SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 26, 2024

Quaest em Natal: Carlos Eduardo tem 44% das intenções de voto; Paulinho Freire tem 15%; Natália, 14% na disputa pela prefeitura

FOTO: REPRODUÇÃO

Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (26) com as intenções de voto para prefeito de Natal mostra o candidato Carlos Eduardo (PSD) com 44%. Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) estão tecnicamente empatados em segundo lugar com 15% e 14% respectivamente.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Inter TV Cabugi. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Veja os números completos da pesquisa estimulada, aquela em que os nomes e o partido dos candidatos são apresentados aos eleitores:

  • Carlos Eduardo (PSD): 44%
  • Paulinho Freire (União): 15%
  • Natália Bonavides (PT): 14%
  • Rafael Motta (Avante): 4%
  • Nando Poeta (PSTU): 1%
  • Hero (PRTB): 0%
  • Indecisos: 5%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 17%

A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente com 852 eleitores de 16 anos ou mais em Natal, entre os dias 23 e 25 de agosto, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-07606/2024.

Resultados da pesquisa espontânea

A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores pelos entrevistadores.

Os números também apontam que, no cenário espontâneo, o número de eleitores indecisos é de 63%. Veja os resultados completos:

  • Carlos Eduardo (PSD): 18%
  • Paulinho Freire (União): 9%
  • Natália Bonavides (PT): 5%
  • Nando Poeta (PSTU): 1%
  • Indecisos: 63%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 4%

Conhecimento, potencial de voto e rejeição dos candidatos

A pesquisa Quaest também perguntou aos eleitores se eles conheciam os candidatos e, os conhecendo, se votariam ou não neles. Os resultados foram os seguintes:

Carlos Eduardo (PSD)

  • Conhece e votaria: 62%
  • Não conhece: 6%
  • Conhece e não votaria (rejeição): 29%
  • NS/NR: 3%

Paulinho Freire (União)

  • Conhece e votaria: 30%
  • Não conhece: 29%
  • Conhece e não votaria (rejeição): 38%
  • NS/NR: 3%

Natália Bonavides (PT)

  • Conhece e votaria: 29%
  • Não conhece: 32%
  • Conhece e não votaria (rejeição): 37%
  • NS/NR: 2%

Rafael Motta (Avante)

  • Conhece e votaria: 17%
  • Não conhece: 43%
  • Conhece e não votaria (rejeição): 36%
  • NS/NR: 4%

Hero (PRTB)

  • Conhece e votaria: 4%
  • Não conhece: 82%
  • Conhece e não votaria (rejeição): 12%
  • NS/NR: 2%

Nando Poeta (PSTU)

  • Conhece e votaria: 3%
  • Não conhece: 78%
  • Conhece e não votaria (rejeição): 17%
  • NS/NR: 2%

g1rn

A saudade do veterano jornalista Luiz Antônio Felipe, um ícone do jornalismo econômico potiguar

JORNALISTA LUIZ FELIPE SOFREU UM INFARTO. FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A vida de repórter nos prega algumas peças e nos obriga a publicar certas notícias que nunca gostaríamos de escrever. Comigo já aconteceu duas vezes. A primeira foi noticiar o falecimento do meu irmão, o médico Ricardo Marinho, que sucumbiu pela Covid-19. Agora, escrevo sobre a passagem de outro irmão, o jornalista Luz Antônio Felipe, não irmão de sangue, mas de toda uma juventude até os dias atuais. Luiz Antônio faleceu na tarde desta segunda-feira, vitimado por um infarto. Coágulos, parada cardíaca e outras complicações impediram de sua vida ser salva pelos médicos do São Lucas.

“Frei Papinha” ou “Gordo”, como era chamado pelos amigos próximos, deixa uma marca inesquecível no jornalismo potiguar, onde se destacou por décadas no setor de economia, assinando a coluna “Negócios e Finanças”, no matutino diário Tribuna do Norte. Era o que podia chamar de “jornalista raiz”.

Casado com Regina Pinto (foto abaixo), sua companheira de vida, boêmia, alegrias e tristezas, “Papinha” estava aposentado do jornalismo e dedicava seu tempo para a Fazenda Punaú, sua paixão, e o trabalho na Emparn.

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Esse final de semana passado foi o último dele na praia de Pirangi, uma outra paixão de sua vida, onde gostava de passar o verão e momentos de lazer durante o ano.

Foi justamente em sua residência praiana que ele começou a sentir um mal estar, de sábado para domingo. Retornou para Natal, internou-se no hospital e aguardava se estabilizar para fazer um cateterismo e uma angioplastia.

Não deu tempo.

Católico fervoroso e conhecedor dos dogmas da Igreja católica, Luiz Antônio era pura luz e bondade em pessoa. Tinha o hábito de semanalmente entregar a alguns amigos uma “feirinha” com as frutas e outros produtos da fazenda.

Eu, Flávio Marinho, editor do Blog do FM, era um dos agraciados semanais. Essa era uma de suas formas de demonstrar o carinho que tinha pelos amigos.

O grande vencedor do “Prêmio Fiern de Jornalismo 2006” foi Luís Antônio Felipe. Seu caminho no jornalismo foi marcado pelo talento, pela ética e zelo profissional.

Seu velório acontece no cemitério Morada da Paz, em Emaús, nesta terça-feira, a partir das 10 horas. O sepultamento está marcado para às 14 horas.

Perdemos nós um amigo, mas ganha o céu mais um espírito de luz, que ao longo de sua passagem pela Terra sempre fez questão de usar as sandálias da humildade.

Até qualquer hora amigo.

Atriz brasileira é apontada como responsável pelo fim do casamento de famoso astro de Hollywood

FOTO: REPRODUÇÃO

Joey Lawrence, conhecido por seus papéis icônicos em séries dos anos 90, tem sido manchete novamente. Aos 48 anos, o ator revelou recentemente o término de seu casamento com Samantha Cope, de 37 anos. A separação, que pegou muitos fãs de surpresa, tem sido amplamente discutida pela mídia internacional.

Um dos fatores que emergiu como possível causa da separação foi um suposto relacionamento extraconjugal de Lawrence com a atriz brasileira Melina Alves, de 40 anos. Residente em Los Angeles, Melina encontrou Lawrence nas filmagens do filme natalino “Socked in for Christmas”.

Joey Lawrence e Samantha Cope: Motivos da Separação

Algumas fontes próximas ao casal indicam que houve mais do que apenas a traição envolvendo Melina Alves. Conforme relato de amigos e pessoas próximas, o casamento enfrentava problemas desde o início. Eles se casaram em maio de 2022, após se conhecerem durante as filmagens de “My Husband’s Secret Brother”, da Lifetime, em 2021.

A revista People revelou que a infidelidade não foi o único fator determinante para o término. Na verdade, a ex-esposa de Lawrence pediu “custódia física total” da filha do casal, Dylan, de 1 ano e 7 meses. Joey já é pai de Charleston, de 18 anos, e Liberty, de 14, frutos de seu casamento anterior com Chandie Yawn-Nelson.

Quem é Melina Alves?

Melina Alves, de 40 anos, é uma talentosa escritora e atriz brasileira que vive em Los Angeles, EUA. Versátil, ela trabalha tanto na frente quanto por trás das câmeras em séries e filmes. No filme “Socked in for Christmas”, onde conheceu Joey Lawrence, ela atuou como roteirista. Melina é fluente em inglês, espanhol e português, o que a torna uma profissional multifacetada na indústria cinematográfica.

Antes de embarcar na carreira artística, Melina trabalhou como comissária de bordo. Sua fluência em múltiplos idiomas e sua experiência internacional são algumas das características que a tornaram conhecida em Hollywood.

Quais as Outras Exigências de Samantha Cope?

Além da custódia física total da filha, Cope quer que as visitas de Lawrence ocorram a seu critério. Essas exigências são indicativas das tensas negociações que os dois têm enfrentado durante o processo de separação.

Uma fonte próxima ao casal afirmou: “Joey ama seus filhos. Ele é um ótimo pai e suas filhas o adoram”. O ator é conhecido por valorizar a família acima de tudo, e a luta pelo direito de ver sua filha Dylan demonstra esse comprometimento.

Após o fim do casamento, Joey Lawrence tem se sentido aliviado, conforme relatos. Uma fonte mencionou que ele pode finalmente respirar e ser ele mesmo. Isso indica que, apesar das dificuldades, ele está pronto para seguir em frente e focar na criação de seus filhos.

A trajetória de Joey Lawrence continua sendo de muito interesse para fãs e mídia, e a forma como ele lida com essa nova fase de sua vida pessoal certamente continuará sob os holofotes.

Terra Brasil Notícias

Natal tem vagas para jovem aprendiz e estágio

Natal tem novas vagas de emprego abertas para residentes de Natal e região metropolitana. As vagas foram divulgadas pelo Sistema Nacional de Empregos/RN.

O SINE abre seleção para o preenchimento de oito vagas para auxiliar de linha de produção, exclusivas para jovem aprendiz e uma vaga de estágio para técnico em administração.

Para preencher as vagas de auxiliar de produção é necessário ter de 18 a 23 anos, ter carteira de reservista, ensino médio completo e poder trabalhar em Macaíba.

Para concorrer à vaga de estágio em técnico em administração é necessário ter conhecimento básico em informática e morar em Natal, Extremoz ou São Gonçalo do Amarante.

Para saber mais informações sobre os requisitos específicos e benefícios de cada vaga entre em contato com o SINE Municipal de Natal: 32324190 / 32324197 / 991145667 (telefone e whatsapp).

Prefeito do RN é ameaçado de morte em rede social

FOTO: REPRODUÇÃO

O Prefeito de São José do Campestre Eribaldo Lima (MDB), foi alvo de uma ameaça de morte nas redes sociais na noite desse sábado (24). O caso ocorreu nos comentários de uma postagem realizada pelo radialista Aldemyr Moura, que transmitia ao vivo a carreata do atual prefeito e candidato à reeleição.

Em um dos comentários, um perfil com nome de usuário @_maria_eduarda_6677 diz “Depois no teja com a cabeça pipinada de bala”. No comentário anterior, o mesmo perfil faz referência ao Prefeito Eribaldo: “Esse prefeito tá gaiatin demais”.

O perfil que realizou os comentários tem poucos seguidores, não possui foto de perfil e nenhuma imagem que possa identificar a autoria dos comentários, tendo grandes chances de ser um “perfil fake”.

São José do Campestre é a mesma cidade que teve o prefeito assassinado no ano passado, fato que chocou a todos da região e virou notícia a nível nacional.

Com informações do Blog do BG

PRF apreende cerca de 300 kg de lagosta na Grande Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no início da tarde desta segunda-feira 26 cerca de 300kg de lagosta no município de Ceará-Mirim, na Grande Natal. Carga tinha como destino uma empresa localizada no bairro da RIbeira, em Natal.

De acordo com as informações, a PRF afirmou que a nota fiscal da mercadoria apontava 300 kg de lagosta, mas é possível que a quantidade seja maior.

Ainda segundo a PRF, a mercadoria será doada no Sesc Mesa Brasil ainda nesta segunda.

Justiça mantém condenação a ex-prefeito, ex-tesoureira e empresa por desvio de recursos públicos no RN

FOTO: REPRODUÇÃO

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, à unanimidade de votos, manteve as condenações de um ex-prefeito e de uma ex-tesoureira do Município de Guamaré por Ato de Improbidade Administrativa consistente em enriquecimento ilícito. A acusação é de pagamento mediante cheque nominado em favor de ex-tesoureira da cidade e saque do numerário que estava supostamente destinado ao pagamento de empresa contratada pela administração pública no ano de 2002.

A empresa tem atuação no ramo da venda de material de construção em geral, mas teria sido contratada para prestação de serviços de limpeza pública pelo município. A justiça observou ausência de prova do serviço prestado, bem como presença, nos autos, de recibo emitido desacompanhado de nota fiscal, o que ficou caracterizado como um esquema destinado ao desvio de recursos públicos então vigente no Município de Guamaré. Assim, também condenou a empresa e seu representante.

O ex-prefeito foi condenado a pena de multa civil de R$ 60 mil (duas vezes o valor do dano), devidamente corrigido monetariamente e acrescido de juros moratórios, contados da época do fato até a data do efetivo pagamento, a qual deverá ser revertida em favor dos cofres do Município de Guamaré, nos termos do que preceitua o art. 18 da Lei n°. 8.429/92.

Já a ex-tesoureira foi condenada com: a perda de cargo público efetivo ou comissionado que porventura ocupe nos quadros da Administração do Município atualmente; Suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos; Multa civil no valor de R$ 60 mil (duas vezes o valor do acréscimo patrimonial), também corrigido e acrescido de juros, contados da época do fato até a data do efetivo pagamento, a qual deverá ser revertida em favor dos cofres do Município de Guamaré.

Por fim, foi mantida a condenação da ex-tesoureira com a penalidade de proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.

A empresa e seu representante devem pagar multa civil de R$ 30 mil (uma vez o valor do dano), com juros e correção monetária, contados da época do fato até a data do efetivo pagamento, também revertida em favor dos cofres do Município de Guamaré e estão proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário pelo prazo de oito anos.

Consta nos autos que o Ministério Público do Estado ajuizou esta Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa contra os réus em razão da prática de enriquecimento ilícito que acarretou dano ao erário público, representado pela emissão de cheque no valor de R$ 30 mil assinado pelo então prefeito do Município de Guamaré, em favor da ex-tesoureira da Prefeitura, destinado ao suposto pagamento de serviços prestados pela empresa ré no processo.

No recurso, os réus alegaram que houve a efetiva prestação dos serviços ao Município de Guamaré, cumprindo suas obrigações previstas em contrato para limpeza pública, não tendo participado de qualquer esquema de desvio de dinheiro público, assim como a ausência de dolo ou culpa configuradora de ato ímprobo. Por fim, defenderam a desproporcionalidade das reprimendas fixadas.

Ao analisar o caso, o juiz convocado Eduardo Pinheiro explicou que é indispensável, para a caracterização de improbidade, que a conduta do agente seja dolosa, em todos os casos, de acordo com o que dispõe a nova Lei em vigor. E no caso concreto, está presente na narrativa e nas provas anexadas aos autos, o elemento subjetivo exigido pela norma de regência.

Concordando com a sentença apelada, o magistrado considerou que tanto a empresa, quanto o seu representante participaram, ativamente, na empreitada cujo objeto era desviar recursos públicos do Município de Guamaré.

Para o juiz convocado, ainda que aleguem a ausência de envolvimento na empreitada engendrada pelos ex-chefe do Executivo e a ex-tesoureira, igualmente condenados, tendo efetivamente prestado os serviços de limpeza pública, contratados pela cidade, ficou evidenciado que foram apresentados recibo subscrito pelo sócio da empresa sem a necessária apresentação de nota fiscal correspondente aos serviços prestados, justamente em razão destes nunca terem ocorridos.

“Contudo, apesar de ser feita menção a nota fiscal de nº 000195, em momento algum foi colacionado aos autos, quer pelos recorrentes, quer pelos ex-prefeito e ex-tesoureira, a citada nota fiscal. O que corrobora a alegação autoral de simulação, na medida em que o documento fiscal jamais surgiu, ou mesmo fora produzida outra prova da alegada prestação de serviços de limpeza pública”, concluiu.

SINDLEITE-RN debate com ex-secretário de SC oportunidades para produção leiteira potiguar

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ex-secretário de Agricultura de Santa Catarina e consultor, Airton Spies, apresentou nesta sexta-feira (23.08) um panorama do mercado e da conjuntura da cadeia produtiva do leite no país, além das perspectivas para melhorias de competitividade para produtores e indústrias de beneficiamento do leite do Rio Grande do Norte. A explanação foi em uma reunião, na qual o consultor participou online, com o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDLEITE-RN), Túlio Antônio Gurgel Veras; um dos vice-presidentes da FIERN, Edilson Trindade; a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa Dias; e a executiva do Sindicato, Nara Félix, na Casa da Indústria.

Túlio Veras afirmou que tem buscado, desde o início de sua gestão à frente do SINDLEITE, identificar os principais gargalos do setor no Rio Grande do Norte, os caminhos para superar os desafios e, com isso, o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Estado. Para isso, fez uma série de visitas a empresas, que são referência em produtividade nos estados que se destacam na atividade. “Procuramos entender como outros estados conseguiram chegar ao pódio na produção de dos lácteos a exemplo de Minas Gerais e Paraná”, afirmou. Ele citou também Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Ceará, como unidades da federação onde houve avanços no setor.

“Podemos observar que o conhecimento saiu das universidades e chegou ao campo. Há investimentos pesado em genética. [Empresas no mercado] que disponibilizam um trabalho genômico em bovinos, e com isso fazem exames no animal para fazer o acasalamento correto, melhorando os resultados que o produtor precisa”, comentou.

O presidente salientou também as inovações, tecnologias e automação a exemplo do uso da robótica para ordenhar vacas. “Na indústria, também houve avanços significativos, um alto nível tecnológico, indústrias com escala alta de produção, muito competitivas. Fizemos visita a um laticínio onde praticamente só se desperdiça a fumaça”, disse Veras.

Ao analisar essas transformações, o presidente do Sindicato constatou a necessidade de fazer um diagnóstico para que a cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Norte possa ser mais forte. “Precisamos ser mais eficiente, competitivo”.

Ele lembra que recentemente houve um período longo de estiagem no território potiguar onde grande parte do rebanho foi dizimado e consequentemente uma redução de quase 50% na bacia leiteira. “Isso foi um indicativo de fragilidade, quando comparamos o Semiárido nordestino com desertos, que produzem muito leite, ou com regiões que tem geada”, observou. “Então, colocamos o pé na estrada e fomos buscar alternativas. Abrimos o diálogo, fizermos relacionamento plural, escutei sugestões, e, agora na Agroleite, após 14 meses de estrada, em diálogo sobre a aliança láctea Sul Brasileira, numa interlocução ímpar, resultou na reunião com o consultor Airton Spies”, informou Túlio Veras.

O presidente do SINDLEITE-RN afirma que essas interlocuções confirmam que há potencial agropecuário e no beneficiamento do leite no RN, apesar das adversidades. “Podemos evoluir e ampliar a produção do leite, porque temos luminosidade, solos bons que é primordial, água no subsolo e contamos com a capacidade dos produtores e da indústria. Agora, precisamos unir esforços, unir os parceiros, levar mais assistência técnica, inovação e tecnologias para num projeto único fortalecer a cadeia produtiva do leite potiguar”, destacou Túlio Veras.

Resolver gargalos para maior eficiência na produção

Airton Spies é doutor em Economia dos Recursos Naturais pela University of Queensland, da Austrália e Mestre em Ciências Agrícolas pela Universidade de Lincoln, Nova Zelândia. Tem graduações como Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) é Administrador de Empresas pela UNIDAVI. Foi secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina. Atualmente é palestrante e consultor.

“Se resolverem os gargalos, a eficiência da produção e a organização da cadeia produtiva, há vantagens competitivas [para o leite produzido nos estados nordestinos”, apontou o consultor. O caminho, disse Spies, é o Nordeste melhorar a eficiência da produção regional, com foco nos mercados desabastecidos da região.

Blog do Gustavo Negreiros