SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 25, 2024

Prefeito Álvaro Dias inaugura alas pediátrica e psiquiátrica da UPA Satélite

FOTO: JOANA LIMA

O prefeito Álvaro Dias inaugurou na manhã desta segunda-feira (25) as alas pediátrica e psiquiátrica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Conjunto Cidade Satélite, localizada na avenida dos Xavantes. A nova ala pediátrica da unidade, por exemplo, instalada em um contêiner de 42,60 m2, foi construída com modernos equipamentos, nova ambiência e melhor acesso para crianças e seus familiares que necessitam de pronto atendimento. Os cinco leitos já existentes foram mantidos. O serviço já existia na UPA, mas foi redimensionado para melhor atender às crianças e seus acompanhantes.

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, George Antunes, dos secretários adjuntos da pasta e de auxiliares, Álvaro Dias visitou os novos equipamentos inaugurados. “As alas são importantes demais, principalmente a de pediatria, que nós acabamos de visitar. As crianças precisam de um tratamento especializado e a ampliação do serviço vem realmente atender à necessidade e desejo dos diretores das unidades de pronto-atendimento de Natal, ampliando as vagas para as crianças. Visitei agora duas crianças internadas com pneumonia, mas com todos os cuidados, com oxigênio, com acompanhamento pediátrico, com enfermeira ao lado e toda medicação inerente ao caso”, assinalou o chefe do executivo municipal.

Ele disse ainda que a saúde tem sido a grande prioridade da gestão e que, por coincidência, a UPA do Satélite fica em frente ao novo Hospital Municipal de Natal, em construção: “Estamos erguendo o hospital a passos largos para atendermos a uma necessidade importante da população da capital. Trata-se de um hospital com 250 leitos, com  todas as especialidades contempladas, sejam cirúrgicas ou clínicas. Um hospital bem equipado, com unidade de terapia intensiva e que vai preencher uma lacuna na área de saúde. A construção do Hospital Municipal será a maior obra da nossa gestão”.

No entendimento do secretário de Saúde, George Antunes, a ampliação de leitos na rede pública de saúde municipal tem sido uma marca significativa da atual gestão. Para ele, a inauguração das duas alas na UPA do Satélite tem um significado especial. “Iniciativas como essas fazem toda a diferença na vida da população que procura os serviços de pronto atendimento das UPAs de Natal. Sei que a nossa população envelheceu e por isso precisa de cuidados, mas não podemos esquecer as crianças. Na nossa rede só existia um ponto de atendimento na área de pediatria. Hoje Natal tem seis pontos”, comentou o gestor.

Antunes informou que a ala pediátrica inaugurada é separada dos demais serviços para dar mais tranquilidade às crianças, aos acompanhantes e aos profissionais de saúde, com o objetivo de proporcionar o melhor para os pacientes infantis.

Ala psiquiátrica

O novo equipamento dedicado a pacientes com problemas psiquiátricos dispõe de cinco leitos, sendo um de estabilização. Além disso, a ala ganha banheiro exclusivo no setor, posto de enfermagem com equipe especializada, que prestará assistência 24 horas aos pacientes até sua estabilização clínica psiquiátrica, que em seguida seguirá o fluxo da rede de atenção psicossocial. Em outro momento, o paciente será liberado para continuidade do tratamento em nível ambulatorial ou em centros de atenção psicossociais da capital.

Quando o paciente necessitar de internação em leitos clínico psicossocial, por exemplo, será regulado para hospitais especializados da rede municipal contratualizados ou leitos na rede estadual de saúde pública. A proposta inovadora tem como propósito atender ao chamado da portaria 3.088/2011-GM com base na reforma psiquiátrica, acolhendo urgências e emergências nos serviços de porta, nas quatro UPAs e nos pronto-socorros da capital.

Idema notifica embarcações e proíbe passeios irregulares em parrachos no litoral Norte

FOTO: REPRODUÇÃO

Pelo menos 37 barqueiros que atuam na região das praias de Rio do Fogo e Perobas (Touros), no Litoral Norte potiguar, foram notificados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) neste fim de semana e proibidos de realizar passeios turísticos nos parrachos.

Ao todo, foram 52 notificações emitidas pelo órgão ambiental desde o dia 8 de março, nas mesmas praias e também em Maracajaú, por não portarem documentos comprovando autorização para a atividade.

No entanto, algumas embarcações autuadas comprovaram posteriormente que estavam regularizadas e receberam autorização para voltar às atividades nesta semana.

Segundo o Idema, várias embarcações vêm descumprindo o plano de manejo da Área Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, que prevê que apenas 45 pessoas podem entrar diariamente na área dos parrachos de Rio do Fogo, por exemplo.

Ainda de acordo com o órgão, o descumprimento das normas causa riscos aos parrachos. Sem orientação adequada, turistas pisoteiam os corais, alimentam animais, afugentam a fauna local e deixam resíduos nas áreas, que são consideradas berçários naturais.

A coordenadora da Fiscalização do Idema, Lúcia Silva, afirmou que apenas 14 embarcações em Rio do Fogo, e 10 em Perobas, possuiam autorização oficial para fazer os passeios, até o final de 2023.

Para realizar os passeios nas áreas de preservação, as embarcações precisam ter autorização e entrar em um esquema de rodízio, definido no plano de manejo. Cada embarcação só pode levar 9 turistas por vez.

Porém, os fiscais identificaram um número muito maior de barcos e pessoas nas áreas de preservação.

Ainda de acordo com a fiscalização do Idema, as próprias empresas de turismo não têm respeitado o plano de manejo e levam ônibus lotados de turistas para as praias da região, indicando inclusive empresas irregulares para fazer os passeios. Em uma das fiscalizações, o Idema identificou três ônibus com 40 passageiros, em média, que iriam fazer passeios.

Segundo o empresário Laércio Alves da Silva, que tem uma embarcação e atua em Rio do Fogo desde 2018, os fiscais notificaram praticamente todas as pessoas que trabalham na região. De acordo com ele, há anos, o fluxo de turistas tem aumentado na região e os empreendedores pedem um novo estudo para aumentar o limite de pessoas nos passeios.

Ainda de acordo com o empresário, cerca de 400 pessoas vivem direta e indiretamente das atividades na região. Na embarcação, ele tem dois funcionários. Também há trabalhadores em restaurantes, bares e outros serviços ligados ao turismo. 

PenalidadesDe acordo com o Idema, o descumprimento das notificações pode causar penas previstas em leis ambientais e no código penal, além da apreensão das embarcações.

Segundo a Lei 9605/1998, causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação tem pena prevista de reclusão de um a cinco anos. Um possível dano a espécies ameaçadas de extinção no interior das Unidades de Conservação de Uso Sustentável ainda pode ser considerado agravante.

Conforme a mesma lei, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores feitos sem licença ou autorização dos órgãos ambientais, ou contrariando as normas, podem gerar detenção de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Com informações de g1 RN

Sistema Fecomércio RN lança trilha de capacitação com a Abrasel RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Fecomércio RN, em parceria com a Abrasel RN e com o Senac, lançou, nesta segunda-feira (25), a trilha de capacitação “Sabores do RN”. O intuito é a qualificação das empresas do segmento de alimentos e bebidas do estado associadas à entidade. O evento de apresentação ocorreu no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, reunindo representantes regionais da Abrasel no estado e membros da diretoria da entidade.

O programa conta com consultorias de curta duração, focadas nas principais necessidades indicadas pelas empresas: Atendimento ao Cliente, Vendas, Padronização de Pratos e Segurança Alimentar. 

Ao final das capacitações, executadas pelos instrutores do Senac RN, dando ainda mais visibilidades aos estabelecimentos contemplados, serão entregues selos que variam de acordo com a carga horária dos treinamentos, sendo Bronze (16h ou 20h), Prata (32h) ou Ouro (52h).

Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz,  o setor de alimentação fora do lar desempenha importante papel na economia e na sociedade.

“Não apenas contribui significativamente para a geração de empregos e renda, mas também desempenha um papel importante na promoção da cultura gastronômica local, no turismo e no dia a dia das pessoas. No entanto, para que esses estabelecimentos possam prosperar e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental investir na capacitação dos empreendedores e suas equipes”, comentou.

Ele ainda completou que esta “parceria representa mais um passo importante em nossa missão de fortalecer o comércio e os serviços no Rio Grande do Norte. Estamos comprometidos em apoiar o crescimento e a profissionalização do setor de alimentos e bebidas”.

O presidente da Abrasel RN, Paollo Passariello, agradeceu o apoio e o suporte do Sistema Fecomércio RN, que atendeu as necessidades do setor.

“Este é um produto revolucionário que atende as principais demandas dos nossos associados, especialmente as empresas de menor porte. Melhorando a nossa base, temos um setor mais desenvolvido, organizado e profissional”, ressaltou o dirigente.

O diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber, fez a apresentação dos detalhes da Trilha e tirou dúvidas dos representantes da Abrasel.

Estiveram presentes o diretor Executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, os diretores do Senac RN, Raniery Pimenta (Regional) e Leandro Trigueiro (Educação Profissional), além de gestores do Sistema.

Prefeitura de Macaíba intensifica uso do fumacê portátil no combate ao aedes aegypti

FOTO: EDEILSON MORAIS

A Prefeitura de Macaíba está intensificando as ações de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue, chikungunya e zika com o fumacê portátil (bloqueio químico – UBV) em várias localidades da cidade.

Segundo a coordenadora do Centro de Endemias, Fabíola Juvino, já foram realizadas 27 operações de aplicação do inseticida com UBV, no Centro, no Campo das Mangueiras, Vilar, Campinas, Rua do Fio, Recanto Verde, Ferreiro Torto, Mangabeira e Guarapes. “A medida é recomendada quando há casos de suspeita de arboviroses notificados na localidade”, explicou.

Fabíola destaca ainda, que mediante as notificações, é possível nortear as ações com o fumacê portátil com inseticidas para quebrar a cadeia de transmissão do vetor. “Quando o munícipe está com sintomas clínicos com suspeita de arbovirose deve notificar a qualquer equipamento de saúde. A notificação vem para o setor de Endemias e a gente faz o bloqueio”.

A coordenadora informa ainda que se a pessoa apresentar quaisquer sintomas de febre, dor nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar atendimento médico, para a suspeita ser notificada e o paciente ser avaliado. “Manter os ambientes limpos, depósitos fechados, evitar acúmulo de lixo em terrenos baldios são as melhores formas de combater as arboviroses”, finalizou.

Projetos do Sesc RN são selecionados na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta segunda-feira, 25, saiu o resultado da etapa estadual do Prêmio Educador Transformador, classificando duas professoras de escolas do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), em 1º e 2º colocadas, com projetos inscritos na categoria Educação Infantil.

A primeira colocada nessa categoria foi a professora Isabelly Melina da Silva Oliveira, do Sesc Macaíba, com o projeto “Afro e Cultura: Resgatando a Identidade Cultural de um Povo”. Enquanto a outra selecionada, foi a professora Gabriela Dantas de Farias Mota, do Sesc Seridó, em Caicó, que inscreveu o projeto “O Quintal da Minha Escola: De Tudo Podemos Achar”.

Com esse resultado, o projeto da professora do Sesc Macaíba segue concorrendo ao prêmio na etapa regional, ou seja, com outros oito selecionados em primeiro para cada estado do Nordeste. A divulgação acontece na primeira semana de abril e se passar, segue para a etapa nacional.

O Prêmio Educador Transformador conta com sete categorias e está em sua segunda edição e é uma realização conjunto do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare. Ao todo, a nível de nordeste foram inscritas 45 propostas na categoria Educação Infantil, de onde saiu os primeiros colocados por estado. O objetivo é valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil, buscando profissionais que desenvolvam algo inovador e que mobilize os seus alunos em situações do dia a dia, descobrindo problemas e oportunidades, transformando ideias e formulando respostas para problemas reais da vida.

Educação no Sesc RN

O Sesc RN é considerado a maior rede privada de Educação Infantil e Ensino Fundamental do estado, com cerca de 2.000 alunos matriculados para o ano letivo 2024 e sete escolas. Em 2023, a entidade conquistou a certificação do selo Rede Pea-Unesco, como uma associada da Organização das Nações Unidas (ONU), comprometida a promover os ideais, valores e prioridades das Nações Unidas.

Pesquisa aponta redução de 0,64% no preço do pescado para a Semana Santa em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O preço do pescado está 0,64% mais barato em Natal, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal  (Procon Natal).  O levantamento foi feito entre os dias 14 e 21 de março na capital do Rio Grande do Norte.

O consumidor deve ficar atento na hora de comparar os preços. A pesquisa identificou diferenças no preço do pescado que deve ser analisado, por exemplo o peixe Meca kg no comércio sendo vendido congelado por R$ 47,76, na peixaria o preço médio é de R$ 43,61, ou seja, uma diferença de R$ 4,06.

A análise foi feita levando em conta os preços dos produtos congelados nas ilhas de pescado nos estabelecimentos comerciais. Já os produtos com venda in natura, ou seja, peixes frescos expostos nas peixarias no Mercado do Peixe.

A equipe de pesquisadores coletou os preços de 18 tipos de peixe, nas quatro zonas da cidade, comercializados em posta, inteiro e o filé, sendo um total de vinte e seis, também foi pesquisado, o crustáceo médio tipo cinza, como opção para o consumidor.

Quatorze do total de tipos de peixes pesquisados estavam com preços mais baratos este ano, é o caso do quilo do atum em posta que no ano passado, o preço médio encontrado foi de: R$ 28,97 e este ano o preço médio do quilo é de: R$ 27,02, ou seja, uma redução de R$ 1,95. O peixe Dourado em posta (kg), a Cavalinha inteiro (kg) e o peixe Serra inteiro (kg), tiveram redução significativa e contribuíram com a redução encontrada este ano de (-17,92%), (-11,74%) e (-19,83%), respectivamente.

Ponta Negra News

Deputado Federal Paulinho Freire apresentou Emenda ao PL n.1074/2019 para incluir a Fibromialgia ao grupo de pessoas com doenças graves

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em atenção à pessoa com fibromialgia, o Deputado Paulinho Freire apresentou uma Emenda de Plenário n.1 ao Projeto de Lei n.1074/2019, que altera a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei do benefício de prestação continuada para igualar os direitos entre pessoas com doenças graves e pacientes transplantados às pessoas com deficiência, solicitando a inclusão da fibromialgia no grupo de pessoas com doenças graves.

A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada pela dor muscular generalizada, fadiga, sono não reparador, problemas de memória e concentração e alterações de humor. No Brasil a doença se manifesta em cerca de 2 a 12% da população adulta de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Pacientes relatam que a dor sentida chega a ser incapacitante.  Comprometendo a realização de atividades básicas do dia-a-dia, afetando diretamente no seu bem estar. As limitações geradas pela doença são comparáveis às enfrentadas por alguns tipos de deficiências físicas, em especial no mercado de trabalho.

“Equiparar os direitos das pessoas com a fibromialgia aos das pessoas com doenças graves é o primeiro passo para darmos qualidade de vida a milhares de brasileiros que lidam com essa doença aparentemente invisível que resulta em grandes desafios no seu cotidiano.” Finaliza o parlamentar.

A causa da fibromialgia ainda não é totalmente conhecida e ainda não há cura, o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas e se dá através medicamentos, exercícios físicos, terapia cognitivo-comportamental e mudanças no estilo de vida.

O Projeto aguarda deliberação do Plenário da Câmara dos Deputados. Teve o requerimento de urgência aprovado em 04/05/2023 permitindo que seja deliberado direto pelo Plenário, sem a necessidade de tramitação pelas Comissões.

Com 13,4% de crescimento, indústria do RN é destaque no Brasil em 2023

FOTO: DIVULGAÇÃO

A indústria do Rio Grande do Norte cresceu 25,7% em dezembro e garantiu o melhor desempenho nacional, no fechamento do ano de 2023, com +13,4%. O Estado vem mantendo a primeira posição desde julho, ou seja, por seis meses consecutivos a indústria potiguar tem sido a que apresenta as maiores taxas de crescimento do País, em relação à taxa acumulada no ano. A análise é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é reflexo do bom desempenho da indústria de transformação, que cresceu 30,7% em 2023, configurando-se também como a maior taxa nacional. Em todas as atividades da seção divulgadas pela pesquisa para o estado, houve crescimento. Destaque para o aumento de 37,2% na produção de derivados do petróleo, biocombustíveis e coque (produto sólido resultante da destilação do petróleo, que substitui o carvão na metalurgia), confecções (14,9%) e alimentos (14,1%).

Como sustentáculo dessa demanda, o Banco do Nordeste, somente por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), contratou operações de crédito no valor de R$ 193,7 milhões em 2023 com as indústrias norte-rio-grandenses. Os impactos econômicos a partir do crédito concedido, estimados pelos especialistas do Etene, sinalizam, em geração e manutenção, cerca de 2.600 empregos; aumento do valor agregado (renda) em R$ 133,4 milhões; além de promover impactos positivos no valor bruto da produção em R$ 342,2 milhões.

O superintendente do BNB no RN, Jeová Lins de Sá, destaca que os números representam um recorde para o estado e são resultado de um trabalho de aproximação com o setor.

 “Temos um diálogo permanente e profícuo com todos os parceiros locais, como a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). E já agora, em 2024, o Banco do Nordeste tem como piso mais de R$ 328 milhões de recursos do FNE para aplicar no setor industrial. Esse contexto traz, também, excelentes perspectivas para os próximos anos, com a iminente consolidação da indústria verde, onde o Rio Grande do Norte tem tudo para ser um dos principais polos”, conclui.

Agora RN