SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 19, 2024

RN superou a marca de 24 GW de potência outorgada para geração de energia elétrica

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Rio Grande do Norte superou a marca de 24 gigawatts de potência outorgada para geração de energia elétrica, conforme divulgado no Balanço Energético do primeiro semestre de 2024 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (SEDEC). A capacidade autorizada para instalação e geração reforça a relevância do estado no processo de descarbonização da matriz elétrica do país.

Os 24 gigawatts outorgados ao RN equivalem a cerca de 1,3 milhões de cavalos de potência. Isso corresponde à energia gerada por 294 usinas de grande porte, suficiente para alimentar aproximadamente 2,4 bilhões de lâmpadas LED.

A quantidade de potência é capaz de abastecer mais de 20 cidades do porte de Natal. Vale ressaltar que esses números são estimativas e podem variar conforme a eficiência energética e o perfil de consumo de cada cidade.

O Boletim apresenta informações técnicas do setor energético do Rio Grande do Norte, sistematizadas pela SEDEC, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Energético (CODER). A publicação destaca que os projetos de fontes eólica e solar continuam em evidência, sendo responsáveis por 97,8% da potência comercializada.

Os empreendimentos eólicos atualmente em construção estão localizados nos municípios de Bodó, Lajes, Areia Branca, Pedra Preta, Santana do Matos, Caiçara do Rio do Vento e Currais Novos.

Projetos de geração de energia

O boletim também detalha os principais dados sobre o desenvolvimento dos projetos de geração de energia fotovoltaica. No município de Assu, encontra-se a maior quantidade de empreendimentos e potência outorgada por geração solar.

Além disso, o balanço apresenta a quantidade de usinas e potência outorgada, os principais municípios geradores de energia, a quantidade de empreendimentos por fase de implantação e as usinas que entraram em operação no primeiro semestre.

O relatório também estabelece um comparativo do desempenho das energias renováveis no estado em relação ao cenário nacional.

Novo Notícias

Ex-secretário teve prisão temporária negada antes de matar a mãe

FOTO: REPRODUÇÃO

Antes de cometer suicídio e matar a própria mãe e o cachorro da família na última terça-feira (17/9), Thiago Felipe de Souza Avanci, ex-secretário municipal de Guarujá, cidade no litoral de São Paulo, teve a prisão temporária negada pela Justiça.

Dias antes dos assassinatos, Thiago já vinha sendo investigado por abusar sexualmente do seu sobrinho, que é uma pessoa com transtorno de espectro autista.

De acordo com informações reveladas pelo portal G1, o juiz da 2ª Vara Criminal de Guarujá decidiu, no dia 12 de setembro, que a prisão temporária não era imprescindível para a sequência das investigações pelo crime de estupro de vulnerável. A decisão do juiz acolheu uma manifestação de um promotor de Justiça de Guarujá contra a prisão temporária do investigado.

Apesar disso, algumas medidas protetivas foram concedidas, como a proibição de que o ex-secretário se aproximasse da vítima em um raio de 200 metros.

Entenda o crime

Há aproximadamente 15 dias, o adolescente, vítima dos estupros, relatou à psicóloga que sentia dores na região do ânus. O fato chamou a atenção da profissional e dos pais do adolescente.

Passados alguns dias, Thiago entregou ao irmão, que é pai do menino, um pen drive com as imagens dos abusos.

Após ver o conteúdo, os pais do adolescente registraram um boletim de ocorrência de estupro de vulnerável na Delegacia de Defesa da Mulher.

Na última terça-feira, a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa onde Thiago morava e apreendeu um revólver.

O ex-secretário não estava em casa no momento da ação, mas compareceu mais tarde na delegacia para prestar depoimento e entregou outra pistola. Ele foi liberado e, horas depois, assassinou a mãe, o cachorro da família e tirou a própria vida.

No local dos assassinatos, os policiais também apreenderam quatro celulares de Thiago, um notebook, um pen drive, um revólver, uma adaga e munições.

A perícia foi acionada e o caso foi registrado como homicídio e suicídio na delegacia da cidade, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) ao Metrópoles.

Metrópoles

Festival Literário de Natal retorna em 2024 celebrando a poesia e a diversidade cultural

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Festival Literário de Natal (FLIN), promovido pela Prefeitura de Natal através da Secult/Funcarte, volta em 2024 com sua 6ª edição, após sete anos de pausa. O evento, que acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, terá como tema “Poesia em cada Esquina” e busca valorizar a literatura local e regional, fortalecendo a cultura de Natal. A programação gratuita ocorrerá na Praça Pedro Velho, no bairro de Petrópolis.

Valorização da Cultura e Inclusão Social

A retomada do FLIN é um marco importante na agenda cultural de Natal, evidenciando o compromisso com a leitura e produção literária como pilares do desenvolvimento social. De acordo com Danielle Mafra, secretária de Cultura de Natal, o festival é planejado para todas as idades, com oficinas infantis, saraus e debates para o público idoso. “Essa edição será inclusiva e participativa, com atividades em um espaço revitalizado, oferecendo uma experiência acessível para todos”, destaca.

Grandes Nomes e Programação Diversificada

A edição contará com a presença de importantes nomes da literatura nordestina e nacional, consolidando o FLIN como um encontro entre escritores, leitores e artistas. A programação se inicia no dia 27, com atividades educativas voltadas para estudantes da rede pública, incluindo oficinas de quadrinhos, cordéis e ilustrações.

Outro destaque será a Feira de Editoras, que reunirá autores independentes e editoras locais, além de um estúdio de podcasts para diálogos literários com os convidados. Membros da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras participarão de uma mesa-redonda e terão um estande no evento, ampliando a interação com o público.

Parcerias e Iniciativas Inovadoras

O SESC também marca presença com o BiblioSesc, oferecendo acesso a uma vasta coleção de livros e promovendo clubes de leitura e contação de histórias. O Espaço do Escritor Natalense será um ponto de destaque, com horários dedicados para autores locais discutirem suas obras com os visitantes. Além disso, o festival contará com espaços instagramáveis, integrando o público às obras de diversos escritores.

Momentos Marcantes e Encerramento

A programação musical promete animar o evento com apresentações ao vivo de artistas locais. Na noite do dia 28, a Mesa de Contos Literários contará com Marcelino Freire, premiado pelo Jabuti, e o comediante e escritor Daniel Furlan. No dia 29, a mesa “Literatura Para Todos” trará à tona a diversidade literária, com a participação de Thiago Medeiros e Eva Potiguara.

O encerramento será com a palestra da escritora Maria Valéria Rezende, vencedora de prêmios como o Jabuti e Casa de las Américas, celebrando o impacto da literatura no Nordeste.

TRT-RN realiza leilão que inclui motel, equipamentos de musculação e material de construção no encerramento da Semana Nacional de Execução

Um leilão com 49 lotes de bens penhorados nas Varas do Trabalho da 21ª Região vai encerrar a Semana Nacional da Execução Trabalhista, nesta sexta-feira (20), a partir das 9h. Será possível participar do leilão de forma presencial, no Hotel Holiday, em Natal, ou online pelo site do leiloeiro (https://www.lancecertoleiloes.com.br/). 

Na hasta pública, estarão disponíveis para arrematação bens móveis, imóveis e equipamentos diversos. Os imóveis colocados à venda podem ser pagos com 25% à vista e o restante dividido em 30 parcelas mensais. Já os veículos, podem ser pagos 25% do valor na hora, com mais seis parcelas.                                                                                                   

 Motel e equipamentos de academia

                                                                                                                                                                        Além de terrenos, prédios comerciais, apartamentos e casas, o leilão vai oferecer lote com milheiro de tijolo e argila, máquina trituradora, esteiras transportadoras e fornos de abóbada, que podem ser adquiridos em conjunto ou individualmente. Ainda vai a leilão 205 m³ de brita calcária, em uma avaliação inicial de 21 mil reais, podendo chegar a R$ 10.500,00 no valor de 2º leilão. Quem quiser montar uma academia terá oportunidade de arrematar cadeira flexora, abdutora e adutora, barra guiada smith, suporte de agachamento livre, além de máquinas leg press 90º e de crossover em um valor inicial global de 46.169,00. Um ônibus da Mercedes ano 2007 também estará disponível pelo valor inicial de 30 mil reais. Entre os imóveis, há uma casa à beira mar na praia de Pitangui no valor inicial de 259.826,15 e um motel na cidade de Natal de dois andares, com 38 cômodos e 36 apartamentos avaliado em 747 mil reais.

Polícia Civil desmantela desmanche de motos roubadas em Maxaranguape

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Civil desmantelou um desmanche de motos roubadas nesta quinta-feira (19) no distrito de Dom Marcolino, no município de Maxaranguape. No local, foi encontrada uma motocicleta Yamaha Fazer, que havia sido roubada em julho, na BR-101.

De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos utilizaram a motocicleta em diversos assaltos na mesma região, surpreendendo motociclistas que trafegavam à noite na rodovia. Além disso, foram apreendidas diversas peças de pelo menos cinco motocicletas roubadas, todas provenientes de assaltos ocorridos na mesma área.

As vítimas compareceram à delegacia e reconheceram seus pertences. As investigações continuam em conjunto com a Delegacia de Extremoz.

Nilda promete acabar com Escolas Cívico-Militares em Parnamirim

FOTO: REPRODUÇÃO

A candidata Nilda Cruz assinou o compromisso com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Município de Parnamirim – SINTSERP, de acabar com as Escolas Cívico-Militares. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (19), no Espaço Cultural Nestor Lima.

Na carta assinada por Nilda, ela se compromete a revogar a lei que instituiu as escolas cívico-militares, sob o argumento de “não ter amparo na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”.

Além de Nilda, (Solidariedade), o outro candidato da esquerda, Professor Eron (PT), também assinou o documento.

Lula evita ir a comícios, frustra petistas e alega “cansaço”

FOTO: JOSÉ CRUZ

A ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comícios pelo país nas eleições municipais deste ano está sendo sentida por seus correligionários. O petista, por sua vez, alega “cansaço e preocupação com a segurança”.

De acordo com informações do site Poder360, a cúpula petista esperava maior engajamento de Lula para conquistar ao menos uma prefeitura de capital. Nas eleições de 2020, o partido não conseguiu o Executivo de nenhuma capital.

Lula alega que que precisaria ir além do expediente para participar das campanhas, pois conforme a legislação, agentes públicos não podem participar de atos eleitorais durante o horário de expediente. Ele também teria expressado preocupação com a logística que envolve seus deslocamentos, no que tange sobretudo a equipe de segurança, comandada pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

O desejo do PT é de que Lula visite Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Natal (RN) e Goiânia (GO), mas tudo indica que antes do primeiro turno o petista retorne apenas a São Paulo, onde ele apoia o candidato Guilherme Boulos (PSOL).

A eleição de Boulos para a Prefeitura de São Paulo é muito cara a Lula. Tanto que o PT doou R$ 30 milhões de seu fundo eleitoral para a campanha do psolista. Essa foi a maior doação que a campanha recebeu e, graças a ela, Boulos é o candidato que mais arrecadou em doações em São Paulo, totalizando R$ 44,6 milhões. Lula já participou de dois comícios do candidato.

Pleno News

Moraes pede comprovação de novos representantes do X no Brasil

FOTO: SECOM/TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prazo de 24 horas para a rede social X comprovar a legalidade de novos representantes do X no Brasil.

A decisão do ministro foi tomada após a rede informar ao Supremo que os advogados André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal vão representar a empresa legalmente no país.

Moraes pediu que a rede social do bilionário Elon Musk comprove que os profissionais serão seus novos representantes.

A empresa deverá enviar ao ministro documentos de registro na Junta Comercial e comprovem a nomeação dos advogados citados para representá-la oficialmente.

“Não há nenhuma comprovação do retorno das atividades da X Brasil Internet LTDA, nem tampouco da regularidade da constituição de seus novos representantes legais ou mesmo de seus novos advogados”, disse o ministro.

Descumprimento de decisão

Mais cedo, Moraes multou a rede social em R$ 5 milhões. A medida foi tomada após a empresa burlar a decisão que suspendeu a rede no mês passado.

A suspensão foi determinada após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro a  MusK para indicar um representante legal no Brasil. A decisão foi confirmada pela Primeira Turma da Corte.

No dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede social ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.

Agora RN