SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 7, 2024

Rafael Motta agradece votação obtida e diz que a luta por uma Natal melhor continua

POLITICAMENTE CORRRETO, RAFAEL MOTTA AGRADECE VOTOS RECEBIDOS E DESEJA BOA SORTE AOS ADVERSÁRIOS

O ex-deputado federal Rafael Motta (Avante), que não conseguiu viabilizar a sua ida para o segundo turno nas eleições para prefeito de Natal realizadas neste domingo, dia 06, sai do pleito municipal derrotado, mas dando uma demonstração de civilidade e de uma prática republicana de como fazer política. Motta, em nota enviada à imprensa, agradeceu aos 12.532 eleitores que votaram em seu nome para prefeito de Natal e parabenizou os candidatos Paulinho Freire e Natália Bonavides, que vão se enfrentar no segundo turno.

Mesmo derrotado nas urnas, Rafael Motta deixa claro que irá continuar lutando para fazer de Natal uma cidade melhor, “mais justa, sustentável e próspera, defendendo com convicção as ideias que acredito serem as melhores para o nosso povo”.

Segue abaixo a mensagem de agradecimento divulgada por Rafael Motta:

“Quero iniciar essa mensagem expressando minha mais sincera gratidão aos 12.532 natalenses que confiaram em mim e no nosso projeto para Natal. Cada voto recebido representa o desejo de uma cidade mais moderna, inclusiva e transparente, e eu sou profundamente grato por essa demonstração de confiança.

Parabenizo os candidatos Paulinho Freire e Natália Bonavides que seguem para o segundo turno. A democracia é construída através do respeito à vontade popular, e é com esse respeito que me coloco diante deste momento.

Tivemos apenas 22 segundos de TV para apresentar nossas propostas, o que tornou impossível fazer com que nosso projeto chegasse ao conhecimento de todos os natalenses. Ainda assim, seguimos com coragem, idealismo e determinação, pois sabemos que o futuro de Natal precisa ser discutido e pensado com seriedade e comprometimento.

Eleição se ganha e se perde, mas o que jamais podemos perder é a hombridade, o respeito aos princípios e a firmeza de propósito. Continuarei trabalhando para ver uma Natal mais justa, sustentável e próspera, defendendo com convicção as ideias que acredito serem as melhores para o nosso povo.

Muito obrigado a todos que estiveram conosco nessa caminhada. Nossa luta por uma Natal melhor continua!”.

A FORÇA DO TRABALHO: eleito o vereador mais votado do Republicanos, Irapoã Nóbrega reforça apoio a Paulinho Freire

IRAPOÃ NÓBREGA É ELEITO O VEREADOR MAIS VOTADO DO SEU PARTIDO E O QUARTO LUGAR GERAL, COM 7.760 VOTOS – Foto: Roberto Galhardo

“Tivemos uma vitória expressiva e eu sou muito grato por todos que acreditaram em nosso projeto. O nosso trabalho só está começando. Um vereador não trabalha para um bairro e sim por toda a cidade. Temos muito o que fazer por Natal. É preciso ouvir as comunidades e lutar por melhorias enquanto estivermos na Câmara Municipal”. A declaração é do vereador eleito Irapoã Nóbrega (Republicanos), gestor público e ex-secretário da Semsur, eleito no último domingo Irapoã Nóbrega o vereador mais votado do seu partido e o quarto lugar geral, com 7.760 votos.

Nóbrega creditou parte de sua votação expressiva ao apoio do prefeito Álvaro Dias, a quem considera “um amigo e grande referência política”. O vereador eleito enfatizou: Eu sou realmente grato a Álvaro Dias pela confiança e a oportunidade dada para seguir com esse projeto. Ele é um amigo e uma grande referência política para mim”.

Segundo ele, o seu trabalho por Natal está apenas começando, pois, na sua opinião, há muito o que ser feito em favor dos bairros e da cidade como um todo. “Tivemos uma vitória expressiva e eu sou muito grato por todos que acreditaram em nosso projeto. O nosso trabalho só está começando. Um vereador não trabalha para um bairro e sim por toda a cidade. Temos muito o que fazer por Natal. É preciso ouvir as comunidades e lutar por melhorias enquanto estivermos na Câmara Municipal”, afirmou.

Considerado um dos braços direitos do prefeito Álvaro Dias, Irapoã também foi grande apoiador do atual candidato a prefeito Paulinho Freire (União Brasil). “Estive com Paulinho em seu pleito para vereador, para deputado e agora para prefeito. Ele é a melhor opção para Natal e neste segundo turno caminharemos juntos”, anunciou.

Irapoã ficou conhecido em Natal por seu trabalho contínuo para a melhoria de áreas de convivência. Enquanto esteve como titular da Semsur (2019 a 2024), Irapoã conduziu a requalificação de 114 praças e fez a melhorias da iluminação em LED de mais de 300 equipamentos esportivos. Ele também foi responsável pela elaboração, contratação e execução do projeto de implantação da iluminação em LED nas ruas e avenidas da cidade e da orla.

Professores da UFRN ganham ação de precatórios no TST depois de 33 anos de espera

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em sessão realizada na tarde desta segunda-feira (07) no Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho em Brasília, 14 ministros julgaram a favor da ação dos precatórios dos professores da UFRN. A votação foi acompanhada pessoalmente pelo presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, e pela advogada Andreia Munemassa.  Por unanimidade, a decisão foi pela realização do pagamento aos 1.920 docentes que reclamavam os direitos perdidos com os Planos Bresser e Verão, do então governo Fernando Collor. Trata-se de uma batalha judicial que soma ao todo 33 anos e que deve injetar na economia potiguar mais de R$ 200 milhões. Os valores finais a serem pagos ainda serão atualizados e pagos até no máximo em 2027. 

Esta é a ação de precatórios mais emblemática do Rio Grande do Norte, pois é a mais antiga que tramitou no TRT/RN 21ª Região e, dado o volume de recurso, é a mais importante para a economia do RN, como aponta a advogada Andreia Munemassa, responsável pelo processo. “Do ponto de vista jurídico, é uma ação que detém uma qualidade muito especial porque teve duas Ações Rescisórias: a primeira favorável à UFRN e a segunda ajuizada por nós, que fez com que os professores reconquistassem a garantia do recebimento desses precatórios, que deveriam ter sido pagos em 1996. Então, é uma Ação Rescisória da Rescisória”, esclarece Munemassa.

O caso havia sido dado por perdido, quando foi recuperado pelo Escritório Munemassa Advogados a pedido do Sindicato dos Docentes da UFRN (ADURN-Sindicato), em 2013. Em 2015 houve o trânsito em julgado da Ação Rescisória nº 7825-19.2013.5.00.0000, proferida pela Subseção II Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Naquele momento, foi reconhecido o direito dos quase 2 mil docentes da UFRN, que são substituídos na ação, em receber as correções salariais decorrentes dos Planos Bresser e Verão, possibilitando a execução da sentença de 1991.

Devido à morosidade do trâmite – só no TRT/RN 21ª Região foram mais de 10 anos de espera -, desde o início até agora, cerca de 40% dos beneficiários faleceram aguardando receber o benefício. “Foi uma espera muito grande para todas as famílias e um trâmite difícil, foram muitos os interesses que dificultaram, além da falta de celeridade da Justiça. Esse é, sem dúvida, o processo mais difícil de toda a minha carreira”, pontua Andreia Munemassa.

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, considera que o resultado do julgamento é mais uma confirmação da justeza dessa causa. “Em todos os recursos impetrados na ação desde o início de sua execução, a Justiça reafirmou o direito dos professores a receberem os valores devidos”, lembrou. Para o dirigente, essa é uma das maiores vitórias do Movimento Docente do Rio Grande do Norte.

“É importante ressaltar que durante toda essa fase de execução, as gestões que passaram pela diretoria do ADURN-Sindicato conduziram o processo de forma justa, preocupada e atenta, acumulando força política para que não ocorressem mais prejuízos aos professores, que há tantos anos esperam o reconhecimento do que lhes é de direito”, afirmou Negrão.

Todos os recursos possíveis que a Procuradoria da UFRN ajuizou chegam agora ao fim. Nesta segunda-feira foi avaliado o último deles, que é um agravo pelo fato de a Procuradoria ter perdido o Recurso Extraordinário, assim como perdeu todos os outros impetrados.

Eleitores vão às ruas comemorar Emídio Júnior reeleito em Macaíba com 63,75% dos votos

FOTO: DIVULGAÇÃO

O povo de Macaíba fez uma grande festa para comemorar a reeleição de Emídio Júnior(PP) prefeito de Macaíba para os próximos quatro anos, neste domingo (06). Com uma ótima aprovação entre o eleitorado macaibense, Emídio e sua candidata a vice, Raquel Barbosa (MDB), obtiveram 63,75% dos votos válidos, frente aos candidatos Netinho França (Republicanos), com 34,46%, e Dr. João (União Brasil) com 1,56% dos votos. Emídio obteve 27.013 votos, uma maioria de 12.410 votos sobre o segundo colocado.

Com quase 50 dias intensos de campanha nas zonas urbana e rural de Macaíba, Emídio realizou uma campanha limpa e sem atacar adversários. “Fizemos uma campanha muito justa, limpa e correta sem atacar adversários. Do início ao fim. Caminhamos rua a rua, casa a casa, pessoa a pessoa, voto a voto. Gratidão a Deus e ao povo de Macaíba. Com certeza vamos trabalhar ainda mais nos próximos quatro anos”, comemorou Emídio.

Eleita a primeira mulher vice-prefeita de Macaíba, Raquel afirmou que vai trabalhar pelas mulheres e pelos mais necessitados.

Na eleição de 2020, Emídio foi eleito com 59% dos votos válidos. No seu primeiro mandado como prefeito, Emídio realizou grandes obras em Macaíba, como a construção da Policlínica, a Praça da Juventude, a maior operação de recapeamento asfáltico e de pavimentação, recuperação de dezenas de equipamentos esportivos, de saúde e de educação, além da realizações de grandes eventos culturais na cidade.

ELEIÇÃO NA OAB/RN: advogados Carlos Kelsen e Bárbara Paloma ganham o apoio de Úrsula Bezerra, nome respeitado no meio jurídico

ADVOGADA ÚRSULA BEZERRA, NOME RESPEITADO E BASTANTE QUERIDO JUNTO AOS PROFISSIONAIS DE ADVOCACIA

O pré-candidato à presidência da OAB/RN, advogado Carlos Kelsen, inicia a sua campanha já contabilizando uma adesão de peso: A advogada Úrsula Bezerra, nome respeitado e bastante querido junto aos profissionais de advocacia, declarou apoio ao nome de Kelsen, que tem como pré-candidata à vice-presidência da OAB/RN a advogada Bárbara Paloma. O atual presidente da OAB/RN, advogado Aldo Medeiros, também apoia Carlos Kelsen e Bárbara Paloma, cujas pré-candidaturas são respaldadas pelo grupo liderado por Medeiros.

A advogada Úrsula Bezerra e Silva Lira tem atuação na área cível, é especializada em planejamento sucessório, e sócia fundadora do escritório Bezerra Lira Advogados, com mais de 20 anos de experiência profissional.

Doutoranda em Ciências Jurídico-Civis pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Mestre em Direito e Especialista em Jurisdição e Direito Privado, Úrsula é docente de graduação e pós-graduação, além de coordenadora do curso de Direito do UNI-RN.

Atualmente, Úrsula Bezerra preside o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Norte (IAP.RN) e integra o IBDFAM RN. Também faz parte da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões na OAB/RN e já integrou as Comissões de Ensino Jurídico e de Prerrogativas. É ainda mediadora pelo CNJ e facilitadora de Justiça Restaurativa.

ADVOGACIA INDEPENDENTE

Aldo Medeiros, por sua vez, anunciou o apoio a Carlos Kelsen e Bárbara Paloma no último mês de agosto, ressaltando para a imprensa a credibilidade e experiência que ambos têm no âmbito da categoria.

“Depois de muitas consultas, conversas e algumas pesquisas de opinião, escolhemos os nomes de Carlos Kelsen e Bárbara Paloma para encabeçar nossa chapa para o próximo triênio. São advogados militantes, unem juventude com experiência e assim engrandecerão nossa caminhada por uma advocacia independente e mais forte, com efetiva presença em todas as regiões do Estado”, declarou na ocasião Aldo Medeiros.

As eleições para seccional RN da Ordem dos Advogados do Brasil para o triênio 2025/2027 ocorrerão em novembro.

ALDO MEDEIROS, ANUNCIOU EM AGOSTO OS ADVOGADOS CARLOS KELSEN E BÁRBARA PALOMA COMO SEUS CANDIDATOS NA SUCESSÃO PARA PRESIDÊNCIA DA ORDEM

.

Feira Virtual de Empregos e Estágios oferece 29 mil vagas para o RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em um momento em que o cenário profissional se torna cada vez mais competitivo, a Estácio promove entre 8 e 10 de outubro um dos maiores eventos de empregabilidade do Brasil: a 8ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos. Com mais de 900 mil oportunidades de trabalho, entre estágios e vagas efetivas, o evento promete revolucionar o acesso ao mercado de trabalho para estudantes e profissionais em busca de novas chances. Dessas, cerca de 29 mil oportunidades são para o estado do Rio Grande do Norte.

A feira se apresenta em uma plataforma digital abrangente e acessível, disponível gratuitamente para qualquer interessado. A experiência será totalmente virtual, permitindo que os participantes acessem as 72 horas de atividades a partir dos seus celulares, notebooks ou desktops, a qualquer hora e em qualquer lugar. Os interessados poderão se inscrever por meio do link bit.ly/feiravirtualdaestacio.

Além de contribuir para que milhares de pessoas potencializem suas carreiras e conquistem uma vaga no mercado de trabalho, a programação oferecerá ações de orientação de carreira, oficinas, workshops, espaços de empreendedores e oportunidades de contato com profissionais de RH das empresas participantes. O evento também conta com uma área dedicada a pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes, que oferecerá palestras e vagas afirmativas.

Entre as organizações participantes estão a Academia do Universitário, Amil, Catho, CIEE, Infojobs, Instituto Yduqs, M.Dias Branco, Nube, Santander, TIM, Yduqs, Wall Jobs Tecnologia, entre outras que oferecerão vagas desde jovem aprendiz até cargos de liderança.

“Esta edição da feira se destaca por ser ainda mais inclusiva e permitir que os participantes confiram tendências e inovações tecnológicas em suas áreas de atuação, aumentem seu networking com grandes organizações nacionais e internacionais, e ainda testem suas habilidades socioemocionais com o Soft Skills Game”, afirma Elaine Campos, gerente da área de Carreiras da Estácio.

Oportunidade para a carreira

A feira será organizada por setores, contando com o Pavilhão de Empresas, com estandes virtuais de diversas organizações; Painéis de Vagas, com oportunidades nacionais e internacionais, presenciais, remotas e híbridas; Auditório, onde serão realizados eventos e palestras; Você é o Seu Negócio, iniciativa que conectará empreendedores individuais com potenciais clientes e investidores; o Soft Skills Game, que vai trabalhar as habilidades socioemocionais dos participantes; além dos espaços Inclui+ e HUB Carreiras.

O Hub, por exemplo, contará com lives abordando temas essenciais como a elaboração de currículos, estratégias para entrevistas e como otimizar perfis no LinkedIn. Para aqueles que buscam não apenas uma vaga, mas também um direcionamento em suas carreiras, a iniciativa se apresenta como uma plataforma completa e inovadora, repleta de recursos que visam fortalecer as habilidades profissionais e preparar os participantes para os desafios do mercado atual.

“Estamos empenhados em promover um ambiente onde todos possam se desenvolver e encontrar oportunidades”, complementa Elaine Campos. “A feira é uma chance de aproximar candidatos e empresas, fomentando um espaço de aprendizado e troca de experiências”.

Aprendizado e capacitação

Além da programação voltada para o mercado, o evento contará também com a tradicional Semana Nacional das Áreas da Estácio, que trará uma perspectiva acadêmica ao evento e proporcionará encontros presenciais e online. Organizada por áreas de conhecimento, a iniciativa possui dezenas de atividades, com a curadoria de líderes nacionais, das áreas de Negócios, Ciências Jurídicas, Saúde, Odontologia, Medicina Veterinária, Engenharias, Tecnologia da Informação (TI) e Educação.

Eleições no RN registraram 38 ocorrências de crimes eleitorais, 7 prisões e R$ 80 mil apreendidos

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) divulgou nesta segunda-feira (7) o balanço final das ocorrências relacionadas a crimes eleitorais durante o pleito de 2024. De acordo com o relatório definitivo, o número de registros permaneceu inalterado desde a última atualização divulgada na noite de domingo (6).

Durante a Operação Eleições 2024, foram contabilizados 38 Boletins/Termos Circunstanciados de Ocorrência em todo o estado. A operação resultou na prisão de sete pessoas envolvidas em práticas ilegais relacionadas ao processo eleitoral, além da apreensão de mais de R$ 80 mil em ações de combate a crimes como compra de votos e corrupção eleitoral.

A Secretaria da Segurança Pública reforçou que a atuação rápida e integrada das forças de segurança foi fundamental para garantir o cumprimento da legislação eleitoral e a lisura do processo democrático no estado. A operação contou com a participação de diversos órgãos, incluindo as polícias Civil, Militar e Federal.

Confira:

São Francisco do Oeste

Dia 03/10, às 21h30 (registrado dia 04/10)

Tentativa de homicídio

Campo Grande

Dia 04/10, às 10h30 (registrada dia 05/10)

Ameaça a candidato

Santa Cruz

Dia 04/10, às 14h30

Tentativa de fraude

Monte Alegre

Dia 05/10, às 8h10

Denúncia de fraude eleitoral

São José de Mipibu

Dia 05/10, às 9h

Denúncia de calúnia

Upanema

Dia 05/10, às 13h45

Ameaça a candidato

Vera Cruz

Dia 05/10, às 16h

Três pessoas presas, entre elas um Policial Militar

Três armas de fogo e duas armas brancas apreendidas

Dr. Severiano

Dia 05/10, às 17h30

Uma pessoa presa Compra de voto

Lagoa de Pedras

Dia 05/10, às 19h

Uma pessoa presa

Porte de arma de fogo

Nísia Floresta

Dia 06/10, às 1h30

Tentativa de homicídio

Parnamirim

Dia 06/10, às 3h

Filho do prefeito detido

Duas armas apreendidas

Ameaça e propaganda irregular

Natal

Dia 06/10, às 8h30

Boca de Urna

Jardim do Seridó

Dia 06/10, às 9h30

Boca de urna e compra de votos

São José de Mipibu

Dia 06/10, às 9h40

Ameaça de candidato a fiscal

Riacho de Santana

Dia 06/10, às 10h49

Transporte ilegal de eleitores

Monte Alegre

Dia 06/10, às 11h40

Violação do sigilo do voto

Cel Ezequiel

Dia 06/10, às 10h

Boca de urna

Campo Redondo

Dia 06/10, às 10h20

Transporte ilegal de eleitores

Severiano Melo

Dia 06/10, às 10h30

Boca de urna

São Rafael

Dia 06/10, às 10h40

Boca de urna

Serra do Mel

Dia 06/10, às 11h

Compra de votos

Cruzeta

Dia 06/10, às 11h

Violação do sigilo do voto

Jardim de Piranhas

Dia 06/10, às 11h

Compra de votos

Dinheiro apreendido

Natal

Dia 06/10, às 11h10

Propaganda irregular

Material apreendido

Lagoa Salgada

Dia 06/10, às 11h20

Vias de fato

Monte Alegre

Dia 06/10, às 11h25

Vias de fato

São José de Mipibu

Dia 06/10, às 11h30

Material de campanha e dinheiro apreendido (aproximadamente R$ 2 mil)

Goianinha

Dia 06/10, às 11h30

Propaganda irregular

Florânia

Dia 06/10, às 12h20

Boca de urna

Monte das Gameleiras

Dia 06/10, às 12h30

Um policial civil foi preso por porte ilegal de arma de fogo

Serra Negra do Norte

Dia 06/10, às 13h

Desordem com fogos de artifício

Alto do Rodrigues

Dia 06/10, às 13h

Boca de urna

Touros

Dia 06/10, às 14h

Violação do sigilo do voto

São José de Mipibu

Dia 06/10, às 14h

Compra de votos

Dinheiro apreendido (aproximadamente R$ 500)

Santo Antônio

Dia 06/10, às 14h30

Boca de urna

São Gonçalo do Amarante

Dia 06/10, às 15h20

Boca de urna

Serra Negra do Norte

Dia 06/10, às 15h25

Desordem com fogos de artifício

Alexandria

Dia 06/10, às 16h30

Compra de votos

Dinheiro apreendido

Filhos de Bolsonaro são eleitos como vereadores mais votados no RJ e SC

FOTO: REPRODUÇÃO

Carlos Bolsonaro (PL) e Jair Renan Bolsonaro (PL), os dois filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que disputaram as eleições municipais deste domingo (6), conseguiram se eleger como os vereadores mais votados nas cidades em que eram candidatos.

Concorrendo ao sétimo mandato como vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL) teve 130.480 votos e foi, por larga vantagem, o parlamentar municipal mais votado da capital fluminense.

Jair Renan (PL), por sua vez, recebeu 3.033 votos e foi o vereador mais votado da cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Com o resultado, ele exercerá a partir de 2025 seu primeiro mandato em cargo eletivo.