O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Ouvidoria institucional, funcionará em regime de plantão no período das eleições 2024. A população poderá realizar denúncias, identificar o promotor eleitoral responsável pela sua cidade, além de tirar dúvidas sobre a atuação eleitoral, via WhatsApp, e ligação para o contato (84) 99994-6057, no horário das 8h às 17h, durante o fim de semana.
O serviço recebe denúncias da população sobre as diferentes áreas de atuação: criminal, patrimônio público, meio ambiente, saúde, cidadania, educação, pessoa com deficiência, infância, juventude e família, pessoa idosa, consumidor, minorias e, inclusive, eleições.
A população potiguar poderá acompanhar o andamento do seu registro por meio do formulário eletrônico (clique aqui), com cobertura 24 horas.
Um dos nomes mais respeitados do partido Solidariedade no Rio Grande do Norte, Fabio Dantas, anunciou apoio a Salatiel (PL) na disputa pela Prefeitura de Parnamirim. Em vídeo divulgado na tarde desta quarta-feira (02), Dantas afirma que “a desgovernadora Fátima está claramente apoiando a oposição em Parnamirim”.
Fábio Dantas é do mesmo partido da candidata Nilda.
Os correligionários da prefeita Jussara Sales estão contando as horas para participarem do grande comício com a presença do senador Rogério Marinho (PL) nesta quinta-feira (03), em Extremoz.
A partir das 18h30, próximo às Ruínas de São Miguel Arcanjo, no Centro Histórico da Cidade, a mobilização promete como todas as atividades políticas da campanha da prefeita Jussara Sales, candidata à reeleição, ser um “mar de gente” como foi durante toda a campanha.
Além da presença de Jussara Sales, de Izidoro Filho, do Senador Rogério Marinho, dos candidatos a vereador pela coligação e lideranças comunitárias, é esperado políticos que apoiam à reeleição da prefeita Jussara Sales.
Será um evento que ficará na história da cidade pela expectativa criada por todos que querem a continuidade da gestão que transformou Extremoz numa cidade melhor em apenas três anos e nove meses.
O ministro Ricardo Lewandowski revelou, na manhã desta quinta-feira (3), que já tem conhecimento sobre a infiltração do crime organizado nas eleições municipais no Rio Grande do Norte, desde as fuga dos criminosos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, conhecidos como Tatu e Martelo, da penitenciária federal em Mossoró, em fevereiro deste ano.
Durante o programa “Bom Dia, Ministro”, Lewandowski afirmou que, apesar dos registros comuns violentos durante o período eleitoral, a invasão da criminalidade na política é algo diferente do que sempre foi visto.
“É um fenômeno novo. A violência nessa época é desde os tempos do império e da primeira república. Sempre houve violência em cidades pequenas, nas eleições municipais, onde as paixões são mais acirradas. Há brigas de clãs e famílias. É um fenômeno lamentável, que, sem dúvida, está sendo combatido. Quando estivemos no Rio Grande do Norte, em Mossoró, na época da fuga dos dois criminosos do presídio de segurança máxima, as autoridades locais já estavam demonstrando e repassaram uma preocupação no sentido da infiltração do crime organizado nas eleições locais e municipais, lançando candidatos a vereadores e prefeitos, em cidades onde isso jamais ocorreu. Isso, claro, é orquestrado de fora”, comentou.
Conforme o ministro da Justiça, há uma averiguação mais cautelosa por parte da pasta e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), junto com os tribunais regionais eleitoral (TREs), para identificar candidatos que tenham envolvimento com atos ilícitos. Lewandowski relatou que já houve casos de candidatos impedidos de disputar o pleito deste domingo (6), após um “pente-fino”.
“Tanto a Justiça Eleitoral, quanto o Ministério da Justiça, por intermédio da Polícia Federal, estão muito atentos. Estamos passando um pente-fino na vida pregressa de todos os candidatos e vamos identificar aqueles que, eventualmente, não podem se candidatar. Muitos já foram barrados por esse motivo e outros serão. E, se forem eleitos, não tomaram posse ou serão cassados”, informou.
No Rio Grande do Norte, os prefeitos de São José do Campestre e de João Dias, Neném Borges e Marcelo Oliveira, foram assassinados, sendo um deles já durante o período eleitoral. Recentemente, o TRE recebeu registros de que há tentativas do crime organizado de infiltrar candidatos nas eleições municipais. As facções estariam financiando as candidaturas como forma de estar por dentro da máquina pública.
Termina nesta quinta-feira (3) a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Hoje também é o último dia para a realização de comícios e para o uso de aparelhos de som, com exceção do comício de encerramento da campanha.
As regras estão previstas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que regula a propaganda eleitoral.
Os debates no rádio e na televisão também se encerram nesta quinta. No entanto, de acordo com o Artigo 46 da Resolução 23.610/19, eles podem ser estendidos até as 7h do dia 4 de outubro, no caso do 1º turno.
Serviço ao eleitorado
A partir desta quinta, o TSE poderá adotar algumas medidas em relação ao andamento do pleito. De hoje até 5 de outubro, o Tribunal poderá requisitar a emissoras de rádio e televisão até dez minutos diários de sua programação para divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado.
Esse tempo pode ser utilizado uma única vez ou em dias alternados, sendo possível ceder parte dele para o uso de tribunal regional eleitoral.
Além disso, até a próxima segunda-feira (7), juízas e juízes eleitorais ou o presidente da mesa receptora de votos poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitoras e eleitores que sofram violência moral ou física em sua liberdade de votar ou pelo fato de já terem votado. *Com informações do TSE
Zé Lins, candidato do PP a prefeito de Currais Novos, dominou o debate promovido, nesta quarta-feira(3) pelo Sistema Syd’s de Comunicação, mostrando, mais uma vez, ser o mais preparado para governar o município. Ele apresentou propostas, falou de obras que executou em sua gestão anterior, denunciou que Lucas, o candidato de Fátima, responde a processo no Tribunal de Contas do RN, e assegurou que criará a Secretaria de Esporte e Lazer.
Com o senador Styvenson Valentim (Podemos), no estúdio, prestigiando o evento, Zé Lins falou sobre o processo 3067/2023, que Lucas Galvão responde no Tribunal de Contas do Estado por irregularidade, quando era fiscal de um contrato. Também disse que a gestão atual de Currais Novos, da qual Lucas faz parte, teve as contas reprovadas no TCE. E cobrou explicações, que não foram dadas, do candidato de Fátima Bezerra.
“A situação da saúde no município é precária”, alertou Zé Lins, criticando a atual gestão do prefeito Odon Júnior, companheiro petista de Lucas e da governadora Fátima, pela falta de obras de saneamento básico e garantiu que se empenhará para resolver a questão, seja por meio da Caern ou através de parceria público-privadas.
Zé Lins disse, ainda, que deseja voltar a ser prefeito para cuidar da saúde e educação do povo. Recordou de, quando prefeito, em parceria com a então governadora Wilma de Faria, ter executado importantes obras de saneamento no município.
O candidato se comprometeu que sua gestão será parceira dos empreendedores da cidade, buscando apoios da Fiern, Fecomércio, Sebrae e outras entidades que possam colaborar com o desenvolvimento do município. Disse que será instalada uma central para apoiar os empreendedores e que os trabalhadores terão oportunidade de passar por processo de capacitação profissional.
Além de Zé Lins, participaram do debate o candidato de Fátima, Lucas Galvão (PT) e Ana Albuquerque (Solidariedade).
Criminosos agrediram um casal de idosos dentro de casa e roubaram cerca de R$ 150 mil das vítimas, segundo a Polícia Militar. O crime aconteceu na manhã de quarta-feira (2) no município de Jardim do Seridó. Nenhum suspeito foi preso.
O crime foi registrado por volta das 7h45 no bairro Bela Vista. Segundo a equipe que atendeu a ocorrência, três homens se aproximaram pacíficamente aos idosos pedindo uma oração à mulher, que atua como rezadeira.
Quando já estavam dentro da casa, os bandidos renderam o casal, trancaram as portas da casa e começaram a agredir as vítimas, exigindo o valor que tinham guardado na residência. Eles fugiram em seguida levando cerca de R$ 150 mil, conforme as vítimas informaram à polícia.
Ainda de acordo com a polícia, as vítimas ficaram bastante lesionadas, principalmente no rosto e cabeça e foram socorridas pela ambulância do hospital local. Após os primeiros socorros, o casal foi transferido para Natal.
A área do crime foi isolada e a PM acionou a perícia técnica do Instituto Técnico-Científico de Perícia e a Polícia Civil.
Mais duas pesquisas mostram que uma virada na disputa pela Prefeitura do Natal nas eleições deste ano. Os Institutos SETA e Veritá trouxeram Paulinho Freire em primeiro lugar. Os levantamentos foram divulgados nesta quinta-feira (3) e indicam que o candidato do União Brasil assumiu a liderança na preferência do eleitorado natalense.
Na pesquisa SETA/BG, Paulinho Freire tem 30,2% na pergunta estimulada – quando os nomes são apresentados aos entrevistados. O mesmo ocorre na pergunta espontânea, em que o candidato tem 26,3%.
A progressão da candidatura de Paulinho e Joanna Guerra também foi constatada pelo Insituto Veritá em pesquisa divulgada hoje. De acordo com os números, Paulinho Freire também está em primeiro, com 36,5%, o que corresponde a 40,8% dos votos válidos.
“São mais dois institutos que confirmam que a virada já aconteceu. Iremos ao segundo turno em primeiro lugar porque é o sentimento das ruas. Natal quer continuar avançando e não voltará ao atraso”, comentou Paulinho Freire.
As pesquisas
A pesquisa SETA/BG foi realizada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, com 1800 entrevistas. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O registro no TSE é o RN-05815/2024
O levantamento do Instituto Veritá foi realizado de 27 de setembro a 1º de outubro, com 1202 entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O número de registro é o TRE-RN 09991/2024.
Comentários