SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 31, 2024

Soltar pipa próximo à rede elétrica representa risco de acidente, alerta Neoenergia Cosern

FOTO: DIVULGAÇÃO

A temporada de ventos que se estende até outubro no Rio Grande do Norte é propícia à uma brincadeira que, apesar de parecer inofensiva, representa sérios riscos quando realizada em locais inadequados, principalmente, perto da rede elétrica: soltar pipas. Ao longo de 2023, a Neoenergia Cosern registrou 20 ocorrências de falta de energia provocadas por pipas que interromperam o serviço para 7.724 pessoas em todo o estado. De 1º de janeiro até 30 de julho de 2024 foram registradas 11 ocorrências que interromperam o serviço para 38.067 pessoas –aumento de 83% no volume de ocorrências e de 950% no número de pessoas impactadas no comparativo com o mesmo período do ano passado.

No caso mais recente, registrado na segunda-feira (29), o toque de uma pipa na rede de média tensão partiu os fios de energia e deixou sem fornecimento 8.299 unidades consumidoras nos bairros Aeroporto e Nova Betânia, em Mossoró.

Para garantir que a diversão de crianças, adolescentes e até mesmo adultos não resulte em falta de energia ou acidentes, a distribuidora reforça constantemente orientações de segurança.

“É indispensável que os responsáveis pelas crianças e adolescentes tenham em mente que as pipas jamais poderão ser soltas nas proximidades de redes elétricas. Elas podem representar um risco em potencial para a ocorrência de acidentes graves e danos ao sistema elétrico. O ideal é que sejam escolhidas áreas abertas, de preferência em praias, longe dos postes e cabos elétricos. Caso essa pipa se enrosque na fiação, jamais tente puxá-la. Acione a concessionária de energia ou o Corpo de Bombeiros para proceder com a retirada com segurança”, afirma Antônio Lima, gerente de Segurança e Saúde da Neoenergia Cosern.

O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos podendo provocar curtos-circuitos e causar a interrupção do fornecimento de energia. A brincadeira deve acontecer sempre em lugares abertos e sem rede elétrica por perto como parques, praças, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. A distribuidora também destaca que é proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.

Municípios com maiores números de ocorrências provocadas por pipas na rede elétrica*

Natal – 8

Mossoró – 4

São Gonçalo do Amarante – 3

Canguaretama – 2

São José de Mipibu – 2

*1º de janeiro a 30 de julho de 2024

“Escobar de Parnamirim“: Polícia prende distribuidor de drogas na Grande Natal; quase 25 quilos de entorpecentes são apreendidos

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta quarta-feira (31), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC/Natal), prendeu um homem, de 22 anos, investigado por comercializar e ser o principal distribuidor de drogas no município de Parnamirim, Região Metropolitana de Natal. A prisão ocorreu no bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal.

O suspeito, apelidado de “Flamenguista”, foi localizado e preso na manhã de hoje (31) em sua residência, ocasião em que foram encontradas dezenas de munições, quase 25 quilos de drogas divididas em tabletes de cocaína e maconha, sacos de flores de maconha, uma prensa para marcação de drogas, materiais para o tráfico e um veículo, os quais estavam na residência do indivíduo.

O referido traficante de drogas era investigado pela Polícia Civil há dois meses após policiais civis obterem informações de que este, o qual já possuía um mandado de prisão por tráfico, também por investigação da DENARC/Natal, ocorrida em 2023, seria o responsável por ser o principal vendedor e distribuidor da região de Parnamirim e Nova Parnamirim.

Após fases de diversas modalidades de investigações, foi possível identificar a residência do suspeito, localizada na região de sua atuação, em Parnamirim, no bairro Parque das Nações. Além disso, as investigações confirmaram que ele guardava as drogas no imóvel e que também realizava endolação e marcação das drogas (golfinho e BMW) no local, sendo verdadeiro centro de distribuição. Também foi apreendido o carro que o homem, comprovadamente, realizava as entregas das drogas.

Além da prisão em flagrante por tráfico de drogas, cujo inquérito em curso será concluído, o investigado, amplamente conhecido como “Flamenguista”, já possuía um mandado de prisão pelo mesmo crime. A “Operação Série A”, que faz referência ao apelido do suspeito, apurou que o homem era torcedor do Flamengo e usava a alcunha nos atos ilícitos. No entanto, é importante ressaltar que a torcida do indivíduo não tem relação direta com o crime cometido.

Governo do RN realiza operação de combate à violência contra a mulher

FOTO: DIVULGAÇÃO

Para combater os casos de violência doméstica e os crimes de feminicídio, acontece ao longo do mês de agosto, em todo o país, mais uma edição da operação “Shamar”. As ações são ostensivas, de fiscalização, conscientização, educacional e de prevenção.

No Rio Grande do Norte, a coordenação é da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), com colaboração da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). Participam a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia e guardas municipais de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim. Mandados de prisão também estão sendo cumpridos.

“Nessa edição da Operação Shamar, as forças de segurança do estado e também de alguns municípios atuarão de modo integrado, cumprindo as ações que foram planejadas em conjunto e engajadas num propósito que é de todas, o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”, destaca a delegada Helena De Paula, diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da Polícia Civil.

Em 2023, 55 homens foram presos durante a Operação Shamar no RN. Duas armas brancas e 21 armas de fogo ainda foram apreendidas. Ao todo, 823 boletins de ocorrência foram registrados e 873 vítimas atendidas, além da concessão de 341 medidas protetivas.

Operação Shamar

A Operação Shamar (palavra em hebraico que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar) é uma ação nacional que ocorre no mês da conscientização pela defesa da mulher, o Agosto Lilás, e é desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

24º Mega Brega de Macau na contagem regressiva com expectativa de público recorde

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na sua 24ª edição, o Mega Brega de Macau se renova e oferece novas atrações musicais que fizeram sucesso nos anos 90. A festa programada para o próximo sábado, 03 de agosto, a partir das 21 horas, no Clube da Praia de Camapum, traz nomes consagrados da música, a exemplo de Leonardo Sullivan, Evaldo Freire, Beto Barbosa e Vicente Nery.

A banda prata da casa, Jorge do Acordeon, também é atração na noite que oferece opções de senhas individuais na pista, além de setores de mesas na pista e no camarote. Com a produção da dupla de empresários Anchieta Jácome e Elton Adrianni, as vendas dos acessos à festa, estão acontecendo em lojas físicas em Macau e na plataforma on line outgo.

Polícia Civil procura suspeitos de agressão e morte após confusão em festa no interior do RN

FOTO: REPRODUÇÃO

A Polícia Civil cumpriu, nessa terça-feira (30), dois mandados de busca e apreensão contra dois homens e um adolescente suspeitos de lesão corporal seguida de morte no município de Serrinha dos Pintos, no interior do Rio Grande do Norte. A ação foi realizada por policiais civis da 79ª Delegacia de Polícia de Martins.

De acordo com as investigações, o crime aconteceu no dia 17 de junho deste ano, após uma discussão em uma festa em um clube da cidade. Os três suspeitos teriam agredido Cledinaldo Faustino da Silva, conhecido como Caboclinho. Ele não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

Após o crime, diligências foram realizadas e os policiais conseguiram identificar os três envolvidos. No dia 23 de julho, a Polícia Civil cumpriu o mandado de busca e apreensão do adolescente, que foi encaminhado à Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNDASE), já os dois homens identificados permanecem foragidos. São eles: Alessandro Gomes Pereira e Misael Jefter Santos de Aquino.

A Polícia Civil solicita que qualquer pessoa com informações sobre o paradeiro desses homens entre em contato pelo telefone 181.

Outback enfrenta prejuízo milionário e anuncia fechamento de lojas no Brasil

FOTO: DIVULGAÇÃO

A rede de restaurantes Outback está enfrentando uma queda significativa nas vendas no Brasil. A empresa que administra a marca no país divulgou, recentemente, um comunicado mencionando a possibilidade de vender o negócio por causa desse desafio. A situação tem se agravado com o fim da isenção de alguns impostos, elevando os custos operacionais.

O comunicado destaca que a rede está avaliando todas as alternativas possíveis para lidar com essa situação. Entre as opções está a venda das lojas no Brasil. O principal objetivo é maximizar o valor para os acionistas, considerando todas as operações que possam contribuir para esse fim.

Fundado há 27 anos no país, o Outback vem enfrentando dificuldades em manter seu padrão de vendas. A empresa BofA Securities foi contratada pelo conselho administrativo para orientar na análise financeira e recomendar as melhores alternativas. O prejuízo observado em comparação com o ano anterior é um indicativo de que mudanças são necessárias.

Com 167 restaurantes em todo o Brasil, o Outback tem uma presença significativa no mercado de alimentação. No entanto, as mudanças econômicas e a alta dos impostos são fatores que desafiam a sustentabilidade das operações. A rede, embora de inspiração australiana, é americana e está presente em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania.

Quais Alternativas o Outback Considera?

O conselho administrativo do Outback está aberto a todas as possibilidades para reverter a queda nas vendas. A contratação da consultoria BofA Securities é uma medida para entender melhor as finanças do negócio e buscar soluções eficazes. Entre as alternativas estão:

  • Venda das operações no Brasil.
  • Reestruturação interna para reduzir custos operacionais.
  • Negociação com fornecedores para melhores condições comerciais.

Cada uma dessas opções será analisada detalhadamente para determinar a viabilidade e o impacto no futuro da marca no Brasil. A decisão final ainda está em aberto e dependerá dos resultados das análises conduzidas pela consultoria.

O Que Esperar do Futuro do Outback no Brasil?

A incerteza sobre o futuro da marca no território brasileiro gera apreensão tanto entre os consumidores quanto entre os funcionários. A rede tem uma clientela fiel, apreciadora dos pratos e do ambiente descontraído. No entanto, a sustentabilidade financeira é fundamental para a continuidade das operações.

É importante acompanhar os próximos passos do Outback e as estratégias que serão implementadas. A decisão de vender as operações, se confirmada, pode trazer novos investidores interessados em revitalizar a marca. Por outro lado, a reestruturação pode ser uma oportunidade para otimizar os recursos da rede e garantir sua permanência no mercado.

Impacto nos Clientes e Funcionários

A possível venda das operações do Outback no Brasil afeta diretamente os clientes e os funcionários. Em caso de mudança de gestão, pode haver alterações na forma de operar, no cardápio e na experiência oferecida. Os empregados também vivem a incerteza sobre seus empregos e possíveis mudanças nas condições de trabalho.

Os consumidores do Outback apreciam tanto a qualidade dos pratos quanto o ambiente. Portanto, quaisquer mudanças precisam ser bem planejadas para não afetar negativamente a percepção que o público tem da marca. Manter a essência do Outback pode ser um desafio para novos investidores ou durante a reestruturação interna.

Terra Brasil Noticias

Dia nacional do funk é sancionado por Lula

FOTO: RICARDO STUCKERT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a criação do Dia Nacional do Funk, a ser comemorado anualmente no dia 12 de julho. Em suas redes sociais, Lula destacou que o funk é muito mais do que um gênero musical, chamando-o de “voz”, “identidade” e “resistência”.

“Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. Hoje, ganhamos medalha com nossas ginastas em Paris e o funk estava presente! O funk é muito mais do que um gênero musical; é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência!”, declarou Lula na terça-feira (30).

Dia Nacional do Funk

Em um vídeo publicado no Instagram, Lula aparece ao lado de Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais. Padilha, que foi o autor da proposta do Dia Nacional do Funk em 2021, quando ainda era deputado federal, comentou sobre a importância dessa sanção.

Segundo Padilha, a iniciativa é o “reconhecimento do Estado brasileiro por essa iniciativa cultural que gera muita valorização e emprego para a juventude”. A sanção de Lula é vista como um marco significativo para a valorização dessa expressão cultural genuinamente brasileira.

O Que é o Funk?

O funk é uma manifestação cultural que surgiu nas periferias do Rio de Janeiro nos anos 80, influenciado pelo Miami bass e pelo hip hop norte-americano. Com o passar dos anos, o gênero evoluiu e se diversificou, incorporando elementos da música eletrônica e do pop.

Atualmente, o funk é uma das expressões musicais mais populares no Brasil, presente em festas, academias e até em eventos esportivos. O sucesso do funk se deve em grande parte à sua capacidade de refletir as vivências, a alegria e as lutas da juventude das comunidades mais marginalizadas.

Como a Sociedade Percebe o Funk?

A sociedade brasileira tem opiniões divididas sobre o funk. Por um lado, muitos veem o gênero como uma forma autêntica de expressão cultural e artística. Por outro, há quem critique as letras e o estilo, considerando-os vulgares ou desrespeitosos.

Terra Brasil Notícias

Maduro ameaça manifestantes com penas até 30 anos de prisão

FOTO: EFE

O ditador venezuelano Nicolás Maduro ameaçou, nessa terça-feira (30), condenar com penas de 15 a 30 anos de prisão os manifestantes que têm participado de atos contra o resultado das eleições na Venezuela, contestadas tanto pela oposição a Maduro quanto por boa parte da comunidade internacional em razão de indícios de fraude e do uso de artimanhas para desequilibrar o pleito.

– E o peso da lei será aplicado a eles. No mínimo, passarão na cadeia, no mínimo, no mínimo, pela medida mais baixa, 15 anos por crimes. De 15 a 30 anos, me diz aqui o procurador-geral [Tarek William Saab]. E desta vez, não haverá perdão. O grande coração do perdão ficará para outra época. Agora, não – disse Maduro em um pronunciamento.

Maduro ainda responsabilizou seu principal opositor no pleito do último final de semana, Edmundo González Urrutia, pelas mortes – estimadas em 11 por ONGs – ocorridas nos protestos contra o resultado das eleições presidenciais.

– A responsabilidade é sua, senhor Edmundo Gonzalez Urrutia, por tudo o que está acontecendo na Venezuela, pela violência criminosa, pelos delinquentes, pelos feridos, pelos falecidos, pela destruição. O senhor será o responsável direto, senhor Gonzalez Urrutia, e a senhora também, senhora Machado. E a justiça vai chegar – declarou.

Maduro afirmou que os protestos em várias regiões do país e a violência desencadeada no contexto dessas manifestações constituem “um sistema de desestabilização maciça da Venezuela” que busca “atacar a paz da república e de todos” e ordenou que militares policiais “desenvolvam um plano de patrulha e proteção para ruas e avenidas”.

O ditador alegou que uma “gangue armada até os dentes” está por trás dos atos de vandalismo nos protestos, pelos quais 750 pessoas foram presas, de acordo com um balanço preliminar do Ministério Público venezuelano.

Com informações EFE