Nas últimas décadas do século XX, a AIDS ainda era devastadora e geravam um grande preconceito, por conta da maneira de contágio. Um ator da Globo escondeu a doença de quase todo mundo e acabou falecendo, com o Brasil inteiro de luto.
Thales Pan Chacon faleceu no dia 2 de outubro de 1997. Ele sofreu uma parada respiratória em decorrência da AIDS, dentro de sua casa.
Nas décadas passadas, com a medicina não tão avançada, as doenças costumavam ser mais cruéis e ter mais índices de mortes por conta delas. Quando atingiam uma celebridade, conhecida por todas as pessoas, causava um choque ainda maior.
O candidato à Prefeitura de Natal Carlos Eduardo Alves estará reunido com agentes culturais nesta quarta-feira (4) no Clube Albatroz (avenida Prudente de Morais, Petrópolis), a partir das 19h. O evento é aberto ao público.
O ex secretário de Cultura de Natal e diretor da Funcarte, Dácio Galvão, é o responsável pelo encontro. Já estão confirmados diversos segmentos culturais, artistas, produtores e agentes culturais em geral.
A ideia é que os participantes possam ser ouvidos e apresentem suas propostas para a cultura na próxima gestão municipal, enquanto o candidato irá apresentar seus projetos para o setor.
O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal, participou do programa Roda Vida, da TV Cultura, nesta segunda-feira (2).
Após a exibição o candidato se reuniu aos jornalistas para a foto oficial do programa, ao exibir uma carteira de trabalho duas das jornalistas se afastam de Marçal, que brinca e recolhe a carteira no bolso.
O deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) apresentou um projeto de lei com o objetivo de implantar no Rio Grande do Norte o chamado “tax free”, um programa de reembolso de parte dos impostos pagos nas compras feitas por turistas durante suas viagens ao Estado. O parlamentar anunciou que realizará uma audiência pública para debater a proposta, mas já solicitou o apoio dos demais parlamentares à ideia.
“Este é um incentivo tributário para os turistas internacionais que vêm fazer compras no RN, com o objetivo de aumentar o volume de consumo no comércio local. É o primeiro projeto do tipo a nível de Estado no país e já acontece na Europa, Argentina, Uruguai e Chile”, ressaltou o deputado durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (03) na ALRN.
Luiz Eduardo acredita que, com o projeto aprovado, será possível aumentar a atração de turistas e, principalmente, os gastos desses visitantes no RN. O parlamentar revelou ainda que esteve reunido com a Fecomércio-RJ e com membros do Governo do RJ, Estado onde também deve ser implantada a medida.
Segundo o parlamentar, “o programa vigora em grande parte dos países desenvolvidos, é um formato eficaz de aumentar o consumo dos turistas em território nacional e atrair mais visitantes, com potencial de repercutir diretamente na vida do cidadão potiguar, fomentando novos negócios e oportunidades de geração de emprego”.
O Rio Grande do Norte fez bonito nas Paralimpíadas de Paris com as atletas Thalita Simplício e Maria Clara Augusto subindo ao pódio em suas respectivas categorias. Thalita, de 27 anos, conquistou a medalha de prata nos 400m T11, destinada a atletas com deficiência visual. Com um tempo de 57s21, ela ficou a apenas 0.05s da vencedora, demonstrando sua competitividade em uma das provas mais acirradas do evento.
Esta é a quarta medalha de Thalita em Jogos Paralímpicos. Ela já havia conquistado três pratas anteriormente: nos 400m e 200m em Tóquio 2020 e no revezamento 4x100m nos Jogos do Rio 2016. “Eu não vou negar, eu queria muito esse ouro. A gente treina muito, eu estou com muita dor nesse fim de ciclo”, lamentou a potiguar.
Maria Clara Augusto também trouxe orgulho ao estado ao garantir a medalha de bronze nos 400m T47, prova para atletas com deficiência nos membros superiores. Ela completou a corrida em 57s20, alcançando seu melhor tempo pessoal e conquistando sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos. A prova foi marcada por uma dobradinha brasileira, com a paraense Fernanda Yara levando o ouro.
O feriado nacional de 07 de setembro, dia da independência do Brasil será no próximo sábado. A data modifica o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais de Natal. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) detalha os horários de abertura e fechamento do comércio.
Confira:
Comércio de Rua
Alecrim: Abertura facultativas das 08 ás 15hs
A Feira Livre funciona normalmente.
Centro da Cidade: Lojas fechadas
Zona Norte: Lojas fechadas.
Shoppings
Shopping Midway Mall
Alimentação e lazer das 11h às 22h
Demais lojas a partir de 12h às 21h
Cinemark aberto conforme programação
Supermercado Pão de Açúcar das 7h às 22h;
Natal Shopping
Alimentação e Lazer: 11h às 22h | Quiosques Alimentação: 13h às 21h
Lojas e Quiosques: 15h às 21h**
Lojas Mega e Âncoras: 12h às 21h
Alpendre: 14h às 23h
Academia Bodytech: 08h às 18h
Cinema: Conforme programação
Praia Shopping
Praça de alimentação, a partir das 11h
Lojas e quiosques, das 14h às 20h
Cinema, consultar programação no moviecom.com.br
Shopping Cidade Jardim
Alimentação – a partir das 12h
Lojas e quiosques – das 14h às 20h
Shopping Via Direta
Lojas e Quiosques – 14 às 20h
Praça de Alimentação – 12 às 20h
Partage Norte
Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h;
Lojas/Quiosques: 15h às 21h, sendo facultativo, a partir das 11h;
Carrefour: 7h às 21h;
Academia: 8h às 17h;
Lotérica: Fechado
Cinema: Conforme sessões, www.cineflix.com.br
Shopping Cidade Verde
Alimentação e lazer -12h as 21h
Lojas diversas -15h 20
Clínicas -fechadas
Shopping 10 – Totalmente fechado
Supermercados – Funcionam normalmente das 07 às 22h
A Polícia Federal (PF) concluiu que o prefeito de Farroupilha, no interior do Rio Grande do Sul, Fabiano Feltrin (PL), cometeu incitação ao crime ao encenar a decapitação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma transmissão ao vivo. A pena pode chegar a seis meses de detenção, em caso de condenação.
Feltrin prestou depoimento à PF no mês passado. Reconheceu que o comportamento foi “inadequado”, mas alegou que o vídeo não passou de uma “brincadeira”. Procurado, ele não havia respondido até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.
Em relatório enviado ao STF, a PF afirma que as “palavras e gestos ganharam uma importância ainda maior” porque ele ocupa o cargo de prefeito.
– [Feltrin] não é um cidadão comum, mas uma autoridade política cuja influência sobre a população local é considerável – diz o documento assinado pelo delegado Fabio Fajngold.
– É imperativo destacar que, de um representante político, assim como de qualquer servidor público, exige-se respeito, urbanidade e cautela ao se expressar ou criticar – segue o delegado.
Cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) verificar se há ou não elementos para denunciar Feltrin.
Comentários