SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 30, 2024

Liga recebe doação de terreno para construção de nova unidade em Parnamirim

FOTO: DIVULGAÇÃO

Fortalecendo o projeto de expansão e interiorização dos serviços da Liga Contra o Câncer, a instituição recebeu a doação de um terreno de 10 mil m² em Parnamirim. No local está prevista a construção de uma nova unidade de diagnóstico, tratamento e um centro de ensino e pesquisa vinculado ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI).

A doação foi feita pelos empresários Newton Coelho de Medeiros, Paulo Coelho de Medeiros, Sérgio de Medeiros Cirne, Josebel Cirne, Moacir Potiguar, Joacir Potiguar e Fernando Macedo. “Fomos motivados pelo interesse em tomar a iniciativa para criar, o mais rápido possível, as condições necessárias para a instalação de uma unidade hospitalar tão conceituada, que tem como prioridade atender a população mais carente do RN em uma enfermidade tão cruel como o câncer”, explica Newton Coelho de Medeiros.

O terreno está localizado na rua Alameda do Sol, no bairro Parque das Árvores. O projeto, ainda em fase inicial, depende da captação de recursos para o início da construção. “Doações como essa ajudam a Liga a descentralizar o atendimento que é feito em Natal e continuar dando assistência de excelência a todos os pacientes, sejam eles de convênio, particular ou do SUS”, explica o médico Roberto Sales, superintendente da Liga.

Novas unidades

Em fase final de construção, o Centro de Diagnóstico e Ensino de Currais Novos deverá ser inaugurado ainda no primeiro semestre de 2024. Construído em um terreno doado pela prefeitura municipal e com recursos obtidos através de subvenções, o local vai contar com serviços de ambulatório, com consultórios, e uma estrutura de diagnóstico por imagem de alta qualidade, além de um centro de ensino e pesquisa vinculado ao IEPI.

Já em Natal, deverá ser inaugurado até o fim de 2024 o Hospital de Oncopediatria da Liga, que vai contar com 40 leitos de enfermaria e 10 de UTI, além de um atendimento multidisciplinar. Na unidade também vai funcionar um setor direcionado para transplante de medula óssea e um centro de pesquisa e ensino.

Doe para a Liga

Mais de 70% dos atendimentos da instituição são feitos através do SUS, porém, os recursos provenientes dos repasses públicos não são suficientes para manter o nível de excelência da Liga. Por isso, a instituição reforça a importância das doações. Atualmente, além de parcerias com empresas privadas, a Liga recebe doações de qualquer pessoa física. Essas contribuições podem ser feitas através da conta de energia, Pix, PagSeguro, depósito ou transferência bancária ou até mesmo por coleta em casa.

Esses recursos são aplicados na manutenção de projetos como a Casa de Apoio Irmã Gabriela, que oferece hospedagem confortável e gratuita para pacientes do interior, além de alimentação, transporte e suporte da equipe multidisciplinar; a Clínica da Dor, que beneficia cerca de 350 pacientes por mês com a oferta gratuita de medicamentos para o tratamento da dor; e a Mercearia da Liga, que entrega mais de mil kits nutricionais por semestre.

Prefeito Álvaro Dias assina ordem de serviço de novo lote de ruas do programa Asfalto Novo

FOTO: ALEX RÉGIS

Os benefícios do programa Asfalto Novo multiplicam-se por todas as regiões administrativas de Natal, melhorando sobremaneira a malha viária da cidade e a vida do natalense. O programa levado a efeito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) está dando, por exemplo, uma nova feição à zona Leste com a recuperação e recapeamento asfáltico da região mais antiga da capital. Na manhã desta segunda-feira (29), o prefeito Álvaro Dias assinou uma nova ordem de serviço para obras de capeamento asfáltico nas ruas Professor Fontes Galvão, Fabrício Pedroza, Cláudio Machado, Manoel Machado e Joaquim Fabrício, totalizando um investimento superior a R$ 1,3 milhão.

O valor se soma aos R$ 4 milhões já autorizados pelo chefe do executivo municipal na zona Leste. Na última sexta-feira (26), Álvaro Dias assinou outra ordem de serviço para ações de recuperação asfáltica nas avenidas Campos Sales, Floriano Peixoto e na rua Miramar, nas Rocas. Todas as vias são concentradoras de grande fluxo de veículos.

No entendimento do prefeito, as obras facilitarão o tráfego, darão mais conforto aos motoristas e valorizarão os imóveis. “Com as obras que serão executadas, o bairro de Petrópolis terá avanços importantes, notadamente o Largo do Atheneu, que já vem recebendo investimentos da Prefeitura. É uma região que tem crescido bastante e se depender da nossa gestão crescerá ainda mais. O Largo do Atheneu, por exemplo, sofria de problemas crônicos e estamos com obras no local para resolvermos os alagamentos com drenagem. E depois vamos pavimentar a via lateral do histórico Colégio do Atheneu”, assinalou Álvaro Dias.

O prefeito também chamou a atenção para obras já concluídas na cidade, como a revitalização do Ginásio Nélio Dias, as vias Felizardo Moura, Jaguarari e São José, além das praças Cívica, Gentil Ferreira, Candelária, das Flores, Parque das Mangueiras e o Parque Ecológico de Capim Macio, entre outras intervenções:

“São mudanças inexoráveis na cidade que o programa Asfalto Novo está proporcionando. Obras que estão solucionando problemas crônicos. Cito, ainda, o Complexo Turístico da Redinha, enrocamento da Via Costeira/Praia de Ponta Negra e a construção do Hospital Municipal de Natal. Soma-se a esse pacote de obras a revitalização da orla urbana de Natal, que fará com que a nossa orla das praias centrais seja uma das mais bonitas do Brasil.  Muitos recursos estão sendo investidos na cidade. Tínhamos  um atraso de mais de 15 anos pelo antigo e arcaico plano diretor que engessava o crescimento da cidade. Estou muito satisfeito com todo o avanço e a modernização da capital dos potiguares”. 

Antenado com pensamento do prefeito, o secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes, enalteceu a atual gestão municipal e a ousadia de Álvaro Dias pela implementação do programa Asfalto Novo. “O bairro de Petrópolis tem uma atenção especial do prefeito. A gestão está modernizando a região do Largo do Atheneu, fazendo drenagem, recapeando a área e construindo calçadas, que melhorarão a vida da população e do fluxo de veículos no local. O total de obras nas quatro regiões administrativas da capital ultrapassa o total de 100 vias beneficiadas com capeamento e recapeamento asfáltico. Ainda temos muito a fazer até o final da gestão”, pontuou Gomes.

Participaram, ainda, da solenidade o vereador Nivaldo Bacurau, representando a Câmara Municipal do Natal; secretário municipal de Governo, Johan Xavier; secretário de Comunicação Social, Heverton de Freitas; secretária de Administração, Adamires França; secretária de Planejamento, Joanna Guerra, além do representante da Potiguar Construtora, João Gabriel Arantes; assessores e servidores municipais. 

PM envolvido na morte de advogada em Santo Antônio integra grupo de extermínio, diz delegado

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O policial militar, que está entre os oito indivíduos presos por suspeita de envolvimento na morte da advogada criminal Brenda Oliveira, morta a tiros na cidade de Santo Antônio, integra um grupo de extermínio que atuou no crime e forneceu armas para a execução dela e de seu cliente, Janielson Nunes de Lima, alvo da ação. A prisão dos suspeitos ocorreu três meses após o assassinato da advogada, ocorrido no dia 30 de janeiro. A informação foi concedida nesta terça-feira (30) pelo delegado Márcio Lemos, diretor da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

A ação ocorreu no âmbito da operação “Operação Jus Puniendi” e foi descrita durante coletiva realizada na Central de Flagrantes da Zona Sul. De acordo com o diretor da DHPP, O crime, conforme apontam as investigações, foi motivado por vingança. Ele relembrou que, dois dias antes do crime, o cliente da advogada Brenda era suspeito de assassinar um vaqueiro. Os familiares desse vaqueiro se reuniram com outros desses profissionais, que atuavam em um grupo de extermínio em São José do Mipibu, e se articularam para cometer o homicídio. O policial preso forneceu armamento para essas pessoas. “Embora tenha sido um crime articulado no dia, foi fácil porque eles já tinham um grupo com experiência nisso”, afirmou. Para Lemos, o crime está praticamente elucidado. Entre os oito suspeitos presos durante a manhã estão também os autores intelectuais.

O delegado ainda afirmou que falta de uma unidade da divisão na localidade é um fator prejudicial nas ações policiais. Desde o ano passado, o setor de inteligência da Polícia Civil identificou um aumento significativo de crimes, que apontavam para a presença do grupo na região. “Nós não temos uma unidade de polícia da DHPP para os municípios de Santo Antônio e Nísia Floresta. Mas, desde o ano passado, os números estatísticos já mostravam que alguma coisa estava acontecendo na região. O número (de crimes) não era normal. Os dados apontaram um aumento entre 200% e 300%”, afirmou.

Nas semanas que antecederam as prisões, a OAB/RN cogitou solicitar a federalização do caso, o que moveria a jurisdição das investigações para a Polícia Federal. Ao falar sobre a velocidade das ações policiais para elucidar o crime, Lemos afirmou que o tempo entre o assassinato e as ações desta terça foi razoável, ao considerar o objetivo da operação. “A gente retardou, se é que podemos dizer assim. Mas para jornalistas da área e policiais, e considerando nossas pretensões, três meses eram muito pouco. Tínhamos a pretensão de atacar o grupo que estava atuando ali. A gente entende, antes de mais nada, que o crime desafiou o Estado”, disse.

Com informações da Tribuna do Norte

Prefeitura homologa resultado e confirma empresa que fará engorda de Ponta Negra

FOTO: JOANA LIMA

A Prefeitura do Natal homologou, nesta terça-feira (30), o resultado da licitação para o trabalho de engorda da orla da Praia de Ponta Negra e complementação do restante do calçadão até a Via Costeira. O questionamento à licitação foi analisado e rejeitado pelo Executivo. Assim, as licenças para realização da obra, orçada em R$ 73,7 milhões, já podem ter andamento.

O consórcio vencedor da licitação foi das empresa DTA-AJM, que atuam na área de dragagem e têm experiência na área de aterros. A DTA, inclusive, foi a responsável pelo aumento da faixa de areia na praia de Balneário Camboriú. A licitação foi questionada pelo consórcio JDN-Edcon, que foi o 3º colocado no certame. Eles afirmaram que havia 22 irregularidades nos documentos de habilitação dos consórcios DTA-AJM e VAN OORD-COASTAL, sendo 14 atribuídos à empresa vencedora. A Justiça, porém, não acatou a manifestação e extinguiu o processo. No âmbito administrativo, a Prefeitura do Natal também não deu provimento ao questionamento.

Assim, a Prefeitura do Natal estima iniciar a obra num intervalo de três a quatro meses. O motivo é que o cronograma envolve, após a homologação do resultado (que ocorreu nesta terça-feira), a solicitação da Licença de Instalação e Operação e o início da obra propriamente dita, que será, inicialmente, da dragagem e do aterro hidráulico para preenchimento artificial da praia de Ponta Negra. Em seguida, será realizada a complementação do calçadão da orla de Ponta Negra até a Via Costeira.

A engorda

O projeto de engorda está em discussão há vários anos em Natal e consiste no alargamento na faixa de areia da praia, com até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. Atualmente, em situações de maré cheia, bares, barracas e banhistas ficam praticamente impedidos de freqüentar a areia e o mar.

Segundo os estudos feitos pela empresa paulista Tetratech, a obra de engorda da praia será feita a partir de um “empréstimo” de areia submersa trazida de uma jazida da praia de Areia Preta para Ponta Negra. Ao todo, serão utilizados cerca de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia para a engorda.

Os trabalhos contarão com uma draga de sucção e aos poucos será depositada em trechos a cada 200 metros na praia. Após o transporte desse material, será necessária uma terraplanagem com espalhamento, compactação e nivelamento do aterro por meio de tratores.

Tribuna do Norte

Deputados do RN defendem pressa em perícias no INSS e legislação para proteger animais

FOTO: JOÃO GILBERTO

O deputado Dr. Bernardo (PSDB) chamou a atenção da bancada federal do Rio Grande do Norte, na sessão desta terça-feira (30) da Assembleia Legislativa, para a falta de médicos nas agências do INSS do interior do estado. Sem os profissionais, a população que precisa passar por uma perícia para regularizar benefícios, ou tem que enfrentar uma espera sem fim ou se deslocar para outra região.

“É simplesmente um absurdo”, disse o deputado, ressaltando que um cidadão do município de Venha Ver tem que viajar até Mossoró para tentar garantir a perícia e consequentemente seu benefício. De acordo com Dr. Bernardo, quase um milhão de brasileiros está em filas de perícias, e no Nordeste o número passa de 220 mil. Somente no Oeste potiguar, estão fechadas para perícias as agências de São Miguel, Pau dos Ferros, Martins, Patu, Apodi e Caraúbas. Para o parlamentar, uma solução poderia ser uma audiência de deputados federais, senadores e a governadora Fátima Bezerra (PT) com o ministro da Previdência.

Em sua participação no horário destinado aos deputados, Ubaldo Fernandes (PSDB) comentou sobre o caso do cão ‘Joca’, morto por erro de companhia aérea. Ele cobrou uma legislação que proteja os animais, criticou o ‘terrível modelo brasileiro de transportar animais’, e lembrou que defendeu, no plenário da Casa, a criação de uma delegacia específica no Rio Grande do Norte. “Não é a primeira vez que as companhias aéreas cometem esse tipo de erro”, afirmou Ubaldo, que enumerou as ações de seu mandato em defesa dos animais.

Projeto de Lei prevê suspensão de multas por câmeras de videomonitoramento em Natal

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O vereador Anderson Lopes (PSDB) colocou em tramitação, na Câmara Municipal de Natal, um projeto de lei que deseja proibir multas de trânsito através das câmeras de videomonitoramento no âmbito da capital. O texto foi apresentado no dia 24 de abril deste ano e consta como encaminhado à Procuradoria Jurídica da casa legislativa.

No documento, a expectativa é que o videomonitoramento deverá ser utilizado apenas para fins de segurança pública e controle do tráfego de veículos, ou ainda, para efeitos pedagógicos e informativos.

“As multas de trânsito aplicadas por meio de videomonitoramento, ferem o artigo 5º da Constituição Federal, que trata de direitos fundamentais, como a intimidade e a privacidade. Por esse motivo o Ministério Público Federal tem solicitado a suspensão das multas, justificando a violação desses direitos fundamentais constitucional”, cita a justificativa do vereador Anderson Lopes.

Tribuna do Norte

RN INSEGURO: Dupla de alta periculosidade foge de Alcaçuz e Governo Fátima pede ajuda no Disque Denúncia

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta terça-feira, 30 dois presos perigosos fugiram da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Eles escaparam do Pavilhão 5 e estariam numa região de mata próximo ao presídio.

De acordo com informações preliminares ainda não confirmadas pela Seap, os fugitivos seriam Gustavo da Rocha Dias e Ricardo Campelo da Silva. Ambos fugiram em uma bicicleta.

O Governo Fátima Bezerra se manifestou sobre essa fuga da Penitenciária Estadual de Alcaçuz: 

“A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) informa que, nesta terça-feira (30), ocorreu a fuga de dois apenados da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta. As forças de segurança estão mobilizadas para recapturar os detentos. Trata-se dois internos qualificados para serviços. A Seap deu início à apuração das circunstâncias da fuga.

Informações que possam levar a recaptura dos foragidos devem ser repassadas através do Disque Denúncia 181 ou pelo 190.

FOTO: REPRODUÇÃO/NOVO NOTÍCIAS

Com informações do Blog do BG e Blog Gustavo Negreiros

PM forneceu armas para assassinato de advogada e cliente no RN, diz delegado

FOTO: DIVULGAÇÃO/PCRN

O policial militar detido na manhã desta terça-feira (30) durante a operação que prendeu oito suspeitos de envolvimento na morte da advogada Brenda Oliveira, de 26 anos e de um cliente dela, Janielson Nunes de Lima, de 25 anos, em janeiro deste ano, integra um grupo de extermínio que atuou no duplo-homicídio e foi responsável pelo fornecimento das armas usadas no crime.

As informações foram divulgadas pelo delegado Márcio Lemos, diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Ainda de acordo com o delegado, o crime foi motivado por vingança e articulado por familiares e vaqueiros amigos de João Victor Bento da Costa, de 19 anos, assassinado a tiros no dia 28 de janeiro, durante uma vaquejada no Parque Maria Salete, em Santo Antônio.

Janielson Nunes de Lima, cliente de Brenda, era investigado pela polícia como autor do assassinato do vaqueiro João Victor. A motivação deste primeiro assassinato é apurada em outra investigação que segue em sigilo, segundo a polícia.

“Os familiares se articularam junto com outros vaqueiros e membros de uma organização criminosa que age na região de São José de Mipibu para vingar a morte de João Victor. Hoje conseguimos esclarecer a autoria e toda articulação. Foram presas oito pessoas que estavam no cenário do crime. Os executores, quem planejou e quem forneceu o armamento. Infelizmente conseguimos constatar o que nós já estávamos mapeando há algum tempo, que é a participação de agente de segurança pública”, afirmou o delegado.

“Nossa preocupação é que há um grupo de extermínio e as estatísticas apontam que atua naquela região ali, em rivalidade a uma facção local. Hoje conseguimos comprovar um vasto material, apreender mais de 20 armas longas fornecidas por esse agente de segurança pública”, complementou.

“O grupo já estava articulado há muito tempo, fazendo várias mortes lá, já tinham fornecedor de armamento, já tinham os executores, então foi fácil se articularem para esse crime”, diz o delegado.

Com informações de g1 RN