SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 28, 2024

Gargalheiras acumula 36,98% da sua capacidade

FOTO: ANTHONY MEDEIROS

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (28), indica que o açude Marechal Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras, acumula 16.428.067 m³, percentualmente, 36,98% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Este já é o maior acumulado de águas no manancial dos últimos 12 anos.

O açude público de Cruzeta acumula 11.391.701 m³, correspondentes a 48,38% da sua capacidade total, que é de 23.545.745 m³, o que também representa a maior reserva hídrica do manancial, no mês de março, desde 2012, em que apresentou um acumulado de 58,51% da sua capacidade no dia 28 de março.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1.454.869.247 m³, equivalentes a 61,3% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 1,286 bilhão de m³, correspondentes a 54,20% da sua capacidade total.

A barragem Santa Cruz do Apodi acumula 377.678.200 m³, percentualmente, 62,97% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório acumulava  266.835.315 m³, correspondentes a 44,49% da sua capacidade total.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que continuam com 100% da sua capacidade são: Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; o açude público de Encanto. O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, que já chegou a  sangrar no mês de março, voltou a atingir 100% da sua capacidade.  

Homem acusado de assassinar amigo por causa de R$ 5 é condenado a prisão em Mossoró

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Tribunal do Júri Popular de Mossoró emitiu uma condenação, nessa terça-feira 26, contra Paulo Ricardo de Moraes Lucena, de 43 anos, pelo assassinato de um amigo com uma pedrada. O crime ocorreu em 2012, no Bairro Aeroporto II, em Mossoró.

De acordo com a investigação da Polícia Civil, o assassinato foi desencadeado por uma discussão sobre cinco reais. Na madrugada de 28 de novembro daquele ano, os dois homens estavam na rua quando o acusado exigiu o dinheiro. Diante da recusa, ele atacou a vítima.

Segundo o exame realizado pelo Itep, a vítima faleceu devido a um ferimento na cabeça causado pela pedrada. Embora ausente no julgamento, o acusado foi representado por seu advogado.

O juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros proferiu a sentença, impondo a Paulo Ricardo de Moraes Lucena uma pena de 12 anos de prisão em regime fechado. Após a condenação, foi emitido um mandado de prisão. Por sua ausência no tribunal, o acusado é considerado foragido da justiça.

Agora RN

Sete bairros de Natal terão abastecimento suspenso no domingo de Páscoa

FOTO: REPRODUÇÃO

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anunciou que uma série de manutenções será realizada para interligação e setorização do abastecimento como parte das obras de requalificação no bairro da Cidade Alta, promovidas pela Prefeitura do Natal. Em decorrência dessas atividades, sete bairros da Zona Leste da capital potiguar sofrerão interrupção no fornecimento de água no próximo domingo, dia 31 de março, durante o período das 7h às 18h, coincidindo com a celebração da Páscoa.

Os bairros afetados incluem o Alecrim (região do Baldo), Areia Preta, Barro Vermelho, Cidade Alta, Mãe Luiza, Petrópolis e Ribeira. A Caern alertou que pode levar até 48 horas após o restabelecimento do sistema para que todos os imóveis estejam plenamente abastecidos.

A Companhia orienta os moradores dessas localidades a reservarem água para o período de interrupção do abastecimento e a fazerem uso racional do recurso durante esse período crítico.

Agora RN

Natal terá programação de Páscoa gratuita para crianças neste sábado. Confira

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um evento gratuito voltado para o público infantil acontece no próximo sábado (30) em Natal. A Gincana do Coelhinho será das 9h às 12h no Home Center Ferreira, (Entrada do estacionamento).

O espaço do ateliê da Páscoa aguarda para despertar a criatividade das crianças, cada participante terá a chance de expressar seu amor pela Páscoa de maneira única e colorida. Mas as surpresas não param por aí! Personagens vivos irão circular pelo evento, encantando crianças e adultos com sua simpatia e alegria contagiantes. E para manter as energias lá em cima, não poderiam faltar a distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.

A diversão continua com pintura de rosto, onde os pequenos poderão se transformar em adoráveis coelhinhos. E para os mais aventureiros, uma emocionante caça aos ovos está programada, garantindo risadas e momentos de pura alegria em busca das preciosas guloseimas escondidas.

E como ponto alto da gincana, prepare-se para uma apresentação teatral espetacular: “O sumiço do coelho da Páscoa”. Acompanhe essa emocionante jornada em busca do coelhinho desaparecido, repleta de mistérios, risadas e, é claro, muita magia da Páscoa.

Estrutura montada em Mossoró para capturar fugitivos será desmontada

FOTO: DIVULGAÇÃO/PF

Após 44 dias de uma caçada incessante, as forças de segurança vão desmobilizar, nesta sexta-feira (29/3), parte da estrutura montada em Mossoró (RN). A força tarefa tenta recapturar os dois fugitivos que protagonizaram a primeira fuga de uma penitenciária federal. A base de operações permanecerá coordenada pela Polícia Federal, que contará com o apoio das polícias locais.

Todo o restante da estrutura será desmobilizado e os servidores retornarão para seus estados e cidades de origem. Como a coluna Na Mira adiantou, a PF apostará todas as fichas em um trabalho intenso de inteligência policial para recapturar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça

Os dois fugitivos estariam extenuados, após tantas semanas sendo perseguidos pelas equipes policiais. A dupla estaria se escondendo em cavernas e deixando para andar atrás de comida somente durante à noite, o que dificultaria o trabalho da polícia.

Insetos peçonhentos

Policiais contaram à coluna que a região onde a dupla está escondida tem mata densa e “uma infinidade” de animais peçonhentos. E, apesar de a área ter fartura de plantações de frutas e hortaliças, os criminosos enfrentam a escassez de comida.

Os dois foram vistos pela última vez no dia 3 de março, quando invadiram um galpão na zona rural de Baraúna (RN). Na ocasião, eles chegaram a agredir um funcionário que tomava conta do local. Uma moradora de Vila Nova 2, na mesma região, disse ter visto os fugitivos com as roupas sujas enquanto comiam banana em uma plantação.

Metrópoles

São Gonçalo do Amarante vai inaugurar o Centro Especializado em Reabilitação (CER III)

FOTO: DIVULGAÇÃO

No próximo dia 1º de abril, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), um serviço essencial voltado para o cuidado da Pessoa com Deficiência.

O CER será uma peça fundamental na Rede de Atenção à Saúde do território, oferecendo diagnóstico, tratamento e adaptação em três modalidades de reabilitação: auditiva, física e intelectual.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, expressou sua satisfação com a inauguração que é aguardada há anos: “Este centro, que já possuía prédio e equipamentos, foi utilizado como hospital de campanha durante a pandemia, mas nunca antes foi entregue à população como CER. Graças ao esforço conjunto com o Governo Federal e a dedicação da Secretaria Municipal de Saúde, finalmente estamos entregando esse importante serviço à nossa cidade.”

O CER III de São Gonçalo do Amarante iniciará suas atividades em 01 de abril de 2024, operando de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas. O acesso aos serviços será regulado pelo Sistema SUS Digital, abrangendo Avaliação Global, Terapias Individuais e Coletivas, Atendimento em Consultórios, além de instalações como Ginásio de Esporte, Ginásio de Fisioterapia e Hidroterapia, entre outros.

Renata Nascimento, Secretária Municipal de Saúde, enfatizou a importância das especialidades e dos serviços oferecidos pelo CER III: “Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, composta por profissionais especializados em diversas áreas, incluindo fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e médicos de diversas especialidades, nosso objetivo é proporcionar um atendimento completo e personalizado. Além disso, com acesso regulado pelo Sistema SUS Digital, garantimos uma maior eficiência e transparência no agendamento e acompanhamento dos serviços.

Estima-se que, ao atingir o pleno funcionamento, o CER III de São Gonçalo do Amarante atenderá aproximadamente 550 pessoas por mês. Essa expectativa reflete o compromisso do centro em oferecer suporte e assistência abrangentes para o município.

Lula condecora Macron com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

FOTO: VINÍCIUS SCHMIDT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu ao presidente da França, Emmanuel Macron, o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. A condecoração ocorreu nesta quinta-feira (28/3), durante a passagem do líder francês pelo Brasil.

A medalha é a mais alta honraria brasileira concedida a cidadãos estrangeiros. A medalha já foi dada a outros chefes de Estado, como o ex-presidente argentino Alberto Fernandez e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

A Ordem engloba os seguintes graus: Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

A visita de Macron ao Brasil se encerra nesta quinta, após uma série de agendas do francês pelo país. O presidente chegou ao Brasil na terça (26/3) e passou por Belém (PA), Itaguaí (RJ) e São Paulo (SP), antes de desembarcar em Brasília.

No primeiro dia de viagem, Macron concedeu a medalha Legião de Honra, maior condecoração francesa, ao cacique Raoni, em reconhecimento à luta do ativista pelos direitos dos povos indígenas.

Metrópoles

Fátima sanciona Lei que permite a Caern atuar fora do RN e do Brasil

FOTO: JOSÉ ALDENIR

O governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), sancionou a Lei de Modernização da Caern, possibilitando a expansão dos serviços públicos de saneamento básico no Rio Grande do Norte em suas quatro áreas principais, assim como atividades comerciais e de serviços tanto no Brasil quanto no exterior.

A lei N° 11.695, que emenda a Lei Estadual 3.742 de 26 de junho de 1969, foi anunciada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira 28. A legislação concede à companhia a autorização para operar em quatro aspectos do saneamento, incluindo a gestão de drenagem de águas pluviais, além da coleta e tratamento de resíduos sólidos, tanto em território brasileiro quanto em outros países.

A lei também permite à Caern estabelecer subsidiárias, formar parcerias com objetivos específicos ou outras empresas, com operações em uma ou mais microrregiões de saneamento básico no estado. Além disso, possibilita a modificação da natureza das ações e outras participações societárias detidas, direta ou indiretamente, pela Caern e suas subsidiárias.

Exploração de Serviços

A Caern agora está autorizada a explorar serviços que incluem a produção, conservação e comercialização de energia gerada em suas instalações, uso de redes para instalação de fibras ópticas, prestação de consultoria, assistência técnica e certificação nas áreas designadas, venda de serviços, produtos, benefícios e direitos resultantes diretamente ou indiretamente de seus ativos patrimoniais, bem como subprodutos resultantes de seus processos produtivos, além de fornecer outros serviços relacionados à saúde pública e outros serviços de interesse para a Caern e o Estado do Rio Grande do Norte.

“Com esta medida, a Caern avança para um novo estágio e terá os recursos adequados para enfrentar a nova realidade competitiva trazida pelo Novo Marco do Saneamento, podendo estabelecer subsidiárias para oferecer outros tipos de serviços, visando, com as receitas geradas, contribuir para a redução das tarifas”, comemorou o presidente da Caern, Roberto Linhares.

Ele também acrescentou que a empresa poderá comercializar produtos gerados, como o gás natural produzido na Estação de Tratamento de Esgotos, que poderá ser usado nos veículos da Caern e para abastecer geradores, com a possibilidade até de vender o excedente.

Agora RN