SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 9, 2024

Após denúncia contra Alberto Fernández, fotos de ex-primeira dama com hematomas são reveladas

FOTO: REPRODUÇÃO

A ex-primeira-dama da Argentina, Fabiola Yañez, que denunciou o ex-presidente Alberto Fernández por violência física e assédio, compartilhou fotos mostrando hematomas no braço e no rosto em mensagens trocadas com o ex-companheiro. As imagens e conversas vieram a público nesta quinta-feira (8) por meio do site de notícias argentino Infobae.

A denúncia foi feita por Yañez na terça-feira (6), durante uma videoconferência com o juiz federal Julián Ercolini, que prontamente ordenou medidas de “restrição” e “proteção” em favor de Yañez. Essas medidas incluem uma ordem para que Fernández não se aproxime da ex-primeira-dama e que ele permaneça no país.

Yañez relatou ter sido agredida fisicamente enquanto vivia na Quinta de Olivos, residência oficial da presidência argentina. Alberto Fernández governou a Argentina entre 2019 e 2023.

Em resposta às acusações, o ex-presidente negou as alegações em uma nota divulgada nas redes sociais, prometendo apresentar à Justiça “provas e testemunhos que evidenciarão o que realmente aconteceu.”

Tribuna do Norte

Alexandre de Moraes solta Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

FOTO: MARCELLO CASAL JR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a prisão preventiva de Filipe Martins, ex-assessor para assuntos internacionais de Jair Bolsonaro. Martins foi preso em 8 de fevereiro, suspeito de participação em tentativa de golpe de Estado.

A informação foi divulgada pela defesa do ex-assessor. A soltura havia sido pedida pela Procuradoria-Geral da União (PGR), que apontou a inexistência de motivos para a manutenção da prisão.

Martins foi preso no âmbito da operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal para investigar a existência de uma organização criminosa no alto escalão do governo Bolsonaro que teria se preparado para uma tentativa de golpe, com o objetivo de manter o ex-presidente no poder e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O próprio Bolsonaro também é investigado.

A prisão de Martins havia sido determinada a pedido da Polícia Federal (PF), que apontou uma suposta ida do ex-assessor aos Estados Unidos junto com Bolsonaro, em dezembro de 2022, no que seria uma tentativa premeditada de fugir das investigações. Ele teria permanecido meses fora país, segundo os investigadores.

Ao pedir a soltura de Martins, contudo, a PGR afirmou que os investigadores não conseguiram provar a saída dele do país. Pelo contrário, o órgão apontou que as provas, até o momento, “parecem indicar, com razoável segurança, a permanência do investigado no território nacional no período questionado”.

Em relatório, a PF colocou a suspeita de que Martins teria sido o autor intelectual de uma minuta para um decreto de golpe de Estado, que teria sido apresentada por ele diretamente a Bolsonaro. A defesa de Martins nega qualquer participação dele em um suposto esquema de golpe.

Com informações da Agência Brasil

Dois potiguares estão entre as vítimas da queda da aeronave da VoePass em SP

FOTO: REPRODUÇÃO

Dois potiguares estão entre as vítimas fatais da queda do avião da Passaredo hoje à tarde, em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Eles trabalhavam como representantes de uma empresa na área de material de construção.

Segundo informações, um morava em Mossoró e outro em Natal.

Blog do Gustavo Negreiros

Projeto da 1ª planta-piloto offshore do Brasil avança no RN, com apresentação à comunidade

FOTO: REPRODUÇÃO

O projeto de instalação da primeira planta-piloto de energia eólica offshore do Brasil – unidade de pesquisa concebida para nortear investimentos no mar e prevenir impactos com a chegada dessa nova atividade industrial ao país – avançou nesta semana, no Rio Grande do Norte, com uma série de discussões que envolveram a população, empresas e o setor público.

Em reunião técnica na última terça-feira (06), o SENAI-RN apresentou infraestrutura prevista, estudos envolvidos, objetivos e resultados esperados em Areia Branca, município potiguar a 330 km da capital, Natal, escolhido pela instituição como sede do empreendimento.

Na terça e na quarta-feira (08), empresas nacionais e estrangeiras parceiras no projeto participaram de visitas na área e na sede do SENAI.

“Nós estamos mostrando aqui algo que não é mais só uma ideia. É um projeto que está extremamente maduro e que vemos como oportunidade que nasce para a comunidade local, para os trabalhadores do mar, para o Ibama conhecer as condições do ambiente, para as indústrias fortalecerem seus negócios, e para o SENAI poder desenvolver tecnologia e formar pessoas”, disse o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.

A geração de energia eólica offshore, ou seja, com turbinas instaladas no mar, é uma atividade industrial que começou há menos de 10 anos no mundo, observou o executivo.

No Brasil, o desenvolvimento do setor está em estágio inicial, à espera de regulamentação, mas pesquisas e sinalizações de investimentos ganham cada vez mais corpo.

“Ainda não existe, no país, nenhum aerogerador instalado no mar. E nós estamos, assim como a população, ansiosos para aprender mais a respeito. Com os estudos que já realizamos, conhecemos as condições físicas, as condições da nossa economia, as condições biológicas e o vento, mas precisamos ir além. É uma oportunidade que nasce em Areia Branca para dar respostas ao Brasil”, complementou o diretor.

Planta-piloto

A planta-piloto é um sítio de testes, em condições reais de operação, para futuros aerogeradores que serão implantados no mar do Brasil.

O projeto está em fase de licenciamento ambiental no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A expectativa do SENAI-RN é que a licença saia ainda este ano e que o início da operação ocorra em 2027.

Estudos ambientais para avaliação do Ibama foram entregues em julho, com levantamentos de dados do meio físico da região – o que inclui relevo, clima e oceano – do meio biótico (fauna e flora marinhos) e de aspectos socioeconômicos envolvendo população, paisagem, infraestrutura pública e atividades como a salineira, a pesca industrial, a artesanal e a mariscagem, de Areia Branca e dos municípios de Grossos e Tibau, que estão no entorno.

O documento contém mais de 600 páginas e foi elaborado por geólogos, geógrafos, biólogos, engenheiros civis, ambientais, navais e oceanógrafos que compõem a equipe de pesquisadores do ISI-ER, principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em energia eólica, solar e sustentabilidade, e braço da instituição à frente do projeto.

A reunião técnica em Areia Branca é uma etapa prevista no processo de licenciamento. O principal objetivo, segundo o Ibama, é a apresentação de informações que trazem impacto à população e a coleta de ideias que serão utilizadas para balizar a tomada de decisão sobre o licenciamento.

Pescadores que atuam na área e outros representantes da comunidade com os quais o ISI-ER dialoga há aproximadamente um ano para construção do projeto participaram do evento. Em meio ao grupo, Chicão do Mel, presidente da Colônia de Pescadores de Areia Branca, ressaltou a importância da discussão e citou o SENAI como um “elo entre o setor pesqueiro e os empreendimentos que venham a ser instalados na região”.

“Eu tenho dito para os pescadores que é em reuniões como essas que a gente vai conseguir diminuir a dificuldade e a distância do pescador. Eu vejo como de suma importância o envolvimento do setor”, frisou ele.

A reunião também contou com a presença do Ibama, da Marinha do Brasil, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e de empresas anunciadas como parceiras no projeto: a Goldwind Brasil, de origem chinesa, a espanhola Esteyco, a potiguar Dois A Engenharia, a italiana Prysmian e a Intersal, consórcio que opera o Porto-Ilha de Areia Branca – terminal salineiro ao qual a planta-piloto estará diretamente conectado.

Operação desmantela locais de apoio ao crime organizado em São Gonçalo do Amarante

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da 21ª Delegacia de Polícia (DP) de São Gonçalo do Amarante, em ação conjunta com o 16º Batalhão de Polícia Militar, cumpriram nesta sexta-feira (09) quatro mandados de busca e apreensão em residências no bairro Barreiros, localizado em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A ação policial, que resultou na recuperação de dois veículos roubados, faz parte da “Operação Hidra”, que visa desarticular uma facção criminosa que atua na localidade.

Durante as diligências, as equipes conseguiram colher vários elementos que comprovam a atuação de um grupo criminoso na região. Foram desativados três locais de apoio ao crime organizado, incluindo dois acampamentos na mata e um estande de tiro. Além disso, dois veículos, um Yaris, e uma Ford Ranger, utilizados pela associação criminosa foram recuperados. Em um dos automóveis, foi encontrado um colete balístico, possivelmente usado em práticas de roubo.

Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia e as investigações continuam para identificar e prender os responsáveis pelos crimes na região. A operação contou com o apoio de cerca de 50 policiais, incluindo equipes da 93ª DP de Acari, da 20ª DP de Macaíba, da 22ª DP de Ceará-Mirim, da 23ª DP de Extremoz, do Núcleo Operacional com Cães da PCRN (NOC) e da Polícia Militar, através do Batalhão de Choque, da Companhia Independente de Operações e Patrulhamento em Áreas Rurais (CIOPAR) e da Força Tática.

O nome da operação é inspirado na lenda da mitologia grega Hidra de Lerna que era um monstro que habitava um pântano junto ao lago de Lerna, na Argólida, hoje o que equivaleria à costa leste da região do Peloponeso. A Hidra tinha corpo de dragão e várias cabeças de serpente. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Estado é condenado a pagar o Município de Touros após não repassar verbas de transporte escolar

FOTO: DIVULGAÇÃO/DETRAN

A Justiça determinou que o Estado do Rio Grande do Norte repasse ao Município de Touros, o valor de R$ 412.160,00, após não repassar as verbas destinadas ao Programa Estadual de Transporte Escolar Rural do Rio Grande do Norte (PETERN). Assim decidiu o juiz Airton Pinheiro, da Vara Única da Comarca de Touros.

Conforme relatado nos autos, o município firmou convênio com o Estado do RN referente ao Programa de Transporte Escolar do Rio Grande do Norte para o ano de 2011. Discorreu que realizou o transporte escolar dos alunos residentes da região, mas não recebeu nenhuma das verbas previstas no convênio firmado com o Estado. Afirmou fazer jus ao pagamento do valor pactuado.

O magistrado observou que o julgamento independe da produção de quaisquer outras provas, sendo suficientes os documentos já produzidos e havendo de ser consideradas desnecessárias as demais provas requeridas e, desde já, as indeferiu, nos termos do art. 370 do Código de Processo Civil.

Destaca-se, ainda, nos autos do processo, o abaixo-assinado realizado pelos motoristas contratados em razão da falta de repasses pela execução do transporte escolar. Conforme a análise do juiz Airton Pinheiro, “o demandado não apresentou resposta a princípio e, tampouco, indicou ter realizado os repasses previstos no convênio ou que os serviços não foram efetivamente executados pelo autor”.

Além disso, o magistrado afirmou ser suficiente ao convencimento o fato de o autor ter executado os serviços previstos no convênio firmado, quer seja o fornecer o transporte escolar, como se demonstrou na análise acima. “Provado o fornecimento, nasceu a obrigação do repasse dos recursos por parte do Estado do Rio Grande do Norte”.

O juiz determinou o pagamento do valor principal de R$ 412.160,00, a título do repasse previsto no Termo de Adesão n° 159/2011, do Programa Estadual de Transporte Escolar Rural do Rio Grande do Norte, bem como o pagamento de honorários em favor da representação da parte autora, estes arbitrados no valor no equivalente a 10% sobre o valor da condenação atualizada.

Brasil Mostra Brasil: Multifeira terá diversos de expositores do setor imobiliário

FOTO: DIVULGAÇÃO

A ampliação do setor imobiliário da 29ª Multifeira Brasil Mostra Brasil (BMB) promete ser expressiva em relação à última edição do evento, realizada em 2023. De acordo com os organizadores, a multifeira já conta com cerca de 14 empresas do setor, com representantes não apenas do Rio Grande do Norte, mas também da Paraíba, que ofertarão dezenas de empreendimentos nos principais bairros da região metropolitana de Natal e do Estado vizinho.

De olho no público da BMB que supera os 80 mil visitantes em dez dias, o Espaço Imobiliário promete ser uma oportunidade de aquecer os negócios no setor. Os estandes são disponibilizados para construtores, imobiliárias e corretores de imóveis para expor seus produtos de 16 a 25 de agosto no Centro de Convenções.

O Salão Imobiliário da Brasil Mostra Brasil ofertará dezenas de imóveis em diversos bairros, com apartamentos, casas e loteamentos (prontos e em construção) de pequeno, médio e alto padrão.

Um dos espaços confirmados na multifeira é o da empresa paraibana Sólida Imobiliária, que vai expor os condomínios fechados Haras da Serra, localizado no município de Bananeiras (PB) e o Pipa Golf, na praia da Pipa. “Vamos ter quatro estandes com produtos diferenciados para o público potiguar. A ideia é receber os visitantes e apresentar nossas novidades”, antecipa o diretor Comercial da Imobiliária, Marsiron Barros.

Outra empresa que marcará presença é a Imobiliária Dantas. “Teremos pelo segundo ano consecutivo 45 m² de área onde os clientes da Brasil Mostra Brasil poderão conhecer empreendimentos de diversos estilos para os mais variados públicos. Teremos ainda maquetes e até distribuição de brindes”, garante o diretor Comercial da Imobiliária, Jadi Dantas.

Para Wilson Martinez, diretor-geral da Brasil Mostra Brasil, esse segmento tem realmente um leque de oportunidades, tendo em vista o crescente interesse do público em adquirir seu imóvel, seja para moradia ou para investimento. “Sabemos que o setor imobiliário promete bons negócios e esse ano teremos ainda mais ofertas com a ampliação da área de imóveis na BMB”, comenta.

IMAGEM FORTE: Gelo teria causado falha em avião antes de queda; Lula pede 1 minuto de silêncio após tragédia

FOTO: REPRODUÇÃO

O sistema anti congelamento do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, parou de funcionar momentos antes do acidente, que provocou a morte de 62 pessoas. A falha provocou um acúmulo de gelo na aeronave, que fez com que ela começasse a girar “em parafuso chato”, condição chamada de estol, até colidir com o solo.

O piloto teria pedido permissão à torre de comando para reduzir sua altitude, dizendo que os níveis de gelo estavam muito elevados. A torre de controle teria negado a solicitação.

LUTO

Em visita a Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu um minuto de silêncio às vítimas da queda do avião comercial em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9).

“Queria ser o portador de uma notícia muito ruim e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes. E parece que todos morreram. Queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas”, frase do Lula sobre a tragédia em Vinhedo.

Essa é a primeira vez que o político vem ao estado neste terceiro mandato. A última vez que o presidente veio ao estado foi em 2022, antes das eleições.

O político desembarcou no aeroporto de Florianópolis às 10h desta sexta e chegou de helicóptero na região do Contorno Viário, na Grande Florianópolis. Mais tarde, se dirigiu para Itajaí, para a inauguração do “navio de guerra”, onde soube e lamentou do acidente.

Com informações de Metrópoles