O vereador e líder do governo, Kleber Fernandes (Republicanos), celebrou o início das obras que aumentarão a faixa de areia na praia de Ponta Negra, em Natal. Para ele, esse momento representa um passo importante no cumprimento de um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização de um dos maiores patrimônios naturais do Rio Grande do Norte. “A Praia de Ponta Negra é, sem dúvida, um dos ícones de Natal, devido à sua beleza e seu potencial turístico. No entanto, sabemos que ao longo dos anos, enfrentamos desafios com a erosão costeira que tem impactado em nossa praia e, consequentemente, nossa economia local e a qualidade de vida de nossos cidadãos”, disse o parlamentar.
A obra de engorda visa ampliar a faixa de areia, tornando a praia mais segura e acessível para os visitantes. “Isso permitirá que Ponta Negra receba um número ainda maior de turistas, contribuindo significativamente para a economia local. A atração de novos turistas resultará em maior movimentação nos hotéis, restaurantes, e estabelecimentos comerciais, gerando mais receitas e empregos para nossa cidade”, lembrou Kleber.
Início das obras
A draga de sucção deixou hoje pela manhã (30) o Porto de Natal e está a caminho da jazida de areia, situada a cerca de 7 km da linha da praia de Areia Preta. No local, o equipamento utilizará um braço de sucção de 30 metros para extrair a areia do fundo do mar, filtrá-la e transportá-la através de tubos instalados na altura do Hotel Sehrs, na Via Costeira. Um rebocador está posicionado para conectar esses tubos ao equipamento da draga. Após o transporte da areia, a próxima etapa será a terraplanagem, que envolve o espalhamento, compactação e nivelamento do aterro com o uso de tratores.
Para Kleber, a obra é decisiva para o aumento da atratividade turística da Praia de Ponta Negra. “Com a obra, estamos fomentando o crescimento de diversos setores da economia local, desde o comércio até os serviços. A revitalização da praia atrairá mais investimentos, tanto públicos quanto privados, criando um ciclo de desenvolvimento e prosperidade para nossa cidade”, citou.
O horário eleitoral nas emissoras de rádio e televisão teve início nesta sexta-feira 30 e seguirá até 3 de outubro, quando os candidatos apresentarão suas propostas e projetos para suas cidades. Disputando a Prefeitura de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) usou parte de seu primeiro programa eleitoral para associar os candidatos Carlos Eduardo Alves (PSD) e Natália Bonavides (PT) ao governo de Fátima Bezerra e ao PT.
“Nessa eleição, você tem que prestar atenção no jogo político. A esquerda tem dois candidatos ligados ao governo Fátima: Natália, do PT, e Carlos Eduardo, que é o plano B do PT”, disse o narrador do vídeo. Em seguida, ele lembrou aos eleitores que, nas eleições gerais de 2022, Carlos Eduardo foi candidato ao Senado Federal com o apoio da governadora, enquanto em 2018, Fátima foi candidata ao Governo do RN com o apoio do ex-prefeito.
O programa de Paulinho destacou ainda a relação de Carlos Eduardo com o PT ao longo dos últimos 20 anos. “Em 2004, Carlos Eduardo foi apoiado pelo PT. Em 2008, Carlos Eduardo apoiou o PT. Em 2012, Carlos Eduardo foi apoiado pelo PT. Em 2016, Carlos Eduardo não quis nem saber do PT. Em 2018, Carlos Eduardo disputou com o PT. Em 2022, Carlos Eduardo voltou a ser apoiado pelo PT”, reiterou.
A divisão do tempo entre os candidatos é feita pelos partidos, respeitando a proporcionalidade para candidaturas de mulheres e pessoas negras, conforme o total de candidatos de cada partido. Os candidatos a prefeito terão duas inserções diárias na TV e no rádio. O horário eleitoral na TV ocorre das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, enquanto no rádio, o espaço é das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
Além disso, 70 minutos diários são reservados para inserções curtas, de 30 ou 60 segundos, distribuídas ao longo da programação. Desses, 42 minutos são dedicados aos candidatos a prefeito e 28 minutos, aos candidatos a vereador.
O horário eleitoral é veiculado em emissoras de rádio, incluindo as comunitárias, e em canais de televisão que operam em VHF e UHF, bem como em canais de TV por assinatura, sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das Câmaras Municipais.
Nessa sexta-feira (30), o candidato à Prefeitura de Natal, Carlos Eduardo, realizou uma série de compromissos, com destaque para uma importante reunião com representantes do setor de turismo na sede da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN). Durante o encontro, Carlos Eduardo apresentou suas propostas para fortalecer e expandir o turismo na capital potiguar.
Carlos Eduardo enfatizou a importância estratégica do turismo como a principal atividade econômica de Natal e a necessidade de investimentos contínuos para assegurar o desenvolvimento sustentável da cidade. “Nosso compromisso é revitalizar a orla, realizar outras obras estruturantes, promover grandes eventos que atraiam visitantes e garantir que Natal seja um destino turístico de destaque. O turismo é a nossa principal atividade econômica e precisa ser tratado como prioridade”, afirmou o candidato.
O presidente da ABIH/RN, Abdon Gosson, agradeceu a disposição de Carlos Eduardo em ouvir as demandas do setor. “Estamos aqui para apresentar as nossas contribuições aos candidatos do pleito de 2024. Agradecemos a disponibilidade do candidato em ouvir o setor e recordamos que Carlos Eduardo foi um prefeito que cuidava da cidade. A ABIH e o trade turístico estarão sempre prontos para dar suas contribuições quando necessário para avançarmos nesse setor gerador de emprego e renda”, declarou Gosson.
Além desse encontro, Carlos Eduardo também participou de um grande arrastão em Nova Descoberta e encerrou o dia com reuniões em Lagoa Azul e Nossa Senhora da Apresentação, onde reforçou alianças e ouviu atentamente as demandas dos moradores.
Agenda para hoje, 31 de agosto de 2024:
10h:
Gravação de programas eleitorais
15h: Grande Caravana 55 na Zona Oeste
Concentração: Rua Santa Cristina, Pátio da Feira de Felipe Camarão
Um dos grandes artistas do pop rock nacional, Humberto Gessinger tem trilhado uma brilhante carreira solo, marcada sempre por experimentar várias formações diferentes, muitas vezes no mesmo projeto. Seu quarto álbum inédito, “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”, traz diferentes formações de banda, e foi lançado em quatro etapas no digital. O próprio Humberto explica essa decisão: “Nunca me senti muito a vontade lançando singles. Sempre me pareceu que, ao escolher uma música para ficar em primeiro plano, estava, na verdade, deixando as outras para trás. Por isso, resolvi lançar as canções no streaming em blocos, divididas pelo formato em que foram gravadas (Power Trio, Trio Acústico, Quarteto e Solo)”.
As primeiras lançadas foram “Fevereiro 13” e “AEIOU”. “Fevereiro 13” foi gravada no icônico Estúdio Atlantis (Estocolmo/Suécia), conhecido por gravações de nomes como Abba, Roxette, Green Day, Aha, Lenny Kravitz, Elvis Costello, The Hives, entre outros. “Escrevi essa canção para minha filha, Clara, que mora em Estocolmo. Gravei a canção lá, no lendário Estúdio Atlantis. Em um mesmo take, cantei e toquei violão captando a sonoridade maravilhosa da sala em um único e clássico microfone. Depois, complementei a faixa com baixo fretless e órgão Hammond. Cruzar um oceano pra gravar de forma minimalista, como se fazia no século passado, com um único microfone que certamente já estava na ativa antes de eu nascer?! Sim. Exatamente!” – explica ele. Já “AEIOU”, gravada em Porto Alegre, é uma canção de Bebeto Alves, figura fundamental para a música gaúcha feita a partir dos anos 70. Nesta versão, Gessinger contou com as participações de Duca Leindecker nos vocais e Marcelo Corsetti na guitarra.
Para gravar “No Delta dos Rios”, “Espanto” e “Vaga Semelhança” ele montou o “Power Trio”, com ele no baixo e teclados acompanhado por Rafa Bisogno na bateria e Felipe Rotta na guitarra.
No quarteto, Gessinger toca guitarra de 12 cordas, acompanhado por Fernando Petry no baixo, Diego Dias nos teclados e Luigi Vieira na bateria. Com essa formação, registrou “Um Brinde” e “Toxina”.
“A Noite Inteira”, “Mais que Sombras” e “Começa Tudo Outra Vez” foram gravadas pelo Trio Acústico: Gessinger no violão e viola caipira ao lado de Nando Peters no baixo e Paulinho Goulart no acordeon.
Nas dez faixas do álbum, Humberto Gessinger convida os fãs para um passeio pelos cantos do mundo, e pelas várias possibilidades sonoras através quais ele trafega.
“Não é fácil ser objetivo ao falar de um novo trabalho. Há muita emoção envolvida. Mas, se me perguntassem onde eu gostaria de estar nesse momento da minha carreira, eu diria sem dúvida: nos QUATRO CANTOS DE UM MUNDO REDONDO.” – finaliza Humberto
“Quatro Cantos de Um Mundo Redondo” também será lançado nos formatos LP e K7.
HUMBERTO GESSINGER
Com 38 anos de estrada, Humberto Gessinger lança seu 23º. álbum. Oito DVDs completam a discografia que renderam oito Discos de Ouro, um Disco de Platina, quatro DVDs de Ouro e milhares de fãs apaixonados por sua música.
Em 2013 lançou o CD “inSULar” (STR/Stereophonica), o primeiro como artista solo e em 2014, o DVD/CD “inSULar ao vivo” (Coqueiro Verde Records), que recebeu DVD de Ouro em apenas dois meses e foi indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de rock. Em 2016, após três anos viajando por todo Brasil com “inSULar”, Humberto Gessinger lançou a turnê “Louco Pra Ficar Legal”, e dois novos singles, “Pra Ficar Legal” e “Faz Parte”.
Em 2017 lançou o compacto “Desde Aquela Noite” (Deck), com faixas já gravadas pelos parceiros das composições, mas inéditas na discografia de Gessinger e estreou a turnê “Desde Aquele Dia – 30 anos A Revolta dos Dândis”, registrada no DVD/CD “Ao Vivo Pra Caramba” (Deck) lançado em 2018, mesmo ano do projeto “Canções de Amor, Filmes de Guerra” em comemoração aos 25 anos do 1º acústico dos EngHaw, o álbum “Filmes de Guerra, Canções de Amor”.
Lançado em 2019 em CD, vinil, K7 e em todas plataformas digitais, o álbum “Não Vejo a Hora“ (Deck) foi gravado em Porto Alegre e conta com duas formações, dois trios distintos: o “power trio” e o trio acústico. O disco produzido por Humberto Gessinger traz 11 canções autorais. As ilustrações da capa e contracapa são do artista gaúcho Felipe Constant.
Em 2021 lançou o EP “Água Gelo Vapor” (Deck), uma releitura eletrônica de algumas musicas do album anterior. Para esse projeto Humberto convidou alguns nomes da cena eletrônica.
Em 2023 lançou um novo álbum com 10 canções inéditas; “Quatro Cantos de Um Mundo Redondo” (Deck) traz diferentes formações de banda, e foi lançado em quatro etapas no digital, de acordo com cada formação (Power Trio, Trio Acústico, Quarteto e Solo). O álbum também será lançado nos formatos LP, K7 e CD.
Paralelamente a seu trabalho como músico, Humberto Gessinger já lançou 5 livros: “MEU PEQUENO GREMISTA”, “PRA SER SINCERO”, “MAPAS DO ACASO”, “NAS ENTRELINHAS DO HORIZONTE” e “SEIS SEGUNDOS DE ATENÇÃO” .
O segundo episódio do programa “Sem Filtro com Micarla” será exibido neste sábado (31), às 12h, na TV Ponta Negra. O programa contará com a presença de Garibaldi Alves Filho, um renomado político com uma trajetória que inclui cargos de deputado estadual, prefeito de Natal, governador, senador, presidente do Senado e ministro da Previdência.
Durante a entrevista, Micarla inicia a conversa destacando a relevância de Garibaldi e mostrando respeito pelo título de “senador”. Garibaldi expressa sua gratidão, afirmando: “Fiquei muito honrado.” Micarla também menciona a longa amizade entre Garibaldi e seu pai, Carlos Alberto de Sousa, sublinhando a importância dessa relação pessoal.
O debate avança para questões mais profundas sobre arrependimentos políticos. Micarla pergunta a Garibaldi se ele já se arrependeu de algum apoio político que tenha dado, especialmente quando esses apoiados eventualmente romperam ou não corresponderam às expectativas. Garibaldi responde que refletir sobre tais arrependimentos é desafiador, destacando que a gratidão na política é escassa. Ele comenta: “Eu, na verdade, diria a você que isso é muito difícil. Muito difícil mesmo. Porque a gratidão na política, às vezes, ela escasseia, ela desaparece.”
Garibaldi também fala sobre sua esposa, Denise. Ele explica que, apesar dos esforços para envolvê-la em eventos políticos, ela preferiu se manter afastada dessa esfera. Garibaldi afirma: “Eu devo muito a ela,” e acrescenta que, apesar da contribuição significativa de Denise para a sua vida pessoal, ela não participa de atividades políticas.
Além disso, Garibaldi discute sua decisão de não se envolver mais em política, mencionando que a última vez que participou foi devido a um pedido de Walter. Ele explica que a motivação para voltar ao cenário político foi essa solicitação, mas agora ele não tem a mesma disposição para se engajar novamente na política.
Em um momento mais pessoal, Garibaldi compartilha sua emoção ao receber reconhecimento pelo seu trabalho. Ele diz: “Eu me emociono quando as pessoas reconhecem o meu trabalho, porque eu sei que eu fiz um sacrifício muito grande, inclusive do ponto de vista financeiro, para chegar onde eu cheguei e para ter o reconhecimento que eu tenho hoje da população.”
O episódio oferece uma visão detalhada e pessoal de Garibaldi Alves Filho, explorando sua carreira política, suas reflexões sobre gratidão e arrependimento, a influência de sua esposa Denise, e sua atual postura em relação à política.
Não perca o programa “Sem Filtro com Micarla” neste sábado, às 12h, na TV Ponta Negra.
Operação Boer – 2ª Fase, coordenada pela Polícia Rodoviária Federal, que contou com a participação do Ministério Público Estadual, Polícia Civil, Policia Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Guarda Municipal de Mossoró foi encerrada na noite desta sexta-feira (30). A operação ocorreu na região do Alto Oeste Potiguar entre os dias 26 a 30 de agosto com o objetivo de combater roubos, furtos, receptação e fraudes veiculares. A iniciativa resultou na recuperação de 60 veículos.
Nos dois primeiros dias instrutores da PRF ministraram uma capacitação sobre identificação veicular e as principais fraudes veiculares para os integrantes das forças de segurança participantes.
Nos dias seguintes foram realizadas as ações de fiscalização, executadas nos municípios potiguares de Governador Dix-Sept Rosado, Umarizal, Carnaubais, Olho d’Agua dos Borge, Antônio Martins, Rodolfo Fernandes, Caraúbas, Baraúna e Serra do Mel. A ação conjunta resultou na recuperação de 60 veículos, todos produtos de roubo ou furto, alguns contendo seus sinais identificadores adulterados (clones). Também foram apreendidos quatro documentos veiculares falsos e dois motores adulterados que foram encontrados em uma oficina. Durante a ação integrada foram fiscalizados mais de 1.700 veículos, entre motocicletas, automóveis e caminhonetes.
A 1º Fase da Operação Boer ocorreu em maio deste ano na região Seridó. A PRF e as demais instituições participantes continuarão empreendendo esforços para coibir tais tipos de crime.
Com a experiência de quem já fez, elevando a educação na sua gestão ao patamar de uma das mais bem avaliadas do Estado, o candidato a prefeito Severino Rodrigues (MDB) apresenta propostas para transformar a realidade das escolas de São José de Mipibu, cujo IDEB é um dos mais baixos dentre os municípios potiguares, amargando atualmente a posição 105 entre os 167 municípios potiguares, apesar de ser 10ª maior cidade do RN.
“A educação pública tem que ter qualidade. Vamos valorizar os profissionais, distribuirmos notebooks para melhorarmos a qualidade do atendimento dos profissionais e, mais do que isso, trabalharmos para que possamos ter as escolas reformadas, construir novas escolas. Garantir a distribuição do fardamento escolar, que não é dado no município há muitos anos”, afirmou Severino.
O candidato do MDB relembra que, em 2014, mudou a realidade da educação de Monte Alegre, com a climatização de todas as escolas, a introdução do tempo integral e a disponibilização do transporte escolar gratuito. Outra bandeira defendida por Severino Rodrigues é o resgate do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN).
“Vamos trabalhar para que já em 2025 nós possamos resgatar o IERN que foi conseguido para São José de Mipibu e foi perdido pela atual gestão. Até porque eu já fiz quando fui prefeito. Vamos nos próximos quatro anos reverter e colocar a educação de Mipibu entre as melhores do Rio Grande do Norte para das às crianças, jovens e adultos a oportunidade de poder chegar na universidade, ter um curso superior. Os pais e mães terem a certeza de que seus filhos vão estudar em escolas de qualidade”, destacou Severino.
Comentários