Elon Musk e o ministro da Saúde da Indonésia, Budi Gunadi Sadikin, lançaram no domingo o serviço de internet via satélite da SpaceX para o setor de saúde do país, com o objetivo de melhorar o acesso em partes remotas do extenso arquipélago.
Musk, o bilionário chefe da SpaceX e da Tesla, chegou à ilha turística indonésia de Bali em um jato particular antes de participar da cerimônia de lançamento em um centro de saúde comunitário na capital da província, Denpasar.
Um adolescente de 16 anos matou pai de 57 anos, mãe de 50 e a irmã de 16 dentro de casa na noite de sexta-feira (17) em São Paulo. Ele passou o fim de semana com os corpos em casa e ele próprio chamou a polícia no domingo (19) para comunicar sobre o crime.
Antes disso, ele ainda foi à padaria comprar pão e à academia.
O adolescente, que se apresenta como adotivo, usou arma do pai, que era guarda civil municipal em Jundiaí, na Grande SP. Eles foram mortos dentro de casa, na rua Raimundo Nonato de Sá, na Zona Oeste de SP.
Ele diz que matou os pais porque estava com raiva. O adolescente contou à polícia que foi xingado de “vagabundo” pelos pais na quinta-feira (16) e ficou sem acesso ao celular. Depois da discussão, ele planejou as mortes.
A irmã foi morta porque estava na casa. Ela foi na cozinha após ouvir o barulho de tiro e também foi baleada.
Fim de semana com os corpos
Ele passou o fim de semana em casa com os corpos. O adolescente ligou para a polícia na noite de domingo (19) e confessou. Vizinhos contaram que não ouviram nenhum barulho no dia do crime, mas que a família brigava constantemente.
Câmeras de segurança da casa devem ajudar o trabalho da polícia. O adolescente foi apreendido e conduzido à Fundação Casa. O caso foi registrado como homicídio, feminicídio, posse ou porte ilegal de arma e vilipêndio a cadáver no 33º DP.
A Guarda Civil Municipal de Jundiaí e a Unidade de Gestão de Segurança disseram que prestarão o suporte necessário à família do GCM Isac Tavares dos Santos. “Ele estava lotado no destacamento Florestal. Prestativo e dedicado, estava na GMJ desde 2012”.
Nestas quarta e quinta-feiras, 22 e 23 de maio, das 14h às 17h, durante o Congresso Interdisciplinar (Coin 2024) da Uern Natal, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), do curso de Direito, vai realizar um mutirão de atendimentos aberto ao público, sem necessidade de agendamento prévio. O atendimento é feito no Campus Natal, localizado na Zona Norte da capital.
Já em uma ação do curso de Turismo, também por ocasião do Coin 2024, o Sebrae RN vai disponibilizar um espaço com programação para quem pretende ou já empreende e busca informações sobre como se formalizar, tornar o negócio sustentável ou avalia se acoplar ao guarda-chuva de uma incubadora de empresas.
No mutirão do Núcleo de Prática Jurídica, 10 estudantes, professores e a equipe de NPJ estarão de prontidão para orientações jurídicas, sejam em causas cíveis, de Direito do Consumidor, Trabalhista, de Família, ou qualquer outra área do Direito.
Em regra, o NPJ da Uern Natal presta assistência em causas cíveis e em Direito de Família a residentes na zona Norte (onde se localiza o Campus da Universidade na capital), com renda individual não superior a dois salários mínimos.
“No entanto, durante o mutirão do nosso Congresso Interdisciplinar, mesmo que a gente não possa acolher a causa recebida, vamos orientar quem nos procurar sobre como deve proceder para resolver seu problema, oferecendo uma consultoria jurídica”, explica a coordenadora do NPJ, Profa. Deborah Leite.
O Núcleo de Prática Jurídica da Uern Natal funciona no Complexo Cultural ao lado do prédio principal da Universidade do Estado, na Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419, Conjunto Potengi, zona Norte.
Espaço Sebrae no Coin 2024 Uern Natal
No Espaço Sebrae, dentro do Congresso Interdisciplinar 2024 da Uern Natal, a população poderá participar da seguinte programação aberta ao público: Na quarta-feira (22), das 8h às 12h, atendimento e orientações sobre incubadoras. Na quinta-feira (23), das 8h às 12h e das 14h às 17h, atendimento e orientações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as boas práticas do Sebrae. E na sexta-feira (24), das 8h às 12h, atendimento e orientações sobre abertura de empresas para Microempreendedores Individuais (ΜΕΙ), e das 14h às 17h, atendimento e orientações sobre negócios de impacto social.
Sobre o Congresso Interdisciplinar 2024 da Uern Natal
O Congresso Interdisciplinar é um evento de porte nacional, que soma conhecimento dos cinco departamentos do Campus de Natal (Direito, Turismo, Ciências da Religião, Ciência da Computação e Ciência & Tecnologia) e das instituições públicas, privadas e comunitárias parceiras. O tema desta edição é “Sociedade e participação social em tempos de reestruturação – Sustentabilidade, Turismo, Saúde, Educação e Tecnologia”.
O evento contará com um número expressivo de participantes, segundo os organizadores, e tem na programação atividades como minicursos, oficinas, palestras e apresentações de trabalhos, entre outros. Para conhecer toda a programação e realizar inscrição, acesse: https://www.even3.com.br/coin2024/
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter recebido “com pesar” a confirmação da morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, 63 anos, feita nesta segunda-feira (20/5).
Equipes de resgate encontraram o helicóptero onde estava o presidente do Irã na manhã de segunda-feira, no horário local. A aeronave caiu nesse domingo (19/5), em uma região montanhosa, com forte neblina e de difícil acesso, quando a comitiva presidencial retornava de uma viagem ao Azerbaijão Oriental. Ebrahim não resistiu.
De acordo com a TV estatal do país, não há sobreviventes. Entre as vítimas da tragédia, está ainda o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian, além de Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental; e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.
Em nota, o Itamaraty disse que o governo brasileiro recebeu, “com profunda consternação”, as notícias das mortes das autoridades iranianas.
“O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”, disse o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Os trabalhos de recuperação do asfalto da BR-101/RN, em dois trechos na capital Natal, foram adiados e estão programados para começar nesta terça-feira 21. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou a mudança devido às chuvas ocorridas na última semana.
Anteriormente agendadas para quinta-feira passada 16, as obras foram adiadas conforme anunciado pelo DNIT. “Em razão das chuvas na região, os serviços agendados para iniciar na quinta-feira (16) foram adiados e têm previsão de início para esta terça-feira 21”, afirmou o DNIT.
Os locais incluem o viaduto de Ponta Negra e suas alças, o túnel da Avenida das Alagoas, a via lateral no sentido Parnamirim-Natal, sob a passarela de Potilândia, e a via lateral no sentido Natal-Parnamirim, do Viaduto Arena das Dunas até a passarela de Mirassol.
As intervenções serão realizadas durante a noite, das 22h às 5h, com os locais devidamente sinalizados e com rotas alternativas indicadas, assegurou o DNIT.
Um dos dois apenados que fugiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, foi visto nesse domingo (19) em Assu, na região Oeste potiguar, segundo a Polícia Militar.
Policiais realizaram um cerco perto da ponte da BR-304, mas o homem conseguiu escapar ao entrar em uma área de mata e deixou 14 celulares para trás.
De acordo com o tenente-coronel Maximiliano Luiz Bezerra Fernandes, comandante do 10º Batalhão da PM, o fugitivo visto no município era Gustavo da Rocha Dias, de 30 anos, conhecido como Zé Colmeia.
“A informação chegou por meio de denúncias anônimas. Ligaram para cá. As pessoas que ligaram reconheceram ele pelas fotos que foram divulgadas”, afirmou o coronel.
Por volta de 12h30, os policiais se deslocaram até o local informado, nas proximidades da BR-304, e montaram um cerco. No entanto, ao avistar os policiais, o homem conseguiu escapar correndo para uma área de mata.
Segundo o coronel, ao correr, o fugitivo deixou para trás uma bolsa com 14 celulares, cinco relógios, além de roupas. Os celulares e relógios tinham sido furtados de um imóvel arrombado no sábado (18), na cidade.
Ainda segundo o comandante, na noite de domingo (19), a PM recebeu novas informações de que o mesmo fugitivo foi visto no município vizinho, Itajá, distante 11 km de Assu, por volta de 21h. Uma equipe foi enviada ao local, mas o suspeito conseguiu escapar novamente entrando em uma área de mata.
O coronel ainda afirmou que as buscas continuam na região.
Informações que possam levar a recaptura dos foragidos devem ser repassadas através do Disque Denúncia 181 ou pelo 190.
Um homem de 45 anos foi preso suspeito de furtar objetos e cometido sacrilégio em desfavor da Igreja de São Francisco, localizada no município de Macau. De acordo com a Polícia Civil de Macau, o furto ocorreu na madrugada de sexta-feira (17). No momento da abordagem, o homem estava portando uma faca, mas não esboçou reação contra os policiais. As diligências foram feitas e imagens foram coletadas, além de várias pessoas ouvidas.
Também foi constatado que o autor seria integrante de uma facção criminosa que atua na cidade. O suspeito foi autuado pelos crimes de furto qualificado e por organização criminosa.
O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Representantes dos setores produtivo e público, ligados a segurança, assistência social e saúde se reuniram, nesta segunda-feira (20), para discutir ações de combate aos casos de violência na Cidade Alta. O empresariado esteve representado pelo presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e da Associação Viva o Centro, Rodrigo Vasconcelos.
O secretário do Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Coronel Araújo, falou da necessidade de um “esforço conjunto de vários órgãos e setor privado para mudar a realidade do bairro”.
“A Cidade Alta passa por um momento de dificuldades, de mudança de comportamento, que está acontecendo em diversos centros urbanos. Nós, da Fecomércio, estamos aqui buscando essa atuação de vários entes para tentar mudar a realidade que é de conhecimento de todos”, afirmou o dirigente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
A reunião foi intermediada pela promotora de Cidadania do Ministério Público do Estado, Danielle Veras, através dos apontamentos feitos pelo presidente da Viva o Centro, Rodrigo Vasconcelos. Ações como iluminação nas praças públicas e aumento do patrulhamento da Polícia Militar e Guarda Municipal nas ruas Vigário Bartolomeu, São Tomé, Rio Branco e João Pessoa foram solicitadas. O direcionamento da população aglomerada no Viaduto do Baldo e o monitoramento das ruas do centro da Cidade também estiveram em pauta.
Os representantes da Polícia Militar informaram que uma base móvel está instalada no bairro e rondas estão sendo feitas em dias alternados. A Polícia Civil informou que vai prestar apoio a delegacia da área com efetivo das delegacias de Furtos e Narcóticos, e a Penal irá monitorar e fiscalizar os presos do regime semiaberto com uso de tornozeleiras eletrônicas na área.
Ficou deliberado um novo encontro para tratar a segurança pública, após a visita no Centro em busca de uma base física compartilhada entre estado e município. Outras reuniões serão marcadas para tratar ações na área da Polícia Penal, assistência social, saúde pública e ocupação de imóveis.
Comentários