Os investimentos da gestão do Assú em qualificação profissional continuam ativos durante o ano de 2024. Hoje foi realizada a certificação de 143 novos profissionais de três turmas de eletricistas prediais e residenciais, e duas turmas de instalação de placas fotovoltaicas.
Dos mais de 140 certificados, cerca de 30% deles já estão inseridos no mercado de trabalho em Assú e em outras cidades, pois já haviam sido capacitados com os cursos em edições anteriores.
Até o momento, 338 pessoas já foram capacitadas através da iniciativa com emenda dos vereadores Elisangela Albano, Delkiza Cavalcante, Junior do Trapiá e João Paulo.
No dia 27 de junho, o avanço e investimento em qualificação de mão de obra continuarão, quando será a aula inaugural de mais duas turmas, num total de 140 pessoas. Desta vez, com emendas dos vereadores Beatriz Rodrigues, Wadson e Francisco Diassis Tê.
A iniciativa faz parte do projeto de qualificação da mão de obra assuense para receber novos empreendimentos e une a Prefeitura Municipal do Assú, através da Secretaria de Assistência Social, juntamente com os mandatos dos vereadores e a VALER, que está à frente do projeto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a possibilidade de se candidatar à reeleição no pleito de 2026. Em entrevista à CBN, na manhã desta terça-feira (18/6), Lula afirmou que não quer discutir o assunto por enquanto, mas não descarta concorrer novamente se for para “evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar”.
“Tem muita gente boa para ser candidato, eu não preciso ser candidato. Agora, se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar, pode ficar certo que meus 80 anos virará em 40 e eu poderei ser candidato. Mas não é a primeira hipótese”, garantiu o chefe do Executivo.
Ele emendou, dizendo que não vai permitir que o “país volte a ser governado por um fascista”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Eu vou estar com 80 anos, tenho que medir meu estado de saúde, minha resistência física. Eu quero ter responsabilidade com o Brasil, mas não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista, um negacionista, como o país já teve”, completou.
O General Girão é o primeiro colocado no Ranking dos Políticos entre os oito deputados federais do Rio Grande do Norte. Eleito o melhor deputado federal do Rio Grande do Norte nos anos de 2019 e 2021, General Girão mantém a primeira posição no acumulado dos quatro anos, de 2019 a 2022, como o melhor do Estado e o 76º entre os 495 congressistas brasileiros.
“A missão está sendo cumprida e, após estes quase cinco anos e meio, me sinto honrado em poder, através da função de parlamentar, contribuir para o progresso do Rio Grande do Norte. Isso é reconhecimento pelo que temos feito pelo nosso Estado. Buscamos seguir a recomendação do nosso presidente Bolsonaro: mais Brasil, menos Brasília. E, assim, temos votado em projetos que favorecem nosso povo e buscado apoiar com recursos a todos os municípios potiguares. Contamos com o povo potiguar para seguir na missão. Vamos endireitar o Rio Grande do Norte”, declara o deputado federal General Girão.
O site Ranking dos Políticos, uma iniciativa da sociedade civil, avalia senadores e deputados federais em exercício com base em critérios que incluem combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público. A avaliação é feita com informações obtidas de fontes oficiais como os sites da Câmara, do Senado e dos Tribunais de Justiça, garantindo transparência e imparcialidade.
Para mais informações sobre o desempenho do deputado federal General Girão e a metodologia do Ranking dos Políticos, acesse: www.politicos.org.br
Brincadeiras, palhaços, acrobatas, malabares e diversas outras atrações do Circo Americano farão a alegria nesta quinta-feira, 20 de junho, de crianças e adolescentes internados no Hospital Infantil Varela Santiago. A apresentação marcada para às 9 horas vai levar alegria e descontração para a instituição. O pátio do Varela será transformado em um picadeiro para a apresentação dos profissionais do Circo, que com muita magia, pretendem arrancar sorrisos e gargalhadas das crianças.
E em se tratando de tratamentos longos de doenças mais graves, assistir a um espetáculo de circo é uma possibilidade muito distante, na maioria dos casos. Atentos e solidários à luta pela vida desses pequenos, o Circo Americano procurou o Hospital Infantil Varela Santiago para levar até os pequenos pacientes a oportunidade de viverem uma imersão no mundo da fantasia. “Proporcionar alegria, carinho e resgate do lúdico é uma missão para nós. E nada é mais gratificante para os nossos corações de artistas do que ver os sorrisos dessas crianças e jovens que estão em tratamento”, diz Bryan Stevanovich, diretor de Marketing do Circo Americano.
O Hospital Infantil Varela Santiago é uma instituição filantrópica pioneira no tratamento do câncer infantil e referência em neurocirurgia pediátrica no Estado. Atualmente atende crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, realizando em torno de 15 mil procedimentos por mês, todos prestados exclusivamente pelo SUS. Ao todo, o Hospital dispõe de 110 leitos para internamento, dentre esses, 10 de UTI Pediátrica e 10 de UTI Neonatal.
Para o diretor superintendente do hospital, Dr. Paulo Xavier Trindade, é uma preocupação constante da equipe proporcionar momentos lúdicos fora dos leitos, que ajudam a reduzir o estresse e influenciam positivamente na melhora do quadro clínico das crianças. “O trabalho de humanização dentro do hospital é muito importante, porque muitas vezes tratamos pacientes que precisam passar um longo período internados. Essa rotina hospitalar pode ser bastante desanimadora. Oferecer essas atividades ajuda a entusiasmar e levantar o astral, conseguindo inclusive melhorar o quadro clínico. Essas parcerias são ótimas porque trazem alegria para as nossas crianças, familiares e para os nossos colaboradores também”, conclui.
Circo Americano
Em cartaz em Natal desde o início do mês, o Circo Americano traz uma proposta inovadora que une música, dança, teatro, manobras radicais e diversos efeitos especiais, tudo dentro de uma tenda de alto padrão, contando com ar-condicionado e equipamentos de última geração para proporcionar ao público o máximo de conforto e uma experiência única.
O cantor Justin Timberlake foi preso na noite de segunda-feira (17) nos Hamptons, em Nova York, por dirigir embriagado. A informação é do canal norte-americano CNN.
Segundo a emissora, ele permanece sob custódia policial e tem uma audiência marcada para esta terça-feira (18).
Em turnê com o seu álbum mais recente, “Everything I Thought It Was”, Timberlake foi visto saindo do American Hotel, em Sag Harbor, uma vila localizada nos Hamptons, um pouco antes de ser detido.
Procurada pela emissora, a equipe de Timberlake não fez comentários.
O Rio Grande do Norte aumentou sua potência instalada de energia solar em 49% entre abril de 2023 a abril de 2024, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. O crescimento coloca o estado em 4º lugar no Nordeste. Especialistas do setor apontam que essa tendência de crescimento está atrelada ao maior acesso a financiamentos, que têm contribuído para o barateamento dos custos e impulsionado o ritmo da transição energética.
Este aumento se refere à produção de energia elétrica de pequeno porte, gerada pelos próprios consumidores de forma independente, quase sempre a partir dos telhados de seus imóveis. No Rio Grande do Norte, a capacidade total de produção de energia solar fotovoltaica desse tipo saltou de 409 megawatts em 2023 para 609,2 megawatts em 2024.
Já a produção de energia solar em grandes usinas instaladas no estado destaca o Rio Grande do Norte como o quinto maior gerador do país. São 10.952 megawatts total no estado, somando o que está em operação, em construção ou já outorgado e apto para exploração. Com linhas de créditos exclusivas e preços reduzidos, instituições financeiras têm oferecido linhas de crédito específicas para quem deseja investir em sistemas de geração de energia solar.
Segundo Ana Paula Medeiros Vieira, Coordenadora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste, o aumento da procura por esse tipo de financiamento está ligado aos benefícios do empréstimo, como taxas de juros competitivas, análise de crédito simplificada e ausência de burocracia. “O financiamento para nossos associados (pessoas que possuem conta no Sicredi) cobre até 100% do valor do projeto, com prazos de pagamento flexíveis de até 10 anos, dependendo da política de cada cooperativa, e inclui assessoria especializada para apoio no processo”, afirma a especialista.
A linha de financiamento oferecida pelo Sicredi é voltada para consumidores residenciais e empresas que desejam suprir suas necessidades energéticas com a energia solar. Só na instituição, de acordo com a Coordenadora, houve um aumento de cerca de 30% na procura por esse tipo de financiamento nos últimos anos, impulsionado pela crescente conscientização da importância da sustentabilidade e da economia de recursos naturais.
Por ser uma fonte de energia limpa e renovável que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, o uso das placas fotovoltaicas oferecem diversos benefícios para o bolso dos consumidores, incluindo a redução de custos na conta e a possibilidade de vender o excedente de energia produzido de volta para a rede. Isso acaba por gerar uma autossuficiência energética, diminuindo a dependência da rede elétrica convencional e os constantes reajustes.
Com a disponibilidade constante dessa fonte de energia ao longo do ano no Rio Grande do Norte e por ser um investimento com retorno garantido, a energia solar está entre as mais competitivas do país. “Para que o associado tenha segurança sobre a viabilidade do seu projeto, o Sicredi disponibiliza uma equipe de especialistas em energia solar para ajudar a escolher a melhor opção conforme as necessidades energéticas individuais”, conclui Ana Paula Medeiros Vieira.
Em virtude da instalação dos pórticos de sinalização, a Secretaria de Mobilidade Urbana informa que a Avenida Felizardo Moura será interditada hoje (dia 18), a partir das 22h, para os veículos particulares. A previsão é que a via seja liberada às 5 horas da manhã de quarta-feira (19). Já para o transporte público, o bloqueio ocorrerá após às 23h, quando o último ônibus passar pelo trecho.
De acordo ainda com o órgão, os pórticos serão içados com a utilização de caminhões e uma operação semelhante será realizada na noite desta quarta-feira (19). Inicialmente, os serviços estavam programados para acontecer na semana passada, nos dias 14, 15 e 16, mas foram adiados por causa das fortes chuvas.
Todos os detalhes da operação foram definidos na manhã desta terça-feira (18), durante reunião que contou com a presença da secretária da STTU, Daliana Bandeira, o secretário adjunto de Trânsito, Paulo Barra e equipes dos departamentos de Fiscalização e Mobilidade.
Três deputados federais do Rio Grande do Norte assinaram pedido para abrir uma “CPI do Arroz”, com objetivo de investigar a iniciativa do governo federal de realizar leilões para comprar arroz importado. São eles: Paulinho Freire (União Brasil), General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL).
A ideia é capitaneada por integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária, como o deputado Luciano Zucco (PL-RS). Na semana passada, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou o cancelamento do leilão para a importação de arroz.
O certame foi realizado no dia 6 de junho para assegurar o fornecimento de arroz no país depois da calamidade pública causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A lista das vencedoras chamou a atenção: das 4 ganhadoras, 3 não são empresas do ramo de importação.
Até o momento, 143 deputados corroboram com a proposta. Para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o requerimento deve ter 171 adesões. Nesta terça-feira 18, Neri Geller foi à Câmara dos Deputados para responder a questionamentos da Frente Parlamentar Agrícola a pedido de Tião Medeiros (PP-PR) e Coronel Meira (PL-CE).
Neri Geller era secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e foi demitido do governo Lula após a denúncia de fraude no leilão de arroz realizado pela Conab.
Preço do arroz
O objetivo da importação do arroz é garantir o abastecimento e estabilizar os preços do produto no mercado interno, que tiveram uma alta média de 14%, chegando em alguns lugares a 100%, após as inundações no Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano.
O estado é responsável por cerca de 70% do arroz consumido no país. A produção local foi atingida tanto na lavoura como em armazéns, além de ter a distribuição afetada por questões logísticas no estado.
Novo leilão
O governo federal decidiu, agora, construir um novo edital com a participação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU) para que a análise da capacidade das empresas participantes ocorra antes da operação.
Comentários