SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 22, 2024

Prefeitura paga primeira parcela do 13º salário dos professores da Rede Municipal

FOTO: SECOM

A primeira parcela do 13º salário, de 40%, de todos os professores da Rede Municipal de Ensino de Natal foi depositada nessa sexta-feira (21). O anúncio foi feito pelo prefeito Álvaro Dias, que destaca os investimentos na Educação no município.

“Ao lado de investimentos importantes que estamos fazendo na área da Educação de Natal, como a Escola de Tempo Integral Padre Tiago Theisen, na Zona Norte da cidade, queria anunciar que já foi creditado hoje o pagamento de 40% do décimo terceiro salário de todos os professores da Rede Municipal de Ensino”, anunciou.

Neste sábado, os valores estarão creditados nas contas dos professores.

Ex-funcionária denuncia líder da Bola de Neve por importunação

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma ex-funcionária denunciou nessa sexta-feira (21/6), Rinaldo Pereira, conhecido como Apóstolo Rina, líder da igreja evangélica Bola de Neve, por importunação sexual. Segundo relato da vítima à polícia, o crime aconteceu em 2017, período em que a mulher trabalhava para o líder religioso.

Segundo o boletim de ocorrência, a mulher trabalhava na igreja Bola de Neve quando, em 2012, foi chamada por Rinaldo para trabalhar em sua casa. De acordo ela, o suspeito sempre a chamava até o último andar da casa, local onde funcionava uma espécie de academia e uma sala de TV.

A vítima relata nos registros policiais que, nessas idas, Rinaldo passava por ela sem camisa, pedia ajuda para realizar os alongamentos e solicitava massagens. A mulher revelou que o homem também a massageava e que, em certas ocasiões, aproximava as mãos de seus seios.

A ex-funcionária relatou que ficava constrangida e se sentia manipulada. Ela revelou que à época ficou sem reação porque enxergava o líder religioso como uma figura paterna, visto que não tem pais.

“Me solta seu animal”

Segundo depoimento, Rinaldo Pereira foi se aproximando cada vez mais ao longo dos anos até que em 2017, a puxou pelos braços de frente. Constrangida, a mulher se desvencilhou do homem e gritou: “Me solta seu animal”. Ela deixou a casa com marcas da agressão nos braços.

Após um tempo, o líder religioso voltou a se aproximar da mulher alegando que “tudo não passou de um mal entendido”. A vítima continuou trabalhando na igreja no formato home office e ia à casa de Rinaldo Pereira apenas às segundas-feiras.

A ex-funcionária revelou ainda que se isolou e ficou muito confusa e depressiva após o ocorrido. Ela faz acompanhamento psicológico até hoje e até foi orientada pela profissional que a acompanha a realizar a denúncia.

Defesa nega e processará mulher

Em nota, a defesa nega qualquer prática violenta. Além disso, os advogados do apóstolo disseram que confiam na apuração “isenta e técnica” da Polícia Civil e Ministério Público.

A equipe jurídica ainda afirmou ao Metrópoles que vai trabalhar para que a ex-funcionária responda por denunciação caluniosa.

Medida protetiva

Rinaldo Pereira já foi acusado de lesão corporal, violência psicológica, ameaça, injúria e difamação feitas pela ex-mulher e cantora gospel, Denise Seixas.

A mulher relatou diversos tipos de agressão por parte do Apóstolo Rina, como socos no rosto, cadeira jogada na direção dela e ameaças para ter relações sexuais com o pastor.

Na ocasião, a Justiça decidiu por conceder uma medida protetiva à vítima.

Em nota à imprensa, Rinaldo Pereira negou “qualquer prática violenta” e disse confiar na apuração “isenta e técnica” de todos os fatos pela Polícia Civil e Ministério Público.

Metrópoles

Ex-marido de Ana Hickmann lança candidatura em defesa dos homens

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ex-marido de Ana Hickmann, Alexandre Correa, anunciou sua pré-candidatura a vereador pela cidade de São Paulo. Entre os temas defendidos em sua pré-campanha, o empresário elencou a atenção para a violência contra os homens.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o pré-candidato chama a atenção para uma suposta falta de informações e de estatísticas sobre homens que sofrem violência em relacionamentos. “Muitos homens sofrem de vergonha e estigmatização ao tentar denunciar os abusos. Além disso, há um aumento substancial de retaliação por parte dos agressores”, diz Alexandre.

O ex-marido de Hickmann foi denunciado pela apresentadora por violência doméstica em novembro do ano passado, com base na Lei Maria da Penha. A justiça concedeu o divórcio em maio deste ano. Agora, contudo, Alexandre começou a defender que a lei viria sendo usada injustamente na Justiça brasileira e que, ao contrário do que é registrado, a violência masculina seria substancial e subnotificada.

“A sociedade tende a associar a masculinidade à força e à resiliência, o que faz com que os homens exitem em admitir que estão sofrendo violência doméstica e irem para a denúncia”, diz o empresário. “Esse é um problema de ontem, de hoje e de sempre”, completou.

Nos comentários, internautas dividem opiniões sobre o tema. “Sim, essa pauta é importantíssima. Há muita mulher usando Maria da Penha falsamente”, escreveu uma seguidora. “Este tema é uma ótima plataforma para sua campanha!”, comentou mais um.

Internautas contrários à opinião de Alexandre também se manifestaram. ” Não é possível que esse cara é tão fora da realidade”, comentou uma internauta. “Se você estava sofrendo violência doméstica, por que não denunciou? Que eu saiba, a denúncia foi contra você”, questionou outra.

Novo Notícias

Estuprador esmaga testículo de vítima ao notar que violentava travesti

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, temporariamente, um homem que roubou e estuprou uma travesti, em um matagal, após rendê-la em uma parada de ônibus, no Lago Oeste. Durante a violência sexual, o criminoso percebeu que se tratava de uma transexual e passou a apertar e a puxar os testículos e pênis da vítima. O crime ocorreu em 9 de março deste ano e foi solucionado por investigadores da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II) em 24 de abril, mas só foi divulgado nessa sexta-feira (21/6).

Na noite do crime, a travesti voltava da faculdade de ônibus quando saltou na parada do Colorado. Ela passou por um homem no momento em que caminhava pela passarela e chegou a ar uma informação a ele, após ser perguntada sobre onde ficava a parada mais próxima. Quando ambos aguardavam o ônibus, o homem agarrou a vítima por trás encostando um estilete em seu pescoço.

O criminoso obrigou a travesti a fazer sexo oral nele, sem que olhasse para seu rosto. Após a violência, o agressor determinou que a vítima se levantasse e o abraçasse como se fossem namorados. Em seguida, o estuprador levou a travesti para um matagal próximo à via que dá acesso ao Lago Oeste, no limite da reserva florestal.

Sexo anal

A vítima foi obrigada a fazer sexo anal, mas quando o criminoso percebeu que tratava-se de uma travesti, passou a agredi-la com tapas no rosto e na cabeça, ao mesmo tempo em que puxou o pênis e os testículos dela, enquanto a xingava de “viado”. A violência sexual durou aproximadamente 50 minutos. Depois de toda a agressão, o criminoso ainda fez com que a travesti procurasse a sandália que ele havia perdido em meio à vegetação.

No momento em que o estuprador se afastou para dentro da reserva à procura da sandália, a travesti saiu correndo até a rodovia gritando por ajuda. Ela foi socorrida e levada para casa. Após prestar depoimento, a vítima e alguns familiares retornaram ao local do crime e encontraram a calcinha dela e uma mochila que seria do criminoso. Dentro, havia peças de roupa e uma carteira de trabalho.

Os objetos foram levados até a a delegacia e auxiliaram os policiais a identificar e prender o estuprador.

Metrópoles

Após polêmica em torno de vacina em rede particular, Flávio Bolsonaro detona Lula

FOTO: DIVULGAÇÃO

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) alegou hoje, em seu perfil anterior no Twitter, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a vacina contra a dengue de forma “escondida”. Flávio se refere ao fato de Lula, com 78 anos, ter sido imunizado em 5 de fevereiro, quatro dias antes do início da campanha do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em suas redes sociais, o senador declarou: “Tomou a vacina escondido porque petista é assim: dane-se o povo brasileiro, o que importa sou eu e meus ‘cumpanheiros!’. E aposto que não foi apenas ele.”

Os dados que embasam essa afirmação foram obtidos e divulgados pela Folha de S.Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). De acordo com os registros enviados pelo governo federal ao jornal, Lula recebeu a primeira dose da vacina contra a dengue em 5 de fevereiro e a segunda dose em 6 de maio.

É importante ressaltar que não é ilegal para o chefe do Executivo receber a vacina em clínicas privadas. Qualquer pessoa pode fazê-lo.

Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, em 2024, 4.019 pessoas perderam a vida devido à dengue no Brasil, enquanto outras 2.837 mortes estão sob investigação.

Terra Brasil Notícia

Projeto de Styvenson que aumenta pena para crimes sexuais contra menores avança no Senado

FOTO: PEDRO FRANÇA

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou na última quarta-feira (19) um projeto de lei que aumenta a pena para os crimes de violência sexual cometidos contra crianças e adolescentes.

O texto também penaliza quem souber de abuso sexual contra menores e deixar de comunicar às autoridades.

Apresentado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e com relatoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), o projeto de lei segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto aumenta o tempo de reclusão para quem aliciar crianças para ato libidinoso, de 1 a 3 anos para 3 a 6 anos. No caso de distribuição de material pornográfico infantil, segundo o projeto, a pena pode chegar a 8 anos. Hoje, é de no máximo 6 anos.

No caso de quem comercializa o material, a pena pode subir do máximo de 8 anos para 10 anos.

O projeto de Styvenson também aumenta penas para entrega de menor mediante pagamento e simulação de sexo com criança, entre outros crimes cometidos contra crianças e adolescentes.

Portal 98 FM

EALRN realiza o III Encontro dos Representantes das Escolas do Legislativo do RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com o intuito de promover uma maior aproximação entre o Poder Legislativo Municipal e a sociedade, a Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte (EALRN) realizou durante todo o dia desta quinta-feira (20), o III Encontro dos Representantes das Escolas do Legislativo do RN, no hotel Holiday Inn, em Natal.

Tendo como tema “Fortalecendo a Educação Legislativa”, a imersão contou com a participação de quase 200 pessoas, sendo em média 150 vereadores, de 50 cidades do RN. Todos em busca de uma oportunidade única para discussões sobre estratégias para promoção de uma cultura de transparência, responsabilidade e participação cidadã no processo legislativo.

Além dos vereadores e representantes das escolas legislativas do RN, a cerimônia de abertura registrou as presenças da deputada estadual Cristiane Dantas, dos deputados estaduais Francisco do PT e Ubaldo Fernandes, de autoridades, diretores, coordenadores e servidores da Assembleia Legislativa.

Abrindo às participações, o diretor da EALRN, José Bezerra Marinho deu as boas-vindas a todos e reafirmou o compromisso da instituição acadêmica com uma educação política de qualidade, essencial para a formação de cidadãos críticos e atuantes.

“Buscamos o fortalecimento e o papel fundamentais das Escolas Legislativas do RN como canais de comunicação, interação e inovação. Acreditamos que a democracia se fortalece através da participação ativa dos cidadãos e da transparência nas ações legislativas”, afirma José Bezerra Marinho.

Para a presidente da Federação das Câmaras Municipais do Estado do RN (FECAM), Erineide Sá, o encontro representou um avanço significativo por uma busca de uma educação legislativa de excelência que é capaz de enfrentar os desafios do presente e preparar para as demandas futuras no legislativo municipais. “Quero exaltar a parceria da EALRN junto a FECAM para que possamos ampliar cada vez mais. Quem ganha com tudo isso é a população”, festeja Erineide.

Dando início às atividades, a Gerente-Geral da Escola do Legislativo de Minas Gerais, profa. Ruth Schmitz de Castro, discorreu sobre o “Caminho crítico na criação e fortalecimento das escolas legislativas municipais: 32 anos da exitosa experiência mineira”.

A ministrante acredita que as escolas têm a missão de tornar a interação entre a sociedade e o poder legislativo mais produtiva, para construírem juntos conhecimentos, formar o cidadão e o parlamentar. “A criação e a manutenção das escolas do legislativo exigem um trabalho diário, constante, de comunicação, de recepção, de troca, de programação colaborativa”, afirma Ruth.

Em seguida, foi a vez do prof. Jadson Nunes, intérprete de Libras, consultor em acessibilidade e inclusão, falar sobre a “Ponte para a inclusão: fomentando diversidade e democracia na fundação e fortalecimento da educação legislativa do RN”. Jadson destacou, com propriedade, a necessidade da inclusão e diversidade na educação legislativa. Parabenizou o presidente da Casa Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira, pela iniciativa em lançar uma campanha, recentemente, sobre Capacitismo e trazer toda a sociedade potiguar para debater essa temática essencial nos dias de hoje.

Já na parte da tarde, o vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Francisco Joaquim Júnior, abordou o “Legislativo na escola: a experiência na UVB”.

O vereador tratou, em síntese, sobre o legislativo nas escolas de educação básica, a necessidade de se ensinar desde cedo sobre conceitos de política, em relação aos três poderes: executivo, legislativo e judiciário, e as suas funções.

“Sem o pleno conhecimento e funcionamento dos três poderes não há democracia e esse trabalho é preciso que se comece pelas escolas interagindo com os professores, todos os educadores, sobretudo com essa geração que deve exercer em plenitude sua cidadania e só assim, teremos uma sociedade melhor”, defendeu o presidente.

A penúltima apresentação do dia foi conduzida pelo diretor da EALRN, prof. José Bezerra Marinho, que trouxe uma reflexão sobre a “Atuação da Escola da Assembleia Legislativa do RN para ampliação e fortalecimento da educação legislativa nos municípios do Estado”.

Para a estratégia de atuação, Marinho em sua explanação abordou a importância da colaboração em rede e destacou o programa Integra RN, desenvolvido pela EALRN. “Nosso programa Integra RN leva, gratuitamente, educação política, cidadã e profissional com conteúdos de qualidade e abordagem inovadora a todos os municípios do Rio Grande do Norte, criando oportunidades para a expansão e o fortalecimento da educação legislativa”, explica o diretor.

Finalizando os conteúdos de imersão, tivemos o tema “Direito Eleitoral e as eleições 2024”, ministrado pelo servidor da ALRN, advogado e professor associado da UFRN, Erick Pereira. “Abordamos aspectos legais preparatórios para as próximas eleições e as inovações que as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trouxeram. Além da relação com a internet, ao uso de inteligência artificial e as peculiaridades do processo eleitoral”, explicou Pereira.

Dentro da programação, os servidores da diretoria de Políticas Complementares, estiveram presentes com um espaço expondo as principais atividades realizadas pelo setor, como trabalhos gratuitos nas áreas de educação, lazer, cultura, saúde, assistência social, assessoria jurídica e direitos do consumidor para a população norte-rio-grandense em eventos itinerantes que aproximam o poder legislativo dos cidadãos de todas as regiões do estado, em especial das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira, acredita que é preciso pensar, planejar novos rumos para a Educação Legislativa e o legado que deixaremos para as próximas gerações. “Reunir vereadores e presidentes de Câmaras é um evento da nossa Escola da Assembleia e é uma verdadeira honra para todos.”, concluiu Ferreira.

Surfistas potiguares têm aparelhos eletrônicos e dinheiro furtados após quarto de hotel ser invadido no Peru

FOTO: REPRODUÇÃO

Dois jovens surfistas brasileiros tiveram o quarto de hotel invadido na cidade de Huanchaco, no Peru, que sedia uma etapa do circuito mundial Pro Junior, homologado pela World Surf League (WSL). Os potiguares Samuel Joquinha e Kayan Medeiros tiveram equipamentos e dinheiro furtados e lamentaram o incidente em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (21).

“Foi uma situação bem chata, bem constrangedora”, falou Kayan, 20 anos. “Durante a manhã, a gente saiu para tomar café, como todos os dias, e quando retornamos para o nosso quarto, vimos que o quarto estava arrombado. Todas as nossas coisas estavam jogadas no chão”, contou.

Segundo Kayan, o ladrão levou um computador MacBook, uma câmera, duas lentes, duas baterias, carregadores, além de US$ 400 e R$ 2 mil que estavam dentro de uma pochete. “Nunca na vida esperamos passar por isso”.

O bandido ainda deixou o passaporte dos surfistas. A dupla recebeu o apoio da federação de surfe local do Peru (Fenta), que disponibilizou um advogado para ajudar na denúncia. Houve o registro do boletim de ocorrência.

O suspeito teria se hospedado no quarto ao lado dos surfistas, e uma falha na estrutura do hotel teria facilitado o acesso do ladrão, segundo os surfistas.

G1