Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura do Assú, através da Secretaria de Agricultura, recebeu duas novas retroescavadeiras para utilização na agricultura familiar da cidade. A ação faz parte da complementação de frota da agricultura assuense, que já receberam outras máquinas como carro pipa, patrol e tratores.
Esta é mais uma etapa de um convênio entre a Prefeitura do Assú e o Ministério da Agricultura. O convênio foi realizado através de articulações entre a gestão do prefeito Gustavo Soares, o deputado estadual George Soares, e o deputado Federal João Maia.
Com as novas aquisições, ganha a produção agrícola municipal com melhorias na produção, melhoramento de estradas, aumento no número de corte de terra, entre outros.
O presidente da Argentina, Javier Milei, usou as redes sociais para anunciar o fim de seu relacionamento com a atriz Fátima Flórez. Em um post, explicou as razões para a separação.
No texto, ele diz que a namorada tem tido “enorme sucesso profissional” e enxerga isso com orgulho. Fátima, então, recebeu “inúmeras ofertas de emprego para trabalhar tanto nos Estados Unidos como na Europa”.
“Isto, somado à complexa tarefa que hoje enfrento e que os argentinos me confiaram, nos levou a viver separados, impossibilitando o relacionamento que gostaríamos de ter, apesar do quanto nos amamos”, declarou.
E anunciou o fim, deixando claro que a amizade entre eles continua. “Por isso decidimos encerrar nosso relacionamento e manter um vínculo de amizade dado o que sentimos um pelo outro e o quanto nos amamos, nos respeitamos e nos admiramos”, terminou.
Milei está nos Estados Unidos. Na sexta-feira (12/4), ele se encontrou com o empresário e dono do X, Elon Musk.
O namoro de Javier Milei e Fátima Flórez
Os dois se conheceram em dezembro de 2022, em uma participação no programa de Mirtha Legrand. Mas só assumiram o relacionamento em agosto do ano passado, em plena campanha eleitoral para a Presidência do país.
A demora para que o namoro viesse à tona ocorreu por causa da corrida eleitoral assim como devido à recente separação de Flórez e Norberto Marcos, seu produtor e parceiro nas últimas duas décadas.
O cantor, pianista e compositor brasileiro, Ivan Lins, sobe ao palco do Teatro Riachuelo pela primeira vez, no dia 25 de abril às 21h, com inúmeros sucessos que fazem parte de sua carreira na música, um convite irrecusável para uma noite imersiva em grandes sucessos, para se emocionar, cantar e viver uma experiência musical única.
Nascido no Rio de Janeiro em 16 de junho de 1945, Ivan Lins é um músico multifacetado e conhecido por ser compositor de hits atemporais, como “Madalena”, lançada pela saudosa Elis Regina, “Somos Todos Iguais Essa Noite”, “Começar de Novo”, “Dinorah, Dinorah”, dentre tantas outras músicas já consagradas.
Uma das parcerias mais importantes da MPB entre Ivan Lins e Vitor Martins completa 50 anos em 2024 e para celebrar esse meio século de “Abre Alas”, no álbum Modo Livre, o encontro musical serviu como inspiração para uma mescla de música e afetividade com repertório marcante dessa parceira em seu novo show.
Ivan Lins envolve a plateia com grandes sucessos icônicos da dupla, além de músicas que abordam amor, questões raciais, as expressões da natureza, das pessoas e do país, temas que compõem seu DNA musical, repleto de originalidade nas composições, sempre relacionadas a contemporaneidade de cada época.
Reconhecido por seu trabalho dentro e fora do Brasil, Ivan Lins já recebeu inúmeros prêmios e até hoje se consagra como o único artista de língua portuguesa a receber o Prêmio de Álbum do Ano do Grammy Latino.
No próximo sábado (13), a área externa da Arena das Dunas vai ser palco do projeto Churrasquinho, da banda Menos é Mais, que chega a Natal trazendo o melhor do samba e pagode com participações especiais e muitas ativações para o público.
E a turma do Menos é Mais chega com mais de quatros horas de puro entretenimento, onde a música e o churrasco se unem em perfeita harmonia. O Churrasquinho vai contar com duas áreas: Arena e a Open Bar Premium, que vai ter uísque 12 anos, vodka importada, cerveja puro malte, água e refrigerante.
Tudo isso para curtir Menos é Mais em um palco 360º, que será montado na área externa da Arena das Dunas proporcionando uma maior interação entre a banda e o público com uma cenografia toda especial montada para o evento e promete uma entrega diferenciada onde o público pode curtir muito samba e pagode além de um bom churrasco.
O projeto foi responsável por alavancar a carreira do grupo Menos é Mais em 2020 quando foi gravado e se tornou o vídeo de pagode mais visto do mundo, com mais de 700 milhões de visualizações.
Em 2021, chegou em todas as plataformas digitais a segunda parte deste trabalho, “Churrasquinho 2”, gravado no Rio de Janeiro e com participações especiais de Belo, Mumuzinho, Bruno Cardoso (Sorriso Maroto), Dilsinho, Léo Santana, Deborah Vasconcellos e Andressa Hayalla.
A igreja Casa, criada pelo pastor investigado por crimes sexuais Davi Passamani, teve em sua programação cultos com temáticas inusitadas. Um deles, realizado em agosto de 2022, chamava-se “Vem, Novinha”.
Três jovens ex-membros da Casa denunciaram Davi por assédio ou importunação sexual desde o ano de 2020. Ele fez acordo com o Ministério Público em um dos casos e acabou condenado a uma indenização de R$ 50 mil em outro. Um terceiro é investigado pela Polícia Civil. O pastor foi preso em 4 de abril.
Fundada em Goiânia (GO), em 2017, a igreja chamava a atenção pela forma irreverente com que realizava cultos e apresentações. Além de “Vem, Novinha”, as atrações que ocorriam quinzenalmente para os jovens na congregação tinham nomes como “Tinder” e “Rei do Camarote”.
Evangelização de jovens
Em agosto de 2022, a então esposa de Davi, pastora Giovanna Lovaglio, defendeu para o site Fuxico Gospel que o culto tinha o objetivo de evangelizar e ressignificar temas, atraindo jovens para a igreja a partir da realidade deles.
“Com esse movimento, nós conseguimos entrar na realidade dos jovens para tratar e ressignificar temas, pois sabemos que não adianta fechar os olhos para certos problemas, com medo de causar polêmica, pois essas questões não vão deixar de existir”, declarou a pastora na ocasião. A reportagem entrou em contato com ela, e não houve retorno. O espaço segue aberto.
Em dezembro do ano passado, Davi deixou a igreja Casa e fundou uma nova congregação, batizada de A Porta. Giovanna segue na chefia da Casa com outros pastores. O casal se divorciou em novembro, e ela conseguiu uma medida protetiva contra Passamani por violência psicológica.
Já a defesa do pastor nega todas as acusações de crimes sexuais e alega que as denúncias são resultado de uma conspiração para apropriação de patrimônio do líder religioso, e que tudo será esclarecido em breve.
Policiais civis e servidores da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) em geral anunciaram que vão iniciar uma ampla mobilização na próxima segunda-feira (15) no Rio Grande do Norte.
A partir das 8h, haverá um assembleia geral da categoria para definir uma série de atos que visam a pressionar o Governo do Estado a avançar com a pauta de negociação salarial.
Em encontro da categoria nesta terça-feira (9), o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Nilton Arruda, disse que as últimas reuniões com representantes do governo não tiveram avanços para a categoria.
“Nós tínhamos um entendimento, feito logo após o Carnaval, para resolução do problema do CRI [antigo ADTS]. A equipe do Governo, incluindo o próprio Pedro Lopes (secretário de Administração), havia concordado com a proposta construída. Agora, iríamos negociar a valorização salarial, assim como tem acontecido com outras categorias. No entanto, para surpresa, o secretário de Administração apresentou uma proposta totalmente diferente, desconsiderando tudo que havia sido construído e, pior, sem aplicar uma valorização”, explica Nilton Arruda.
De acordo com o presidente do Sinpol, diante disso, associações decidiram deflagrar um movimento de luta.
“Infelizmente, o secretário Pedro Lopes tem tido uma postura em mesa que parece pender para o lado pessoal, haja vista que, em 2023, ele foi alvo de uma operação da Polícia Civil e, agora, não tem demonstrado uma postura isenta nas tratativas com essa classe”, afirmou o dirigente sindical.
“Além disso, o Governo do Estado, mais uma vez, insiste em massacrar os policiais civis e servidores da Sesed, desrespeitando e desprestigiando essas categorias que tanto têm feito pela segurança pública. Então, não nos resta outro caminho que não seja ir pra rua lutar por dignidade e respeito. A partir de segunda-feira, nossa mobilização geral terá início com força total”, completa.
A Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública nesta sexta-feira (12) para debater a implementação da tarifa zero no transporte público da capital potiguar. A proposta da audiência, feita pelo vereador Milklei Leite (PV), visou discutir como o poder executivo municipal poderia financiar completamente o transporte público com o orçamento da cidade.
Durante as apresentações, foram explanados os modelos de financiamento do transporte público feito em outras cidades ao redor do mundo. A tarifa zero é uma política pública que prevê o uso do transporte público sem cobrança de tarifa do usuário final. Nesse modelo, o sistema é financiado pelo orçamento do município, com fontes de recursos que variam, a partir do desenho adotado por cada cidade.
O engenheiro de transportes da UFRN, Rubens Ramos, apresentou dados e gráficos da implantação do projeto em outras cidades, como Caucaia, segundo município mais populoso do Ceará, com 369 mil habitantes, um exemplo do avanço da tarifa zero nos municípios após a pandemia.
“O modelo proposto é que todos os custos sejam cobertos com recursos do orçamento municipal, o que representa aproximadamente 4% deste orçamento. Isso equivale ao custo atual, mas agora seria financiado pelo município. Com isso, surgem benefícios como o aumento do emprego, já que o local de moradia deixa de ser um fator limitante, além de um aumento no salário dos empregados, pois parte do vale-transporte poderia ser convertida em salário. Esse cenário pode impactar significativamente a dinâmica de trabalho, as empresas, o emprego e a renda na cidade. Por exemplo, um estudante que hoje gasta dois mil reais por mês poderá redirecionar esse dinheiro para livros, alimentação, roupas, lazer e outros consumos”, explicou o professor da UFRN.
Representando o município de Natal, Guto Castro, assessor da STTU, falou que o executivo não é contrário à proposta, mas que é importante e necessário saber qual vai ser a fonte do orçamento. Que precisa ser feito um estudo de viabilidade completo.
“Há diversas frentes discutindo esse tema no Brasil, não apenas nos municípios. De fato, trata-se de uma questão nacional, na qual o governo Lula indica a possibilidade de criar um sistema único de mobilidade, semelhante ao SUS, que taxaria os mais ricos para financiar a mobilidade dos menos favorecidos. Isso, evidentemente, implicaria na transferência de recursos dos veículos particulares para o transporte coletivo. Para alcançar a tarifa zero, é fundamental agir com responsabilidade. Sabemos o quanto é custoso para o município estabelecer, por exemplo, uma tarifa de ônibus. Ao definir uma tarifa, espera-se que as operadoras retribuam com melhorias na eficiência do setor, o que nem sempre é cumprido, mesmo com acordos firmados com o Ministério Público. O município não se opõe à proposta, mas é essencial desenvolver mecanismos de fiscalização para gerenciar esses recursos, que incluirão contribuições do governo federal por meio do Serviço Único de Mobilidade, além de contrapartidas do município e do estado”, afirmou o assessor.
Para envolver a sociedade no debate, o vereador Milklei Leite falou que apresentou um projeto pedindo a realização de um plebiscito sobre o assunto e citou o Ceará como exemplo. “Lá em Caucaia, no Ceará, depois que implantou a tarifa zero, os empresários só faturam quando rodam por quilômetros. Se rodar, ganha. Se não, também não ganham,” disse.
Os vereadores Herberth Sena (PV), Eribaldo Medeiros (REDE), Brisa Bracchi (PT) e a deputada federal Natália Bonavides (PT) também estiveram presentes na audiência.
Um homem de 35 anos suspeito de tentativa de homicídio no Rio Grande do Norte foi preso dentro de academia em shopping de João Pessoa (PB) na quinta-feira (11). Policiais civis da 27ª Delegacia de Polícia de Monte Alegre (27ª DP de Monte Alegre), com apoio da Polícia Civil da Paraíba, deram cumprimento ao mandado de prisão no bairro de Manaíra.
Segundo as investigações, o suspeito estava foragido desde novembro de 2021, após uma tentativa de homicídio ocorrida no município de Vera Cruz (RN). Na ocasião, devido à uma rixa, o investigado atirou na cabeça de um homem, que ficou cego e com sequelas permanentes.
O suspeito foi preso enquanto treinava em uma academia de um shopping de luxo da cidade de João Pessoa, na Paraíba, oportunidade em que foi dada a voz de prisão. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil da Paraíba.
Comentários