SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 27, 2024

Morre, aos 95 anos, José Santa Cruz, dublador paraibano de Dino da Silva Sauro

FOTO: REPRODUÇÃO

O dublador paraibano José Santa Cruz morreu, nessa sexta-feira (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro. Nascido em Picuí, na Paraíba, o ator sofria de doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia. Ele deixa a esposa Ivane Maria Mendes Bastos e os filhos Elaine Maria, Eliane Maria e Eduardo Luiz, todos falecidos.

Santinha, como era chamado por amigos, será velado neste sábado (27), no Cemitério da Penitência, no bairro do Botafogo.

José começou sua carreira artística aos dezoito anos, quando substituiu um amigo em uma rádio. Logo em seguida, em 1960, ele estreou na televisão na inauguração da TV Clube. Em 1963 foi para a TV Tupi e na mesma época começou a atuar como dublador, antes de chegar na TV Globo, em 1971.

Polêmica Paraíba

Matrículas no IERN Natal começam na próxima segunda-feira (29)

FOTO: CATARINA LIMA

As matrículas na primeira unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) iniciam na próxima segunda-feira (29). O IERN Natal está localizado na avenida Capitão-Mor Gouveia, bairro de Bom Pastor e serão oferecidas, neste primeiro momento, um total de 160 vagas divididas entre os Cursos Técnicos em Química e em Redes de Computadores. O dia 17 de maio foi escolhido como a data oficial para o começo das atividades escolares no IERN.

As vagas são destinadas a estudantes transferidos da rede estadual e novos estudantes para os cursos técnicos em Química e em Redes de Computadores. As matrículas devem ocorrer através do portal do SIGEduc, disponível em www.sigeduc.rn.gov.br.

O IERN de Natal vai disponibilizar 112 vagas — equivalente a 70% do total — especificamente para estudantes que estão matriculados na rede estadual e que desejam transferir-se de outras escolas estaduais. As 48 vagas restantes, correspondentes a 30% da oferta, serão destinadas a novos estudantes que concluíram o ensino fundamental ou que provêm de outra rede de ensino, seja pública ou privada.

A seleção dos candidatos seguirá os mesmos critérios do SIGEduc já aplicados na rede estadual. A distribuição das vagas visa manter um equilíbrio entre os estudantes que já fazem parte do sistema estadual de educação e aqueles que buscam uma nova oportunidade de ingresso.

As inscrições para a transferência de alunos da rede estadual serão realizadas entre os dias 29 de abril a 3 de maio deste ano. Já o período de matrícula para novos estudantes ocorrerá de 6 a 10 de maio. Após essas fases, o resultado final será publicado no dia 13 de maio e o estudante poderá efetivar a matrícula até o dia 16 de maio na própria sede do IERN Natal.

Oferta Acadêmica

A unidade do IERN Natal oferecerá dois cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os cursos serão divididos em turmas de tempo parcial, com uma carga horária de 3000 horas, e turmas de tempo integral, com uma carga horária de 4000 horas. A oferta da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio é parte do compromisso do IERN com a educação de alta qualidade e com a preparação dos jovens para o mundo de trabalho e para estudos futuros.

Com essas novas vagas, o IERN espera não só atender à demanda existente por educação de qualidade, mas também contribuir para a formação de profissionais qualificados.

Cantora Ana Paula Valadão é condenada a pagar R$ 25 mil por ligar Aids a LGBTs

FOTO: REPRODUÇÃO

Ana Paula Valadão, cantora gospel e pastora evangélica, foi condenada na Justiça a pagar R$ 25 mil em indenização por danos coletivos por conta de um discurso considerado homofóbico, onde relacionava a Aids (doença sexualmente transmissível) a comunidade LGBTQIAP+.

A fala da pastora aconteceu em 2106, durante um congresso cristão transmitido pela rede Super de Televisão. Em seu sermão, Ana Paula Valadão condenou as relações homoafetivas. “Isso [a homossexualidade] não é normal. Deus criou o homem e a mulher e é assim que nós cremos”, disse a religiosa. “Taí a Aids para mostrar que a união sexual entre dois homens causa uma enfermidade que leva à morte, contamina as mulheres, enfim… Não é o ideal de Deus”, e completou: “Sabe qual é o sexo seguro? Que não transmite doença nenhuma? O sexo seguro se chama: aliança do casamento”, concluiu.

O juiz de direito Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, entendeu que houve dano moral coletivo no pronunciamento de Ana Paula Valadão. “Foi revivida para toda uma parcela da população a injusta e superada pecha da culpa pelo surgimento e propagação de uma doença terrível, situação que macula interesses coletivos fundamentais”, afirma o magistrado.

Em sua defesa, a cantora gospel argumentou que exerceu o direito “legítimo da liberdade de expressão e religiosa”, mas não convenceu o juíz, que ressaltou em sua sentença que a manifestação e divulgação da opinião errada atribui à população LGBTQIAP+ uma responsabilidade inexistente, o que atinge a dignidade destas pessoas, justamente o que caracteriza a lesão apontada pela autora. A decisão cabe recurso.

Metrópoles

Lula reclama de aviões do governo: “Muito ruim. Precisa comprar mais”

FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na tarde dessa sexta-feira (26/4), da cerimônia de entrega de aeronaves comerciais fabricadas pela Embraer para a companhia Azul Linhas Aéreas. Em discurso, o chefe do Executivo reclamou da frota de aviões do governo.

“Vamos fazer uma parceria muito bem equilibrada para que a Embraer dê certo, para que a Azul dê certo. Para que a Gol volte a comprar avião da Embraer, para que a Latam volte a comprar avião da Embraer, para que o governo volte a comprar os aviões que precisa comprar para renovar a frota”, disse o presidente.

Ele ainda frisou: “Tá muito ruim a frota de avião. Nós precisamos comprar mais”, reclamou o presidente.

Em seguida, Lula perguntou ao ministro Fernando Haddad em qual aeronave ele voltaria para casa. “É um velhinho?”, perguntou ao titular da Fazenda, que riu.

Metrópoles

Sebrae-RN apresenta iniciativas para impulsionar o turismo e produção associada na Femptur

FOTO: GETSON MEDEIROS

O Sebrae destacará o Geoparque Seridó, a Rota do Queijo e da Cerveja Potiguar além de outras iniciativas voltadas para o fortalecimento do turismo no Rio Grande do Norte Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) estará presente na edição especial de 10 anos da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), reiterando seu compromisso em impulsionar as cadeias produtivas como atrativos turísticos no estado. Com entrada gratuita, o evento, apoiado pelo Sebrae em todas as suas edições, proporciona um ambiente de integração e oportunidades tanto para empreendedores quanto para visitantes interessados no potencial turístico local. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de abril, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

De acordo com o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, a Femptur proporciona uma valiosa oportunidade de aproximação entre os agentes do setor.

“Ao reunir não apenas turistas e empreendedores, mas também moradores locais interessados em descobrir novos produtos e roteiros turísticos do nosso estado, a feira se torna um importante ponto de encontro entre oferta e demanda. Essa interação impulsiona o desenvolvimento e a divulgação dos produtos turísticos da região, contribuindo para a expansão do mercado e o fortalecimento da economia local.”, destacou.

Os visitantes do espaço do Sebrae-RN terão a oportunidade de explorar mais uma vez todo o potencial do Geoparque Seridó, reconhecido pela Unesco como um dos geoparques de interesse mundial. Este sítio abrange uma vasta área de 2.800 quilômetros quadrados, englobando os municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. Cada um desses lugares possui características distintas, marcadas por culturas e comportamentos singulares que contribuem para a riqueza da região do Seridó potiguar como um todo.

Outro destaque da exposição é a Rota do Queijo Potiguar, uma iniciativa que, embora ainda em fase de desenvolvimento, já conquistou protagonismo entre as iniciativas do Sebrae-RN. A Rota do Queijo Potiguar tem como objetivo fomentar o turismo cultural e gastronômico no Rio Grande do Norte, proporcionando aos visitantes a chance de explorar as histórias, os métodos de produção e os sabores distintivos dos queijos e seus derivados locais.

Destacando ainda mais a diversidade gastronômica do Rio Grande do Norte, a Femptur reservará um espaço especial para a Rota da Cerveja Potiguar, um circuito de visitação que reúne as cervejarias artesanais locais. Celebrando a diversidade e o talento dos produtores de artesanato potiguar atendidos pelo Sebrae-RN, durante o evento uma variedade de peças artesanais será apresentada na exposição Tramas do RN.

Turismo de Base Comunitária

Na 10ª Femptur, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer os resultados do projeto voltado para o Turismo de Base Comunitária. Fruto da parceria entre o Sebrae e o governo estadual, através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), o projeto é desenvolvido com o objetivo de implementar ações estruturais e promover o turismo em comunidades tradicionais no litoral sul Potiguar.

O público terá a oportunidade de acompanhar os avanços de um trabalho de oito meses envolvendo três das quatro comunidades participantes: o Território Potiguara Catu e a Comunidade do Porto, ambas em Canguaretama, além da Comunidade Quilombola de Sibaúma, localizadas em Tibau do Sul.

“Mesmo em fase de roteirização, as comunidades já mostram avanços significativos, participando ativamente de eventos e construindo redes de contatos, o que é fundamental para fortalecer o turismo regional, promovendo a diversidade cultural e o patrimônio do Rio Grande do Norte”, afirmou a consultora responsável pelo projeto, Ana Rosa Proença.

O programa Agentes de Roteiros Turísticos, estratégia implementada pelo Sebrae Nacional e incorporada pelo Sebrae-RN, também estará em evidência, fortalecendo as ações de atendimento às pequenas empresas, as governanças regionais e Roteirização.

“Os agentes de roteiros turísticos têm desempenhado um papel fundamental na transformação do panorama turístico do RN. Com o objetivo de diversificar a oferta turística e fortalecer as governanças regionais, eles têm impulsionado a criação de novos roteiros e a promoção de destinos turísticos inteligentes”, destaca Yves Guerra.

Essa iniciativa, abrangendo onze regiões turísticas do estado, visa não apenas melhorar a experiência do turista, mas também potencializar o desenvolvimento econômico do Estado, ampliando as oportunidades de negócios e fortalecendo a competitividade regional.

Sobre a Femptur

A Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) é um evento anual que marca a agenda do turismo no Rio Grande do Norte. Iniciada há uma década, a Feptur tem se destacado como umas das principais oportunidades para a integração e interiorização do turismo no estado, reunindo gestores municipais, empresários, artesãos, e produtores locais em um único espaço.

Na última edição, o evento registrou a presença de 9.500 visitantes. Para este ano, a expectativa é receber aproximadamente 12 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação, que contará com a participação de cerca de 50 municípios. Além das atividades da feira, está prevista a premiação dos três melhores estandes, levando em consideração critérios como ambientação, originalidade e interatividade.

Além do Sebrae-RN, a realização da Femptur conta com apoio do Governo do Estado do RN, Prefeitura de Natal, Sistema Fecomércio, Banco do Nordeste, Serhs Natal Grand Hotel & Resort, Datashow Brasil e as entidades ABIH-RN e Natal Convention e Abav-RN.

Rogério Marinho responde Allysson com o envio de mais recursos para Mossoró

FOTO: JEFFERSON RUDY

O presidente do PL no Rio Grande do Norte, senador Rogério Marinho, preferiu não comentar as críticas feitas pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), nesta terça-feira (23), quando deu diversas entrevistas na capital e resolveu expor sua frustração por não ter tido retribuição de Marinho ao apoio que deu na eleição de 2022. 

Allyson falou do assunto quando esteve em Natal para apresentar o Mossoró Cidade Junina 2024 à imprensa e ao trade turístico da capital.

O gestor disse que, apesar de ter recebido alerta de políticos de Natal de que Rogério poderia “fazer isso” com ele, resolveu confiar e esperou que o senador mantivesse o apoio a seu projeto eleitoral em 2024.

Segundo ele, com o apoio de 16 vereadores de sua base, Marinho alcançou maioria de cerca de 9 mil votos na cidade oesteana e esperava ter uma “retribuição política nisso”. Mas, sem garantia de que indicaria vice na chapa com Allyson, Marinho seguiu para projeto próprio do PL.

O senador informou, através de sua assessoria de imprensa, que não iria comentar o assunto.

Entretanto, no mesmo dia, encaminhou comunicação à equipe de Allyson Bezerra sobre o empenho de R$ 700 mil de emendas impositivas de sua autoria, via Ministério da Saúde, a serem destinadas para Incremento Temporário ao Custeio dos Serviços de Atenção Primária à Saúde (PAP), para fundo municipal de saúde do município Mossoró. 

Cinco dias antes, em 19 de abril, foram liberados, ainda, recursos da ordem de R$ 8.045.306,40, referentes à primeira parcela do total de R$ 42 milhões empenhados para a construção do Anel Viário que deverá ligar as BRs 304 e 110, em Mossoró. 

A obra, de grande porte, é uma das mais esperadas na cidade e inclui a implantação de uma ponte sobre o Rio Mossoró para melhoria da mobilidade urbana do Município. 

Os recursos foram garantidos por Marinho, enquanto Ministro do Desenvolvimento Regional do governo Bolsonaro, no começo de 2022, e selaram, naquele momento, junto a outras liberações, a parceria entre o prefeito e o senador.

Com informações de Blog Carol Ribeiro

Em duas semanas, oito pessoas são presas por suspeita de crime eleitoral no RN

FOTO: JOSÉ CRUZ

No período de 16 de abril até esta sexta-feira (26), oito pessoas foram presas em flagrante em cartórios do Rio Grande do Norte por suspeita de crimes eleitorais. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/RN), as ações foram registradas nas cidades de Ceará-Mirim (46º Ze), São José de Mipibu (7º Ze) e Goianinha (9º Ze). Os casos seguem em investigação pela Polícia Federal (PF).

A situação mais recente ocorreu em Ceará-Mirim, na manhã de quinta-feira (25), quando dois eleitores apresentaram documentos falsos para transferência eleitoral. A polícia foi acionada pelos servidores e as duas pessoas foram presas em flagrante. “Desde a semana passada, percebemos que alguns eleitores de Pureza estavam utilizando-se de um contrato de locação de imóvel, todos no mesmo formato e muitos assinados pela mesma testemunha”, relatou o chefe do cartório da 46ª ZE, Paulo Almeida.

Na manhã desta sexta-feira (26), os dois suspeitos foram presos no município, cuja 46ª zona eleitoral, também atende os municípios de Pureza, Taipu e Ielmo Marinho. A juíza Niedja Fernandes dos Anjos e Silva concedeu a liberdade provisória, mas os eleitores e o pré-candidato envolvidos seguem sob investigação pela Polícia Federal.

Na quarta-feira (24), os servidores do cartório da 7ª zona eleitoral, em São José de Mipibu, pediram a presença da polícia militar após verificarem que os comprovantes de residência apresentados por 3 pessoas para alteração no domicílio eleitoral tinham inconsistências. Enquanto acionavam a PM, uma das três pessoas suspeitas fugiu, e a dupla que permaneceu no local admitiu que morava na zona rural de Macaíba e que tinha recebido a proposta para alterar a cidade de votação em troca de benefícios durante as eleições de 2024.

Após a chegada da polícia militar, os suspeitos foram encaminhados para a Polícia Federal e o caso segue em investigação. Segundo o chefe de cartório da 7ª ZE, Ailton Rodrigues Barbosa, cerca de 20 a 30 requerimentos estão sendo analisados pela ZE, suspeitos de fraude no comprovante de domicílio.

“A gente pede que fiquem atentos para não ceder a propostas de políticos, pois na maioria dos casos são pessoas simples, de pouca instrução, que são enganadas com promessas e benefícios e que não sabem o que pode acontecer com elas. Portanto fiquem atentos, pois todos vão responder na justiça em caso de crimes eleitorais, tanto os eleitores como os candidatos”, reforçou Ailton Barbosa.

Outras 4 pessoas foram presas em flagrante na terça-feira(16) da semana passada, no cartório eleitoral de Goianinha (9ª zona eleitoral) por também apresentarem documentos falsos para realizar a transferência de domicílio eleitoral e seguem sendo investigadas pela Polícia Federal.

Na maioria dos casos, os pré-candidatos oferecem benefícios aos eleitores durante o processo eleitoral para que votem e apoiem a sua candidatura. Dentre os benefícios estão: distribuição de feira alimentícia (os famosos “sacolões”), distribuição de valor monetário em cédulas ou promessas de cargos públicos após a elegibilidade.

“É importante que o eleitor não se submeta a promessas e dádivas oferecidas por candidatos, objetivando o seu voto, pois isso se traduz em crime eleitoral, tanto para o eleitor como para o pretenso candidato”, comentou o chefe de cartório da 46ª ZE, Paulo Almeida.

Crimes eleitorais

Os crimes eleitorais, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consistem em condutas delituosas que podem se revelar nas mais diferentes formas, indo desde aquelas que colocam em dúvida a integridade da pessoa na inscrição de eleitores, na filiação a partidos políticos, no registro de candidatos, na propaganda eleitoral, na votação, até aquelas que violam a apuração dos resultados e diplomação de eleitos.

Tribuna do Norte

Zuckerberg perde R$ 100 bi de um dia para o outro e Musk o ultrapassa no ranking mundial dos mais ricos

FOTO: REPRODUÇÃO

Mark Zuckerberg sofreu uma perda de US$ 20 bilhões devido à queda das ações da Meta nesta quinta-feira. Isso permitiu que Elon Musk o ultrapassasse novamente, consolidando-se como o terceiro bilionário mais rico do mundo, de acordo com o ranking da Bloomberg.

As ações da Meta caíram até 16% na Bolsa de Nova York após a divulgação dos resultados financeiros e o anúncio de que as vendas do segundo trimestre provavelmente ficariam abaixo das estimativas. Essa perda em um único dia no patrimônio de Zuckerberg é a quarta maior relacionada a uma movimentação de ações já registrada no Bloomberg Billionaires Index.

Atualmente, o patrimônio do dono da Meta é avaliado em US$ 155 bilhões. Enquanto isso, com a valorização das ações da Tesla, a fortuna de Musk, de 52 anos, aumentou em US$ 400 milhões, chegando a US$ 178 bilhões. No topo do ranking, está Bernard Arnault, proprietário do conglomerado de luxo LMVH, com US$ 216,6 bilhões.

Vale ressaltar que a metodologia da Bloomberg difere ligeiramente da usada pela Forbes, que realiza um ranking anual de bilionários. Pelo critério da Forbes, Musk era o segundo mais rico do mundo no ranking de 2024, considerando dados de 2023, ficando atrás apenas do francês Bernard Arnault.

As ações da Meta tiveram a maior queda desde outubro de 2022, após a empresa aumentar as estimativas de gastos para o ano e projetar vendas no segundo trimestre abaixo das expectativas de Wall Street. Esse cenário levanta dúvidas sobre se os investimentos em inteligência artificial eventualmente renderão para os investidores.

Por outro lado, as ações da Tesla, sediada em Austin, dispararam 12% na quarta-feira, depois que Musk prometeu oferecer veículos mais baratos ainda neste ano, amenizando preocupações sobre resultados decepcionantes e perspectivas de crescimento menores do que o esperado anteriormente. Até então, as ações da empresa tinham o pior desempenho no índice S&P 500, com uma queda de 42% até o fechamento desta terça-feira.

A fortuna de Musk provém principalmente de sua participação na fabricante de veículos elétricos e de seus investimentos na empresa Space Exploration Technologies e no X (antigo Twitter). Por sua vez, o patrimônio de Zuckerberg está, em grande parte, ligado às ações da Meta.

Terra Brasil Noticias