Existe um site da Escola de Saúde Pública de Harvard, conhecida como Cancer FactFinder, que concede informações sobre o que causa câncer. Dessa vez, o portal alertou para o consumo de um tipo de bebida cancerígena que também está ligada ao risco aumentado de vários tipos da doença.
A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) estabelece consensos sobre substâncias potencialmente cancerígenas e, segundo o site, há uma forte conformidade de que o consumo de bebidas alcoólicas faça parte do cancerígeno do Grupo 1 (que significa que é cancerígeno em humanos).
Para entender a influência do álcool no surgimento da doença, quando ingerimos alguma bebida alcoólica, ela é metabolizada pelo fígado, resultando na formação de uma substância química conhecida como acetaldeído. Por sua vez, o acetaldeído é altamente tóxico e cancerígeno. Dentre os seus prejuízos, ele danifica o DNA das células e ainda impede que essas se reparem de forma adequada.
Dessa forma, esse dano pode resultar no desenvolvimento de células cancerosas. Além disso, o processo de metabolização da bebida resulta na produção de radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar danos às células do organismo.
A maior produção de radicais livres culmina no estresse oxidativo, que contribui diretamente para a formação de câncer, uma vez que altera o DNA e outros componentes celulares importantes.
Não bastando isso, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ainda é associado aos maiores níveis de estrogênio no corpo, um hormônio que está relacionado ao desenvolvimento de cânceres como o de mama.
Alguns tipos de câncer já associados às bebidas são: cabeça e pescoço, esofágico, fígado, mama e colorretal.
A Secretaria de Mobilidade Urbana vai realizar teste do bafômetro em pessoas envolvidas com sinistros de trânsito com vítimas. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (23) pelo inspetor chefe da STTU, Carlos Eugênio.
De acordo com a STTU, o órgão conseguiu o empréstimo de seis etilômetros com a Polícia Rodoviária Federal e o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual para operar durante as colisões e fazer o bafômetro aos condutores que apresentarem sintomas de embriaguez.
Os etilômetros são dispositivos utilizados para medir a concentração de álcool no ar expirado por uma pessoa. Eles desempenham um papel fundamental na prevenção de sinistro de trânsito assim como são importantes para comprovar que o condutor envolvido em acidente está sob o efeito do álcool.
Ainda segundo a STTU, após as ocorrências serem examinadas, os resultados dos exames ficarão disponíveis para serem anexados a um futuro inquérito policial, se necessário.
CAPACITAÇÃO
Nesta quinta-feira (23), os inspetores e agentes de mobilidade da STTU participaram de curso sobre o uso do etilômetro bem e as formas corretas de abordagens dos condutores de veículos, com vista ao respectivo teste em caso de suspeita de ingestão de bebidas alcoólicas.
O curso, que teve como instrutor o coordenador da Operação Lei Seca no Rio Grande do Norte, Major César Fagundes, além de ensinar o manuseio do bafômetro, também destacou como os inspetores e agentes da STTU devem agir nas diversas situações, inclusive para lidar com condutores que se negam a fazer o teste de alcoolemia, alegando que não são obrigados a criar provas contrárias a eles mesmos.
Em uma noite de celebração, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) empossou 40 jovens industriais como membros fundadores da FIERN Jovem. O lançamento do programa, que vai integrar jovens lideranças potiguares, aconteceu nesta quarta-feira (22), no SESI Solar Bela Vista.
O evento contou com a presença do presidente da Federação e idealizador do programa, Roberto Serquiz, assim como da diretoria executiva, presidentes de sindicatos e representantes de instituições convidadas.
De acordo com Serquiz, a FIERN Jovem está diretamente ligada ao projeto que está sendo desenvolvido em sua gestão à frente da Federação. “Nosso grande objetivo é incentivar a atração de industriais para o Sistema Indústria e não poderíamos deixar de fora os jovens empreendedores”, destaca. “É um momento importante para unir a trajetória e conhecimento dos mais experientes com os motivados e sonhadores jovens industriais”, completa Serquiz.
Para o diretor de Inovação da Federação e presidente da FIERN Jovem, Djalma Barbosa Júnior, o lançamento do programa é um novo momento para o Sistema Indústria potiguar. “Vamos apresentar aos jovens industriais as oportunidades e desafios do associativismo nessa jornada de formação de novas lideranças”, afirma.
O diretor de Relacionamento e Associativismo da FIERN Jovem, Pablo Farias, conta que o lançamento do programa é um marco para a indústria do Rio Grande do Norte. “A ideia é engajar a juventude para fazer parte do ecossistema do desenvolvimento econômico do nosso estado e mostrar a responsabilidade que temos nesse cenário”, completa.
Já a diretora de Eventos e Conteúdo da FIERN Jovem, Deborah Sayonara, aponta que o programa terá diversos momentos para capacitação e conexão entre os integrantes. “Vamos potencializar muito o desenvolvimento do nosso estado com a preparação dessas novas lideranças da indústria”, frisa.
Uma das integrantes da FIERN Jovem, Maria Eduarda Simas enalteceu a iniciativa. “Fico muito feliz em saber que a FIERN está abrindo as portas para os jovens. Vai ser uma oportunidade muito enriquecedora para trocar experiências, desenvolver negócios e, consequentemente, a economia do estado”, avalia.
Felipe Trindade, que também foi empossado como membro da FIERN Jovem, conta que a expectativa é fortalecer a indústria do potiguar. “Queremos estar juntos e participar dos debates sobre os rumos do desenvolvimento do nosso estado”, diz.
Além da posse dos membros fundadores da FIERN Jovem, o evento também contou com uma palestra por videoconferência da jovem empresária Elisa Olsen, vice-presidente da Olsen S/A, indústria de equipamentos odontológicos fundada em Santa Catarina e que hoje exporta para mais de cem países. Elisa falou sobre sua trajetória dentro da empresa, fundada por seu pai, Cesar Augusto Olsen, e sobre os desafios da sucessão empresarial.
A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (23) uma operação contra uma empresa de comércio de roupas suspeita de praticar crimes de sonegação fiscal e apropriação indébita de impostos, entre outros delitos contra a Ordem Tributária.
A ação foi batizada de “Operação Continuum”. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, nas cidades de Natal (RN) e João Pessoa (PB). As identidades dos alvos não foram divulgadas pela polícia.
O prejuízo foi contabilizado em cerca de R$ 4 milhões, e dois empresários foram presos.
No decorrer do inquérito, ficou constatado que, além dos crimes investigados, diversos documentos foram falsificados visando a abertura de empresas para continuar a comercialização da marca.
Assim, ao longo de 14 anos de operação da empresa, em Natal, segundo a investigação, ao menos 20 pessoas tiveram seus dados falsificados e utilizados de forma indevida pelos investigados.
Objetos apreendidos e cooperação de instituições
Durante as diligências, foram apreendidos celulares, dois veículos, munições, dinheiro em espécie (dólares), joias e demais objetos que serão periciados. Também foi determinado judicialmente o bloqueio de bens e valores dos investigados.
Nesta ocasião, a operação contou com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN), através do Núcleo Contábil, que realizou a extração de dados no local dos alvos, e da Polícia Civil da PB.
O nome “continuum” deriva do latim e significa continuidade, em alusão aos 14 anos de funcionamento da marca sob a gestão dos suspeitos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu declaração em que assume que a tendência é vetar o trecho de Medida Provisória que ele próprio assinou e enviou ao Congresso Nacional taxando compras internacionais até US$50, que eram a alegria de pessoas mais pobres. “A tendência é vetar, mas a tendência também pode ser negociar”, disse ele.
Lula faz nova cena, tentando reverter reverter a tendência de disparar a rejeição ao seu mandato. Ele diz agora não querer prejudicar mulheres e jovens que compram ‘bugigangas’ e ‘coisas para cabelo’ na internet.
“Como você vai proibir as pessoas pobres, mulheres e moças, que querem comprar um negócio de cabelo? Nós temos que arrumar um jeito de não ajudar um prejudicando o outro”, frisou.
A fala de Lula desautoriza a convicção do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entusiasta da medida e a defesa do presidente da Câmara, Arthur Lira, que atribui a dificuldade de acordo sobre a pauta a “narrativas, que ao meu ver não condizem com a realidade da matéria”.
Um operário de fabricação que trabalhou para uma indústria de alimentos no Rio Grande do Norte foi demitido por justa causa pela empresa porque, estando de licença médica, publicou fotos e vídeos em suas redes sociais praticando esportes e participando de uma festa junina. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional do Trabalho no RN.
De acordo com o TRT-RN, o funcionário tentou reverter sua demissão na Justiça, mas não conseguiu. Uma decisão da 9ª Vara do Trabalho de Natal reconheceu o justo motivo da demissão e negou o pagamento de uma indenização por danos morais pleiteada por ele.
O operário recorreu da decisão ao Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) e coube à desembargadora Isaura Barbalho Simonetti, da Primeira Turma de Julgamento, apreciar o recurso em que ele admitiu que praticava corridas por hobby e, também, atuava como digital influencer.
Em seu pedido de anulação da justa causa, o operário argumentou que “as atividades extralaborais, inclusive aquelas realizadas durante os períodos de afastamento por saúde, não caracterizam violação às normas laborais ou quebra da fidúcia necessária à relação de emprego”.
A empresa defendeu-se juntando como provas ao processo o registro de ponto do operário, seu histórico de atestados médicos e sua ficha médica demonstrando que, mesmo afastado do trabalho “em razão de lesão na coluna”, ele encontrava-se praticando corrida e chegou a participar de uma festa junina, no mesmo dia em que se afastou do trabalho por motivo de doença.
Para a desembargadora Isaura Simonetti, “depreende-se que o fato ensejador da dispensa foi a prática de ato de improbidade consistente em irregularidades a respeito de sua condição de saúde, visto que o reclamante encontrava-se afastado por problema de saúde, porém mantinha sua rotina de treinos, trabalhos externos e vida social ativa, sem qualquer indício de repouso ou indisposição para o trabalho”.
A relatora do recurso confirmou a sentença da primeira instância e manteve a demissão por justa causa do operário. Ela foi acompanhada em seu voto pela unanimidade dos desembargadores da Primeira Turma de Julgamentos do TRT-RN.
Auditores fiscais de todo o Brasil e de outros países se reúnem Natal, capital do Rio Grande do Norte, discutir o sistema tributário brasileiro e avaliar os desafios da regulamentação do texto da Reforma Tributária, cujo texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado e que agora entra na fase de definição de como os dispositivos previstos na redação final deverão ser implementados. O assunto será o foco principal da oitava edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, que começa no próximo domingo (26). A solenidade de abertura está prevista para ocorrer às 19h, no Centro de Convenções de Natal. Já as plenárias ocorrem no auditório do hotel Wish, também situado na Via Costeira.
Para abordar a temática, a programação técnica do evento conta com diversos especialistas que ministraram palestras ao longo dos quatro dias de Congresso, incluindo o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, estará no RN para participar das discussões. Junto com ele, outras autoridades nacionais e internacionais em assuntos econômicos, tributários e áreas correlatas vão debater os avanços que as mudanças no sistema de recolhimento de tributos no país devem proporcionar e os desafios que a União, estados e municípios terão pela frente sob a ótica dos auditores fiscais.
Estão confirmadas ainda as presenças do coordenador da Unidade de Assuntos Fiscais da Divisão de Desenvolvimento Econômico da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Noel Perez-Benitez, e do secretário executivo do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT), Márcio Verdi. O congresso traz outros convidados de âmbito internacional, como Cristina Mac Dowell, especialista em Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ana de La Herrán Piñar, que é presidente da IHE, e o diplomata e político de Portugal Nuno Felix, que darão contribuição para o aprofundamento dos debates, repasse de conhecimento e troca experiências com os participantes.
Esta edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais tem como tema “Reforma Tributária: A Descoberta de um Novo Mundo e seus Desafios” e deverá ser oferecer para os mais de 600 inscritos dias de palestras, painéis, debates e momentos de networking, centrados nas mudanças da Reforma Tributária e na adoção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), já implementado em Portugal nos anos 1980. Especialistas em tributação do Brasil, Portugal e da Espanha compartilharão as vivências, as dinâmicas e os problemas enfrentados na implantação do IVA na Europa.
Oportunidade para auditores locais
Para a secretária executiva da Receita da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte, Jane Carmem Araújo, o evento é uma oportunidade ímpar para os auditores fiscais do Rio Grande do Norte e interessados nessa área para se inteirar dos detalhes da regulamentação da Reforma Tributária a partir da visão de especialistas com atuação e experiência internacional. “Trata-se de um evento importantíssimo para o RN, um congresso internacional. É o momento ideal para que os auditores do RN possam trocar experiências com os de outras nações, assim como, das diversas regiões do Brasil, para se familiarizar com as novas regras que vão estar em vigor pelo menos pelos próximos trinta anos”.
Segundo Jane Araújo, a relevância do tema do congresso e das discussões já é um bom argumento para a categoria participar. “São temas voltados para a Reforma Tributária, um assunto crucial para que os Auditores Fiscais alinhem seus conhecimentos e se preparem para os desafios da nova realidade do Fisco”.
Nos painéis, serão abordados tópicos que tratam sobre a aplicação prática da Reforma, como a experiência da União Europeia com as mudanças nas Administrações Tributárias e a gestão e integração do IBS e CBS. Além disso, serão discutidas as expectativas e os resultados esperados para a sociedade após a reforma, bem como mudanças sociais, culturais, compromissos e desafios cotidianos dos servidores do Fisco brasileiro, contribuindo para o aprimoramento das práticas fiscais no estado e para a expansão das conexões profissionais. A programação completa, localização e inscrições estão disponíveis no site do evento (https://www.congressolusobrasileiro.org.br/).
O 8º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais é uma realização da Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira, de Portugal (APIT), Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional) com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Fazenda (SEFAZ-RN) e da Associação dos Auditores Fiscais do Tesouro do Rio Grande do Norte (Asfarn).
De acordo com o jornal El Nacional, a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, está enfrentando um tratamento de câncer que a fez perder 15 kg. A princesa de Gales, que ficou afastada dos holofotes por alguns meses, revelou em março que está passando por sessões de quimioterapia, mas não especificou o local do tumor.
O periódico catalão também destaca a preocupação dos membros da família real com a significativa perda de peso de Kate, considerando que ela já tinha um corpo magro antes do diagnóstico de câncer. No entanto, fontes afirmam que o tratamento está ocorrendo dentro da normalidade.
Recentemente, o príncipe William compartilhou uma atualização sobre a esposa durante uma visita ao St. Mary’s Community Hospital, nas Ilhas Scilly.
Com bom humor, ele respondeu à pergunta da administradora do hospital, Tracy Smith, sobre o estado de saúde da princesa Kate: “Ela está bem, obrigado”, quebrando o protocolo real.
Comentários