Na noite da última quarta-feira (25), policiais da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) localizaram Dona Maria, uma idosa de 78 anos, que havia se perdido após sair para comprar medicamentos no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal.
Dona Maria, que sofre de perda temporária de memória, foi encontrada desorientada pelas equipes da CIPTUR durante uma ronda de patrulhamento na região.
A idosa, que estava ausente há algumas horas, foi imediatamente acolhida pelos policiais, que, após identificarem a situação, a conduziram em segurança de volta à sua família.
Uma vidente viralizou nas redes sociais após prever um tsunami para o litoral do Rio Grande do Norte. Na publicação, ela, que se identifica como Vó Bahiana, com mais de 16 milhões de seguidores no Instagram, diz para a população ter cuidado. Além disso, a mulher diz que haverá mortes.
“Eu vejo o mar muito revoltado, um maremoto, alguma coisa acontecendo. Pessoas sendo arrastadas e muitos desencarnes. Então, um alerta para o Rio Grande do Norte. Para as pessoas que moram perto do litoral, do mar, praia, água. Algo muito ruim está para acontecer no Rio Grande do Norte, meu Deus”, diz a vidente.
Nos comentários do post, muitas pessoas criticaram a vidente. “Vai arrumar uma lavagem de roupa”, comentou uma usuária do Instagram. Enquanto outras trataram a situação com deboche. “Aqui no bairro Nordeste ainda tem vaga”, escreveu outra.
O PORTAL DA TROPICAL entrou em contato com Eduardo Menezes, geofísico de Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis-UFRN), em busca de uma explicação sobre a ocorrência de um tsunami no litoral potiguar. Segundo ele, a probabilidade é mínima, por vários fatores.
“Existe esse tipo de fenômeno em outras regiões do mundo, mas aqui para o Rio Grande do Norte, para a costa brasileira, a gente não tem nenhum relato de tremor que provoca isso. Apesar de a gente ter tremor de terra que ocorre entre o Brasil e a África, nas Cadeias Oceânicas, na borda da placa sul-americana com a placa africana, o tipo de tremor que ocorre nessa região são considerados transcorrentes, a forma de movimento não gera essas ondas”, explicou.
Menezes detalhou ainda que é possível prever os fenômenos. “Então, é praticamente descartável essa possibilidade e não existe nenhuma previsão em nenhum lugar do planeta de tremor de terra, seja ele que provoque tsunami ou que seja ele que provoque terremotos mesmo destrutivos. Em algumas regiões, você tem dados estatísticos de recorrência e mesmo assim não se consegue prever dia, hora e local”, acrescentou o geofísico.
O Laboratório de Sismologia da UFRN integra a rede sismográfica brasileira e monitora as ocorrências de terremotos no estado e em outras localidades do Nordeste.
O sábado (28) será mais divertido para toda família com o espetáculo “Sorrir e Brincar” com os palhaços mais amados da América Latina, que celebram em 2024, 40 anos de sua trajetória que une música, teatro, circo e hits que se consagram como atemporais. O show histórico e comemorativo, ocorrerá no dia 28 de setembro, às 16h, no Teatro Riachuelo e ficará ainda mais divertido, com a abertura feita pelos palhaços potiguares Bisteca e Bochechinha. Na ocasião, haverá o encontro com a dupla Patati Patatá que fará fotos com os fãs.
Criada durante a década de 1980, a dupla Patati e Patatá teve um sucesso impactante em todo o Brasil em 2010, com o lançamento do álbum “Brincando com Patati e Patatá” e mais de 300 mil cópias da obra foram vendidas. De lá para cá, os palhaços lançaram outros discos, participaram de programas infantis, conquistaram milhões de seguidores em suas redes sociais e fizeram grandiosas turnês até mesmo em países europeus. A dupla consagra até hoje sua relevância quando o assunto é entretenimento infantil, no YouTube, estão entre os artistas brasileiros mais vistos na história da plataforma.
O espetáculo “Sorrir e Brincar” traz hits memoráveis como Dança do Macaco, Lorô e Ronco do Vovô, combinando música e teatro, além de boas risadas ao público, com um show pensado para todas as idades. No palco, Patati Patatá são acompanhados por dançarinos e dançarinas com um cenário colorido e lúdico, com a alegria, humor genuíno e carinho com as crianças que são uma marca registrada do duo infantil que garante a diversão de toda a criançada.
Os ingressos custam a partir de R$70,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no link: (https://l1nq.com/TEMEW). O evento é uma realização de Rinaldi, Síntese Produções e uma produção local da Idearte Produções.
Nesta sexta-feira (27), uma das principais obras de infraestrutura pública realizadas pela Prefeitura do Natal, a engorda da praia de Ponta Negra, na orla Sul, atingiu a marca de uma semana de trabalhos ininterruptos e com notável avanço nas metas estabelecidas pela gestão municipal e empresa contratada. Atualmente, o aterro de Ponta Negra já atinge os 90 mil m³ de areia depositada na praia e com cerca de 450 metros de extensão já aterrados.
Ao longo desta semana, as equipes da empresa DTA e os fiscais da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informaram que a obra tem ritmo intenso e que a previsão de 95 dias de serviços pode ser reduzida para 74 dias, com a obra entregue antes do fim de dezembro. “Se continuar neste processo de trabalho, com 15, 16 mil m³ por dia de areia despejada na praia, chegaremos ao fim da obra bem antes do estabelecido pela empresa”, explicou o secretário Carlson Gomes, da Seinfra.
A engorda se trata de um aterro feito ao longo de 4 quilômetros na enseada de Ponta Negra. O objetivo final é de que a faixa de praia em Ponta Negra e Via Costeira chegue a 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta. Ao todo, a previsão é de que sejam utilizados cerca de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia para a obra da engorda, proveniente de uma jazida com as mesmas características.
Fonte de renda
Carlson Gomes explica que a obra é fundamental para o futuro da praia e da economia da região. “O aterro, quando pronto, dará uma nova vida para todo litoral Sul, principalmente para os trabalhadores e operadores do turismo na região. Todos sairão ganhando. Afinal, Natal é uma cidade que vive e se desenvolve impulsionada pelo turismo. Não temos grandes indústrias, e a grande fonte geradora de emprego e renda é o nosso turismo. Sem essas obras tocadas pela administração municipal, a tendência é que a deterioração de equipamentos como o calçadão e edificações próximas a eles continue acontecendo e prejudicando a todos”, finalizou o secretário Carlson Gomes, da Seinfra.
A base do Morro do Careca, localizado na Praia de Ponta Negra, foi isolada com sacos de areia e placas de interdição desde a manhã da quarta-feira 25 para conter os danos causados pelo avanço do mar na região e a invasão de alguns banhistas, mesmo com sinalização de isolamento.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) isolou a área proibindo a circulação próxima a área. A duna possui área isolada desde 1997 e contém uma placa proibindo a subida.
Os sacos de areia estão posicionados ao redor de toda a base do Morro do Careca como uma medida emergencial para evitar uma erosão ainda mais intensa na área.
Natal decreta situação de emergência em Ponta Negra por avanço da maré
Em virtude do agravamento dos estragos provocados pelo avanço do mar no litoral da cidade, em especial no processo de erosão do Morro do Careca, como ficou demonstrado em relatório produzido pela Defesa Civil municipal, bem como também frear o avanço do mar sobre as estruturas urbanas e em toda a orla de Ponta Negra, até que o projeto da engorda seja finalizado, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou nesta sexta-feira 20 o estado de emergência.
O objetivo é garantir medidas que visam a proteção das pessoas que ainda se arriscam frequentando a área próxima ao Morro do Careca, mesmo com a interdição do local, e a patrimônio paisagístico da cidade que é a praia de Ponta Negra com sua enseada e o Morro do Careca ao fundo, maior cartão postal da cidade.
A decisão pelo decreto de Emergência também foi embasada em reunião do Comitê de Crise criado pela Prefeitura para enfrentamento de desastres naturais, depois que alguns hoteleiros procuraram o município pedindo medidas urgentes em função dos estragos que o avanço do mar com marés altas chegando ao coeficiente de 2.9 causaram em algumas estruturas de contenção.
“Estamos diante de uma grave ameaça de colapso do Morro do Careca. Não vamos permitir que aconteça, pois isso poderá acarretar prejuízos incalculáveis para toda a cidade e até coloca em risco a vida das pessoas, como aponta o relatório da Defesa Civil. Reuni o gabinete de crise da Prefeitura, decidimos pela decretação do Estado de Emergência e o próximo passo é definir o planejamento das ações, incluindo o perímetro da área que será interditada, qual o tipo de barreira iremos utilizar, assim como analisar o prejuízo para os equipamentos turísticos e a população da região, a fim de que a gestão municipal ofereça o suporte necessário”, detalhou Álvaro Dias.
Mais uma vez vem à tona um caso que ganhou as redes sociais há quase um mês. O empresário Berg Guajá, que é apoiador do candidato a prefeito de São Gonçado do Amarante, Jaime Calado, sofreu mais uma tentativa de homicídio, que segundo ele, é por causa de política.
Na publicação em sua rede sociais, Berg afirma que “quatro homens encapuzados invadiram minha casa em mais uma tentativa de me matar”. O relato, postado nesta sexta-feira (27), vem acompanhado das fotos da casa mostrando como ficou após a invasão.
“Socorro, vão me matar e as autoridades não fazem nada”, lamenta o empresário. Berg Guajá é irmão do conselheiro tutelar Leonardo Rodrigues, que é candidato a vereador pelo PP, aliado do ex-prefeito Jaime Calado.
O Pleno do TJRN julgou procedente ação direta de inconstitucionalidade, interposta pelo prefeito de Caiçara do Rio do Vento, contra Lei Complementar nº 06/2016, editada pela Câmara de vereadores, que trata da concessão de reajuste salarial aos conselheiros tutelares, no valor correspondente a 25% em cima do salário base, o que, para o Poder Executivo, ao ser aprovado e sancionado pela então governante local, incorreu em usurpação de competência legislativa. O órgão julgador destacou o artigo 47 da Constituição Estadual veda ao parlamento a confecção de leis que resultem em aumento de despesa para o gestor.
“A leitura conjunta de dispositivos deixa claro que a competência para legislar sobre a remuneração de servidores públicos municipais, incluindo os conselheiros tutelares, pertence exclusivamente ao Chefe do Poder Executivo. Tal competência decorre da necessidade de se preservar a autonomia administrativa e financeira do Executivo, evitando que o Legislativo interfira indevidamente na gestão dos recursos públicos”, esclarece o relator da ADI, desembargador Claudio Santos.
De acordo com a decisão, ao se analisar o caso concreto, verifica-se que a Lei Complementar incorreu em ‘vício de iniciativa’, uma vez que foi proposta por membro do Poder Legislativo, em flagrante desrespeito às normas constitucionais estaduais.
“O aumento salarial de 25% sobre o salário base, ainda que seja uma medida aparentemente justa, deve observar o devido processo legislativo, que inclui a prerrogativa exclusiva do Prefeito em matérias que afetam diretamente a folha de pagamento e a administração financeira do ente”, reforça o relator.
O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) sancionou uma lei que proíbe a comercialização, queima e soltura de fogos de artifício com estampido no município de Natal.
De autoria do vereador Robson Carvalho (União Brasil), a medida visa proteger pessoas autistas, recém-nascidos, idosos, enfermos e animais, reduzindo o impacto dos fogos ruidosos em momentos de festividades e celebrações.
A lei (que ainda precisa ser publicada no Diário Oficial do Município para entrar em vigor) abrange tanto ambientes fechados quanto abertos, proibindo o uso de fogos de estampido em locais públicos e privados. Apenas os fogos de vista, que produzem efeitos visuais sem som, estão liberados. Quem descumprir a lei estará sujeito à aplicação de multas, que serão dobradas em casos de reincidência.
O vereador Robson Carvalho comemorou a sanção da lei, destacando a importância da medida para a inclusão e o bem-estar da população:
“Essa lei representa uma grande vitória para nossa cidade. Nosso mandato sempre esteve comprometido com a causa animal e com as necessidades de pessoas sensíveis a barulhos intensos, como autistas e idosos. Agora, Natal dá um passo à frente, promovendo respeito e inclusão para todos os seres.”
A lei entrará em vigor 60 dias após sua publicação.
Comentários