado da capital potiguar.

Sobre os planos para o segundo mandato, Hermes revela o desejo de trazer para Natal o Bolsa Atleta, política de financiamento de atletas que já é aplicada em outros estados do país. A bandeira dos esportes é uma das principais defendidas pelo vereador.

Além disso, Hermes fala sobre sua avaliação das eleições de 2024. ”A eleição deixou bons vereadores de fora”, comenta ele. Ao todo, das 29 cadeiras, 15 vereadores não conseguiram se reeleger, dentre eles estava Julia Arruda (PCdoB), que não foi eleita por apenas nove votos.

Agora RN

Secretaria intensifica fiscalização após nova ocorrência de água servida em Areia Preta

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou uma operação conjunta com Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), nesta sexta-feira (11), para investigar uma nova ocorrência de água servida na Praia de Areia Preta, zona Leste de Natal. A situação foi identificada na última sexta-feira (4) e se soma aos esforços contínuos da fiscalização ambiental na região para combater os descarte irregular de esgoto e água servida na orla.

De acordo com a fiscalização ambiental, a suspeita é de que a origem do problema esteja relacionada ao bairro de Mãe Luiza, o que levou a uma interrupção temporária do levantamento que estava sendo realizado na Avenida Sílvio Pedroza.

Em resposta imediata, a Semurb convocou uma reunião de urgência, que ocorreu na última terça-feira (8), com representantes da CAERN e da Agência Reguladora de Saneamento Básico (ARSBAN), a fim de tratar do caso e intensificar as investigações sobre a presença de água servida e esgoto na praia.

“Nossa equipe esteve no local, mas ainda não foi identificada a origem dessa descarga de esgoto na praia. É necessário verificar todo o sistema de drenagem e esgotamento. Mas garantimos que a investigação seguirá até que a origem seja encontrada”, disse o supervisor geral de fiscalização ambiental, Leonardo Almeida.

A prática de lançar esgoto na rede de drenagem constitui uma infração gravíssima, sujeita a multas severas. “Caso seja confirmada a existência de uma ligação clandestina de esgoto, os responsáveis serão autuados com o máximo rigor que a legislação permite. Esta é uma prática inaceitável, que compromete a saúde pública e os padrões de balneabilidade das nossas praias”, reforçou Almeida.

Ressaltou ainda, que todo o esforço está sendo feito para manter a qualidade das praias urbanas de Natal, essa tem sido uma prioridade da gestão. “Estamos trabalhando desde junho deste ano para garantir que todas as praias se mantenham em condições de uso pela população, e continuaremos a investigar essa nova ocorrência até que os responsáveis sejam identificados e penalizados de acordo com a lei”, concluiu o supervisor.

Tribuna do Norte

Seis pacientes transplantados receberam órgãos contaminados com HIV e foram infectados no RJ

FOTO: DIVULGAÇÃO

Seis pacientes que foram transplantados no Rio de Janeiro testaram positivo para HIV após receberem órgãos contaminados com o vírus. O caso é inédito na história dos transplantes no Brasil.

A notícia foi divulgada pela BandNews FM nesta sexta-feira (11) e confirmada pelo SBT News com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

“Esta é uma situação sem precedentes. O serviço de transplantes no estado do Rio de Janeiro sempre realizou um trabalho de excelência e, desde 2006, salvou as vidas de mais de 16 mil pessoas”, disse a SES-RJ.

O caso foi descoberto após um paciente, que recebeu um coração, começar a passar mal cerca de 9 meses após o transplante. Após uma série de exames, ele testou positivo para HIV. A notificação foi feita no dia 10 de setembro.

A Secretaria Estadual de Saúde descobriu, então, que pelo menos dois doadores eram soropositivos, mas o exame feito pelo PCS Lab – empresa privada que presta serviços para a SES-RJ – não detectou o vírus e liberou os órgãos para os transplantes.

Até o momento, seis pacientes transplantados foram diagnosticados com HIV. Segundo a BandNews, o número de pessoas infectadas pode chegar a 600. Outros 288 doadores estão sendo testados pelo Hemorio, o hemocentro do Rio de Janeiro.

O PCS Lab foi contratado pelo governo do estado em dezembro de 2023, em um processo de licitação de R$ 11 milhões. Segundo a SES, o serviço foi suspenso após a descoberta dos pacientes infectados e, com isso, os exames para transplantes passaram a ser realizados pelo Hemorio.

A pasta informou, ainda, que está “realizando um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório”.

O SBT News tenta contato com a PCS Lab para um posicionamento.

Leia nota da SES-RJ na íntegra:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) considera o caso inadmissível. Uma comissão multidisciplinar foi criada para acolher os pacientes afetados e, imediatamente, foram tomadas medidas para garantir a segurança dos transplantados.

O laboratório privado, contratado por licitação pela Fundação Saúde para atender o programa de transplantes, teve o serviço suspenso logo após a ciência do caso e foi interditado cautelarmente. Com isso, os exames passaram a ser realizados pelo Hemorio.

A Secretaria está realizando um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório.

Uma sindicância foi instaurada para identificar e punir os responsáveis. Por necessidade de preservação das identidades dos doadores e transplantados, bem como do encaminhamento da sindicância, não serão divulgados detalhes das circunstâncias.

Esta é uma situação sem precedentes. O serviço de transplantes no estado do Rio de Janeiro sempre realizou um trabalho de excelência e, desde 2006, salvou as vidas de mais de 16 mil pessoas.

SBT NEWS

Etarismo, discriminação e heterofobia: ataques petistas aos mais velhos, à cor da pele e à orientação sexual

FOTO: REPRODUÇÃO

Como o Instagram BZN atentou nessa quinta-feira (10), a deputada Isolda Dantas (PT) cometeu etarismo em revide à declaração do deputado José Dias (PSDB), decano da Assembleia Legislativa, de “varrer do mapa o câncer do PT e dar uma cacetada [nas urnas] na candidata da governadora”. Por diversas vezes ela reforçou a juventude e a força jovem de Natália Bonavides, candidata do PT à Prefeitura de Natal.

Detalhe: etarismo é o preconceito contra pessoas com base na sua idade. O deputado José Dias tem 85 anos.

E agora essa:

Lembram de Rodrigo Bico? Que foi diretor da Fundação José Augusto e agora é coordenador de um tal Comitê de Cultura do RN?

Pois bem!

Vejam a estratégia do PT de desvalorizar quem tem mais idade e vangloriar quem é jovem.

Em postagem no Instagram de defesa à Natália para prefeita, ele descreve Paulinho Freire, candidato do União Brasil a prefeito: “Um homem, branco, velho e heterossexual que há anos de mantém no poder como um político profissional. Nunca legislou pela cultura. Sua cultura é a cultura de massa. É o criador do Carnatal e desta política de evento que não representa e nem fortalece a cultura potiguar e natalense. Está a serviço do capital e dos que querem enriquecer através do poder público”.

Além de tentar desmerecer a idade de Paulinho Freire, 59 anos, que denota etarismo, ele discrimina a cor da pele, semeando o ódio contra pessoas de pele branca (como se Natália também não fosse) e sua orientação sexual por ser hétero, muito bem casado com a vereadora Nina Sousa.

Essa é a cara do PT: escárnio, política do umbigo (benesses em nome da cultura para os companheiros), discriminação a pessoas que não compartilham de suas ideologias etc.

O Bico tenta descredenciar o Carnatal, maior carnaval fora de época do Brasil que teve em Paulinho um de seus idealizadores e realizadores.

Ora, Carnatal que a governanta Fátima Bezerra apoia por saber da sua importância para a valorização da cultura, da geração de emprego e renda etc. E que Natália participa. Nem que seja para ganhar holofotes.

Então

Isolda e Bico decerto desconhecem o artigo 3º, IV, da Constituição, que proíbe os preconceitos e quaisquer outras formas de discriminação.

BZNoticias

PT tenta dominar todas as esferas do poder, diz Paulinho Freire em primeiro programa eleitoral do segundo turno

FOTO: JOSÉ ALDENIR

O candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire (União Brasil) disse nesta sexta-feira 11, durante o primeiro horário eleitoral gratuito do segundo turno, que o PT tenta dominar todas as esferas do poder, ao se referir à candidatura da adversária Natália Bonavides (PT).

O programa eleitoral aponta que Natal não deve apoiar a “hegemonia do poder na mão de um partido só”, em referência ao PT – que ocupa o Governo do Estado com a governadora Fátima Bezerra e o governo federal com o presidente Lula.

Além disso, o programa destacou ainda a quantidade de votos que Paulinho Freire e Joanna Guerra (Republicanos) receberam no primeiro turno: 171.146 votos, ou seja, 44,08% dos votos válidos.

“O resultado das urnas provou que o povo quer uma Natal pra frente. Agora é preciso união de todos que não querem Natal entregue ao atraso, que está aí tentando dominar todas as esferas do poder”, disse o candidato.

Proposta de Paulinho Freire

O candidato aproveitou para afirmar que dará continuidade aos serviços e obras que estão em andamento na capital potiguar. Ele ainda apresentou a proposta do chamado COMPAZ, Centro Comunitário da Paz.

Esses centros, segundo o programa, serão implantados em vários bairros da cidade, com oferta de cursos na tecnologia, robótica e programação, além de cursos de inglês e atividades esportivas.

Agora RN

Thiago Fernandes confirma candidatura e se posiciona como forte candidato à presidência da Câmara de Parnamirim em 2025

FOTO: DIVULGAÇÃO

Reeleito com 1.727 votos, Thiago Fernandes se destaca como um líder consolidado e articulador habilidoso, buscando formar um grupo coeso entre os vereadores. À frente da Comissão de Constituição, Legislação e Redação Final, e com experiência como 2º vice-presidente e ex-presidente da Comissão de Finanças, Thiago demonstra total preparo para liderar a Câmara Municipal.

Sua trajetória política e o apoio popular mostram que ele está pronto para esse novo desafio. No Progressistas de Parnamirim, Thiago superou candidaturas tidas como favoritas, se elegendo ao lado de Michael Borges, o vereador mais votado da cidade, o que reforça sua credibilidade e força política.

Como presidente da Câmara, ele promete uma gestão participativa e colaborativa, onde o diálogo será a base para decisões estratégicas. Thiago investirá em inovações tecnológicas, implementando ferramentas digitais para aproximar a população do Legislativo, ampliando a transparência e a participação cidadã.

Ele também irá fortalecer serviços importantes, como o PROCON Câmara, e expandir a atuação da Casa em benefício direto da população. Além disso, Thiago tem o compromisso de revitalizar a Escola do Legislativo, oferecendo cursos de capacitação tanto para servidores quanto para a população, promovendo conhecimento e inclusão.

Outro ponto chave será a valorização dos servidores, com capacitação contínua e melhores condições de trabalho. Sob sua liderança, a Câmara terá um papel fiscalizador mais forte, acompanhando de perto as ações do Executivo, garantindo responsabilidade e eficiência no uso dos recursos públicos.

Thiago Fernandes deve representar uma nova fase de inovação, transparência e aproximação da Câmara com os cidadãos de Parnamirim.