SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 3, 2024

Morre aos 97 anos, o jornalista e ex-apresentador do Jornal Nacional, Cid Moreira

FOTO: REPRODUÇÃO

Morreu nesta quinta-feira 3 o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, quatro dias após completar 97 anos. Cid estava internado em um hospital em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde tratava uma pneumonia nas últimas semanas.

O jornalista, que durante muitos anos apresentou o Jornal Nacional da TV Globo, estava internado num hospital em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Nas últimas semanas, vinha tratando uma pneumonia, além de um problema crônico no rim. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

“Não contei para ninguém para dar privacidade. Passamos o aniversário dele, na última quinta-feira, com ele no hospital. E ele disse: ‘Estou cansado, é muita luta. Meu corpo está cansado. Os últimos anos têm sido difíceis’”, contou Fátima, em entrevista à Patrícia Poeta.

Nascido em Taubaté, no interior de São Paulo, no dia 29 de setembro de 1927, Cid Moreira começou sua carreira no rádio, mas foi na televisão que encontrou seu verdadeiro palco.

Ao longo de 27 anos à frente do Jornal Nacional, Cid foi responsável por noticiar alguns dos momentos mais marcantes da história do Brasil e do mundo, desde eleições presidenciais até tragédias e grandes conquistas.

Com uma dicção perfeita e um estilo único, ele se tornou referência no jornalismo, sendo lembrado pela forma calma, porém firme, com que transmitia os acontecimentos.

Com informações do Metrópoles

TRAIÇÃO: Lula foca em outras agendas e abandona papel de cabo eleitoral de Natália e outros candidatos petistas

FOTO: REPRODUÇÃO

Em dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu ser um “bom cabo eleitoral” nas eleições municipais de 2024. A afirmação foi reforçada em demais eventos e, após tanta expectativa, o chefe do Executivo entregou menos do que havia se comprometido.

Em Natal, onde era bem aguardado, pelo menos para a cadidata Natália Bonavides, Lula ignorou. Nas vésperas das eleições, o presidente mostrou que sua ‘palavra’ não deve ser levada a sério, até mesmo pelos companheiros de partido.

Desde o começo oficial das campanhas, o petista esteve em apenas três cidades para apoiar candidatos a prefeituras:

  • São Paulo (SP) para endossar Guilherme Boulos (PSol), que tem como vice Marta Suplicy (PT);
  • São Bernardo do Campo (SP) pela candidatura de Luiz Fernando Teixeira (PT);
  • Fortaleza (CE) para apoiar Evandro Leitão (PT).

O domínio da capital paulista é de interesse dos petistas, tanto por se tratar do maior colégio eleitoral do país quanto pelo prestígio de vencer no estado, que atualmente é governado pelo bolsonarista Tarcísio Nunes (Republicanos), e pela própria relação de Lula com São Paulo.

Apesar disso, o presidente tem cancelado alguns compromissos com Boulos. Lula era esperado em um ato em São Paulo com o psolista no último sábado (28/9), mas não compareceu.

O chefe do Executivo deveria participar de uma live com o candidato na quarta-feira (2/10), que também acabou cancelada. Segundo a equipe de Boulos, isso se deu “em função dos problemas técnicos do avião que transportava o presidente Lula do México para o Brasil”, na viagem de terça-feira (1º/10).

Lula é aguardado em um evento na Avenida Paulista no próximo sábado (5/9), às 9h, ao lado de Boulos e Marta Suplicy. A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) confirmou ao Metrópoles que o presidente estará na capital paulista na data.

Os motivos para a ausência de Lula variam entre agenda cheia, recheada no último mês com viagens para os Estados Unidos e México, demandas internas, como os crescentes incêndios no país, e a necessidade de acalmar os ciúmes entre candidatos, após reclamações da atenção que o presidente deu para Boulos.

Além do esforço empregado em São Paulo, o PT turbinou as doações para o psolista e deixou os postulantes petistas em segundo plano, conforme mostrou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Ministros entram em cena

Fora a capital paulista, coube aos ministros “adotarem” os candidatos dos outros municípios. O ministro da Educação, Camilo Santana, tirou férias para auxiliar nas campanhas do Ceará, onde ele foi governador.

O pleito em São Bernardo do Campo teve reforço de Luiz Marinho, ministro do Trabalho, e Fernando Haddad, da Fazenda.

Ao menos 11 titulares de pastas do governo Lula tiraram férias na reta final das eleições municipais.

Com informações de Metrópoles

Um dos criminosos mais procurados no RN é preso em Pernambuco

FOTO: ARQUIVO

Um dos dez criminosos mais procurados do Rio Grande do Norte foi capturado em Pernambuco, em uma operação realizada na última segunda-feira (30), no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife. A prisão do foragido foi informada nesta terça-feira (1) à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

O homem, que estava escondido no Recife, é acusado de roubo, porte e posse de arma de fogo e tráfico de drogas. Ele estava foragido desde sua fuga da Penitenciária Estadual de Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

A operação que resultou na prisão foi conduzida pela 2ª Delegacia Seccional Espinheiro, sob o comando do delegado Diego Cavalcanti de Albuquerque Acioli Lins. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, o mandado de prisão contra o foragido foi expedido pela 1ª Vara Regional de Execução Penal do Rio Grande do Norte.

O criminoso é apontado como integrante da facção criminosa Sindicato do Crime, que atua no estado potiguar e em outras regiões do país. Ele vinha sendo procurado há meses, figurando entre os dez bandidos mais procurados da Justiça do Rio Grande do Norte.

Viagens: Lula já passou 25 dias fora do Brasil em 2024

FOTO: EFE

Lula já fez oito viagens internacionais em 2024. Só neste ano, ele passou 25 dias fora do país.

Em uma contagem que considera o início do terceiro mandato do petista, o total de dias em viagens internacionais chega a 87.

Nesta quarta-feira (2), Lula voltou de uma viagem de três dias no México. Ele deveria ter voltado na terça-feira (1º), mas um problema técnico na aeronave atrasou o retorno.

Em 2023, o presidente da República visitou 24 países e passou um total de 62 dias fora do Brasil. Naquele ano, os gastos do governo federal com viagens ultrapassaram R$ 2,3 bilhões.

Ele tem ainda pelo menos duas viagens programadas até o fim de 2024. O petista deve ir à Rússia no final deste mês, a fim de participar da cúpula do Brics. Em novembro, ele deve viajar para o Azerbaijão em razão da COP29.

Os gastos com viagens em 2024 são de cerca de R$ 700 milhões. Os gastos, no entanto, podem ser maiores porque as despesas de viagens em aeronaves da Força Aérea Brasileira são protegidas por sigilo e não estão incluídas nessas contas. As informações são da Oeste.

Pleno News

‘Tu é feio’: candidatos a Prefeitura de João Pessoa questionam beleza um do outro durante debate

FOTO: REPRODUÇÃO

Na noite do último sábado (28) durante o debate promovido pela TV Correio de João Pessoa com a presença dos principais candidatos à Prefeitura da Capital nas eleições deste ano. Um debate promovido pelo atual prefeito da Capital, Cícero Lucena (PP) e o seu adversário Marcelo Queiroga (PL), chamou a atenção de quem assistia ao programa que tinha como principal função a discussão de projetos de governo para a cidade.

O prefeito e o opositor de direita passaram a questionar a beleza um do outro. Em determinado momento do debate, Marcelo Queiroga sorria enquanto Cícero o respondia. O gestor, incomodado com a reação do bolsonarista, o questionou se ele não imaginaria que “ficaria mais feio sorrindo daquele jeito”.

Em outro momento do debate, foi a vez do ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro por em cheque a beleza do atual prefeito pessoense. “Você tinha um sloganzinho que era “eu sou a cara da gente”, essa bobagem, tu é feio Cícero! Tu é feio e a tua gestão é mais feia ainda”, afirmou o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Polêmica Paraíba

RN lidera incidências de golpes digitais no Nordeste

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Um em cada quatro potiguares já perdeu dinheiro em golpes digitais. O Rio Grande do Norte desponta como o Estado nordestino com a maior incidência de vítimas de golpes, conforme dados da pesquisa DataSenado/Nexus. O estudo revela que 25% dos potiguares afirmaram ter perdido dinheiro em crimes cibernéticos nos últimos 12 meses, como clonagem de cartão, fraudes pela internet ou invasão de contas bancárias. O estado está acima da média nacional, que é de 24%, e ocupa a quinta posição no ranking nacional dos estados com maior recorrência desse tipo de crime.

O professor Ramon Fontes, especialista em segurança da informação e forense computacional do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, destaca que o número elevado de vítimas reflete a falta de conhecimento sobre medidas básicas de segurança. “A maioria da população não tem conhecimento sobre os procedimentos corretos para se proteger. Muitos desses golpes ocorrem por meio de mídias sociais, como WhatsApp, Telegram, Instagram e Facebook. Infelizmente, as pessoas ainda caem nesses golpes, mesmo sendo alertadas”, afirma o professor.

Entre os golpes mais comuns, Fontes menciona a tática em que criminosos se passam por familiares através do WhatsApp para solicitar dinheiro. “O golpista, a pessoa que está tentando aplicar o golpe, faz com que a vítima acredite que aquilo que está sendo dito é real, e isso acontece muitas vezes. Mesmo com as pessoas sendo avisadas por telejornais e mídias, muitos ainda caem nessas armadilhas”, lamenta.

A pesquisa DataSenado/Nexus aponta que, além do RN, os estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e São Paulo lideram o ranking de golpes digitais. No Nordeste, o RN se destaca acima da Bahia (23%), Paraíba e Pernambuco (22%), todos abaixo da média nacional. Fontes alerta que o avanço das tecnologias está tornando os golpes ainda mais sofisticados. “Existem tecnologias que permitem alterar a voz de forma convincente. O golpista pode ligar e simular a voz de um familiar. Hoje, nem sempre o que você escuta ou vê é o que parece”, relata Fontes.

No caso de golpes digitais, o professor aponta que a autenticação de dois fatores é uma das principais medidas de proteção que as pessoas devem adotar para evitar problemas. “Esse método de segurança adicional pode impedir que outras pessoas acessem suas contas, mesmo que obtenham a senha. É algo simples de ativar, mas que faz muita diferença. No WhatsApp, por exemplo, você pode criar uma senha que será solicitada se alguém tentar ativar seu número em outro aparelho”, explica Fontes.

O especialista também aconselha que, ao perceber uma situação suspeita, a primeira reação deve ser a desconfiança e a busca por confirmação. “Se alguém pedir dinheiro, não transfira de imediato. Tente ligar para a pessoa, verifique com amigos ou familiares se o pedido é verdadeiro. A desconfiança é sua maior aliada nesse tipo de situação”, recomenda.

Para as vítimas de golpes, o professor recomenda que procurem imediatamente as autoridades competentes.

Tribuna do Norte

Produção de petróleo e gás do RN cresce no 2º trimestre, mostra Boletim da SEDEC

FOTO: REPRODUÇÃO

O Rio Grande do Norte (RN) segue em ritmo de expansão na produção de petróleo e gás natural. No segundo trimestre de 2024, o Estado registrou um crescimento de 4% na produção de petróleo, que totalizou três milhões de barris. O setor de gás natural também apresentou um crescimento expressivo de 17,5%, ao atingir a marca de 108 milhões de metros cúbicos produzidos.

Os números integram o Boletim de Petróleo e Gás Natural e Arrecadação de Royalties – Segundo Semestre, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), nesta terça-feira (01.10). A publicação técnica é elaborada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Energético (CODER) da SEDEC-RN.

Um dos destaques do levantamento foi a constatação de que o campo de Canto do Amaro, localizado na Bacia Potiguar, se consolidou como o maior produtor de petróleo onshore do Brasil, durante o segundo trimestre de 2024, o que reforça a importância estratégica da região para a indústria petrolífera nacional.

Além dos números de produção, o Boletim traz dados relevantes sobre a distribuição de royalties entre os municípios do estado. No período de abril a junho de 2024, o Rio Grande do Norte repassou R$ 60,9 milhões em royalties, um aumento de 14,39% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os municípios beneficiados, Felipe Guerra se destacou com R$ 7,3 milhões recebidos, representando um crescimento expressivo de 207,8%.

Os números e a análise – com informações técnicas sobre os principais campos de produção e a variação semestral na distribuição dos royalties – estão disponíveis para consulta no Boletim de Petróleo e Gás Natural e Arrecadação de Royalties – Segundo Semestre.

O Boletim tem como objetivo apresentar um panorama completo da produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar durante o segundo trimestre de 2024, detalhando os volumes produzidos, os principais campos em operação e a distribuição dos royalties entre os municípios da região.

Novo Notícias

Cara a cara, candidatos à Prefeitura do Natal se enfrentam nesta noite no debate da Inter TV

FOTO: REPRODUÇÃO

O ex-prefeito Carlos Eduardo passou a campanha inteira de 2024 fugindo de debates com seus principais adversários. Ele faltou ao debate da Band TV, faltou ao da 98 FM e faltou ao debate da Tribuna/OAB. No primeiro, de última hora ‘inventou’ uma viagem para Fortaleza e só comunicou à emissora que faltaria, poucas horas antes do início do evento. Nos demais debates, ele não se preocupou mais em arranjar desculpas para faltar; simplesmente faltou e pronto. Agora, no último debate da campanha, ele resolveu participar.

A InterTV Cabugi realiza tradicionalmente um debate entre os candidatos no último dia de prazo legal para realização desse tipo de confronto entre os postulantes ao Executivo. Hoje será realizado o debate com os candidatos a prefeito de Natal. Para surpresa geral, Carlos Eduardo confirmou presença no último debate da campanha e vai ser confrontado com seus principais adversários, de quem ele fugiu e evitou o confronto até agora.

Segundo informações de bastidores, a decisão para a ida de Carlos Eduardo ao debate foi tomada em função da queda nas pesquisas e a possibilidade de perder uma vaga no segundo turno da disputa, justamente pelo desgaste que suas ausências provocaram no eleitorado. Seria o ‘tudo ou nada’ para quem passou a maior parte da campanha como favorito e agora vê esse favoritismo ameaçado.

A questão é que a ausência de Carlos Eduardo nos debates fez com que os adversários usassem parte da munição contra ele nas inserções e no horário eleitoral. Mas agora é diferente.

À distância, Carlos Eduardo bateu em Paulinho Freire, Natália Bonavides e Rafael Motta. Agora, será a vez da revanche, frente à frente.

Paulinho, Natália e Rafael vão entrar na sede da InterTV Cabugi com pastas e mais pastas, cheias de documentos que aterrorizam Carlos Eduardo. São auditorias técnicas, ofícios, condenações, reversões de punição, questionamentos sobre aumento do patrimônio pessoal e outros torpedos que mexem com o emocional do ex-prefeito da capital.

Além de questionamentos ácidos sobre assuntos indigestos, há também os problemas como a falta da licitação dos ônibus, o sorteio de vagas nas escolas, os medicamentos vencidos, o saque da previdência, entre outras pérolas que deixarão Carlos Eduardo nas cordas.

Caso ele tivesse ido a outros debates, esses assuntos já seriam de conhecimento público e suas respostas já teriam sido dadas. Com suas ausências, tudo ficou guardado para um único dia: Hoje.

Natália deverá ser a mais agressiva contra o ex-prefeito. Afinal, ela já viu que não consegue tirar votos de Paulinho. A vaga da petista no segundo turno virá da desidratação da candidatura de Carlos Eduardo, que já foi aliado e adversário do PT e sinaliza para o centro-esquerda. Rafael também é outro que vai para tudo ou nada. Se tirar Carlos Eduardo do sério, poderá conquistar alguns preciosos pontos na reta final. Paulinho foi quem mais apanhou da campanha do ex-prefeito. Vai para o debate afiado para desmascarar o adversário.

Portanto, a ida de Carlos Eduardo ao debate poderá ser o maior erro estratégico desta eleição. É aguardar e assistir o único confronto direto entre os principais candidatos a prefeito de Natal.

Debate da Inter TV

O debate iniciará às 22h e será mediado pela jornalista Emmily Virgílio. Dividido em quatro blocos, o primeiro e terceiro serão de temas livres; já os segundo e quarto blocos terão temas pré-estabelecidos e sorteados antes da participação de cada candidato. Todos terão tempo para réplicas e tréplicas e para as considerações finais na última parte.

Foram convidados os candidatos de partidos que têm representação mínima de cinco parlamentares no Congresso Nacional.

Com informações do Diário do RN