SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 7, 2024

Projeto que estimula doações de sangue é aprovado na Câmara de Natal

FOTO: FRANCISCO DE ASSIS

A Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (7), o Projeto de Lei nº 348/2020, que incentiva a doação de sangue. A matéria foi apreciada junto a outras sete.

Pelo texto do vereador Robson Carvalho (União Brasil), faturas, notificações e boletos emitidos pelos órgãos municipais e empresas terceirizadas contratadas pela Prefeitura deverão ter mensagens de incentivo à doação de sangue. “É notória a necessidade de doação de sangue e esse projeto estimula as pessoas a fazerem a doarem mais ou se tornarem doadores. Isso ajuda a abastecer os bancos de sangue salvando vidas”, disse o autor da proposta.

Também foi aprovada em segunda discussão alterações à Lei nº 356/2012, que garante a distribuição de fraldas, compressas de gases estéreis e sondas uretrais estéreis e descartáveis para idosos e pessoas que necessitam. “A gente altera o limite de 90 unidades para que a quantidade seja de acordo com o laudo médico. Também retiramos a restrição de ser apenas para quem recebe um salário mínimo, tornando universal para quem necessitar”. Explicou o autor das mudanças, vereador Tércio Tinoco (União Brasil).

Outra matéria que recebeu o aval do Plenário é de autoria do vereador Kleber Fernandes (REPUBLICANOS) e disciplina as operações de carga e descarga para veículos do tipo picape na cidade. Além disso, passou o PL nº 382/2022, do vereador Robério Paulino (PSOL), para a implantação do Programa de Assistência Psicopedagógica Fono-Neuro na rede de ensino do município. “A ideia é ter esses especialistas para identificar em todas as crianças as que têm problemas fono-neurais. Nem sempre os pais conseguem identificar esses problemas que interferem no aprendizado e na convivência”, declarou Robério Paulino.

Os vereadores aprovaram ainda a concessão do Título de Cidadania Natalense ao senhor Bruno de Sousa Rodrigues.

ALRN aprova projeto do serviço gratuito de transporte para tratamento de pessoas com câncer

FOTO: JOÃO GILBERTO

Aprovado à unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (7) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o projeto de lei de iniciativa do deputado Kleber Rodrigues (PSDB) irá contribuir com a locomoção dos pacientes oncológicos de baixa renda. Trata-se do projeto que assegura o Serviço Gratuito de Transporte para o tratamento de saúde.

Outros projetos foram aprovados pelos parlamentares e o primeiro a entrar em votação, foi o proveniente da prefeitura de Ipanguaçu, que reconhece o estado de calamidade pública no município. Os deputados se solidarizaram com a difícil situação da população e aprovaram o decreto.  As fortes chuvas na cidade provocaram o transbordamento de açudes, entre outros graves problemas, como imóveis alagados e redes de drenagem afetadas. “Esse decreto irá dar o respaldo legal para o gestor tomar providências que atendam à população, que tem toda nossa solidariedade”, disse o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) durante a discussão da matéria.

Com relação ao projeto de Kleber Rodrigues, o serviço poderá ser executado pela Sesap e DER, através da diretoria de transporte do Departamento de Estradas e Rodagens. As viagens deverão ser realizadas dentro dos limites geográficos do RN; o paciente deverá ser encaminhado para a cidade mais próxima que receba o tratamento e para receber o benefício os pacientes oncológicos deverão ser residentes no RN e comprovar renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo e terá direito a um acompanhante por viagem.

Também de iniciativa de Kleber Rodrigues, foi aprovado o projeto que dispõe sobre instituição do serviço de família acolhedora no âmbito do RN. Do deputado Taveira Júnior (União), foi aprovado o projeto para realização de sessão solene pelo Dia Nacional da Adoção.

O deputado Adjuto Dias (MDB) teve aprovado o projeto para realização de sessão solene em comemoração aos dois anos de reestruturação do Programa Banco de Alimentos de Natal. Do deputado George Soares (PV), foram aprovados dois projetos: o que declara a Festa de São José e o Santuário Josefino, em Angicos, como patrimônio cultural, imaterial, histórico e religioso do RN. O outro projeto é para homenagem, através de sessão solene, ao Dia do Profissional da Contabilidade.

Do deputado Hermano Morais (PV), os parlamentares aprovaram o projeto que institui, no calendário oficial do RN, o Dia Estadual de Conscientização e Combate à violência contra a Advocacia.

Influencer suspeita de lavagem de dinheiro em salões no RN expõe tornozeleira e se diz inocente

FOTO: REPRODUÇÃO

A influencer e empresária Cris Mabel, fundadora da Mabel Esmalteria, discursou em um evento sobre empreendedorismo e liderança em Natal na última segunda-feira. Enquanto usa uma tornozeleira eletrônica por suspeitas de envolvimento em lavagem de dinheiro através de salões de beleza, ela afirmou sua inocência durante a palestra.

Investigada pela Polícia Civil e Ministério Público, Cris Mabel é uma das suspeitas de participar de um esquema de lavagem de dinheiro que envolve a abertura de esmalterias no estado. Uma operação realizada em 25 de abril executou diligências em várias cidades, incluindo Natal, Parnamirim e Areia Branca.

Segundo as investigações, mais de R$ 7 milhões foram movimentados entre 2017 e 2020 nas contas bancárias dos negócios de beleza, parte dos quais decorrentes de atividades criminosas como tráfico de drogas, furto qualificado e sonegação fiscal. No entanto, as atividades ilícitas não são atribuídas à empresária, mas sim a outro suspeito.

Durante sua apresentação, Cris Mabel afirmou não sentir vergonha de usar a tornozeleira eletrônica, pois se considera inocente. Ela destacou seu orgulho na história pessoal e profissional, mesmo enfrentando turbulências. As investigações estão em curso, e ainda não houve uma decisão judicial definitiva.

https://www.youtube.com/shorts/4jOc_P5uY_M

Com informações do Portal 96 FM

Últimos 100 ingressos disponíveis para o Festival Nossa Churrascada

FOTO: DIVULGAÇÃO

 A contagem regressiva para o aguardado evento gastronômico e cultural, “Nossa Churrascada”, está chegando ao fim, com apenas 100 ingressos restantes para o grande festival que acontecerá neste sábado, dia 11 de maio, no Rooftop do Natal Shopping.

Este evento, que tem conquistado corações por sua proposta única de unir boa comida, música e a cultura potiguar em um ambiente vibrante e acolhedor, promete superar todas as expectativas. Pensando em todo conforto e segurança, o evento preparou uma cenografia incrível pensada por Renato Vaz em parceria com a Borogodo Cenografia!

O Festival ‘Nossa Churrascada’ não é apenas uma celebração da culinária, mas uma jornada que abraça as tradições desde o sertão até o litoral potiguar. A ideia é proporcionar uma experiência completa para os amantes da gastronomia e da música, reunindo chefs renomados, atrações musicais locais e um ambiente festivo que celebra a nossa cultura.

Entre as atrações gastronômicas, os participantes terão acesso a diversas estações de churrasco, fogo de chão, varais de legumes frescos e pits de defumação, onde os mestres churrasqueiros locais demonstrarão suas habilidades em cortes e técnicas de preparo.

No aspecto musical, o line-up do festival incluirá talentos potiguares como a dupla Pedro e Erick, o grupo Ribeira Boemia, a banda Uskaravelho e o projeto Sax in the House, garantindo uma trilha sonora diversificada que vai do sertanejo ao samba e rock.

Para garantir seu lugar nessa experiência única, os últimos ingressos estão disponíveis para compra no site Bilheteria Digital e nas unidades Frigoias (Jaguarari, Petrópolis e Roberto Freire).

A Nossa Churrascada conta com patrocínio do Governo do RN via Lei Câmara Cascudo incentivado pela Frigoias e Eisenbahn. Para mais informações e atualizações sobre o evento, siga o perfil oficial no Instagram: @nossa.churrascada.

Prefeitura inicia programa de conservação e zeladoria nas principais avenidas da cidade

FOTO: ROBERTO GALHARDO

Em uma ação integrada de vários órgãos, a Prefeitura de Natal está executando um amplo programa de conservação e zeladoria nos principais corredores de mobilidade e vias turísticas da cidade. Nesta terça-feira (07), as equipes trabalharam na Avenida Odilon Gomes de Lima, em Capim Macio, zona sul. Até o final deste mês de maio, mais de dez ruas e avenidas devem receber os serviços. Já receberam melhorias a Avenida Hermes da Fonseca; Paulistana e Cirandas. Ainda irão receber as intervenções a Avenida da Chegança; BR-101; Salgado Filho e Viaduto de Ponta Negra.

“Estamos ampliando o trabalho de conservação e zeladoria das nossas vias, limpando os canteiros, fazendo a supressão vegetal, reforçando a sinalização viária, dentre outros diversos serviços. Esse trabalho se soma às grandes obras que estamos executando em Natal com o objetivo de melhorar a infraestrutura local. Vamos continuar atuando para que a capital potiguar possa crescer e se desenvolver de forma ordenada e disciplinada com o objetivo de oferecer mais e melhores oportunidades para todos”, disse o prefeito Álvaro Dias.

O mutirão conta com o trabalho de limpeza urbana; organização de canteiros; recomposição de meio fio; podas; paisagismo; iluminação; plantio de árvores; sinalização viária e adaptação específica da via. Na parte operacional, a ação conjunta conta com o apoio de equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur); Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) e Infraestrutura (Seinfra). Já as pastas de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Mobilidade Urbana (STTU); Turismo (Setur) e Defesa Social (Semdes) oferecem apoio técnico e logístico.

Projeto define regras para operações de carga e descarga, em Natal

FOTO: ELPÍDIO JUNIOR

A Câmara Municipal do Natal aprovou nesta terça-feira (07) projeto de lei que disciplina as operações de carga e descarga para veículos do tipo picape leve, no município de Natal. De acordo com o documento, “as áreas com sinalização de carga e descarga são exclusivas para os veículos desta destinação. O local deverá ter pintura e/ou adesivos que propiciem a fácil identificação pelo agente fiscalizador”.

O projeto é de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos) e deve seguir para sanção do prefeito Álvaro Dias. De acordo com o parlamentar, “a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTU) deverá fazer estudos técnicos para disponibilizar e demarcar vagas destinadas às operações de carga e descarga no âmbito de sua circunscrição, de acordo com as demandas da população, disse.

RN Instrumental começa nesta terça-feira (7) e segue até sábado (11) no TAM

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com investimento na ordem de R$ 475 mil por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo, gerenciado pela Secretária Extraordinária de Cultura (Secult) e Fundação José Augusto (FJA), o Governo do Rio Grande do Norte realiza a segunda edição do festival RN Instrumental. De 07 a 11 de maio (terça-feira a sábado), o Teatro Alberto Maranhão será palco para grandes nomes da música potiguar instrumental, evidenciando o virtuosismo do estado para esta vertente da música. O evento, iniciativa da Passaia Produções, com assessoria da Moon Arts, terá início às 19h, com duas atrações por noite. O acesso será gratuito e os ingressos serão liberados a partir das 18h, na bilheteria do TAM.

O projeto começa, nesta terça-feira (07), com apresentações de Toni Gregório, Stallone Terto e Camarones Orquestra Guitarrística, e encerra no sábado (11) com Cacá Velloso, Jow Ferreira e Joca Costa. “O RN Instrumental é um projeto ousado, que mostra a qualidade da música potiguar nesta vertente bem específica, que é a música instrumental. Serão cinco dias com uma programação caracterizada pela diversidade de gêneros, que vai do jazz ao funk, passando pelo samba, chorinho e rock. E tudo isso no palco do Teatro Alberto Maranhão, um monumento histórico e arquitetônico que já recebeu e recebe tantos nomes nacionais e até internacionais”, destacou Gilson Matias, diretor geral da Fundação José Augusto.

Segundo o produtor e músico Eduardo Passaia, “o primeiro ano do RN Instrumental foi um grande desafio, muito bem-sucedido, a começar pela alegria de recebermos inúmeros elogios e agradecimentos dos artistas instrumentais de nosso estado por um projeto que realmente privilegia a música instrumental potiguar, mas também pelo resultado final, com nossos objetivos sendo alcançados”, destacou.

Após a jornada de shows na capital potiguar, o projeto seguirá para Mossoró (as datas serão divulgadas em breve) e ocupará o palco do Teatro Lauro Monte Filho. “Estamos levando o espetáculo da música instrumental potiguar não apenas aos lares através do gigantesco alcance proporcionado pelo nosso canal no Youtube, como foi em sua primeira edição, mas também presencialmente, com infraestrutura de shows nacionais, mostrando todo o talento e qualidade, tanto dos artistas potiguares, como da capacidade da produção artística e cultural do nosso estado”, destacou Passaia.

Cada atração terá uma música gravada em audiovisual e publicada no canal RN Instrumental, no Youtube, que possui mais de 8.500 inscritos, somando mais de 1 milhão e trezentas mil visualizações.

O projeto RN instrumental é financiado pelo Governo do RN (Programa Cultural Câmara Cascudo/SECULT/FJA) e conta com patrocínio da STA Caminhões, por meio de renúncia fiscal, e apoio da Intertv Cabugi.

TRT-RN: Acordo de R$ 7,2 milhões encerra processos da Companhia Açucareira Vale do Ceará-mirim que duraram 16 anos

Após um ano de negociação entre representantes da Companhia Açucareira Vale do Ceará-mirim e oitenta trabalhadores da empresa, chegou-se finalmente a um acordo, nesta segunda-feira (6), em um processo de execução que já durava dezesseis anos.

Entre idas e vindas, impasses e avanços, a juíza Fátima Christiane Gomes de Oliveira, que conduziu a conciliação, comemorou o resultado. “Esse é um processo emblemático do CEJUSC, porque parecia quase impossível de ser resolvido. Demorou, mas resolvemos”.

O acordo final foi realizado durante uma audiência no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), que reuniu os últimos 21 ex-empregados da companhia, que ainda não haviam fechado acordo com a empresa em seus processos.

Eles receberam R$ 4.228.652,26 de um total de R$ 7.238.892,15 pagos pela Companhia Açucareira aos oitenta reclamantes, antigos funcionários da empresa, que foi adquirida pelo empresário cearense Manoel Dias Branco, em 2009.