SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 4, 2024

RN reforça segurança e terá mais de 12 mil agentes atuando em todos os 167 municípios

FOTO: REPRODUÇÃO

O Governo do Rio Grande do Norte detalhou nesta sexta-feira (4), em coletiva de imprensa, o esquema de segurança pública que será aplicado na Operação Eleições 2024. O esquema reforça a segurança em todos os 167 municípios do estado. O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (6). Forças de segurança estarão presentes em todos as cidades do estado com um investimento de quase R$ 10 milhões.

Para este pleito, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) utilizará a mesma estratégia de pleitos anteriores. Todo o efetivo que atua no estado, mais de 12 mil homens e mulheres, será empregado.

Assim, com exceção dos servidores de férias ou em cumprimento de licença médica, todos os ativos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia foram convocados para trabalhar no dia da eleição.

Em razão do emprego de todo o efetivo das forças estaduais no pleito, o Governo do Rio Grande do Norte vai investir quase R$ 10 milhões em diárias operacionais.

A Operação Eleições 2024 também contará com participação da Polícia Penal, com servidores da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, de guardas municipais, além da participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Neoenergia Cosern.

“Planejamento pronto. Todos os 167 municípios, 60 zonas eleitoras e mais de 1.500 locais de votação, terão servidores do sistema de segurança pública, que irão trabalhar de forma integrada para garantir o pleito eleitoral”, afirmou o coronel Francisco Araújo, titular da SESED.

Em tempo real

A Operação Eleições 2024 em todos os 167 municípios do estado será acompanhada em tempo real pela SESED. Será ativado no domingo, (6) o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que contará com servidores dos órgãos do sistema de segurança pública para gerenciar as ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral.

Carlos Eduardo destaca após debate: “Meus adversários não têm propostas”

FOTO: DIVULGAÇÃO

No debate realizado ontem (3) pela Intertv, afiliada da TV Globo, entre os candidatos à prefeitura de Natal, Carlos Eduardo foi firme ao apontar a falta de propostas concretas por parte de seus adversários. Segundo o ex-prefeito, seus oponentes perderam boa parte do tempo tentando desconstruir sua imagem, em vez de apresentar soluções para os problemas da cidade.

“Ficou comprovado que meus adversários nunca fizeram nada por Natal, apesar de serem parlamentares federais, e que não têm propostas. Só estavam preocupados em me atacar com mentiras, como fizeram na propaganda eleitoral”, declarou Carlos Eduardo.

Carlos Eduardo destacou que, enquanto foi prefeito de Natal, sempre manteve altos índices de aprovação pela população, fruto de um trabalho marcado por realizações que mudaram a cidade. Ele também ressaltou que seus adversários, ao invés de contribuir com o debate de ideias, seguiram o mesmo caminho de ataques que têm promovido em suas campanhas eleitorais.

“Não apresentaram nada para o povo de Natal. Passaram o tempo tentando me atacar, mas não trouxeram uma proposta sequer. Ficou claro quem realmente tem experiência e capacidade de gestão”, concluiu Carlos Eduardo.

“Tem 35 anos de vida pública e nunca fez nada por Natal”, diz Carlos Eduardo sobre Paulinho após debate

FOTO: JOSÉ ALDENIR

Após o debate realizado pela da Inter TV Cabugi, os quatro participantes e principais candidatos à prefeitura de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), Carlos Eduardo (PSD), Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (Avante), expressaram suas opiniões para impressa a cerca da discussão que foi das 22h às 00h desta quinta-feira 03.

Carlos Eduardo criticou duramente o adversário Paulinho Freire, com quem teve troca de farpas durante o debate, que teve que ser interrompido. “A propaganda do candidato Paulo Freire, toda ela é com mentiras, me criticando. Ele esconde, naturalmente, que tem 35 anos de vida pública e nunca fez nada por Natal. Nada, absolutamente. Seis vezes presidente da Câmara, deputado federal, deputado federal, nunca fez nada por Natal […] Mentindo sobre a minha pessoa, tá certo? […] Então, houve aqui uma discussão, naturalmente, uma coisa dentro da civilidade, né? E isso não impediu que eu mostrasse o que fizemos e o que vamos fazer muito mais por Natal. Obrigada”, afirmou Carlos Eduardo.

Agora RN

Imóvel abandonado pega fogo na avenida Nevaldo Rocha

FOTO: REPRODUÇÃO

Um incêndio de uma casa foi registrado na manhã desta sexta-feira (4) na avenida Nevaldo Rocha, na altura do bairro Novo Horizonte. O corpo de bombeiros foi chamado para conter as chamas do imóvel que está abandonado.

Segundo populares são constantes os focos de incêndio no local, pois moradores de rua usam a propriedade abandonada para o uso de drogas. Não houve o registro de vítimas.

Ponta Negra News

“Talvez ele não vá nem para o segundo turno”, afirma Paulinho sobre Carlos Eduardo durante debate

FOTO: JOSÉ ALDENIR

Após o debate realizado pela da Inter TV Cabugi, os quatro participantes e principais candidatos a prefeitura de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), Carlos Eduardo (PSD), Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (Avante), expressaram suas opiniões para impressa a cerca da discussão que foi das 22h às 00h desta quinta-feira 03.

Paulinho Freire, que vem crescendo nas pesquisas, alfinetou Carlos Eduardo. “Ele (Carlos Eduardo) achava que a campanha estava ganha, mas, de repente, a campanha arrochou.

Talvez ele não vá nem para o segundo turno, e ele vem nervoso, querendo agredir as pessoas, pensando que a gente tem medo dele.

Natal já sabe quem ele é. Ele fez muito pouco, em 12 anos e Natal não vai cair nessa conversa”.

O candidato enfatizou a importância de manter um ambiente civilizado durante os debates. “Comigo ele não vai gritar, porque ele tem que respeitar todos. Fizemos os outros três debates de forma civilizada, sem confusão, cada um mostrando suas propostas”, ressaltou Freire.

Durante uma das réplicas de Paulinho Freire, ele afirmou que a antiga jazida da obra da engorda de Ponta Negra, que veio a ser substituída após problemas nos sedimentos encontrados, veio de um projeto contratado pelo adversário Carlos Eduardo. Após a fala, os candidatos começaram a discutir e o debate teve que ser interrompido.

Por fim, ele fez um apelo ao eleitorado: “É muito bom para a democracia que o eleitor possa ver quem tem as melhores propostas para Natal. Agora, cabe ao eleitor indeciso analisar o que foi discutido e, quem sabe, mudar seu voto.”

Agora RN

Resultado de vistoria da FIFA em Natal para Copa do Mundo Feminina sai até março, diz secretário

FOTO: REPRODUÇÃO

Faltando poucos dias para a vistoria da FIFA, que ocorrerá na próxima quarta-feira (9) e irá avaliar a candidatura de Natal como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina 2027, o secretário de Esportes e Lazer (SEL), Cézar Nunes, esclareceu como será as etapas da seletiva para o mundial. Em entrevista exclusiva para a TRIBUNA DO NORTE, o secretário avaliou que a capital vive um bom momento e que está tudo pronto para o início da FIFA.

O resultado das etapas das vistoria da FIFA estão previstas para serem divulgada entre janeiro e março do próximo ano, revelou Cézar Nunes. “Das vistorias, sai o resultado só no final, no final de todas elas. A perspectiva é que seja aí entre janeiro a março, mais ou menos, do próximo ano que sai a lista definitiva. Essa é a nossa perspectiva”, explicou o secretário.

De acordo com o secretário, a primeira visita é para avaliar o estádio Arena das Dunas e o aeroporto. Já a segunda, marcada para meados de novembro, será para avaliar a rede hoteleira e infraestrutura de hospedagens. Por último, estimada para ocorrer em dezembro, será examinado as sedes escolhidas para serem os Centros de Treinamento (CTs) das seleções.

“Na próxima quarta-feira, dia 9, teremos uma visita da FIFA, que será apenas a primeira de várias vistorias. O processo não se limita apenas ao estádio; teremos também avaliações do aeroporto, da rede hoteleira e dos centros de treinamento. É um trabalho minucioso, e por isso o resultado final ainda levará algum tempo, pois a FIFA realizará múltiplas visitas em cada cidade”, explicou Cézar Nunes.

Em relação aos centros de treinamento, o secretário afirmou que já tem algumas ideias em mente. “Estamos iniciando diálogos com instituições como o ABC Futebol Clube e a UFRN, que foram utilizados como centros de treinamento em 2014. É fundamental ter opções de backup para garantir que, caso algum local não esteja disponível, tenhamos alternativas viáveis. Esperamos que a próxima visita, prevista para novembro, nos traga mais informações sobre os centros de treinamento, e acreditamos que tudo está se encaminhando bem. Estamos competindo em pé de igualdade e confiantes na possibilidade de conquistar essa oportunidade para Natal”, afirmou o secretário.

Além disso, o secretário reforçou o apoio da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), liderada pelo presidente José Vanildo e o trabalho da Governadora Fátima Bezerra para colocar Natal de volta na rota das candidaturas. “Já realizamos diversas reuniões e a equipe está alinhada e coesa. A Arena das Dunas, junto com as equipes de turismo, lojas de esporte e a Prefeitura do Natal, está completamente integrada nesse esforço para que Natal se torne uma sede da Copa do Mundo. A governadora fez um trabalho excepcional ao manter o diálogo, mesmo em momentos difíceis, buscando sempre o melhor para nossa cidade”, explicou Cézar Nunes.

“Com toda certeza o dia 6 de outubro vai ser 70”, afirma Rafael Motta

FOTO: JOSÉ ALDENIR

Após o debate realizado pela da Inter TV Cabugi, os quatro participantes e principais candidatos a prefeitura de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), Carlos Eduardo (PSD), Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (Avante), expressaram suas opiniões para impressa a cerca da discussão que foi das 22h às 00h desta quinta-feira 03.

Rafael Motta afirmou que foi debate propositivo para ele. “Foi um debate, de certa forma, para mim foi propositivo, porque eu levei o que eu queria transmitir para o Natalêncio, propostas, o que diz o nosso plano de governo no transporte público, o que diz no turismo, na saúde, na educação, ao passo que os outros candidatos tiveram ausência de ideias”.

Por outro lado, o candidato criticou o comportamento dos adversários diante da discussão entre Carlos Eduardo e Paulinho Freire. “O que se viu aqui foi apenas ataques pessoais, rasgos e ordem até moral, o que não é interessante para o Natalêncio. O Natalêncio quer propostas, ele quer saber como é que vai se resolver o problema da rua dele, o problema da saúde pública, o problema dele […] com toda certeza o dia 6 de outubro vai ser 70, Rafael”, disse Rafael Motta.

Agora RN

Candidatos só podem fazer propaganda na internet até hoje; o que pode na véspera da eleição?

FOTO: JOSÉ CRUZ

Esta sexta-feira, 4, é o último dia para os candidatos fazerem propaganda eleitoral paga ou impulsionada nas redes sociais e em veículos de comunicação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não permite divulgação de propaganda eleitoral por meio da internet, jornais e revistas no dia anterior à votação.

Desde 16 de agosto, quando a campanha teve seu início oficial, os candidatos puderam comprar espaço nas publicações dos veículos de imprensa e impulsionar seus conteúdos nas redes sociais. Os postulantes aos cargos de prefeito e vereador ainda poderão fazer postagens, só não investir dinheiro para que a plataforma a distribua mais os conteúdos.

Na véspera do pleito, neste sábado, 5, ainda é permitido realizar campanhas de rua com equipamentos de som até as 22h, desde que estejam a mais de 200 metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, dos tribunais, dos hospitais, das casas de saúde, das escolas, das bibliotecas públicas, das igrejas e dos teatros. A distribuição de santinhos e outros materiais gráficos de campanha também está liberada.

No caso do horário eleitoral em TVs e Rádio, o limite na campanha para o primeiro turno foi nesta quinta-feira, 3. Também foi encerrada a possibilidade de realização de comícios com aparelhagem de som.

Datas limites para propaganda no segundo turno

Para a campanha no segundo turno, o limite também é dois dias antes do pleito, no caso 25 de outubro, visto que os leitores vão às urnas no dia 27. No dia 26, a campanha de rua continuará liberada, assim como neste primeiro turno.

Na eventual segunda parte das eleições, o horário eleitoral será entre 11 e 25 de outubro.

Pode fazer propaganda no dia da votação?

No dia da votação, são permitidas apenas manifestações individuais e silenciosas, como portar bandeiras, broches e adesivos e vestir camisetas, desde que não em grupo.

A divulgação de propaganda eleitoral no dia da votação, seja por meio de distribuição de panfletos seja por ação de cabos eleitorais, constitui crime de boca de urna. Também são infrações eleitorais o uso de alto-falantes, a organização de carreatas ou a realização de comícios. As penalidades para quem infringir essa norma incluem detenção de seis meses a um ano, multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 15 mil ou a prestação de serviços à comunidade.

Estadão Conteúdo