Com o intuito de fortalecer a formação dos espaços coletivos que potencializem as diversidades, que é um dos objetivos da Proteção Social, tal como aponta a Política Nacional de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente ao Conselho Municipal de Igualdade Racial e à Secretaria de Cultura, participaram do Encontro Coletivo com representantes dos Povos de Terreiros e religiões de Matriz Africana.
Com 17 terreiros situados na nossa cidade, reconhecemos a potência para criar um trabalho de garantia de direitos e transformação social.
Estiveram presentes no encontro os secretários Katia Soares e Thiago França (Assistência e Cultura), assim como a secretária adjunta Walclebia Bezerra.
O que para muitos pode ser considerado uma antiga brincadeira de infância ou um futebol americano um tanto quanto diferente, para Fernanda Justino, o Flag Football, como o esporte é mundialmente conhecido, é a realização de um sonho. A jogadora profissional e estudante de Educação Física foi convocada pela segunda vez para a seleção brasileira e vai jogar o mundial que está marcado para o segundo semestre deste ano. A competição acontece do dia 25 a 30 de agosto na Finândia.
Fernanda explica que o esporte, que agora também é uma das cinco modalidades que irá estrear nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028, tem diferenças bem marcantes em relação ao futebol jogado nos Estados Unidos, principalmente na quantidade de jogadores e no contato físico.
“O futebol americano é conhecido pelo famoso tackle, que se trata de derrubar o adversário, um esporte que é muito de contato e com 11 jogadores em campo. Já o flag é um pouco mais reduzido, sendo cinco em campo e o contato é menor, ao invés de derrubar nós retiramos a flag da cintura e a jogada acaba ali, mas isso não impede que de vez em quando tenha um contato”, explicou.
No início de sua carreira, a atleta disse que jogava vôlei, mas ainda assim sentia falta de algo a mais no esporte. Não achando que estava totalmente realizada, assistiu despretensiosamente o treino das jogadoras do Bulls Potiguares. “Comecei no esporte em 2017. Estava passando pela UFRN e vi as meninas do Bulls Potiguares treinando e fui me aventurar. Me encantei pelo esporte desde a primeira vez que treinei, depois disso nunca mais parei e hoje cheguei onde estou”, relatou.
Durante a trajetória no Flag Football, Fernanda contou que enfrenta desafios todos os dias, como conciliar os estudos e a vida pessoal com os treinos e a falta de incentivo por parte do Estado. “Ter que conciliar a vida acadêmica e pessoal para a vida de atleta é muito difícil, tem que abdicar de muitas coisas por causa de treinos, fora que, por não ser tão conhecido, enfrentamos a dificuldade que é conseguir apoio, para conseguir um simples campo para treinar, ou auxílio para conseguir bancar viagens. O Estado peca muito nisso, quantos atletas com muito potencial temos e não há incentivo algum?”, questionou a jogadora.
Devido a falta de apoio, ela citou que já está buscando, mesmo sabendo que não será uma tarefa fácil, meios de arrecadar dinheiro para conseguir ir para a Finlândia disputar o Mundial.
CONVOCAÇÃO
Na noite desta quinta-feira 21, Fernanda foi convocada pela segunda vez para a seleção brasileira de flag football para o Mundial 2024. Na primeira vez, em 2019, ela afirma que apesar de ser muito nova, foi uma grande conquista. Apesar de não ter conseguido avançar na época, ela se motivou a querer continuar.
“Sabia que ali não era meu momento ainda, persisti nos treinos e a recompensa veio. Sempre sonhei em jogar internacionalmente e com a notícia do flag estar nos jogos olímpicos em 2028 esse era um dos meus objetivos pessoais, mas a realização vai ser antes do que eu imaginava”, disse.
Em preparação para jogar na Finlândia, ela afirmou que é um sonho realizado jogar ao lado de suas referências no esporte e se sente ansiosa. “Expectativas altíssimas, realizar o sonho de jogar com atletas que são referências mundiais no esporte, isso é incrível. Espero conseguir performar bem e suprir as expectativas em mim depositadas. Estou muito animada e ansiosa”.
FUTURO
Na percepção da jogadora, o flag football tem a tendência de crescer cada vez mais devido a chegada da modalidade nos jogos de Los Angeles e destaca as conquistas da seleção brasileira. “Em 2028, teremos o flag nas Olimpíadas o que já dá uma visibilidade maior e crescimento consequentemente. A seleção feminina já foi 4° lugar no mundial de Israel, mostrando seu potencial, queremos nossa vaga nas Olimpíadas e vamos lutar para consegui-la”.
Uma mulher, cuja identidade não foi revelada, quebrou parte de uma vidraça do corredor lateral do prédio Central de Flagrantes da Polícia Civil, após ser detida na manhã deste sábado (23). Antes da prisão, ela teve um surto psicótico e atirou pedras contra um restaurante, também nas vidraças de um hotel e danificou o para-brisa de um veículo, todos localizados na Rua Erivan França, em Ponta Negra.
Ao repórter da TV Ponta Negra, Rogério Fernandes, testemunhas relataram que a mulher estava muito nervosa e gritava dizendo que “ninguém lhe ouvia, o que fizeram com ela era um crime, que não tinha ajuda de ninguém”.
Segundo informações da Polícia Civil, policiais da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), foram acionados ao local por volta das 8h30 da manhã. Após a abordagem, os agentes conduziram a mulher para a Central de Flagrantes da Polícia Civil. No local, ainda alterada, ela chutou e quebrou parte de uma vidraça do corredor lateral do prédio que dá acesso à carceragem e acabou ferido o pé.
Ferida, a mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento da Cidade da Esperança, onde fez curativo e recebeu calmantes.
A mulher segue presa por depredação contra o patrimônio público e privado e deverá aguardar a audiência de custódia.
Em uma reunião decisiva realizada com o diretório municipal, o Partido Liberal (PL) do Rio Grande do Norte tomou uma importante decisão política para as eleições municipais em Mossoró. O partido definiu que terá um candidato para concorrer ao cargo de prefeito na cidade, e o nome escolhido para liderar essa campanha é o do empresário e ex-vereador Genivan Vale, atual presidente do PL em Mossoró.
“Recebo essa indicação com grande responsabilidade e espero contribuir para um debate a altura que Mossoró merece. Nossa expectativa é apresentar soluções para os problemas da cidade e abordar pautas relevantes para a população”, disse o pré-candidato.
Genivan Vale possui uma trajetória política e empresarial marcante na região, tendo atuado como vereador e demonstrado comprometimento com questões locais de relevância para a comunidade mossoroense.
“O PL esteve analisando nos últimos meses qual a melhor alternativa para a cidade de Mossoró e o partido chegou a conclusão que deve apresentar uma pré-candidatura própria na segunda maior cidade do Estado. E temos um nome com condições de competitividade que é o do ex-vereador Genivan Vale”, disse o senador Rogério Marinho, presidente estadual do PL.
O ator Guilherme Fontes, ex-galã da TV Globo, usou as redes sociais, nessa sexta-feira (22/3), para avisar aos seguidores que vai mudar de vida após descobrir que está com 60% de uma artéria obstruída. De acordo com o ator, ele descobriu a doença após um exame solicitado por seu cardiologista.
“Vou dobrar o remédio para colesterol e aposentar aquela volúpia de chocolates que eu devorava com meu filho. Acabou”, disse Guilherme em post no Instagram.
O ator ainda brincou com sua fama de galã de novela e disse que vai partir para uma “fase sex symbol” que tanto desejou.
“Todo cuidado é pouco, amigos. Agora é partir para fase sex symbol que tanto desejei ao longo dos anos. Achei que seria aos 30. Depois aos 40. Prometi com pés juntos que seria aos 50. Nada. Fui levando a ideia apenas como uma doce ilusão. E eis que não mais que de repente, descobri uma obstrução de gordura de quase 60%, numa artéria coronária, então o negócio é agir”, explicou.
“E para minha graça, quem diria que agora, chegando aos 60, não teria mais saída. Sem volta. Se por acaso me virem marombando, comendo toda sorte de “capim” , frutas e leguminosas, saibam que aboli chocolates, massas gordas e por aí vai. Só banha de porco, nada de manteiga. Dobrei a dose de remédio e vamos com tudo”, concluiu Guilherme.
Um homem de 43 anos, e uma mulher, de 19, foram presos em flagrante, no sábado (23), por suspeita de sequestrar duas crianças, no bairro Santos Reis, em Parnamirim, na Grande Natal.
Com o apoio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) obteve uma informação de que o homem, e a mulher sequestraram as crianças e as mantiveram em cárcere privado em uma casa durante todo o dia. A Polícia Civil se dirigiu até a residência dos investigados e encontraram as crianças. Ainda durante as buscas, porções de cocaína foram encontradas em um dos cômodos.
O casal recebeu voz de prisão por sequestro, cárcere privado e tráfico de drogas e foi conduzido até a Delegacia de Plantão de Parnamirim e segue à disposição da Justiça. As crianças foram resgatadas e estão sob cuidados da Polícia Civil do RN.
No intuito de resguardar a intimidade e a integridade emocional das vítimas, a Polícia Civil não fornecerá detalhes como: nomes das pessoas envolvidas, idades das vítimas, fotos e endereço.
Um motorista de aplicativo, cuja identidade não será revelada, passou por momentos de muita tensão na noite da sexta-feira (22). Criminosos, se passando por passageiros, embarcaram na viagem normalmente, até anunciarem o assalto. Ao repórter da TV Ponta Negra, Rogério Fernandes, ele contou detalhes de como tudo aconteceu.
Os criminosos, que embarcaram na Praia do Meio, com destino ao bairro de Neópolis, anunciaram o assalto pouco depois do embarque e obrigaram o motorista a retornar. Quando estacionou o veículo, ele teve as mãos amarradas e colocado no porta-malas. “Fiquei muito suado e desmaiei.”, relatou.
Para Rogério, fala ainda sobre o livramento que recebeu. Um dos criminosos chegou a tentar atirar, mas a arma falhou.
O carro foi deixado no acesso à Ponta do Morcego, próximo à rotatória, na descida para a Praia dos Artistas.
Ele conseguiu forçar a tampa do porta-malas e colocar as mãos para fora. Um colega, também motorista de aplicativo, passava pelo local e pediu socorro. Os bombeiros conseguiram retirá-lo da mala do carro, em seguida, ele foi conduzido para a delegacia de plantão onde prestou depoimento.
Ainda abalado, ele mencionou que vai desistir de trabalhar como motorista de aplicativo.
Todos os detalhes você confere na matéria do repórter Rogério Fernandes, na segunda-feira (18), às 11h45, no Patrulha da Cidade.
Os três presos pela suspeita de mandar matar Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, no Rio de Janeiro, serão transferidos para a Penitenciária Federal de Brasília.
O deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ); o irmão dele, Domingos Brazão, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Rio; e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa foram alvo da Operação Murder Inc., da Polícia Federal, na manhã deste domingo (24/3).
A Penitenciária Federal de Brasília é a mesma unidade prisional onde está preso o líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola.
Eles passaram pela Polícia Federal do Rio de Janeiro e, depois, seguirão para Brasília. Ao todo, a Polícia Federal cumpriu três mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), todos na cidade do Rio de Janeiro.
A operação tem apoio da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e conta com a participação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
Também são apurados os crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. Operações aos domingos não são usuais, mas a força-tarefa temia vazamentos e possível fuga dos suspeitos de mandar matar Marielle.
Reduto político e milícia
Domingos e Chiquinho Brazão têm o reduto político e eleitoral em Jacarepaguá, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, historicamente dominado pela milícia.
Chiquinho Brazão foi citado na delação de Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle Franco. Ele foi vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo MDB por 12 anos, inclusive durante os dois primeiros anos de mandato da parlamentar, entre 2016 e março de 2018, quando ela foi assassinada.
Em 2018, Brazão foi eleito para a Câmara dos Deputados pelo Avante e, em 2022, foi reeleito para a Casa Legislativa pelo União Brasil.
Chiquinho chegou a afirmar à coluna do Guilherme Amado que tinha um bom convívio e relação com Marielle Franco nos dois anos em que dividiram o plenário da Câmara carioca.
O nome de seu irmão, Domingos Brazão, apareceu no depoimento do miliciano Orlando Curicica sobre o crime à Polícia Federal.
Comentários