SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 19, 2024

Alzheimer: exame de sangue pode detectar probabilidade da doença

FOTO: DIVULGAÇÃO

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o Alzheimer afeta 33% da população com mais de 85 anos. Estima-se ainda que 1,2 milhão de pessoas convivam atualmente com a doença no país, que tem entre um dos principais sintomas a perda de memória. Mas há maneiras de detectar a probabilidade de ocorrência do Alzheimer. O DNA Center realiza esse tipo de exame.

A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente. Com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves, como a perda de memória dos fatos mais antigos, bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

O novo teste diagnóstico para Alzheimer Precoce – PrecivityAD2™️ é feito de forma não-invasiva, em amostra de sangue, sem a necessidade de nenhum preparo em especial. Ele estima a probabilidade do paciente apresentar uma alteração encontrada no Alzheimer: a amiloidose cerebral. Aplicando uma tecnologia ultrassensível, o teste apresenta alta confiabilidade e surge como um diferencial no diagnóstico.

Pessoas com 55 anos ou mais, com sinais ou sintomas de comprometimento cognitivo leve ou demência, que estejam sendo avaliados para a doença de Alzheimer ou outras causas de declínio cognitivo, podem fazer o exame. O teste ê realizado na unidade matriz do DNA Center, que fica na Avenida Afonso Pena, 952, Tirol. O agendamento é feito exclusivamente via whattsapp, pelo telefone 4007-2595. Mais informações pelo www.dnacenter.com.br e no @dnacenterlab.

RN registra queda de 71.601 raios de janeiro a março deste ano

FOTO: DIVULGAÇÃO

As constantes quedas de raios em cidades do interior do Rio Grande do Norte, principalmente, têm chamado atenção de moradores. O número de descargas atmosféricas cresceu no estado no primeiro trimestre deste ano conforme levantamento da Neoenergia Cosern através da Plataforma Climatempo. De janeiro a março foram registrados 71.601 raios – com maior incidência nas cidades da região Oeste. Esse número representa aumento de 7,21% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“O fenômeno de queda de raios no estado tem chamado atenção não somente pelo aumento da quantidade de ocorrências, mas por também provocar danos ao sistema elétrico com mais frequência. Somente nos três primeiros meses de 2024, nós registramos danos em 155 transformadores distribuídos por diversas regiões potiguares. O maior número de casos, porém, se concentra na região Oeste”, destaca Rafael Biondi, engenheiro eletricista da Neoenergia Cosern.

Ao longo de 2023, cerca de 113 mil raios caíram em todo o estado, aumento de 40% comparado a 2022. Os três municípios mais atingidos por descargas no ano passado foram Mossoró (7.902), Apodi (5.420) e Campo Grande (5.034). Os raios provocaram mais de 3.200 interrupções no fornecimento de energia elétrica, deixaram mais de 432 mil unidades consumidoras sem o serviço e danificaram mais de 400 equipamentos do sistema, incluindo postes, transformadores e cabos.

Ranking (1º de janeiro a 31 de março de 2024)

  • Apodi: 7.124 raios
  • Caraúbas: 5.253 raios
  • Campo Grande: 5.244 raios
  • Upanema: 5.222 raios
  • Santana do Matos: 4.869 raios
  • Assu: 4.558 raios
  • Mossoró: 4.396 raios
  • Gov. Dix-Sept Rosado: 3.940 raios
  • Jucurutu: 3.373 raios
  • Caicó: 3.006 raios

Clima quente na OAB: Advogados trocam agressões ao lado do Fórum, em Natal

FOTO: REPRODUÇÃO

Caso de violência e troca de agressões entre colegas advogados na manhã desta sexta (19).

O advogado Leonardo Miranda levou uns tapas de Salomao Sibalde, vice-presidente da Associação Nacional de Advogados Criminalistas (Anacrim). 

A agressão teria ocorrido no prédio comercial Themis Tower, bem pertinho do Fórum Miguel Seabra Fagundes. 

O clima está realmente quente na OAB/RN.

Blog do Gustavo Negreiros

Oposição vai ao MPRN e Justiça pedir a exoneração de secretário condenado à prisão

FOTO: DIVULGAÇÃO

Vereadores de oposição acabam de protocolar uma notícia fato junto ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), pedindo o afastamento do secretário municipal de Administração de Mossoró, advogado Kadson Eduardo, que foi condenado à prisão por crime de falsificação de documento público. A oposição pede também a anulação de todos os atos do secretário, assim como a devolução dos valores salariais que ele recebeu.

A oposição, com base na Lei da Ficha Limpa Municipal, entende que Kadson Eduardo está no cargo de ilegal, uma vez que a lei veda nomeação para cargos públicos de pessoas que têm condenação transitada em julgado, como é o caso do titular da Administração da gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil).

Condenado pela Justiça Federal à prisão, por crime de falsificação de documento público, Kadson Eduardo não pode continuar na gestão pública d Mossoró.

Cabe ao prefeito Allyson Bezerra cumprir a lei e demitir o secretário que foi condenado à prisão de 2 anos (regime aberto) e a perda dos direitos políticos por 8 anos. Do contrário, o prefeito estará exposto a possível demanda judicial.

A Lei da Ficha Limpa Municipal – 2880, de 12 de abril de 2012, é de autoria do ex-vereador Lairinho Rosado e foi sancionada pela então prefeita Fafá Rosado.

O crime pelo qual Kadson Eduardo foi condenado, e não cabe mais recursos, é contra a fé publica, e consta na Lei da Ficha Limpa Municipal. Veja:

“Art. 1º – Fica vedada a nomeação para cargos em comissão no âmbito dos órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Mossoró as pessoas inseridas nas seguintes hipóteses: I. Os que tenham contra sua pessoa representação julgadas procedentes pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, desde a decisão até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos; II. Os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 08 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes: A Contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público;”.

Com informações do Jornal de Fato

Noiva quase desiste de casamento após flagrar sogra amamentando seu noivo

FOTO: GETTY IMAGES

Em um episódio surpreendente do podcast britânico “The Unfiltered Bride”, uma noiva quase cancelou seu casamento ao descobrir que o noivo estava sendo amamentado pela mãe momentos antes da cerimônia. Georgie Mitchell, uma planejadora profissional de casamentos, compartilhou essa história que viralizou no TikTok.

Georgie e Beth Smith, que é especialista em eventos, apresentam o podcast juntas. Em um dos episódios, Georgie revelou uma história que ouviu de uma maquiadora com quem trabalhou. A maquiadora, chamada Jenny, relatou o seguinte: “Eu fiz um casamento outro dia, e você não vai acreditar no que aconteceu.” Segundo Jenny, a noiva precisou ir ao banheiro pouco antes da cerimônia, e lá ela testemunhou algo que poderia encerrar o casamento.

Beth tentou adivinhar o que poderia ser, perguntando se a noiva havia encontrado o noivo com outra pessoa. A resposta de Georgie foi ainda mais surpreendente: “Pior do que qualquer coisa sexu4l, mas ele estava lá, o noivo estava lá.”

Beth então questionou se o noivo estava “usando drogas”, mas Georgie revelou algo ainda mais inusitado: “Ele estava sendo amamentado pela mãe.”

Governo do RN confirma apoio à segurança da ‘Campanha da Fraternidade’ em Natal

FOTO: CARMEM FÉLIX

Em reunião com a arquidiocese de Natal, na manhã desta sexta-feira 19, a governadora Fátima Bezerra confirmou o apoio institucional do executivo estadual para a realização do evento Trem da Fraternidade e da Alegria, principal atração entre as comemorações pelos 60 anos da Campanha da Fraternidade da Arquidiocese de Natal. Fátima Bezerra afirmou que haverá, em cada estação onde o trem parar, aparato policial garantindo a segurança de todos os fiéis participantes. Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Amizade Social”.

A chefe do executivo estadual recebeu o convite do vigário geral da arquidiocese de Natal, Monsenhor José Valquimar, do coordenador do evento, Padre Cláudio e do diácono Washington, também da arquidiocese.

Saldando os presentes, a governadora parabenizou a Igreja pela iniciativa e afirmou que a grandiosidade da campanha merece uma comemoração à altura, pelas suas seis décadas de existência. “O mundo precisa de amor e solidariedade”, afirmou.

O Trem da Fraternidade e da Esperança sairá do bairro da Ribeira, às 14h, contará com três vagões e capacidade total de 500 lugares. Cada vagão, será identificado com uma cor que corresponderá a uma paróquia. Durante o trajeto, serão feitas nove paradas, sendo a última em Nísia Floresta. O tempo total da viagem está previsto em 1h20.

Após a chegada em Nísia Floresta, haverá uma Missa celebrada por Dom João Santos Cardoso, Arcebispo Metropolitano de Natal. O retorno para Natal será às 19h.

O secretário de estado da Segurança Pública, Coronel Francisco Araújo reforçou as palavras da governadora e contou que, além do aparato policial em terra, uma aeronave também estará à disposição do evento, percorrendo e monitorando todo o trajeto.

Atualmente, a Campanha da Fraternidade, por todo o país, tem entre seus objetivos: despertar o espírito comunitário e cristão e educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor.

Também participaram da reunião o comandante geral da Polícia Militar Coronel Alarico, o superintendente da CBTU/RN João Maria Cavalcante, a secretária de estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social Iris Oliveira, a secretária de campanhas Tafnes Nóbrega e Ailma Firmino, representando a deputada estadual Divaneide Basílio.

Campanha da fraternidade – 60 anos

A primeira edição da Campanha da Fraternidade, na década de 60, aconteceu na comunidade Timbó, no município de Nísia Floresta. A localidade foi escolhida por ser muito pobre e não possuir padre. A época, o objetivo era ajudar a comunidade com roupas, comida e alfabetização, além de disseminar a mensagem de Deus.

O então Secretariado Nacional da Ação Social da CNBB, dom Eugênio de Araújo Sales, à época administrador apostólico de Natal, sugeriu que a primeira CF fosse realizada na arquidiocese de Natal.

Em 1962, nasce a CF na arquidiocese de Natal, com a adesão de três dioceses e um apoio financeiro de bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste brasileiro realizam a CF, gerando uma exitosa experiência pastoral que repercutiu em todo o Brasil.

Secretário de Allyson em Mossoró é condenado por falsificação ideológica

FOTO: DIVULGAÇÃO

O secretário municipal de Plenejamento, Orçamento e Gestão de Mossoró, advogado Kadson Eduardo, sofreu condenação judicial, já transitada em julgado, por falsificação ideológica.

A notícia foi dada em primeira mão pelo jornalista Bruno Barreto, no Blog do Barreto.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, feita no dia 29 de julho de 2016, Kadson, enquanto advogado, teria falsificado um documento e alterado a data de uma audiência na 12ª Vara Federal de Pau dos Ferros.

A ação se referia à demarcação de terras particulares no município de Apodi.

À época, a defesa disse que houve falhas no sistema, argumento não acatado pelo juiz Rodrigo Arruda Carriço.

Kadson foi condenado a dois anos de prisão e 10 dias-multa em regime aberto.

Ele está nesta situação desde 17 de abril do ano passado quando foi emitida a certidão de trânsito em julgado informando que a condenação era definitiva desde 19 de janeiro de 2023.

Com informações do Blog do Barreto

Maior tubarão-branco já registrado em vídeo tem mais de 50 anos e é assustador

FOTO: REPRODUÇÃO

O tubarão-branco carrega consigo uma aura de mistério e medo, divulgada em contos e produções cinematográficas. A possibilidade de encontrar uma dessas criaturas, com seus impressionantes dentes afiados durante um mergulho, é um cenário que poucos considerariam agradável, tal é a força da imagem assustadora que lhes foi atribuída ao longo dos tempos.

A mergulhadora e fotógrafa da vida marinha Kimberly Jeffries parece navegar por outras águas quando se trata dessa espécie de predador. Em uma expedição no Havaí, enquanto registrava imagens de tubarões-tigres em ação, Jeffries se deparou com uma fêmea de tubarão-branco de impressionantes 6 metros que se acredita ter mais de 50 anos.

Metrópoles