SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 12, 2024

Reino Unido: Médicos terão que saber se homens estão grávidos

FOTO: GETTY

Operadores de raios X do sistema público de saúde do Reino Unido (United Kingdom National Health Service – NHS) foram orientados a perguntarem a todos os pacientes, incluindo homens de idade entre 12 e 55 anos, se há possibilidade de estarem grávidos. Segundo informações do The Telegraph, o protocolo foi estabelecido após um homem transexual (ou seja, que nasceu como mulher biológica) ter feito uma tomografia computadorizada sem saber que estava gestante.

Exames de raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e tratamentos de câncer podem ser nocivos para os fetos, pondo em risco sua segurança. Por isso, segundo o NHS, o ideal seria “não fazer suposições” sobre as pessoas, independentemente de serem mulheres ou homens, a fim de contemplar transgêneros, não binários e intersexuais.

Dessa forma, os formulários foram atualizados para incluir diversas perguntas envolvendo gravidez no caso de todos os pacientes. No documento, também há perguntas sobre o sexo de seu nascimento, seu nome e pronomes preferidos, além de textos sobre pessoas que possuem variações nas características sexuais.

Entretanto, de acordo com o feedback de funcionários, a mudança não foi bem-recebida por vários pacientes. Eles afirmam que muitos homens se sentiram ofendidos ao terem sua masculinidade posta em dúvida, alguns deles tendo chegado a abandonar as consultas. Houve também mulheres que choraram devido a questionamentos consideros “invasivos” sobre sua fertilidade e por terem que explicar por quais motivos elas não poderiam estar grávidas.

Segundo um técnico de radiologia disse ao The Telegraph, um homem em tratamento urgente de câncer por duas semanas “ficou tão irritado com as perguntas no formulário que gritou, saiu do departamento e na verdade não fez um exame”.

– Tivemos mulheres que tiveram abortos espontâneos terríveis, gestações ectópicas, e estamos lembrando-as desse trauma. Em vez de apenas perguntar “há alguma chance de você estar grávida?” e elas escolherem dizer “não”, agora elas têm que dizer: “Tive duas gestações ectópicas e não tenho mais ovários”, e então anotamos isso – contou outra fonte.

– Eles também disseram que os formulários estavam “doutrinando” as crianças, perguntando aos menores de 18 anos seus nomes e pronomes preferidos, deixando os pais “furiosos” com isso – acrescentou.

Para a diretora de campanhas da ONG Sex Matters, “a política de inclusão da Sociedade de Radiologistas está entre os piores exemplos de órgãos profissionais que perdem o juízo ao priorizar a ideologia à frente de fato biológico”.

– Colocar a equipe de saúde e os pacientes do sexo masculino nessa farsa humilhante, com formulários de gravidez inclusivos, perguntas sobre a probabilidade de gravidez e perguntas sobre seus pronomes, é ao mesmo tempo inapropriado e uma chocante perda de tempo. O NHS confia nisso; adotaram esta política em suas unidades de radiografia e devem revogá-la imediatamente e retornar ao bom senso e à realidade – defende.

Pleno News

Micarla de Sousa usa Instagram e rebate insultos do PT de Natália Bonavides

FOTO: REPRODUÇÃO/TV PONTA NEGRA

O debate promovido pela BandTV, com candidatos a Prefeito de Natal, contando com as participações de Natália Bonavides (PT), Paulinho Freire (União Brasil) e Rafael Motta (Avante) que deveria ter provocado polêmicas nas redes sociais em razão do conteúdo discutido por ocasião evento, não teve a repercussão esperada mesmo em se tratando do primeiro embate entre os principais candidatos nas eleições de 2024 na Capital do Estado, mesmo com a ausência do líder nas pesquisas, Carlos Eduardo Alves (PSD).

Durante o programa televisivo que aconteceu na noite da última sexta-feira, 9, o que se viu foi uma disputa entre as claques que acompanhavam seus respectivos candidatos e que se postaram em frente a emissora da TV Bandeirantes, no bairro de Candelária. Segundo testemunhas, uma das claques mais barulhentas entre as que se fizeram presentes era a do Partido dos Trabalhadores (PT) que buscava incentivar a sua candidata Natália Bonavides, ao mesmo tempo em que tentava provocar os demais candidatos, principalmente o candidato do União Brasil, Paulinho Freire, que na última pesquisa do Instituto DATAVERO em parceria com a 98FM, ficou bem a frente da petista, com quase 8 pontos de diferença.

As provocações da claque do PT ao candidato Paulinho Freire passaram pelo momento em que as palavras de ordem comandadas pela deputada Divaneide Basílio (PT) e o vereador natalense Daniel Valença (PT) que gritavam o nome da apresentadora da TV Ponta Negra Micarla de Souza (ex-prefeita de Natal entre 2009 e 2012, quando Paulinho Freire foi o seu companheiro de chapa).

REAÇÃO

Ao tomar conhecimento do acontecido após o debate da BandTV a apresentadora Micarla de Souza – que anteriormente já havia dito que quem usasse o seu nome na atual campanha eleitoral teria resposta imediata, inclusive com ação judicial se assim fosse merecido –  ocupou a sua página no Instagram, neste sábado, 10, para rebater o que ela considerou insultos por parte da claque que apoia a candidata a prefeito de Natal, Natália Bonavides (PT).

Em sua postagem no Instagram, Micarla de Souza inicia dizendo que “o que me chamou muita atenção foi na saída do debate da Band, é que um grupo de apoiadores da candidata Natália Bonavides, a famosa claque, a claque dela, a claque do PT, gritou palavras de ordem usando o meu nome, sim, meu nome na saída do debate da Band. É estranho, né? Eu vi uma atitude misógina, desrespeitosa, machista, sim, machista”.

No meu Instagram, Micarla continua o seu desabafo quando diz: “Vi exatamente de pessoas ligadas à única mulher candidata a prefeita nessa eleição em Natal. E sabe o que é pior? O pior é ver mulheres, como a deputada Diva (Divaneide) Basílio, deputada estadual engrossando o coro juntamente com o vereador Daniel Valença, que se apresenta como progressista, que luta contra o machismo explícito na política do nosso Estado. É tão deprimente ver que em pleno 2024, mulheres continuam sofrendo com violência de gênero na política, mesmo fora da política, como eu”.

Depois de registrar que não é mais política, que não pertence a nenhum partido há 12 anos, Micarla renova o pedido para que não usem o seu nome em manifestações político-partidária e finaliza dizendo: “E será que até hoje não conseguem me esquecer? Vamos parar, né? Vamos arrumar uma lavagem de roupa, ou melhor, um plano de governo para vocês se preocuparem e, principalmente, para parar de agredir gratuitamente uma mulher. Isso daí já seria um bom tom, né?”

Para um dos assessores da então prefeita Micarla de Souza, “Esse mesmo PT que hoje provoca a apresentadora da TV Ponta Negra, é o mesmo PT potiguar que impediu que a gestão da prefeita Micarla de Souza recebesse recursos financeiros do governo federal à época para tocar obras importantes na Capital do Estado”.

Diário do RN

Influencer bolsonarista ‘Gota Serena’ é expulso de jantar com Bolsonaro no Sal e Brasa

FOTO: REPRODUÇÃO

O influencer bolsonarista André Almeida, conhecido nas redes sociais como ‘Gota Serena’, foi removido por seguranças de um restaurante em Recife na última sexta-feira (9), enquanto tentava participar de um jantar que contava com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O incidente ocorreu no restaurante Sal e Brasa, onde Bolsonaro estava presente. Gota Serena, que havia viajado e se hospedado na cidade especificamente para o evento, compartilhou sua frustração nas redes sociais, afirmando que se sentiu “humilhado” com a situação.

Em vídeos divulgados no Instagram, o influencer registrou o momento em que foi abordado pelos seguranças e convidado a deixar o local. Embora tenha inicialmente resistido, ele acabou sendo escoltado para fora do restaurante.

Conhecido por seu apoio fervoroso ao ex-presidente, Gota Serena desabafou sobre a experiência, expressando sua decepção com o tratamento recebido e até mesmo questionando sua admiração por Bolsonaro.

“Foi feio. [Me trataram] como se eu fosse um bandido, como se eu fosse um qualquer, como se eu não existisse”, lamentou o influencer nos stories. Ele também revelou que, após três dias de viagem e despesas com hotel e alimentação para ver Bolsonaro, saiu do evento sentindo-se desrespeitado e envergonhado.

Polêmica Paraíba

Rosalba destaca recursos deixados por Bolsonaro para Mossoró

FOTO: DIVULGAÇÃO

A ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), participou nesta segunda-feira (12) do programa Observador Político, transmitido pela Nossa TV e 93 FM, para destacar as conquistas de sua gestão e os recursos deixados para obras de infraestrutura na cidade. Rosalba ressaltou o montante de emendas federais asseguradas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de mencionar os R$ 60 milhões destinados pelo ex-deputado Beto Rosado para Mossoró.

“Eu torci para que quem fosse prefeito de Mossoró pudesse aplicar bem os recursos que estava deixando. Nós deixamos muitos recursos, conseguidos no Governo Federal, quando Bolsonaro era presidente. Nós conseguimos recursos com a Caixa Econômica de financiamentos. Beto Rosado colocou mais de R$ 60 milhões em emendas para Mossoró, e esses recursos chegariam no ano seguinte, no começo do novo mandato”, afirmou Rosalba.

Evento no Cantópolis reforça apoio a Genivan

Rosalba também anunciou o evento dos Progressistas, marcado para esta segunda-feira (12), no Sítio Cantópolis. O encontro, que ocorrerá às 18h, marcará a apresentação oficial dos candidatos a vereador do partido e será um importante momento de alinhamento da estratégia eleitoral. O local escolhido, Cantópolis, carrega um peso simbólico, sendo palco de vitórias anteriores de Rosalba e do grupo político que lidera.

Blog Ismael Sousa

Laudo indica que alunos passaram mal em escola no RN após tomarem água com diazepam

FOTO: REPRODUÇÃO

Os alunos que passaram mal na semana passada em uma escola municipal de Governador Dix-Sept Rosado, no Oeste Potiguar, sentiram o mal-estar depois de ingerir água misturada com um medicamento. É o que aponta um laudo preliminar elaborado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) do Rio Grande do Norte.

As informações foram divulgadas inicialmente pelo G1 RN e confirmadas pela 98 FM.

Os estudantes passaram mal e foram levados a unidades de saúde na última quinta-feira (8). De acordo com a perícia do Itep, a principal suspeita é que os adolescentes tenham ingerido um tipo de benzodiazepínico, provavelmente o medicamento diazepam, misturado à agua.

Ainda não há informações sobre como a água foi parar dentro da garrafa de um dos alunos.

Os peritos colheram amostras de sangue e de urina de um dos estudantes que ficou internado no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. O resultado apontou a presença do medicamento. Esse estudante teve tontura e queda de pressão.

O delegado responsável pelas investigações, Caio Fábio, informou que o médico que atendeu as crianças foi ouvido pela polícia e confirmou que os sintomas apresentados são compatíveis com o tipo de substância identificada no laudo do Itep. A Polícia Civil ainda vai ouvir outras pessoas na escola, inclusive as crianças que receberam atendimento.

A escola continua interditada e sem aulas. Nesta segunda-feira (12), o município informou que realiza uma limpeza completa nos reservatórios de água e na unidade como um todo. Ainda não há previsão de prazo para retomada das atividades.

Portal 98 FM

Níveis de coliformes caem em Areia Preta e balneabilidade melhora pela 5ª semana seguida

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Praia de Areia Preta continua a apresentar melhoras no padrão de balneabilidade com a queda nos níveis de coliformes termotolerantes. No último boletim (nº 32/2024), divulgado pelo o Programa Água Azul, nesse domingo (9), o nível registrado foi de 20NMP/100 mL, número ainda menor do que o da semana passada, que foi de 50 NMP/100 mL.

Pela quinta semana consecutiva os níveis de coliformes continuam a cair graças ao trabalho em conjunto da Prefeitura do Natal por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Para que uma praia seja considerada própria para banho, os níveis de coliformes termotolerantes devem permanecer abaixo de 1000 NMP/100 mL de água durante cinco semanas consecutivas. Antes das vistorias, os níveis chegaram a 9200 NMP/100 mL, após as medidas implementadas, caíram para 70 NMP/100 (11/07), em seguida 111 NMP/100 mL (18/07), 690 NMP/100 mL (25/07) e 50 NMP/100 mL (03/08).

A Semurb espera que na próxima semana, com a manutenção dos níveis atuais, a Praia volte a ser considerada própria para banho. Uma vez que vem tendo índices abaixo de 1000 NMP/100 mL pelo prazo estabelecido pelo órgão que faz as medições e resolução Conama Nº 274/2000.

“Não está mais chegando contribuição de esgoto para praia. E as ações de fiscalização continuam, o que vem contribuindo para significativa diminuição dos níveis de coliformes em Areia Preta, o que é confirmado pelos dados dos boletins”, ressalta o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.

A fiscalização foi intensificada nos imóveis ao longo da Avenida Governador Silvio Pedroza, desde o mês de junho pela Semurb. Resultando na autuação de condomínios e estabelecimentos, que estavam despejando efluentes no sistema de drenagem e que chegam até a praia. Além disso, a Caern vem realizando a limpeza do sistema de esgotamento sanitário regularmente.

Em cumprimento ao art. 73 da Lei nº 9.504/97, o boletim informativo será enviado neste formato. Após as eleições municipais, voltaremos à lista de transmissão convencional

Reforma Tributária do Governo Lula pode fazer custos de serviços funerários ter alta de 206%

FOTO: ILUSTRAÇÃO

As empresas de serviços funerários trabalhando para tentar desfazer a alta de impostos que recairá no setor na regulamentação da Reforma Tributária. Em resumo, morrer pode ficar mais caro.

Se o Senado não rever o enquadramento dos impostos pagos sobre os serviços funerários, os atuais 8,65% passarão para a alíquota cheia de 26,5%. Uma alta de 206%.

Com informações de Lauro Jardim

ACREDITE SE QUISER: Roubos a residências, lojas e assaltos em via pública têm redução de 10,4%, diz Sesed

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um levantamento apresentado pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) nesta segunda-feira (12) revelou que houve redução nos números de roubos a estabelecimentos comerciais, residências e assaltos em via pública no Rio Grande do Norte.

De acordo com o levantamento, nas ocorrências em que os alvos foram pontos comerciais, a redução foi de 16%. Nos casos de roubos a residências, a redução foi de 10,4%. Por fim, nos assaltos em via pública, houve diminuição de 8,1%.

Os dados são referentes às ocorrências registradas de janeiro a julho deste ano, comparando com o mesmo período de 2023. Após o processo, as informações são compartilhadas com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).