SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 9, 2024

“Mossoró Cidade Junina” será lançado em Natal dia 23 de abril

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Mossoró apresentará ao trade turístico e à imprensa do RN o “Mossoró Cidade Junina” 2024. O evento acontecerá no dia 23 de abril, no auditório do Sesc Rio Branco, localizado no bairro Cidade Alta, zona Leste, em Natal/RN. Com a apresentação, a Prefeitura amplia a festa, potencializando os aspectos sociais, culturais e de negócios do São João de Mossoró.

A ideia da Prefeitura de Mossoró é projetar ainda mais o período junino da cidade, levando para todo o Estado a potencialidade da festa nos setores turístico e econômico, além de enfatizar a grande relevância da festa que atrai público de diversas regiões do Brasil.

O evento de apresentação do “Mossoró Cidade Junina” 2024 será promovido em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio).

A programação do “Mossoró Cidade Junina” 2024 foi lançada no início de março em Mossoró. Entre as atrações que irão abrilhantar a programação deste ano estão: Alok, Gusttavo Lima, Luan Santana, Murilo Huff, Léo Santana, Jorge e Mateus, entre outros.

Os festejos iniciam no “Pingo da Mei Dia”, 1º de junho, e contará com grandes atrações: Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeom e Bell Marques, além de artistas locais que irão embalar ainda mais o maior bloco junino do país.

Agora RN

Saiba como foram os primeiros dias dos fugitivos de Mossoró na prisão

FOTO: REPRODUÇÃO

De volta ao Sistema Penitenciário Federal (SPF), os fugitivos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento estão totalmente sem contato entre si e alocados em pavilhões diferentes, acomodados em celas reformadas da Penitenciária Federal de Mossoró. Algumas instalações, como luminárias e saídas de ar, tiveram as estruturas reforçadas.

Os protagonistas da fuga histórica de uma penitenciária federal devem ficar em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) por ao menos 15 dias.

Dessa forma, eles não terão contato com os demais internos, e o banho de sol será na própria cela. Fontes ouvidas pela coluna Na Mira informaram que Rogério e Deibson “não apresentaram alteração” em relação às novas regras e demonstram bom comportamento.

Além disso, a penitenciária de Mossoró está com poucos presos, o que facilita o monitoramento dos internos e aumenta a segurança na área, que ainda passa por obras.

“Pisão na cabeça”

Durante audiência de custódia na última sexta-feira (5/4), na Penitenciária Federal de Mossoró, Rogério e Deibson afirmaram que foram agredidos com “pisão na cabeça e chute nas costas” no decorrer da operação policial que resultou na recaptura dos fugitivos. A audiência foi acompanhada por representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU).

A operação, coordenada pelas polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), ocorreu na tarde de quinta-feira (4/4), em Marabá, no Pará. Na ocasião, os criminosos estavam com munições e fuzis – os quais chegaram a ser apontados na direção de agentes da PF.

Classificados como “pistoleiros do Comando Vermelho”, Rogério e Deibson ostentam vasta ficha criminal, com registros de tráfico de drogas, homicídio, roubo, latrocínio – roubo seguido de morte – e assaltos.

Ambos participaram de rebelião sangrenta na penitenciária estadual do Acre, em julho de 2023. Durante a ação, cinco detentos foram executados, com requintes de crueldade, decapitações e esquartejamentos.

Metrópoles

Senado apoia permanência de Prates na Petrobras, afirma Rodrigo Pacheco

FOTO: AGÊNCIA SENADO

Durante um almoço com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), teria comunicado que o Senado respalda a continuidade de Jean Paul Prates na presidência da Petrobras.

De acordo com fontes presentes no encontro, Pacheco enfatizou aos representantes do governo que a maioria dos senadores está a favor de manter o ex-senador no comando da estatal.

Além disso, o presidente do Senado teria alertado Haddad e Padilha sobre as possíveis repercussões econômicas de uma mudança abrupta na liderança da Petrobras.

Rumores sobre a possível saída de Prates da Petrobras gerou debates sobre a manutenção de critérios técnicos na gestão e seu impacto no desenvolvimento econômico e energético do Brasil e do RN. Especialistas consultados pelo AGORA RN defendem que a saída dele da estatal seria mau sinal para o mercado e perda para o RN.

Na tentativa de assegurar sua permanência, Prates tem buscado o apoio de senadores com influência no Planalto. Fontes relataram à CNN que ele já conversou tanto com Pacheco quanto com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP).

Além disso, há um movimento para convidar o presidente da Petrobras a prestar esclarecimentos em comissões do Senado, visando destacar suas ações à frente da empresa. Prevê-se que ele possa comparecer a esses colegiados a partir da próxima semana.

Agora RN

Projeto que cria Programa Poluição Zero nas praias de Natal é aprovado na Câmara

FOTO: FRANCISCO DE ASSIS

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (09), a Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei n° 238/2022, apresentado pelo vereador Milklei Leite (PV), que institui o Programa Poluição Zero nas praias de Natal. A matéria segue agora para sanção do Executivo.

O programa disposto tem por finalidade principal combater a poluição nas suas diversas formas e, consequentemente, à degradação paisagística. “Esse nosso projeto veio no momento oportuno, tendo em vista o acontecido neste último final de semana na praia de Miami. Uma quantidade de lixo preocupante. Então, nesse sentido, o projeto simplesmente quer regular, fiscalizar e também dar uma atenção para que as pessoas possam cuidar do próprio lixo”, disse o vereador.

O tema e as consequências do lixo jogado nas praias, especificamente o acontecido pós-evento em Areia Preta, também foram abordados no pequeno expediente pelos vereadores Robson Carvalho (União Brasil), Felipe Alves (União Brasil) e Robério Paulino (PSOL).

Em seguida, o plenário deu parecer favorável, também em segunda discussão, ao PL Nº 621/2022, de autoria do vereador Preto Aquino (PODEMOS), que cria a avaliação da qualidade da água armazenada em caixas d’água, cisternas e bebedouros nos estabelecimentos de ensino municipal.

“Acredito que é muito difícil, independentemente da prefeitura, ter dentro do seu cronograma esse trabalho específico, de inspecionar os locais que são realmente usados diariamente para armazenamento da água. Então, através da Secretaria Municipal de Saúde, queremos expandir, fiscalizar e cuidar de todos os locais onde são armazenados a água para o uso diário dos alunos”, destacou o vereador.

Álvaro Dias assina ordem de serviço para recapear ruas da zona sul

FOTO: ALÉX RÉGIS

Mais uma ordem de serviço para recuperação asfáltica de ruas e avenidas da cidade foi assinada nesta terça-feira (09) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. Desta vez, serão contempladas as Ruas Furnas e Inconfidentes – Neópolis; Rua Gunnar Vingren, – Capim Macio; e Rua Ataulfo Alves – Candelária, todas localizadas na zona sul. Elas compõem o LOTE IV do programa “Asfalto Novo”, iniciativa da gestão municipal que tem objetivo de renovar a malha asfáltica de vias de todas as regiões da capital potiguar cujos investimentos alcançam R$ 70 milhões.

“Natal possuía vias com asfalto desgastado, deteriorado, prejudicando o fluxo de veículos e gerando insegurança e prejuízos. O Programa Asfalto Novo chegou para modificar essa realidade e estamos avançando com as melhorias em toda Natal. A nossa gestão tem o claro intuito de modernizar a infraestrutura da cidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população, bem como para atrair investimentos, e será assim até o último dia do nosso Governo”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

Ainda dentro desse lote de ruas e avenidas, estão recebendo os serviços de recuperação asfáltica as Avenidas Antônio Basílio, Xavantes, Pte. Quaresma e Ruas: Gal Osório, Alberto Maranhão, Trairi, Mermoz e Leonel Leite. Desde 2023, quando deu início ao programa Asfalto Novo, a Prefeitura do Natal contabiliza mais de 50 ruas requalificadas. A Secretaria de Infraestrutura estima que ao final da gestão serão mais de 100 requalificações viárias no Município.

Dentre as vias que já tiveram os serviços concluídos com o recapeamento asfáltico e instalação de sinalização viária destaque para a Santa Matilde; rua Ilda Ddias de Carvalho; rua Sampaio Correia; rua Cecílio Nascimento; av. Industrial, em Nossa Senhora da Apresentação; Avenida Miguel Castro; av. Raimundo Chaves; rua Santo Antônio; rua Maria Nazaré de Araújo; av. Rui Barbosa; rua Historiador Francisco Fausto; Praia de Muriu; Praia de Ponta Negra, nas regiões leste e sul. Em Felipe Camarão, rua Maristela Alves t1; rua Maristela Alves t2; av. Nsa do Rosário; rua Rainha do Mar; av. Inter Mário Câmara (Av 6). Na zona norte também foram recuperadas a rua Araruna; av. Florianópolis; av. Cidade Praia; av. Caboclinhos; av. Tijuana; av. Bela Vista.

“São obras de grande impacto na cidade e que darão maior segurança, boa mobilidade e modernidade para as quatro regiões de Natal”, finalizou Carlson Gomes, secretário municipal de Infraestrutura.

Vídeo mostra como deverá ficar a lagoa de captação do Santarém após obra

FOTO: REPRODUÇÃO

O prefeito Álvaro Dias assinou, nessa segunda-feira (08), a ordem de serviço para o início da urbanização da lagoa de captação do conjunto Santarém, localizado no bairro Potengi, na zona Norte da capital. Orçado em um valor superior a R$ 4,5 milhões, a obra contempla o aumento da capacidade da lagoa que poderá receber um volume de 85.789,76 m³ de águas pluviais. Nessa etapa dos serviços estão previstos o aumento da capacidade da lagoa, adequação de taludes, cercamento, construção de uma nova estação elevatória com duas bombas, implantação de uma ciclovia, pista de caminhada, implantação de mobiliário urbano, paisagismo e iluminação pública em LED.

De acordo com o prefeito Álvaro Dias, a obra dará mais segurança à população que vive no entorno da lagoa, principalmente no período chuvoso, além de aumentar a capacidade de armazenamento. “A nossa intenção é deixar a lagoa bem estruturada para o inverno. Será uma obra muito importante para a comunidade, e que se somará às mais de 100 obras que a gestão tem executado em Natal”, observou o chefe do executivo municipal.

Na mesma área da lagoa ainda será construída nesta etapa uma pista de skate na modalidade bowl no valor de R$260 mil. O local também receberá na segunda etapa dos serviços a reforma da quadra de esportes existente e a construção de um campo de futebol society com arquibancada e vestiários que se encontra em fase final de análise na Caixa Econômica Federal para ser licitado. O prazo de execução é de cinco meses conforme cronograma aprovado na licitação. Já para a execução total da obra o prazo é de 12 meses.

“É um belo projeto feito com carinho pelas arquitetas da Sempla e chancelado pela secretária Joanna Guerra. A lagoa de captação do Santarém será um modelo para a cidade. Importante todos saberem que a gestão busca a urbanização e a modernização das lagoas de captação da capital. Temos trabalhado em cinco lagoas de captação na zona Norte, como também na maior de todas que fica localizada no bairro Planalto. É preciso combater os maus cidadãos que jogam água servida nas lagoas, prejudicando a população”, informou o secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes.

A obra é proveniente de uma emenda do deputado federal General Girão, presente à solenidade, assim como a  vereadora Nina Souza, representando a Câmara Municipal do Natal (CMN), secretários municipais, servidores da Prefeitura e lideranças comunitárias do conjunto Santarém.

Portal da Tropical

Rally RN 1500 começa na próxima semana e vai cortar o RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

No dia 15 de abril, o Rally RN 1500 dá a partida em São Miguel do Gostoso, litoral Norte do estado. A prova, que é considerada uma das principais competições no calendário do campeonato nacional de rally cross country das confederações brasileiras de automobilismo e motociclismo, será encerrada no dia 20, em Patos, na Paraíba. Antes, passará por várias cidades do Rio Grande do Norte.

A prova chega a 26ª edição, e abre a temporada 2024 do rally brasileiro. Se os fãs de automobilismo são atraídos, os pilotos também dão um show à parte. Tanto que alguns largam a rotina diária para se dedicar integralmente à prova. É o caso do urologista Maryo Kempes, que vez ou outra troca o consultório e procedimentos médicos para se dedicar às provas off-road. Em abril, ele voltará às pistas para participar de uma nova edição do RN 1500, o mais importante rally do Norte e Nordeste.

Maryo Kempes é um verdadeiro aficionado pela modalidade, que exige habilidade, destreza e espírito aventureiro. “São fatores que me movem e aumentam a cada dia minha paixão pelo off road”, define ele.

Competidor desse tipo de prova há 25 anos, o médico-piloto iniciou sua trajetória no circuito off-road pela categoria de motos. Em cima de duas rodas, participou de diversas provas por todo o Brasil, até que um acidente no Rally dos Sertões em 2019 o fez recalcular a rota, convencendo-o a mudar de categoria.

Desde 2021, então, ele passou a encarar os roteiros cheios de obstáculos em um veículo UTV. Dividiu a equipe Papai Racing com o irmão, o empresário José de Deus Barbosa, por três temporadas. Até que, este ano, o irmão e parceiro decidiu não participar da temporada. O navegador Leo Munay vai estrear como seu parceiro neste RN 1500.

“Estamos muito animados com a participação na edição deste ano. Fizemos uma preparação mais forte e, por isso mesmo, nos sentimos confiantes em obter um desempenho bem satisfatório na prova”, projeta Maryo Kempes.

Entenda como será o Rally

Com um percurso completo e bem elaborado, explorando dunas, serras e sertão, o RN 1500 deste ano vai promover seis dias intensos, durante os quais os participantes serão desafiados em diversos aspectos.

Em 2024, a 26ª edição do Rally tem como ponto de apoio principal o Condomínio Vela Santo Cristo, localizado na divisa entre as praias de Touros e de São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte, e percorre ainda as cidades de Galinhos (RN), Guamaré (RN), Frei Martinho (PB), Acari (RN), Santa Luzia (PB), São Mamede (PB) e Patos (PB), onde será realizada a premiação final do evento.

“O Rally RN 1500 não é apenas uma competição de rally, é uma celebração da paixão pelo esporte, pela comunidade e pela beleza natural do Nordeste brasileiro. Cada momento é, sem dúvidas, uma experiência única”, comenta Kleber Tinoco, organizador do evento.

“Nossa missão vai além das pistas empoeiradas e das trilhas desafiadoras. Queremos mostrar ao mundo a habilidade dos pilotos, mas também a riqueza cultural e paisagística da nossa região em uma prova de descoberta, superação e conexão com as raízes do Brasil”, finalizou.

Natal registra quase 1 mil casos de dengue em março, mas vacinação só atinge 20% do público-alvo

FOTO: REPRODUÇÃO/SMS

Conforme boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Natal (SMS), até o dia 2 de março deste ano a capital potiguar havia registrado 338 casos confirmados de dengue. Até o dia 30 de março, esse número subiu para 1.318, ou seja, um aumento de 980 casos.

Considerando todas as arboviroses (dengue, zika e chikungunya), foram notificados 3.649 casos em Natal entre 31 de dezembro de 2023 a 30 de março de 2024 – da 1ª à 13ª semana epidemiológica.

As notificações de dengue representam o maior volume: no período, foram notificados 2.941 casos prováveis da doença, dos quais 1.318 foram confirmados. Até o momento, o Município investiga 2 óbitos.

No último dia 2 de abril, o Ministério da Saúde indicou que o Rio Grande do Norte é um dos sete estados brasileiros com tendência de aumento dos casos de dengue. A secretária nacional de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, disse que o Brasil já atingiu o pico da doença, mas a curva ainda precisa descer.

Vacina contra a dengue

Apesar do aumento no número de casos, a vacinação continua patinando em Natal. A vacina contra a dengue é ofertada em todas as unidades de saúde para o público-alvo de 10 a 14 anos do município, com mais de 60 salas disponibilizando o imunizante para a população.

Até o dia 1º de abril, 9.312 doses foram aplicadas, o que representa cerca de 20% da população alvo vacinada em Natal, conforme os dados da plataforma LocalizaSUS.

A estimativa de público com idade entre 10 e 14 anos em Natal é de 46.549.

Portal 98 FM