A Prefeitura de Assú foi premiada nesta sexta-feira (21) com o selo de transparência de gastos com os festejos juninos. O prefeito Gustavo Soares esteve presente na solenidade, em Natal na Procuradoria Geral, que teve a terra da poesia premiada por sua contribuição ao projeto do Ministério Público, Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas do RN, trazendo luz às contratações públicas de bandas e artistas para os festejos juninos.
Com tema “Arraiá de Verdade: só com responsabilidade nos investimentos da cidade”, a conquista é de extrema importância para a gestão assuense que demonstra zelo, cuidado e transparência com os bens públicos, gerando cultura e desenvolvimento para a cidade de forma integrada e dentro da legalidade.
Os dados avaliados são do ano de 2023 e verificaram entre outros tópicos os valores de contratações, fonte de recurso, programação, entre outros. Além disso, os órgãos lançaram o Painel dos Festejos Juninos do RN que reúne todas as informações de transparência, orçamentos, licitações, quantitativos e datas de atrações culturais do São João do RN. O painel fica disponível nos sites do MP e TCE.
Na próxima terça-feira (25), o Centro Avançado de Oncologia (Cecan) da Liga Contra o Câncer, na zona Oeste de Natal, vai ser palco de um evento especial que une moda, cores, música e muita emoção.
Em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, os pacientes atendidos pelo espaço serão agraciados com um arraiá para enaltecer a cultura junina e a celebração da vida. A programação começa a partir das 9h.
A iniciativa faz parte do projeto ‘Vestindo Sonhos’, realizado por ambas as instituições. Ao som de forró pé de serra, os pacientes desfilarão com os looks personalizados e assinados por estudantes do curso de Design de Moda da UnP.
A coleção produzida tem o tema ‘Todo Xote é Poesia’, simbolizando a beleza e a força poética da vida, refletida nos trajes vibrantes e cheios de significados que celebram a resistência e a alegria das pacientes. A iniciativa também faz parte das comemorações pelos 43 anos da Universidade Potiguar, destacando a valorização das raízes locais.
“Além de enaltecer a nossa cultura nordestina, o evento é uma oportunidade de proporcionar momentos de alegria, empoderamento e valorização da autoestima para quem enfrenta uma luta tão difícil que é o câncer,” afirma a professora Clarissa Martins.
A programação também contempla uma quadrilha improvisada por membros do Despertar, grupo composto por mulheres que tiveram câncer de mama. “É muito importante essa ação para levantar a autoestima dos nossos pacientes. Este ano, homenageamos os nossos voluntários. Pessoas que disponibilizam seu tempo para ajudar a amenizar a dor de outras pessoas. Só temos a agradecer”, pontua a Coordenadora de Humanização e Voluntariado da Liga, Waldheluce Campos.
A Polícia Federal, com apoio da Área de Segurança dos Correios e da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ), apreendeu na quarta-feira, (19) no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE), localizado na Rua dos Tororós, em Lagoa Nova, Zona Sul de Natal, duas encomendas provenientes das regiões Sul e Sudeste do país enviadas para destinatários no Rio Grande do Norte, contendo, respectivamente, 1,12 kg de maconha e 355 gamas de haxixe. Não houve prisões.
A ação de rotina objetiva combater o tráfico de substâncias entorpecentes através do fluxo postal e aconteceu durante fiscalização que contou, também, com a utilização de cães detectores de drogas pertencentes ao canil da PF.
Após interceptadas, as drogas seguiram para análise da perícia na Superintendência da Polícia Federal, onde também será instaurado inquérito policial visando apurar os detalhes do ocorrido, bem como responsabilizar supostos envolvidos na ação criminosa.
A Cidade Alta, na Zona Leste de Natal, deverá ganhar um shopping até o fim deste ano, segundo o presidente da Associação Viva o Centro (Avicen), Rodrigo Vasconcelos. A estrutura contará com climatização, praça de alimentação e uma variedade de lojas e funcionará no antigo prédio das Lojas Americanas, na avenida Rio Branco.
O shopping tem previsão para ser lançado até o final deste ano e já tem um mapa da construção, de acordo com Vasconcelos. “Vai ser um shopping grande ali, vai ter ar-condicionado, internet, praça de alimentação. Algumas lojas já estão procurando e algumas franquias já estão procurando se instalar”, contou ele, com exclusividade ao AGORA RN.
“A gente foi buscar o proprietário do prédio com um grupo de investidores de fora, eles trocaram a ideia e vão montar realmente o shopping que vai novamente trazer movimento para aquela área”, relatou.
Para o presidente da Avicen, o clima é de esperança para a melhoria de circulação na Cidade Alta de Natal. Ele espera que moradores e trabalhadores do local possam acessar a estrutura diariamente. “Com certeza isso aí vai trazer muita gente e muito retorno”, completou.
A Cidade Alta viveu um momento de esvaziamento, segundo explicam os comerciantes do bairro, em outras reportagens divulgadas pela imprensa e pelo AGORA RN. De acordo com lojistas e moradores, um dos principais desafios giravam em torno da segurança e aumento da criminalidade. Hoje, a Cidade Alta conta com ronda policial em pontos estratégicos, como a esquina da rua João Pessoa.
O Centro Histórico de Natal também enfrentou um período de declínio econômico, com edifícios subutilizados e empresários desistindo de suas atividades comerciais locais.
Na Cidade Alta, rua João Pessoa passa por revitalização
Requalificar para atrair turistas e natalenses para o centro histórico da capital potiguar é o objetivo da obra de revitalização da rua João Pessoa, localizada no bairro da Cidade Alta. A iniciativa da Prefeitura do Natal busca aumentar o tráfego de pessoas no local, além de promover um espaço de convivência para quem visita.
Rodrigo Vasconcelos, da Avicen, diz que o objetivo do projeto é fazer com que a rua João Pessoa seja um novo ponto turístico no centro de Natal. “Vivemos um momento de esvaziamento da Cidade Alta por vários motivos e esta obra tem tudo para ser o pontapé inicial para uma nova cidade. Muitos estão desacreditados e essa rua revitalizada será a nossa salvação”, afirmou.
Com o investimento na fase inicial com cerca de R$ 2,5 milhões, a requalificação da rua João Pessoa inclui obras de asfalto, que terá um trecho com um piso reformado entre a rua Princesa Isabel e a avenida Rio Branco, parte que deverá ser totalmente fechada para veículos com o objetivo de realizar eventos no local. Uma cobertura também deve ser instalada ao longo deste trecho, além de contar com ambientes de convivência, mobilidade e acessibilidade.
Um dos planos da Prefeitura é arborizar a rua com a instalação de caramanchões – uma cobertura arvorada e que tem o objetivo de servir como ponto de descanso e circulação. O local ainda deverá ter um espaço lúdico para crianças.
Revitalização do Centro Histórico já foi debatida em audiências públicas
A Câmara Municipal de Natal foi palco de debates sobre o centro comercial da cidade em audiência pública, assim como a Assembleia Legislativa do RN, que discutiu a necessidade de falar sobre alternativas para a revitalização econômica do local.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Lucena, ressaltou a importância de unir esforços para resolver os desafios econômicos enfrentados pela região histórica. “O Centro da Cidade é um importante centro comercial da nossa capital. Precisamos com urgência nos unir ao Viva o Centro, aos empresários da região e ao poder público para dar as condições e infraestrutura necessária para que a economia continue ativa, gerando negócios e emprego no centro”, disse.
O presidente do partido Avante em Natal, Eduardo Campos, afirmou nesta sexta-feira (21), em entrevista à 98 FM, que o pré-candidato a prefeito Rafael Motta não tem autonomia para decidir sozinho sobre uma possível composição com Carlos Eduardo (PSD), que vem sendo especulada nos últimos dias.
Perguntado sobre a possibilidade de um recuo de Rafael Motta antes do período de convenções, para apoiar supostamente o ex-prefeito, Eduardo Campos respondeu que, se isso acontecer, será preciso dialogar internamente no partido.
“A gente vai chamar o diretório municipal. Vamos dialogar com os pré-candidatos, para a gente discutir essa nova roupagem. Eu não discuto isso com nossos pré-candidatos porque Rafael não colocou isso para a gente”, ressaltou o dirigente do partido em entrevista à 98 FM.
Eduardo Campos ressaltou que Rafael Motta não tem autonomia para decidir sozinho uma eventual retirada da pré-candidatura. “Rafael chegou, está somando muito com o partido, ajuda muito o partido, mas a gente está caminhando junto. Rafael chegou para somar. Nós que vamos definir junto com ele”, finalizou.
Composição com Carlos Eduardo é “mera especulação”
Eduardo Campos classificou como “mera especulação” as notícias de que Rafael Motta e Carlos Eduardo já teriam acertada uma aliança para as eleições deste ano para a Prefeitura do Natal.
Campos declarou que a pré-candidatura de Rafael a prefeito está mantida e que a retirada do nome para declarar apoio a Carlos Eduardo não é cogitada internamente.
“A gente vê Rafael como um bom quadro. Na conversa que tivemos com ele, perguntei: você vai repetir a mesma garra e energia que teve em 2022? Ele disse: ‘não tenha sombra de dúvidas, a intenção é que a gente seja candidato até o final’. Então, é mera especulação para tentar descredenciar um jovem guerreiro. Rafael não tem apenas coragem de enfrentar os grandes, ele tem costume”, disse o dirigente do partido.
Eduardo Campos lembrou que Rafael Motta foi candidato a senador em 2022 e resistiu até o fim, mesmo sem grandes apoios. “Rafael é pré-candidato firme e forme. Eu acredito muito que Rafael tem um projeto alternativo, que visa inovação para Natal”, enfatizou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se vacinou contra a dengue na rede privada, antes mesmo de o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciar a imunização em todo território nacional.
O petista recebeu a primeira dose do imunizante em 5 de fevereiro e a segunda, em 6 de maio. A campanha do SUS contra a dengue teve início em 9 de fevereiro, ou seja, quatro dias após o presidente Lula receber a primeira dose.
As datas de aplicação da vacina foram reveladas pelo jornal Folha de S. Paulo, a partir de um pedido baseado na Lei de Acesso à Informação à Presidência da República.
Falta de vacinas
A falta de vacinas na rede pública gerou uma crise no governo Lula e a gestão do petista foi alvo de críticas. Com a escassez do imunizante, o Ministério da Saúde limitou a vacinação ao grupo de pessoas de 10 a 14 anos.
As doses de vacina contra a dengue compradas pela pasta comandada pela ministra Nísia Trindade ainda estavam sob análise de controle de qualidade quando o presidente Lula recebeu a primeira dose.
Os imunizantes foram liberados em 8 de fevereiro e as primeiras vacinas foram aplicadas no dia seguinte pelo SUS.
Onde Lula foi vacinado?
Ainda de acordo com o jornal, a Secom omitiu o modelo da vacina e não informou em que local o petista foi imunizado. A pasta, que lida com os comunicados oficiais da Presidência da República e do governo federal, disse apenas que Lula foi vacinado na rede privada.
Um novo nome que chegou forte ao Partido Liberal (PL) desponta na corrida para a vaga na Câmara Municipal de Natal nas eleições deste ano: Giann Oliveira.
Giann Oliveira tem uma trajetória marcante em Natal e, através do empreendedorismo e do trabalho com a culinária, passou a conhecer bem a cidade.
Por meio do seu talento com o mercado da culinária, ele utilizou o seu dom para desempenhar nas comunidades ações de qualidade alimentar, aproveitamento e desempenho nutricional. Atividades essas que também impulsionarão projetos para Natal.
Como diferenciais, o pré-candidato aponta determinação, organização, planejamento e conhecimento das dinâmicas públicas. Giann Oliveira e o PL consolidam um projeto considerado bem estruturado, de qualidade para a Câmara.
Morreu, nesta sexta-feira (21/6), aos 101 anos, D. Celeste Arantes, a mãe de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Mineira de Três Corações, ela vivia em Santos, no litoral paulista. A causa da morte não foi informada.
D. Celeste teve três filhos com João Ramos do Nascimento, o Dondinho, falecido no ano de 1996. Pelé era o mais velho. Além dele, ela teve Jair, conhecido como Zoca e a caçula Maria Lúcia.
Centenário
D. Celeste completou 100 anos de vida pouco antes da morte do filho mais famoso. No dia 20 de novembro de 2022, dia da abertura da Copa do Mundo no Catar, o perfil oficial de Pelé nas redes publicou uma homenagem ao centenário da mãe, que sempre foi presença muito frequente na vida do Rei. Cerca de dois meses depois, Pelé morreu, vítima de um câncer.
“Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe”, dizia a publicação.
Comentários