O senador Rogério Marinho (PL) repercutiu nas redes sociais o desempenho do Rio Grande do Norte no Ranking de Competitividade dos Estados de 2024, divulgado na quarta-feira (21) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), sediado em São Paulo.
Em publicação em uma de suas redes sociais, Marinho afirmou que o “desastre no Rio Grande do Norte reflete o caos que o PT impõe ao país”. O parlamentar disse que o governo de Fátima Bezerra (PT) fracassa na gestão do Estado, destacando a educação que segundo ele, está em colapso.
“O desastre no Rio Grande do Norte reflete o caos que o PT impõe ao país! O governo fracassa na gestão do nosso estado, com educação em colapso e competitividade no fundo do poço! Fátima Bezerra é o retrato de um projeto que privilegia o poder, em detrimento do povo”, disse Rogério Marinho.
Um pastor foi preso na manhã desta sexta-feira (23) em Antônio Martins, no interior do Rio Grande do Norte, pela suspeita na prática do crime de estupro de vulnerável contra a própria enteada, de 11 anos.
Segundo a Polícia Civil, o homem havia praticado diversos abusos contra sua enteada, crime denunciado pela mãe da vítima em 2019. O suspeito havia respondido ao processo em liberdade, mas, após a sentença definitiva e ter sido condenado a 15 anos e 11 meses de prisão em regime fechado, ficou foragido.
Após diligências, as equipes policiais localizaram e prenderam o homem. Ele foi encaminhado ao sistema prisional para cumprimento da pena.
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte lançou nesta sexta-feira (23) uma nova etapa da Operação Viagem Segura, voltada para reforçar a segurança no transporte público de Natal. A iniciativa envolve a presença de policiais nos ônibus, visando prevenir e combater atividades criminosas durante o deslocamento dos passageiros.
A Operação Viagem Segura já esteve nas Zonas Leste e Norte da capital, e, nessa nova fase, a ação será ampliada para outras regiões da cidade.
Expansão da Operação Viagem Segura em Natal
O objetivo principal da Operação Viagem Segura é proporcionar um ambiente mais seguro para os passageiros e motoristas de ônibus, reduzindo a incidência de crimes como roubos e assaltos. A presença dos policiais dentro dos veículos atua como um fator dissuasivo, inibindo a ação de criminosos e assegurando que os cidadãos possam se deslocar com mais confiança.
Segundo a PM, desde o início da operação, já houve diminuição nos números de ocorrências criminais nos transportes coletivos nas áreas inicialmente contempladas. Com a expansão da iniciativa para outras regiões de Natal, a expectativa é que a segurança no transporte público seja reforçada em toda a cidade.
A Food and Drug Administration (FDA), agência de saúde dos Estados Unidos, aprovou versões mais atualizadas das vacinas da Pfizer e da Moderna contra a Covid-19. Os imunizantes têm como alvo a variante KP.2, que entrou em circulação no país no início deste ano.
As vacinas têm aprovação para serem usadas a partir dos 6 meses de vida e não tem limite de idade.
A decisão, tomada nessa quinta-feira (22/8), tem como objetivo conter uma nova onda da doença no país durante o outono e o inverno. As estações mais frias tradicionalmente são marcadas pelo aumento de casos de Covid no hemisfério Norte.
O FDA pediu em junho que as empresas fabricantes de atualizassem os imunizantes com a variante KP.2, se possível.
A Pfizer e a Moderna usam a plataforma de mRNA para a produção de vacinas contra a Covid-19, o que torna o processo de atualização mais rápido.
A dose de reforço deve ser administrada com um intervalo mínimo de quatro meses após o indivíduo completar o esquema vacinal inicial. A aplicação extra serve para aumentar a quantidade de células de memória e fortalecer, ainda mais, os anticorpos que elas produzem
Especialistas destacam que uma das principais medidas proporcionadas pela dose de reforço consiste na ampliação da resposta imune. A terceira dose ocasiona o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, o que reduz a chance de a pessoa imunizada ficar doente
Aos idosos e aos imunossuprimidos, a dose de reforço amplia a efetividade da imunização, uma vez que esses grupos não desenvolvem resposta imunológica adequada
Outra medida importante é a redução da chance de infecção em caso de novas variantes. O anticorpo promovido pela vacina é direcionado para a cepa que deu origem à fórmula e, nesse processo, as pessoas também produzem anticorpos que possuem diversidade. Quanto maior o alcance das proteínas que defendem o organismo, maior é a probabilidade que alguns se liguem à variante nova
O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Renato Kfouri afirma que o esquema de mistura de vacinas de laboratórios diferentes é uma
Embora a KP.2 não seja mais dominante nos EUA, ela está relacionada a outras variantes mais recentes que circulam no país. Assim, o reforço com uma vacina atualizada deve garantir melhor proteção contra as formas graves da Covid-19.
O Jornal das 6, da 96 FM ao vivo, trouxe os detalhes da investigação envolvendo o chefe da Mafia Italiana Cosa Nostra, Giuseppe Bruno, em Natal e na região metropolitana da capital.
Segundo Dinarte Assunção, além de “se apropriar” de empresas, lavar milhões do crime e até lançar um mega empreendimento em Extremoz, o criminoso tinha uma vida “tranquila”, sem preocupações com a polícia. Tanto que em dado momento, chegou até a denunciar a ex-mulher na Delegacia.
As operações de busca no iate de luxo que naufragou na costa da Sicília, Itália, localizaram o corpo de Hannah Lynch, filha do bilionário Mike Lynch, nesta sexta-feira (23/8). A jovem, de 18 anos, foi a última a ser localizada após o naufrágio da embarcação na segunda-feira (19/8). No total, sete pessoas morreram.
O corpo foi recuperado por mergulhadores e levado ao cais de Porticello, na Itália. De lá, seguiu em uma ambulância para o necrotério, onde passará por reconhecimento oficial, conforme relatado pelo periódico Giornale di Sicilia. Hannah estava dentro dos destroços do iate.
A esposa de Mike Lynch e mãe de Hannah está entre os sobreviventes do naufrágio e vai reconhecer a filha no necrotério. Os bombeiros trabalharam a 50 metros de profundidade do mar para encontrar os corpos.
A ativista Thabatta Pimenta, candidata a vereadora de Natal pelo Psol, denunciou nas redes sociais que sofreu um ataque transfóbico nesta quinta (22) durante um ato de campanha na Cidade Alta. Segundo ela, um homem se recusou a receber um panfleto e tentou jogar o carro em cima dela.
“Se você não quer aceitar, é só dizer ‘não quero’ e tudo mais. Quando a gente falou isso, ele se embrabeceu. E o pior de tudo: ele quis botar o carro dele em cima de mim. Se não tivesse aquilo tudo, ele ia bem me atropelar. Todo mundo percebeu o que aconteceu e, na hora que a gente pegou a câmera, a mulher que estava no carro bateu nele, e ele entrou na rua”, afirmou Thabatta, em vídeo publicado nas redes sociais.
Thabatta Pimenta, mulher trans que atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+, registrou um boletim de ocorrência sobre o caso na Polícia Civil nesta sexta (23). Assessores dela conseguiram anotar a placa do veículo e registraram a fuga do homem no carro.
“Se você não aceita ou não concorda, tudo bem. Escolha os candidatos de vocês, mas a gente tá fazendo nossa campanha limpa, pé no chão. A gente só quer levar nossa mensagem às outras pessoas, ser respeitadas também”, enfatizou a candidata do Psol.
Ela defendeu que o caso não fique impune. “Não vai ficar assim”, finalizou.
Filho do desembargador Helvécio Maia, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Thales André Maia foi preso de forma preventiva na Operação Máximus, deflagrada nesta sexta-feira (22) pela Polícia Federal, sob suspeita de negociar decisões para o gabinete do pai. A defesa disse que vai se manifestar quando tiver acesso aos autos do processo, que corre em segredo de Justiça.
O outro preso é o advogado Thiago Sulino de Castro, por suspeita de ligações com o gabinete de uma desembargadora. A defesa também se manifestará após acesso ao teor da decisão.
A operação
Policiais federais cumpriram 60 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva no processo que investiga crimes de corrupção ativa, exploração de prestígio, lavagem de dinheiro e organização criminosa no Poder Judiciário do Tocantins.
Em um dos endereços do desembargador João Rigo Guimarães, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, em Araguaína a PF apreendeu armas longas.
Os mandados, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrem , além do Tocantins, em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal.
Lupas foram jogadas sobre suposta negociação para compra e venda de sentenças e atos jurisdicionais, além de condutas para lavar o dinheiro oriundo da prática criminosa investigada.
O nome da operação faz referência à personagem do filme Gladiador (Máximus), que lutou contra a corrupção na cúpula do poder no Império Romano.
Comentários