SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 18, 2024

Senac RN realiza fórum sobre carreiras e empresas participantes irão ofertar mais de mil oportunidades de empregos

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Escola Técnica do Senac RN realiza, nos próximos dias nos 22 e 23 de maio, o Fórum de Carreiras com o tema “Humanização na Era Digital”, o evento abordará temas como carreira, empregabilidade e educação corporativa.

Para o Diretor Regional do Senac RN, Raniery Pimenta, o Fórum de Carreiras busca criar um ambiente propício para networking. “A missão do Senac é educar para o trabalho, por isso, estamos abrindo a oportunidade para que os participantes possam ampliar seu círculo de contatos e, assim, consigam abrir portas para futuras possibilidades de emprego e qualificação”, explica o gestor.

O Fórum de Carreiras contará com uma vasta programação gratuita durante o período da manhã e da tarde com palestras, workshops, oficinas gratuitas e oportunidades de emprego. A ideia é reunir empresas das mais diversas área de atuação com estudantes do Senac e demais instituições de ensino com o intuito de gerar conexões para o mercado de trabalho.

Oportunidades

Durante a programação, será realizado o “Encontro com o Mercado”, momento onde as empresas participantes estarão ofertando, exclusivamente durante o evento, mais de mil oportunidades de emprego, para cargos como atendimento ao cliente e assistente administrativo.

ATENÇÃO: Adolescente de 14 anos morre ao participar de ‘desafio do salgadinho picante’

FOTO: REPRODUÇÃO

Harris Wolobah, de 14 anos, faleceu nos Estados Unidos após participar do ‘desafio do salgadinho picante’, que envolve consumir uma tortilha com alta concentração de capsaicina, um composto químico encontrado na pimenta-malagueta. O adolescente, que tinha um problema cardíaco congênito, aceitou o desafio “One Chip Challenge” da empresa Paqui, que consiste em comer um salgadinho de milho temperado com as pimentas Carolina Reaper e Naga Viper, conhecidas por serem extremamente picantes.

O incidente ocorreu em setembro de 2023. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória causada pela ingestão de capsaicina em alta concentração, conforme confirmado pelo legista-chefe do Estado de Massachusetts, EUA, em 16 de março.

O salgadinho era comercializado em uma embalagem que imitava um caixão. Após a morte de Wolobah, a Paqui voluntariamente retirou o produto do mercado.

A pimenta Carolina Reaper é apenas um pouco menos picante que o spray de pimenta na escala Scoville, que mede a pungência das pimentas, enquanto a Naga Viper alcança aproximadamente 1,2 milhão de unidades de calor na mesma escala, muito acima dos cerca de 5 mil de uma pimenta jalapeño.

Um representante da Paqui declarou ao canal de televisão CNN que o “One Chip Challenge” era destinado somente a adultos, com avisos claros e destacados na embalagem que alertavam para o fato de que o produto não era adequado para crianças, pessoas sensíveis a alimentos picantes ou com condições de saúde preexistentes.

“Observamos um aumento nos relatos de adolescentes e outras pessoas que ignoravam esses avisos”, disse o porta-voz. “Por isso, mesmo o produto estando de acordo com os padrões de segurança alimentar, decidimos retirá-lo das prateleiras em setembro de 2023 como medida de precaução.”

Ele também mencionou que o desafio foi descontinuado. A empresa promete reembolsar os clientes que compraram o salgadinho em 2023 e ainda não o consumiram.

Terra Brasil Notícias

Presidente interina da Petrobras demite 20 assessores de Jean Paul

FOTO: JOSÉ ALDENIR

A presidente interina da Petrobras, Clarice Coppetti, começou a desligar os assessores especiais e gerentes-executivos da órbita pessoal do ex-CEO Jean Paul Prates, que deixou a empresa na última terça após ter sido demitido por Luiz Inácio Lula da Silva.

Até agora foram pelo menos 20 assessores e executivos com status de diretor e gerente, todos pessoalmente ligados a Prates. Na quarta-feira, quando o conselho oficializou a saída do CEO e Coppetti foi confirmada como interina, já tinham sido destituídos dos cargos o diretor financeiro, Sergio Caetano Leite, e o gerente-executivo de Relações Institucionais, João Paulo Madruga.

A nova direção da petroleira trata as demissões como naturais e necessárias. A assessoria de imprensa da Petrobras afirmou que se trata de um “procedimento padrão”. A companhia disse ainda que eram 20 os assessores ligados a Prates, embora aliados do ex-CEO contabilizem 40 assessores ao todo na presidência.

Parte desse pessoal, cerca de 10 funcionários, foi indicada por políticos do PT e também pela Federação Única dos Petroleiros, a FUP. A tendência é que não sejam demitidos, uma vez que deram apoio nos bastidores à indicação de Magda Chambriard, que vai assumir o comando da Petrobras no lugar de Prates.

Haddad diz que demissão na Petrobras é “natural”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira 17 que é “natural” que haja trocas na presidência da Petrobras e que a demissão de Jean Paul Prates do comando da petroleira foi uma escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Haddad negou também interferência de ministros na tomada de decisão. Jean Paul Prates foi demitido do comando da estatal nesta semana. A decisão aconteceu após meses de desgaste entre Prates e os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil).

“O que teve na Petrobras, regra geral, é (que o presidente é) quase um ministro. É uma pessoa que tem que ter uma relação muito próxima ao presidente da República, é a maior companhia do país. É estratégica por várias razões, então é natural que possa haver uma troca a depender do julgamento do chefe do Executivo”, disse o ministro para jornalistas no ministério da Fazenda.

Ele acrescentou: “Como foram em todas as ocasiões em que Lula presidiu o Brasil, foi uma escolha muito pessoal dele, sem interferência de ministros. Como, nesse caso, também aconteceu. Não houve interferência de ministros, ao contrário do que vem sendo veiculado. Não aconteceu isso, foi uma escolha pessoal dele”.

O argumento do grupo de Costa e Silveira no embate com Prates era de que o antigo presidente não estava entregando os resultados da Petrobras que eram esperados pelo governo.

Agora RN

Empresa de ônibus indenizará criança com deficiência que foi xingada por motorista em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

A 7ª Vara Cível da Comarca de Natal determinou que uma empresa de transportes indenize, no montante de R$ 5 mil, uma criança que passou por constrangimentos ao embarcar em um ônibus de linha municipal. Conforme consta no processo, ela é portadora de hidrocefalia e usa cadeira de rodas. Estava acompanhada de sua mãe, aguardando no ponto a chegada de transporte público para retorno a sua residência. As informações foram divulgadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) nesta sexta-feira (17).

Segundo informações do processo, após duas horas de espera, “parou no ponto o único ônibus da linha com acessibilidade para cadeirantes, porém houve recusa do motorista em transportar a autora”. Após insistência de ambas, o motorista “concordou em transportar a passageira, porém com muita reclamação e xingamentos dirigidos à autora e sua mãe”.

Ao analisar o processo, o magistrado Marco Ribeiro ressaltou o dispositivo do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015, o qual estabelece como “dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência,” direitos referentes “ao transporte, à acessibilidade, dentre outros decorrentes da Constituição Federal”.

A decisão aponta que a autora juntou documentos referentes ao registro do ocorrido no âmbito do Ministério Público, bem como apresentou testemunha em audiência de instrução, que confirmou em seu depoimento “as alegações trazidas, afirmando que houve xingamentos e recusa por parte do motorista em transportar a demandante, que ficou em um estado visível de abalo psicológico, pois inquieta e nervosa com a situação”.

A partir disso, o magistrado avaliou que ficou “demonstrada a indevida conduta da parte demandada, ao negar o transporte à parte autora”, pois além de lhe colocar em uma “situação constrangedora e de humilhação perante todos os passageiros ali presentes, foi responsável por lhe causar angústia e dor”.

O juiz levou em consideração “o princípio da razoabilidade, bem como a situação financeira das partes e a dimensão do fato lesivo” e quantificou o valor da indenização pelos danos morais sofridos, “atendendo a necessidade de satisfazer a dor da vítima, além da necessidade de compelir a demandada a evitar a repetição de tal conduta”. O valor será acrescido de juros e correção monetária.

Ex-deputado Carlos Augusto Rosado internado em Natal com ‘forte anemia’

FOTO: DIVULGAÇÃO

Ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado está internado no Hospital do Coração desde a quarta-feira.

De acordo com o blog de Chris Alves, ele enfrenta uma ‘forte anemia’ e o quadro clínico é considerado estável.

Segundo o jornalista Carlos Santos, quem acompanha Carlos Augusto é a esposa, a ex-governadora e ex-senador Rosalba Ciarlini

Blog do Gustavo Negreiros

Com apoio do Potiguar 02, polícia prende foragido por assalto a bancos e apreende carro roubado em Tabatinga

FOTO: REPRODUÇÃO

Um homem suspeito de assaltar bancos foi preso nessa sexta-feira (17) em Tabatinga, no litoral potiguar. A ação foi da Força Tática do 3° Batalhão de Polícia Militar e contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), abordo do helicóptero Potiguar 02.

Contra o homem havia mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e também responde na Justiça por assaltos a bancos na modalidade “novo cangaço”.

Ainda de acordo com a polícia, o veículo, que foi roubado em Natal no mês de abril, estava com placas clonadas.

Portal 98 FM

Advogado sugere a Carlos Eduardo que desista de ação contra Rogério Marinho após derrota no TRE-RN

FOTO: REPRODUÇÃO

O advogado Erick Pereira, que representa o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, indicou nessa sexta-feira (17) que não deverá haver recursos contra a decisão da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte que absolveu o senador Rogério Marinho (PL) da acusação de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022.

À 98 FM, Erick Pereira disse que recomendará a Carlos Eduardo que desista da ação. Porém, a decisão final caberá ao próprio ex-prefeito, que ainda não se pronunciou sobre a decisão.

“Minha opinião é que não se deve recorrer. A eleição passou e ganhou quem teve mais votos. Agora, as atenções devem ser as eleições municipais. Mas, esta decisão cabe ao autor da ação (Carlos Eduardo)”, disse Erick Pereira.

A decisão que absolveu Rogério Marinho foi proferida nesta quinta-feira (16) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Por unanimidade, os juízes seguiram entendimento do relator, o desembargador Expedito Ferreira, que não encontrou irregularidades praticadas pelo parlamentar durante as eleições de 2022 e a pré-campanha.

O relator considerou as provas apresentadas “genéricas e abstratas” para constar os abusos. O Ministério Público concordou com o arquivamento da ação.

A ação foi proposta em agosto de 2022, antes mesmo da eleição, pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que foi candidato ao Senado pelo PDT e derrotado por Rogério Marinho. Carlos alegou que Rogério adotou “critério eleitoreiro” ao distribuir verbas quando era ministro do Desenvolvimento Regional.

Isso teria influenciado a eleição, resultando no apoio maciço de prefeitos à candidatura do senador eleito.

Portal 98 FM

‘MUY AMIGO’: Haddad diz que troca na Petrobras foi decisão de Lula; Estatal já perdeu R$ 70 bilhões em valor de mercado

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em nota interna na última terça, Jean Paul Prates disse que Lula pediu o cargo. Nome de Magda Chambriard como nova presidente será submetido ao Conselho de Administração.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nessa sexta-feira (17) que a decisão de troca do comando da Petrobras foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem a interferência de ministros de Estado.

Na última terça-feira (14), Lula demitiu o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Em nota interna na empresa, Prates disse que Lula pediu o cargo e que deve nomear a ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo Magda Chambriard para a presidência da Petrobras.

“O que teve na Petrobras, regra geral, é quase um ministro. É uma pessoa que tem que ter uma relação muito próxima ao presidente da República, é a maior companhia do país. É estratégica por várias razões, então é natural que possa haver uma troca a depender do julgamento do chefe do Executivo”, declarou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Terra Brasil Notícias