Marina Elali fará show em comemoração aos seus 20 anos de carreira. O show será realizado no dia 22 de maio, no Teatro Riachuelo, em Natal, e um especial, intitulado “Marina Elali • 20 anos”, será gravado pela TV Globo para ser, em seguida, transmitido em várias emissoras da Rede Globo e disponibilizado no GloboPlay.
O show promete ser uma produção digna de uma grande diva, com direito a trocas de figurinos, participações especiais nacionais e internacionais e repertório repleto de sucessos da carreira da artista, inclusive de várias novelas da TV Globo como “One Last Cry” e “Eu Vou Seguir”.
Além de grandes temas de novelas, Marina irá interpretar “Sucessos do Rei” Roberto Carlos, fará versões especiais de clássicos dos seus ídolos de infância e de músicas que marcaram sua trajetória de sucesso.
O set list inclui, ainda, músicas inéditas da cantora e compositora.
Jon Secada, Carlinhos Brown e Eduardo Lages (o maestro do Rei Roberto Carlos) farão participações especiais.
Não é a primeira vez que Marina Elali se apresenta no Teatro Riachuelo. Em 2019, 2020 e 2023, a cantora lotou o teatro com o seu bem-sucedido show “Sucessos do Rei”, onde Marina, autorizada pelo próprio Roberto Carlos, interpreta clássicos dele, ao lado do talentoso maestro Eduardo Lages.
Neste sábado (06) e domingo (07), no gramado do Carrefour, em Natal, das 15h às 20h, Ongs e protetores independentes estarão numa grande ação de adoção de pets. Será uma grande chance para as pessoas conhecerem de perto os animaizinhos, a maioria vítima de maus tratos.
Para doações estarão sendo apresentados cachorros e gatos, filhotes e adultos. Para adotar, a pessoa precisa preencher uma ficha, e ter em mãos, o RG e um comprovante de residência. Nessa ação, também está sendo feita uma grande campanha de arrecadação de ração, medicamentos, produtos de limpeza, acessórios, qualquer produto que você queira doar.
A ação conta com apoio das empresas: A CDA Distribuidora com a Pedigree e Whiskas, levando amostras para distribuir. A Uninassau está indo com uma equipe de Médicos Veterinários para tirar dúvidas. A Unidade de Vigilância de Zoonoses estará levando a vacina antirrábica gratuitamente no sábado. A Prontocan está levando adestradores e um parquinho para brincar com os pets. Apoio Carrefour Brasil, do Vereador Robson Carvalho, além do Programa PetZoo.
A Polícia Federal investiga o histórico dos quatro comparsas que foram presos com os fugitivos do presídio federal de Mossoró nesta quinta-feira. Naturais de Ananindeua e Redenção, no interior do Pará, Eliezer Pacheco Santos, Italo Santos Sena, Juarez Pereira Feitosa e Jefferson Augusto Magno Favacho estavam no comboio de três carros que levavam os dois foragidos de Belém a Marabá, quando as autoridades os interceptaram em cima de uma ponte de 2 quilômetros que passava pelo Rio Tocantins.
A PF apura se eles foram arregimentados pelo Comando Vermelho para auxiliar Deibson Nascimento e Rogério Mendonça a escaparem do radar da polícia e fugirem do país. A caçada à dupla durou 51 dias e terminou nesta quinta-feira. Na audiência de custódia, o quarteto afirmou ao juiz que eles era egressos de Belém e, por isso, “possuíam rivalidade com os presos” de Marabá – o que é um indício de que eles sejam ligados a uma facção criminosa. Diante do risco de agressões, a Justiça determinou que eles ficassem em uma cela separada da massa carcerária do município.
Os investigadores já descobriram que pelo menos um dos quatro presos tinha experiência no mundo do crime e conhecia bem as rotas de fuga da região amazônica. Eliezer Santos, 42 anos, tem passagens na polícia por tráfico de drogas, formação de quadrilha e furto.
Em 2016, ele foi condenado a nove anos de prisão por transportar uma carga de cocaína em uma embarcação pelos rios da Amazônia. Na ocasião, a Justiça do Pará reforçou a necessidade de mantê-lo em regime fechado, pois ele havia fugido da cadeia de Óbidos, no Pará.
A sentença judicial, obtida pelo GLOBO, afirmava que ele “não se tratava de mero avião ou mula, mas sujeito inserido em grande feito criminoso com elevado efeito devastador” e que “vinha transportando a droga passando por diversos municípios e por pelo menos dois estados da federação (Pará e Amazonas).”
A condenação se refere a um flagrante ocorrido em maio de 2010. Santos foi pego durante uma revista de rotina em uma embarcação chamada Cisne Branco que ia de Manaus a Belém. Os policiais encontraram dois pacotes com 3,1 quilos de cocaína dentro de uma caixa de som. O objeto estava embalado com o nome dele.
Em depoimento às autoridades, Sanos “declarou desconhecer que o conteúdo ali trazido eram drogas e que acreditava, na realidade, se tratar de armas”, diz a denúncia.
Celulares e fuzil
Segundo a PF, os quatro comparsas estavam atuando como “seguranças” dos fugitivos. Eles dirigiam os três carros do comboio – um jeep, um Polo e um corsa -, que traziam garrafas de água e sacos de comida no porta-mala, e se comunicavam frequentemente para saber se havia bloqueios na estrada.
Os dois fugitivos estavam em veículos separados. Mendonça portava um fuzil com um adesivo dos quadrinhos “O Justiceiro”. Ao ser surpreendido por agentes descaracterizados da PF, ele chegou a apontar a arma em direção aos policiais, que cercaram o carro e o renderam. A emboscada foi armada na ponte de 2 quilômetros, pois havia o temor de que eles corressem para o meio do mato.
A PF encontrou oito celulares com os presos – os aparelhos eram desligados constantemente para evitar o rastreio da polícia – sem sucesso. Segundo fontes a par da investigação, eles já vinham sendo monitorados desde que saíram do Ceará em direção ao Pará. O comboio ainda chamou a atenção da polícia, quando passou em alta velocidade na frente de um posto da Polícia Militar Rodoviária do Pará.
Os investigadores tentam agora descobrir quem eram os donos dos carros, que não constavam como roubados. Uma perícia nos celulares também está sendo feita para identificar os criminosos que estavam articulando a fuga da dupla.
Conforme fontes do Ministério da Justiça, a dupla integrava o núcleo operacional do Comando Vermelho no Acre e ganhou status no mundo do crime ao fugir do presídio federal de Mossoró – a primeira evasão registrada na história do sistema administrado pelo governo federal. Na época do ocorrido, estava encarcerado no mesmo presídio uma das principais lideranças da facção criminosa, Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-mar, que foi removido para a unidade de Catanduvas, no Paraná.
Enquanto os fugitivos foram transferidos de volta à penitenciária federal de Mossoró, os quatro comparsas presos foram mandados para o sistema prisional do Pará.
Após quase cinco anos à frente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Irapoã Nóbrega (Republicanos), deixou seu cargo como titular da pasta e anunciou nesta sexta-feira (05), através de suas redes sociais, sua pré-candidatura a vereador de Natal nas próximas eleições municipais.
“É meu primeiro passo para uma nova jornada. Deixei hoje meu cargo de secretário da Semsur e me disponibilizo a ser pré-candidato a vereador de Natal”, disse em vídeo publicado em seu perfil do Instagram.
Em sua mensagem, Irapoã também agradeceu ao prefeito Álvaro Dias. Irapoã Nóbrega é considerado um dos braços direitos do chefe do executivo da capital potiguar. Enquanto secretário, ficou à frente de diversos projetos de destaque na Prefeitura do Natal. “Agradeço primeiramente ao prefeito Álvaro Dias, que me deu a oportunidade de trabalhar pela nossa cidade”. Ainda segundo o ex-secretário da Semsur, durante sua gestão, foram entregues 110 praças totalmente revitalizadas. Ao todo, 300 equipamentos públicos tiveram sua iluminação modernizada por LED.
“Nestes quase cinco anos como secretário da Semsur, nós entregamos à população 110 praças totalmente revitalizadas A Semsur foi destaque nacional no manejo arbóreo sustentável. Fizemos a modernização de mais de 300 equipamentos públicos, sendo a maioria alamedas, campos e quadras. Realizamos a modernização da iluminação da Orla. Começamos a instalação cênica da Ponte Newton Navarro e o processo de substituição da iluminação pública de toda a cidade por LED está na fase final da licitação”, pontuou.
Sobre Irapoã
Irapoã, de 47 anos, começou a atuar no serviço público ainda como estagiário nos anos 1990. Teve passagens no Executivo Municipal e Estadual, como também no legislativo municipal e estadual. Foi chefe de gabinete do então deputado estadual Álvaro Dias. Seguiu na gestão pública em cargos de destaque, entre eles, o de secretário adjunto de Esporte e Lazer de Natal e presidente da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).
Em maio de 2019, na gestão do prefeito Álvaro Dias, assumiu a titularidade da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal, onde atuou por quase cinco anos, sendo reconhecido pelo projeto de resgate dos equipamentos públicos. Estão entre os destaques desse projeto, a requalificação de 110 praças, a modernização da iluminação das dezenas de equipamentos esportivos da cidade e a implantação da iluminação em LED da orla (incluindo a iluminação da faixa de areia das praias da zona Leste).
A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra (PT), pediu nesta quinta-feira (4) apoio do Governo Federal para que estados da região possam equilibrar suas finanças. Em entrevista à GloboNews, a governadora reconheceu que o governo do presidente Lula (PT) auxiliou estados no ano passado ao repassar compensação pelas perdas de arrecadação com ICMS, mas que agora é necessário auxiliar os governadores a quitar dívidas.
“É fato que o governo do presidente Lula fez uma pactuação com os estados para estabelecer uma compensação referente às perdas decorrentes das leis complementares 192 e 194. No entanto, essa compensação foi insuficiente e estamos enfrentando sérias dificuldades, que vão desde a questão de honrar com os compromissos no custeio, as despesas obrigatórias e até a capacidade de investimento”, justificou.
Ainda de acordo com Fátima Bezerra, que liderou na quarta-feira (03) uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a renegociação de dívidas dos estados do Nordeste, o debate central é a busca de isonomia e a busca por um tratamento equânime. “É fato que os estados, na totalidade, enfrentam problemas do ponto de vista do equilíbrio fiscal, uns mais do que outros”, reforçou.
Ela relata que os estados do Sul e Sudeste, com endividamento maior que as demais regiões do país, já iniciaram as negociações com o governo federal para tentar solucionar esse problema. Por conta disso, Fátima Bezerra pediu tratamento “igualitário” ao Nordeste.
“O Nordeste já paga um alto preço. Por exemplo, quando olhamos o quadro da dívida líquida dos Estados, essa dívida consolidada chega a cerca de R$ 740 bilhões. Mas o Nordeste responde por menos de 10% dessa dívida, em torno de R$ 60 bilhões, enquanto o restante corresponde aos demais estados, liderados pelos do sul e sudeste. Não é justo que os estados que fizeram todo o esforço, enfrentem dificuldades sem o devido tratamento equitativo”.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, sozinhos, somam a maior parte da dívida.
Propostas de equilíbrio financeiro
Fátima Bezerra ressaltou que os governadores do Nordeste apresentaram três propostas de recuperação financeira ao ministro Fernando Haddad. A primeira é a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição, a PEC 51/2019, que pretende harmonizar o pagamento dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).
Com relação ao tema, a governadora Fátima Bezerra explica que os gestores nordestinos propõem uma mudança na redistribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) — provenientes da arrecadação dos impostos sobre renda e sobre produtos industrializados (IPI) —, destinando uma parcela maior aos estados menos desenvolvidos.
“Nos últimos 10 anos, os municípios conseguiram elevar o percentual do imposto de renda e do IPI destinado a eles para 26%, enquanto os estados permaneceram estagnados em 21,5%. Portanto, propomos, por meio da PEC, essa isonomia para 26% ao longo de 5 anos, de forma responsável e equilibrada”, justificou.
Além disso, os governadores sugerem alterações no sistema de precatórios e parcelamento previdenciário, por meio da aprovação da PEC 66/2023. A solicitação é a inclusão dos estados na reestruturação dos parcelamentos e, além disso, a instituição de um limite no pagamento dos precatórios, que passaria a ser de 0,5% das Receitas Correntes Líquidas estaduais.
“A segunda medida trata da questão dos precatórios, que têm um impacto significativo nas contas estaduais. Pleiteamos uma reestruturação e revisão dos pagamentos, incluindo um alongamento do prazo e a revisão do índice mínimo de pagamento, o que aliviaria as contas estaduais”, detalhou.
A terceira proposta é o alongamento das dívidas bancárias, especialmente nos estados do Nordeste, que são menos endividados em comparação com outros estados. “Isso proporciona um alívio adicional para nossa capacidade de investimento”, encerrou Fátima Bezerra.
Cumprindo agenda em Mossoró, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira passou a sexta-feira (5), penúltimo dia do prazo de filiações, abonando fichas ao PSDB. Lideranças dos municípios que integram as regiões Médio, Alto e Oeste Potiguar conversaram com Ezequiel.
“O nosso PSDB se agiganta não só na capital, na região Metropolitana, mas também no sertão do Alto, Médio e Oeste Potiguar. Recebendo centenas de novas filiações e vamos fazer um número muito bom de prefeitos e vices, além de aumentar a quantidade de vereadores”, afirmou Ezequiel Ferreira, que nos últimos dias se dedicou a fortalecer a sua legenda no Estado.
De Grossos, a prefeita Cinthia Sonale terá o apoio do PSDB numa aliança com o União Brasil. Quem chega ao ninho tucano é o vice-prefeito Galeno Caetano e os vereadores João Carlos, Charlinho, Gustavo e Fabyellyson que vão concorrer à reeleição. Também os pré-candidatos Suely Matias e Guinan.
Do Do Alto Oeste Potiguar a filiação dos 9 vereadores do município de Major Sales: Antônio Lisboa, Rodrigo Manancial, Manoel Carlos, Fabiano Dias, Idago Júnior, Denir de Jânio, Betânia de Beta, Damiana e Maurilio Penha. PSDB e MDB juntos na reeleição da prefeita Maria Elce. Em Luís Gomes, o PSDB vai apoiar a reeleição do prefeito Tututa. A primeira-dama Claudia Alcântara acompanhou as conversas.
Do Médio Oeste, a presidente da Câmara Municipal de Patu, Lucélia Ribeira, assinou a ficha do PSDB. Quem prestigiou o ato foi o presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP) , prefeito Rivelino Câmara, do MDB. Ezequiel também recebeu o vice-prefeito do município de Almino Afonso, Alvanilson Carlos que cumpre seu segundo mandato consecutivo e sempre foi tucano na região.
Ainda na agenda com lideranças do Oeste Potiguar, Ezequiel abonou fichas de filiações de pre-candidatos em Governador Dix-Sept Rosado. Chega ao PSDB mais vereadores como Thalis da Pedra e Edjunior que vão fortalecer a nominata tucana. Também assinaram a ficha Keké do Melão e Júnior de Titico.
O novo gestor do Natal Airport, Rodrigo Abreu, é engenheiro, mestre em Engenharia de Produção (UFF), com MBA em Marketing (FGV). Abreu, como prefere ser chamado, atuou como diretor geral do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, antes de chegar à Zurich Airport Brasil, em março deste ano, especialmente para assumir a gestão do Aeroporto Internacional de Natal Aluízio Alves.
Com mais de 15 anos de carreira no setor de energia, petróleo e logística, Abreu ocupou posições executivas em Operações, Comercial, Marketing Estratégico e Projetos em diferentes empresas do setor. Trabalhou na Itália, Reino Unido e América Latina, em empresas como Cameron, General Electric e Prysmian.
Na Zurich Airport Brasil, será responsável pela Operação do aeroporto e também representará a empresa nas interlocuções com parceiros estratégicos do Rio Grande do Norte. “O Aeroporto de Natal tem uma ótima infraestrutura, com uma excelente equipe e agora está sendo gerenciado por uma empresa que busca os mais eficientes, sustentáveis e surpreendentes aeroportos do Brasil, certamente posso me sentir um privilegiado em ter esse desafio na mãos”, pontuou o novo gestor.
Do Rio de Janeiro, Abreu também é professor convidado do curso de MBA da Fundação Getúlio Vargas, nas áreas de estratégia, jogos de negócios, marketing e gestão de serviços.
Nova fase Natal Airport
No dia 19 de fevereiro de 2024, a Zurich Airport Brasil passou a operar o Aeroporto Internacional de Natal, o primeiro aeródromo a participar de uma relicitação no Brasil. A nova concessionária detém 100% do aeroporto – que atualmente tem capacidade para até 6,5 milhões de passageiros por ano – e irá operá-lo até 2054. A Zurich Airport ganhou a concessão em 19 de maio de 2023, com o lance de R$ 320 milhões, valor já pago pelo grupo suíço.
Nesta sexta-feira (05), o Prefeito do município de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, realizou um grande evento de prestação de contas da sua gestão. O encontro, que contou com uma multidão de apoiadores, cidadãos e servidores municipais, destacou os inúmeros projetos e realizações do prefeito Eraldo em prol do desenvolvimento e bem-estar do município. Desde obras de infraestrutura até investimentos em educação, saúde, esporte e lazer, o prefeito demonstrou seu compromisso com o progresso e qualidade de vida dos munícipes.
“Estou extremamente orgulhoso do que conseguimos realizar até agora. Nosso foco sempre foi o bem-estar e o desenvolvimento de São Gonçalo do Amarante, e esse evento é uma oportunidade para compartilhar com nossa população os resultados do nosso trabalho árduo”, afirmou o prefeito Eraldo em seu discurso.
Entre as realizações mais emblemáticas mais recentes destacam-se a pavimentação de diversas áreas da cidade, incluindo Golandim, Bairro Jardins, Uruaçu, Santa Terezinha, Bela Vista e Campinas. Além disso, Eraldo tem direcionado esforços para promover a reforma e ampliação de escolas e creches, garantindo um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento educacional das crianças e jovens de São Gonçalo.
No âmbito da saúde, o prefeito não mediu esforços para viabilizar o funcionamento do Centro Especializado em Reabilitação de São Gonçalo, bem como a construção de um grande hospital e uma Estação de Tratamento, além da tão aguardada Ponte que ligará São Gonçalo a Natal, facilitando o acesso e a mobilidade entre as cidades.
Eraldo também demonstrou seu compromisso com o funcionalismo público, implementando o Plano de Carreira da Guarda Municipal e dos Servidores da Saúde, concedendo reajustes salariais aos professores e servidores do SAAE, e regularizando a contratação dos agentes de saúde, valorizando assim o trabalho e dedicação dos servidores municipais.
“Agradeço a todos os presentes por compartilharem deste momento conosco e por todo o apoio que têm dado à nossa gestão. Seguiremos trabalhando incansavelmente em prol de São Gonçalo do Amarante”, concluiu o prefeito Eraldo.
Comentários