SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 5, 2024

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra associação criminosa no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da 24ª Delegacia de Polícia (DP) de São José de Mipibu deram cumprimento, na última semana, a dois mandados de prisão preventiva em desfavor de integrantes de uma associação criminosa especializada em roubos a residências, veículos e granjas no município de São José de Mipibu, Região Metropolitana de Natal. Três homens foram presos.

Na oportunidade, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão. Segundo as investigações, após diligências da equipe policial, foi possível identificar os suspeitos que praticaram um assalto no dia 20 de maio de 2024, em uma granja localizada em São José de Mipibu. Entre os envolvidos, um trabalhador do local, identificado como mentor do crime, além de suspeito que alugou as armas de fogo para o grupo investigado.

Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), a Polícia Civil também prendeu um dos integrantes que estava voltando de João Pessoa/PB, em um caminhão. O grupo é investigado em diversos inquéritos policiais e responsável pelo cometimento de vários crimes de roubo nos municípios de São José de Mipibu, Macaíba e Parnamirim.

Além disso, a Polícia Civil recebeu a informação de que quatro suspeitos estavam escondidos no município de Canguaretama/RN. Uma ação foi desencadeada com a Polícia Militar para apurar o fato, ocasião em que os investigados conseguiram fugir, efetuando disparos contra as autoridades. Foram encontrados na residência uma moto roubada, celular e grampos para furar pneus de veículos. Em outro endereço foram encontrados diversos materiais roubados durante o assalto que ocorreu no dia 20 de maio de 2024.

Os foragidos identificados são: Huandson Xavier Gomes, João Gabriel Batista Domingos, Lucas Matheus Bezerra dos Santos, conhecido como “Fantasma”, Pedro Henrique Sabino da Silva, conhecido como “Vaqueiro”, Ralef Araújo da Silva, conhecido como “Cabeça”, Gilberto da Silva Rozendo, conhecido como “Betinho”, Yuri Emanuel Secundo de Lima e Daniel Douglas Silva Viana.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Novas leis de Ezequiel Ferreira promovem caridade e cultura no Rio Grande do Norte

FOTO: DIVULGAÇÃO/ALRN

Mais duas leis de autoria do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foram sancionadas pela governadora Fátima Bezerra (PT). A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (2).

A primeira, a Lei 11.861, institui o “Dia da Caridade” no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Norte. Esta lei é um marco importante para promover e reconhecer ações de caridade e solidariedade em todo o Estado. Ezequiel Ferreira comentou sobre a importância dessa data, afirmando que “a caridade é um valor fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ao instituir um dia oficial para essa prática, incentivamos a população a se envolver em ações que beneficiem os mais necessitados”. O “Dia da Caridade” será celebrado anualmente, promovendo campanhas e eventos que estimulem a doação e o voluntariado.

A segunda lei, a Lei 11.862, também de 2 de agosto de 2024, reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte a Banda Municipal “Dr. Vicente Fernandes Lopes”, sediada no município de Luís Gomes. Esta banda, com uma longa tradição e importância cultural para a região, agora recebe um reconhecimento formal que reforça seu valor histórico e artístico. Ferreira destacou a relevância desta medida, dizendo que “preservar e valorizar nosso patrimônio cultural é essencial para manter viva a história e as tradições do nosso povo. A Banda Municipal ‘Dr. Vicente Fernandes Lopes’ é um exemplo brilhante da riqueza cultural que temos no Rio Grande do Norte”.

As novas leis receberam apoio e elogios de diversos setores da sociedade. Entidades beneficentes e organizações de voluntariado celebraram a criação do “Dia da Caridade”, enquanto membros da comunidade cultural e musical de Luís Gomes expressaram gratidão pelo reconhecimento da banda municipal.

Com essas iniciativas, Ezequiel Ferreira continua a demonstrar seu compromisso com o fortalecimento da cultura e da solidariedade no Rio Grande do Norte. Ambas as leis já estão em vigor, e espera-se que seus impactos positivos sejam amplamente sentidos em todo o estado.

SGA ganha ponto fixo para troca de recicláveis por desconto na luz

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os moradores de São Gonçalo do Amarante e região ganharam um ponto fixo para troca de resíduos sólidos por descontos na conta de luz. A Neoenergia Cosern, através do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), montou uma tenda do Projeto Vale Luz no estacionamento do Superfácil Atacado.

O Projeto Vale Luz aceita uma série de recicláveis como plásticos, papelão, ferro, óleo de cozinha, equipamentos eletroeletrônicos, latas de alumínio e garrafas PET. Todos os itens devem estar limpos e secos. O óleo deve estar frio. O valor do desconto será aplicado automaticamente na conta de energia indicada pelo participante.

Funcionamento da Tenda do Vale Luz

Onde: Estacionamento do Superfácil Atacado – Av. Ruy Pereira dos Santos, 258 – Bairro Olho d’agua – São Gonçalo do Amarante

Horário: 7h às 19h

Dias: de segunda-feira a sábado

O que trocar?

Papel e Papelão: jornais, revistas, cadernos e caixas.

Plásticos: PET (embalagens de detergente, garrafas PET e sacolas).

Metal: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e ferro.

Óleo Vegetal: óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona.

Eletrônicos: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora.

Baterias: o material deve estar limpo e seco na hora da troca e serão aceitas apenas baterias de veículos automotivos.

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável contra a própria filha em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA/Natal) deram cumprimento, nesta segunda-feira (05), a um mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem, de 38 anos, condenado por estupro de vulnerável contra a própria filha. A prisão ocorreu em Natal/RN.

As investigações apontam que o suspeito havia cometido o crime de estupro de vulnerável contra sua própria filha, que na época tinha apenas 6 (seis) anos. O mandado de prisão definitiva foi expedido pela 15ª Vara Criminal da Comarca de Natal.

O investigado foi condenado a 15 (quinze) anos de prisão em regime fechado. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

No intuito de resguardar a intimidade e a integridade emocional das vítimas, a Polícia Civil não fornecerá detalhes como: nomes das pessoas envolvidas e endereços.

Operação Shamar:

A ação faz parte da “Operação Shamar”, nome em hebraico que significa cuidar, proteger e vigiar, é uma ação nacional realizada durante o Agosto Lilás, mês de conscientização pela defesa da mulher, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Índice de coliformes fecais despenca na Praia de Areia Preta, em Natal, após fiscalização

FOTO: DIVULGAÇÃO

Pela quarta semana consecutiva, a Praia de Areia Preta apresentou melhora nos padrões de balneabilidade. Os dados são dos boletins do Programa Água Azul, divulgados semanalmente pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

A melhora na balneabilidade acontece após a intensificação do trabalho de fiscalização nos imóveis ao longo da Avenida Governador Sílvio Pedroza, iniciada no mês de junho. A ação é conjunta de órgãos da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado.

Infratores que estavam despejando efluentes diretamente para a praia, inclusive um condomínio, um motel e um restaurante, foram autuados. Além disso, um trabalho de limpeza do sistema de esgotamento sanitário vem sendo realizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Antes das vistorias, os níveis de coliformes fecais chegaram a 9.200 NMP/100 mL (NMP é a sigla para número mais provável). Após as medidas implementadas, o índice oscilou nos boletins seguintes para 70, depois 111, depois 690 e, por último, no boletim divulgado no sábado (3), para 50 NMP/100 mL.

Para que uma praia seja considerada própria para banho, os níveis de coliformes termotolerantes devem permanecer abaixo de 1.000 NMP/100 mL de água durante cinco semanas consecutivas.

Portal 98FM

MPRN Perto de Você acontecerá de 12 a 16 de agosto em Parnamirim

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) irá promover a VIII edição do projeto MPRN Perto de Você. O evento acontecerá entre os dias 12 e 16 de agosto no município de Parnamirim com ações de cidadania e atendimento ao público, buscando potencializar a atuação ministerial no âmbito da fiscalização e acompanhamento de políticas públicas.

O lançamento contará com a palestra: “Os impactos da internalização da cultura de dados no âmbito da gestão pública”, apresentada pela promotora de Justiça Isabelita Garcia e o assessor técnico, Felipe de Lima Gurgel. A cerimônia de abertura está agendada para às 14h, no auditório da Promotoria de Justiça de Parnamirim, localizado na rua Farias, 1415, centro.

O atendimento ao público acontecerá na praça da igreja de Nossa de Fátima, nos dias 14 a 15 de agosto de 8h às 16h e no dia 16 de agosto das 9h às 12h. A população poderá levar denúncias, dúvidas ou abrir procedimentos de áreas afeitas à atuação do MPRN, como saúde, educação, cidadania, direitos de grupos vulneráveis, defesa da criança e do adolescente e da mulher vítima de violência doméstica e familiar.

A VIII edição do projeto também contará com audiência pública, reuniões técnicas com gestores, palestras educativas e capacitações voltadas aos profissionais da rede pública.

Corpo é encontrado embaixo de embarcação em Pirangi

FOTO: LAZARO JORDÃO

O corpo de um homem foi encontrado embaixo de uma embarcação entre Pirangi do Norte e Pirangi do Sul, no litoral do RN. O caso foi registrado na manhã desta segunda-feira (05). Ele foi identificado inicialmente como “Batata”, de 45 anos.

Ainda não se sabe o que provocou a morte do homem. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área. O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) foi ao local para recolher o corpo e fazer as primeiras análises. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Um pescador da região comentou sobre a vítima. “Eu conhecia há muito tempo. Ele ajudava os pescadores, gostava de tomar uma. Infelizmente, aconteceu isso. Era muito gente boa. Só tinha o vício da cachaça. É um negócio muito impressionante. O corpo foi encontrado embaixo do barco. Não sei se foi a correnteza”, disse.

Portal da Tropical

Venda de alimento a peso e pão francês é fiscalizada pelo IPEM/RN em Natal e Mossoró

FOTO: DIVULGAÇÃO

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) percorreram diversos restaurantes e padarias, de Natal e Mossoró, que vendem alimentos a peso para consumo imediato e pão francês, no período de 15 a 31 de julho.

A operação, denominada Férias Escolares, foi realizada em todo o país por determinação do Inmetro e tem como objetivo garantir que o consumidor pague apenas pelo alimento que está comprando e não pelo recipiente.

No Rio Grande do Norte foram visitados 67 estabelecimentos comerciais e encontradas 44 irregularidades como: ausência de cartaz informativo com o peso (tara) do recipiente, informação no cartaz não condizente com o peso do recipiente na balança, lacre de balança rompido, entre outros.

A visita a esses estabelecimentos ocorreu para conferir a presença, obrigatória, das informações sobre o peso dos recipientes utilizados pelos consumidores na hora da refeição, que devem estar afixadas, em local visível, com letras de no mínimo 5 centímetros. Esses valores devem ser os mesmos presentes na balança, que precisa ter três indicações: peso líquido dos alimentos, preço por unidade de peso e preço a pagar.

Também foi observada a venda de pão francês que deve ser realizada, obrigatoriamente, por quilo e nunca por unidade. Estes estabelecimentos comerciais também devem afixar de forma visível um cartaz ou uma placa com o preço do quilo, para informar ao consumidor o valor a ser cobrado pelo produto.

Os agentes fiscais também conferiram o correto funcionamento de 156 balanças nas lojas visitadas. Os estabelecimentos que apresentaram alguma irregularidade foram notificados e poderão ser multados.