SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 23, 2024

Tubarões na costa do Brasil testam positivo para presença de cocaína

FOTO: ISTOCK

Um estudo divulgado em 15 de julho revelou que uma amostra de tubarões na costa do Rio de Janeiro testou positivo para cocaína.

A pesquisa, conduzida por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz, descobriu que os tubarões estão sendo impactados pelos entorpecentes despejados no oceano pelos traficantes, conforme noticiado pela Sky News.

Os cientistas analisaram 13 tubarões da espécie Rhizoprionodon lalandii, adquiridos de embarcações de pesca de pequeno porte. Todos os tubarões, que habitam áreas costeiras mais vulneráveis à poluição, apresentaram níveis de cocaína 100 vezes superiores aos registrados anteriormente em outros animais marinhos.

Este é o primeiro estudo a detectar a presença de cocaína em tubarões selvagens. A pesquisa também revelou que a substância estava mais concentrada no tecido muscular do que no fígado dos animais.

No entanto, os especialistas destacam que a amostra analisada foi “muito limitada” e que o impacto total da droga na vida marinha ainda não é completamente compreendido.

Notícias ao Minuto

Zeca Pagodinho chega a Natal para celebrar quatro décadas de carreira

FOTO: DIVULGAÇÃO

Zeca Pagodinho está pronto para protagonizar um marco notável em sua carreira. O maior nome da história do samba comemora 40 anos de sucesso ininterruptos e 65 anos de vida com a realização de uma turnê especial. O show em Natal acontece dia 25 de outubro, no Teatro Riachuelo e os ingressos já estão disponíveis em uhuu.com.

Ao longo de quatro décadas, o artista consolidou seu lugar como uma figura emblemática na música brasileira, conquistando corações com sua voz única e talento inigualável. Para celebrar essa impressionante trajetória, o embaixador de  Xerém anunciou uma série de megashows pelo país, que promete atrair fãs de todas as idades. Esta é uma realização com assinatura da Opus Entretenimento e Lado B Produções.

A turnê Zeca Pagodinho 40 Anos levará o público a uma viagem musical repleta de sucessos que marcaram época, além de grandes clássicos de seu repertório, que compõem a riqueza do samba brasileiro.

Além de sua carreira musical, Zeca também é reconhecido por seu compromisso com a preservação e promoção do samba. Ele se tornou um defensor incansável da cultura brasileira, mantendo vivas as tradições do samba e inspirando novas gerações a se conectarem com suas raízes.

Este marco de 40 anos não apenas celebra suas realizações passadas, mas também antecipa o que está por vir de um dos maiores músicos que o Brasil já viu.

Zeca Pagodinho iniciou sua carreira nas rodas de samba do subúrbio do Rio de Janeiro, como a lendária roda do Cacique de Ramos. Desde criança, circulava entre sambistas de sua geração e das anteriores, até ter o talento revelado pela cantora Beth Carvalho, na década de 1980.

O sucesso foi rápido e, em poucos anos, já era detentor de diversos prêmios, inclusive 4 Grammys Latinos. No ano de 2021, foi eleito, pela Revista Veja, um dos 30 cariocas que mudaram a história da cidade nas últimas três décadas.

Zeca, que já gravou 24 álbuns de carreira e tem mais de 12 milhões de cópias vendidas, é famoso também por seu carisma e irreverência, sendo reconhecido pelo público e pela crítica como um dos maiores sambistas do Brasil.

Essa tour especial é um testemunho do legado duradouro de Zeca Pagodinho na música brasileira. Sua contribuição para o samba transcende gerações e esta celebração promete ser um capítulo inesquecível na história da música brasileira.

Fora do ar desde 2022, Márcio Garcia não renova com a Globo e deixa emissora após 15 anos

FOTO: RAQUEL CUNHA

Fora do ar desde 2022, quando comandou a sétima temporada do reality musical The Voice Kids, o apresentador Márcio Garcia está oficialmente fora da Globo após 15 anos.

Márcio foi avisado formalmente no início desta semana que seu contrato, que termina ao fim de julho, não será renovado. Já era esperado que isto acontecesse, já que a emissora não demonstrou interesse em manter o vínculo com o profissional.

Com isso, o apresentador e ator fica livre para negociar com qualquer outra emissora. Seu nome é bem visto na Record, onde trabalhou entre 2004 e 2008, mas não há conversas neste momento.

Com o fim do contrato, se encerra a segunda passagem de Garcia na Globo. Ela começou em 2009, quando ele chegou em alta, após apresentar com sucesso o programa O Melhor do Brasil nas tardes de sábado da Record. Apesar de retornar para a Globo com a promessa de ser apenas apresentador, uma vez que não pretendia mais fazer novelas, Márcio ficou sem um programa por oito anos, sendo redirecionado exatamente para a dramaturgia.

Neste período, ele fez as novelas “Caminho das Índias” (2009), “O Astro” (2011) e “Amor à Vida” (2013). A partir de 2016, a Globo cumpre a promessa e o escala para ter um programa dominical, o Tamanho Família. A atração terminou em 2020, quando chegou a ter uma temporada cancelada por causa da pandemia de Covid-19.

Em 2021, Márcio Garcia assumiu o The Voice Kids, também nas tardes de domingo. Na edição de 2023, o apresentador foi substituído por Fátima Bernardes. Desde então, ele apareceu nas telas da Globo, nem mesmo em atrações especiais ou vinhetas de fim de ano.

Neste período, o ator e apresentador chegou a aparecer até na Record, com liberação feita pela Globo, para falar de sua passagem por lá em uma série sobre os 70 anos da emissora de Edir Macedo.

Notícias ao Minuto

Polícia resgata cachorro em situação de vulnerabilidade na zona Sul de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR) realizaram o resgate de um cão que se encontrava em situação de vulnerabilidade em uma residência localizada na Vila de Ponta Negra, Zona Sul de Natal.

Segundo informações da Polícia Civil, o cachorro estava magro, desidratado, com uma das patas quebradas e com alguns ferimentos superficiais. O proprietário da residência não estava em casa, mas foi intimado e deverá prestar esclarecimentos nos próximos dias na DEMAATUR. Após o resgate, já na clínica veterinária, o animal recebeu os cuidados médicos necessários, incluindo hidratação, alimentação e tratamento para os ferimentos.

Posse coletiva dos aprovados no concurso para o TJRN acontece no dia 21 de agosto

FOTO: DIVULGAÇÃO

A diretoria do SindJustiçaRN, sindicalizadas e sindicalizados comemoram a assinatura, nesta segunda-feira, 22, da convocação de 229 novos servidores, além da publicação no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), dos aprovados em concurso público para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Essa é uma pauta histórica, já que foram 22 anos sem concurso e a convocação dos aprovados estava na pauta de reivindicações de 2024 da categoria.

Realizado em 2023, o concurso para tribunal foi esperado por décadas pelas trabalhadoras e trabalhadores do Poder Judiciário Potiguar. Para os diretores do sindicato, o preenchimento dos cargos de Analista Judiciário, Oficial de Justiça e Técnico Judiciário é de extrema importância para a redução do intenso ritmo de trabalho executado pelas mulheres e homens que estão em atividade no TJ, e que tem gerado o adoecimento físico e mental dessas servidoras e servidores. Também é preciso destacar que a sociedade também se beneficia, afinal, a celeridade é algo significativo no judiciário.

Conforme as informações da Portaria n.º 958, de 22 de julho de 2024, publicada pelo TJRN, os aprovados precisam estar atentos às datas abaixo:

23 de julho até 14 de agosto de 2024

Os candidatos nomeados no Anexo I da Portaria ficam convocados para apresentarem os exames médicos e os documentos relacionados nos Anexos II e III, respectivamente.

21 de agosto de 2024, às 9h

Posse coletiva dos novos servidores no Auditório Desembargador Deusdedit Maia, localizado no andar térreo do Prédio do Tribunal de Justiça, na Avenida Jerônimo Câmara, 2000, Bairro Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Natal-RN.

21 de agosto de 2024, às 13h

Os candidatos nomeados ficam convocados para participarem de audiência para a escolha do local de lotação, dentro da mesorregião para a qual prestou concurso público, por ordem de classificação, no Plenário, localizado no 1º andar deste Tribunal, conforme cronograma estabelecido no Anexo IV da Portaria.

22, 23, 26 até 30 de agosto de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Após a posse de que trata o art. 3º e a audiência para a escolha do local de lotação prevista no art. 4º desta Portaria, os novos servidores ficam convocados para participarem de capacitação na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), situada à Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 151 – Candelária, em Natal.

2 de setembro, às 8h

Os servidores empossados deverão se apresentar na sua unidade de lotação.

Caern identifica ligação clandestina que furtava 20 mil litros de água por hora de adutora

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Caern vem realizando fiscalizações sistemáticas para retirar ligações clandestinas da adutora Jerônimo Rosado. Segundo a Caern, de junho de 2023 até meados de julho de 2024, foram encontrados doze diferentes tipos de intervenções com objetivo de retirar água indevidamente ao longo da adutora. O tipo de intervenção encontrada em 15 de julho pode retirar cerca de 20 mil litros de água por hora do sistema, o suficiente para abastecer uma cidade como Triunfo Potiguar.

A Jerônimo Rosado atende Serra do Mel, parte da Zona Urbana de Mossoró e comunidades rurais mossoroenses. A última ação ocorreu no dia 15 de julho, às margens da BR-304, próximo a entrada da cidade de Paraú. Foram encontrados canos irregulares conectados ao sistema de abastecimento. Para se ter uma ideia foi instalado um cano direto na ventosa e deste cano tinha oito tubos conectados de menor diâmetro. É possível que a partir destes oito canos menores possam ser feitas outras inúmeras derivações para atender diferentes locais. As ventosas são equipamentos que existem ao longo da adutora para retirar o ar do sistema e necessários para o funcionamento correto do envio de água.

Furto de água é crime, além de danificar os equipamentos da Companhia que é obrigada a parar várias vezes o sistema para reparo. É comum que as pessoas também furtem o produto para aguar plantações. Os sistemas da Caern existem para garantir abastecimento humano e foram projetados para atendimento de cidades e comunidades conforme abrangência contratual prevista no Marco Regulatório do Saneamento.

“A Caern vem fazendo trabalho contínuo de mapeamento das derivações da adutora Jerônimo Rosado entre Assú em Mossoró e também fará nas derivações que abastece comunidades rurais de Mossoró e Serra do Mel. O objetivo é garantir o abastecimento das cidades e comunidades previstas em área de abrangência contratual ”, ressalta o Superintendente de Operação e Manutenção da Caern Ewerton Siqueira. Ligações irregulares podem ser denunciadas pelo telefone gratuito 115 de forma anônima.

Nando Reis lança álbum triplo + disco bônus de músicas inéditas e prepara turnê por 25 cidades; Natal recebe show em outubro

FOTO: DIVULGAÇÃO

Poucos artistas chegam ao patamar em que não precisam provar mais nada a ninguém. É o caso do cantor, compositor, músico e produtor Nando Reis. Com 42 anos de trajetória, ele já escreveu mais de 600 composições, ultrapassou a marca de 1.200 músicas gravadas, possui mais de 10 discos lançados em sua carreira solo e outros 13 como integrante da banda Titãs, venceu três prêmios Grammy Latino e segue realizando mais de 100 shows por ano. É seguro afirmar que Nando se consolidou como um dos maiores nomes da música brasileira e está em sua melhor fase. Oito anos depois de Jardim-Pomar (2016), seu oitavo trabalho de estúdio solo, ele anuncia o lançamento de um álbum triplo – Uma, Estrela e Misteriosa – com mais um de bônus, Revelará o Segredo, ou seja, quádruplo, com 26 músicas inéditas e quatro regravações no total. O disco bônus estará disponível apenas como extra de um box especial em vinil. Numa inversão do que se tem visto no mercado fonográfico, quem comprar o box físico, em LPs, terá acesso a todas as músicas no mesmo momento. Já quem optar por ouvir os trabalhos nas plataformas de áudio terá de esperar um pouco mais. A divulgação no formato digital será feita em etapas, ao longo de dois meses, com liberações semanais a partir de 23 de julho. A  venda do box com os quatro álbuns se inicia no dia 27 de julho, no site do artista. O lançamento dos LPs individuais também será feito em fases.

“Sou da década de 1980, quando todo mundo lançava um álbum novo por ano. O mundo mudou e eu, obviamente, passei a ter um ritmo de lançamentos distinto do que estava acostumado, obedecendo ao mercado. Mas, no fundo, eu sou um compositor de grande produtividade. Hoje, com 61 anos, me sinto muito melhor e mais lúcido. Estou sóbrio, ativo e disposto”, afirma. “Eu sou ligado nessa coisa da quantidade, da série, do agrupamento de itens semelhantes, mas distintos ao mesmo tempo. Esse é o raciocínio que eu tenho não só para músicas, mas para minha própria carreira. Fazer um disco é como organizar vasos, reunindo e agrupando diferentes espécies. Tudo é análogo”, completa ele.

Produzido por Barrett Martin, com co-produção de Felipe Cambraia,  produção executiva de Diogo Damascena e mixado por Jack Endino, os álbuns contam com Nando na voz e violão, junto de Barrett (bateria), Cambraia (baixo), Walter Villaça (guitarra), Peter Buck (guitarra) e Alex Veley (teclados), além de participações de outros músicos ao longo das faixas, como Mike McCready (guitarra) e Matt Cameron (bateria), ambos integrantes do Pearl Jam; Duff McKagan (baixo), do Guns N’ Roses; Sebastião Reis (violão de 12 cordas), da banda Colomy; e Krist Novoselic (baixo), ex-integrante do Nirvana. “Esse trabalho é realmente uma obra-prima em termos de composição e experimentação musical, com 30 músicas que transitam por diversos gêneros, como rock, soul, R&B, samba e música clássica. Ironicamente, as origens desse álbum gigante são bastante humildes”, afirma Barrett.

Uma Estrela Misteriosa realmente surgiu de forma despretensiosa. A princípio, Nando e sua banda se reuniram no estúdio Da Pá Virada, em São Paulo, para a gravação de duas músicas inéditas para o programa “Singing Earth”, idealizado por Barrett. “Fomos tão bem que acabamos gravando dez músicas. Nesse meio tempo, ele escreveu outras dez. Apesar de não termos planejado, quando nos demos conta, estávamos gravando um álbum. Foi tudo muito rápido e natural”, lembra Barrett. “Se me perguntam qual é a minha profissão, eu respondo ‘sou um fazedor de discos’. É o que eu mais gosto de fazer, porque reúne tudo: a criação em forma de composição e arranjo, a aplicação do que me formou e a semente para o que virá”, afirma Nando. O registro do processo de criação e gravação das canções se transformou em um documentário homônimo, com direção de Raimo Benedetti.

Além do lançamento audacioso (um feito impressionante, ainda mais se tratando de um artista independente), ele se prepara para viajar pelo país apresentando o novo trabalho. A série de shows terá início pela região Amazônica, em 20 de setembro, em Macapá, para celebrar o Equinócio de Primavera, e a turnê Uma Estrela Misteriosa também tem passagem confirmada por Belém, Manaus, Belo Horizonte, Fortaleza, Teresina, São Paulo, Natal, Salvador, Recife, Aracaju, Ribeirão Preto, Vitória, Curitiba, Rio de Janeiro, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Chapecó, Passo Fundo, Brasília, Goiânia e Campinas. Confira as datas e o serviço completo no final deste texto. Os ingressos já estão disponíveis (acesse aqui) e mais datas serão anunciadas em breve. Peter (co-fundador da banda R.E.M) e Barrett (da Screaming Trees) participarão de todos os shows confirmados.

Nando sempre deixou clara a sua preocupação com causas sociais e fez questão de fundamentar a nova turnê em quatro pilares centrais: inclusão, superação, sustentabilidade e autenticidade. O projeto terá intérprete de libras em todas as apresentações, buscará fornecedores locais para produção de itens exclusivos por onde a turnê passar e selecionará artistas regionais para gravarem uma música de sua escolha do álbum “Uma Estrela Misteriosa” em colaboração com o Nando Reis. “Queremos que as músicas deste álbum ultrapassem os nossos nichos. Contamos com os artistas regionais para criarem uma versão exclusiva, ao seu modo, e mostrar suas particularidades para todo o Brasil”, explica Diogo Damascena. Já o viés de superação diz respeito à luta do cantor durante anos contra o alcoolismo e as drogas. Uma Estrela Misteriosa é o primeiro projeto feito pelo artista completamente sóbrio. A preocupação com o meio ambiente é uma das principais bandeiras levantadas pelo músico e, por isso, a turnê respeitará protocolos e indicadores alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Queremos seguir pelo menos 5 objetivos, dentre os 17 ODS da ONU, em cada cidade pelas quais passarmos”, conta. O último pilar, da autenticidade, leva em conta o fato de que há mais de 40 anos ele percorre o mundo com seus shows e continua a compor canções repletas de subjetividade e características marcantes.

Onerpm, Rádio MIX, ⁠Popline, ⁠Audiency, ⁠Eletromidia e Oceania Eventos são parceiros da turnê Uma Estrela Misteriosa, realizada pela Relicário Produções.

Datas da turnê Uma Estrela Misteriosa:

20/09 – Macapá, local a ser divulgado

21/09 – Belém, na Assembleia Paraense

22/09 – Manaus, no Teatro Amazonas

28/09 – Belo Horizonte, no Palácio das Artes

04/10 – Fortaleza, na Arena Iguatemi

05/10 – Teresina, no Theresina Hall

12/10 – São Paulo, no Espaço Unimed

19/10 – Natal, no Teatro Riachuelo

20/10 – Salvador, na Concha Acústica

24/10 – Recife, no Teatro Guararapés

26/10 – Aracaju, no Salles Multi Eventos

02/11 – Ribeirão Preto, no Theatro Dom Pedro

08/11 – Vitória, no Espaço Patrick Ribeiro

23/11 – Curitiba, no Teatro Guaíra

30/11 – Rio de Janeiro, na Farmasi Arena

03/12 – Caxias do Sul, no Teatro UCS

04/12 – Novo Hamburgo, no Teatro FeeVale

05/12 – Pelotas, no Teatro Guarany

06/12 – Porto Alegre, no Auditório Araújo Viana

07/12 – Chapecó, no Centro de Eventos Camino 110

08/12 – Passo Fundo, no Gran Palazzo

13/12 – Brasília, no Ulisses

15/12 – Goiânia, no Teatro da PUC

22/12 – Campinas, no Royal

Idema concede licença ambiental para obra da engorda de Ponta Negra após imbróglio de 41 dias

FOTO: DIASSIS OLIVEIRA

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) emitiu nesta terça-feira (23) a licença ambiental que autoriza o início das obras da engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal.

A concessão do documento ocorre após 41 dias de intensos debates com a Prefeitura do Natal, que acusou o órgão ambiental de atuar politicamente e de fazer exigências excessivas para conceder a licença.

Assinada pelo diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, a licença tem validade de 10 anos e um conjunto de 81 condicionantes e regras que deverão ser respeitadas pela prefeitura durante a execução dos serviços.

Uma das condicionantes é a apresentação, em até 20 dias, do relatório conclusivo da “Consulta Livre, Prévia e Informada” realizada com as comunidades tradicionais presentes na área do empreendimento: pescadores artesanais e rendeiras de bilro. A realização da consulta vinha impedindo a concessão da licença, mas agora foi colocada como uma condicionante para a prefeitura.

Além disso, a prefeitura ganhou mais prazo para apresentar outras informações, como 30 dias para juntar dados sobre a fauna que vive na área da jazida de onde será retirada a areia para a engorda de Ponta Negra.

O Idema determinou também, entre outras exigências, que a obra só será iniciada após a empresa responsável complementar um levantamento hidrográfico com informações sobre a profundidade do oceano na área da jazida.

Decisão judicial

Com a concessão da licença, o Idema também atende a uma determinação judicial da última sexta (19), quando o juiz Geraldo Motta, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou a emissão imediata da licença ou que o órgão ambiental justificasse por que não concedeu o documento até agora.

Nesta terça (23), o juiz fixou uma multa de R$ 2 mil por dia, a ser paga por Werner Farkatt, diretor-geral do Idema, em caso de descumprimento.

O que é a engorda

A engorda de Ponta Negra consiste no alargamento na faixa de areia da praia, com até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. A intervenção é considerada fundamental para frear o processo de erosão que atinge o Morro do Careca.

A engorda será feita a partir de uma retirada de areia submersa trazida de uma jazida em alto mar para Ponta Negra. A obra vai custar mais de R$ 73 milhões e será realizada pelo consórcio formado pelas empresas DTA e AJM.

Em 2023, o Idema emitiu a Licença Prévia, que permitiu a realização dos serviços até aqui.

FOTO: CELLY MAIA

Portal 98 FM