SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 9, 2024

Falar de sexo com os filhos impacta positivamente na vida adulta

FOTO: GETTY IMAGES

São muitos os desafios de criar um filho. Um deles, e que preocupa a maioria dos pais, é falar sobre sexo. Apesar de muitos responsáveis acharem que não é um assunto pertinente, abordar o tema da sexualidade com os filhos pode gerar impactos positivos no desenvolvimento e vida adulta.

Foi o caso da atriz Dakota Johnson, protagonista da trilogia Cinquenta Tons de Cinza. Ela afirmou, em recente entrevista à Bustle, que se sente sortuda pelo fato de o sexo sempre ter sido um assunto tranquilo entre ela e a mãe.

“Sempre foi assim: ‘seja qual for a sua preferência e quando você quiser fazer sexo, é só me avisar que providenciamos contraceptivos’ (…) Foi realmente saudável e me fez sentir que eu tinha permissão para descobrir minha sexualidade por conta própria, o que acho um presente tão especial”, disse.

O psicólogo e terapeuta sexual André Almeida garante que, ainda que as pessoas ainda tenham muito tabu acerca do assunto por falta de conhecimento, a educação sexual de qualidade é primordial.

“Sexualidade é estrutural, não se trata apenas do comportamento sexual em si. Ela entra no vivenciar do ser humano nesse mundo, n0 autoconhecimento sobre corpo, em nomear sensações e colocar limites… Tudo isso é educação sexual. É muito importante, e deveria ser priorizado se a gente quer um desenvolvimento mais saudável das crianças”, explica.

Conhecimento é munição contra abusos

A sexualidade ainda é um tabu na sociedade, mesmo quando diz respeito a adultos. Logo, quando se trata de infância e adolescência, existe uma ideia distorcida que educação sexual é sinônimo de “ensinar a fazer sexo”, ou mesmo expor a criança a situações para as quais elas não estariam preparadas.

O especialista, porém, garante que a realidade está longe de ser essa e que, em vez de expor, levar o assunto da forma correta mune os pequenos de linguagem e percepção acerca do que pode ser um abuso sexual.

“Educação sexual dá ferramentas importantes para a criança entender principalmente sobre o próprio corpo, limites e sobre o que são comportamentos de abuso. Normalmente não é algo que vai doer, que vai machucar; o abusador trata como se fosse um carinho, uma brincadeira. Se ela não tiver uma boa educação sexual, só vai compreender muito mais pra frente que foi abusada”, afirma.

Como falar de sexualidade para os filhos?

Muito além de “falar de sexo”, educação sexual é algo sério e subjetivo, e a abordagem vai depender tanto da curiosidade quanto do nível de desenvolvimento. “Começa-se com o básico, como higiene; o que é cada coisa e como nomeá-las; quais regiões são adequadas ou não para um carinho; quem pode fazer a higienização ou não…”, lista.

Se feita de forma adequada, além de proteger a infância contra abusos, cria-se também jovens que, ao começarem a engatar comportamentos sexuais, lidam melhor com o próprio prazer e o prazer do outro, utilizam métodos contraceptivos mais eficazes e também têm maior compreensão e aceitação do próprio corpo, da própria orientação e assim por diante.

André explica como é feita a abordagem de sexualidade ao longo do desenvolvimento infanto-juvenil em cada uma das fases.

1 a 4 anos

Nessa idade, é importante que as crianças aprendam a nomear e identificar as partes do corpo, incluindo as genitais.

Não há problema em usar apelidos como “piu piu” e “pepeca”, mas identificar pelos nomes “pênis” e “vagina” também é importante – principalmente para munir a criança na hora de comunicar qualquer desconforto, problemas de saúde, machucados e até abusos.

Pontue também a existência das diversas formas de expressão de gênero (exemplo: figuras masculinas com cabelo grande). Acostumar-se com diversidade ajuda na construção de uma autoimagem mais positiva, inclusive.

5 a 7 anos

A criança pode mostrar interesse pela forma como nascem os bebês. Você pode falar sobre fecundação, crescimento no útero e nascimento, por meio da história da criança ou de forma lúdica.

Além disso, explicar que existem diversas composições familiares diferentes pode ser uma boa maneira de ratificar a diversidade. Atente-se à curiosidade da criança, não precisa ir muito além do que é questionado.

Ensine a criança sobre privacidade, toques apropriados e inapropriados e consentimento (aprender a perguntar antes de tocar em alguém, além de sempre saber que devem pedir permissão quando forem tocar nela e esperar seu consentimento).

8 a 10 anos

Explique sobre a existência das orientações sexuais e identidades de gênero. A exploração do próprio corpo é comum nesse período, então, trate com naturalidade, mas mostrando a importância de realizar determinadas ações (tocar nas genitálias, por exemplo) em privacidade.

Vivemos em uma era na qual o acesso a conteúdos eróticos é muito fácil. Ensine sobre o acesso seguro à internet e o que fazer caso seja exposto a algo que gere desconforto. A puberdade é um assunto importante para se introduzir, pois ela está batendo à porta. Introduza as mudanças no corpo (pelos, menarca, mamas, espinhas…) e a importância da higiene íntima.

11 a 13 anos

Acolha e explique sobre as mudanças naturais do corpo. Explique sobre a menstruação, as emissões noturnas e outras mudanças que estão acontecendo.

Aqui, o conhecimento sobre navegação saudável pela internet também é imprescindível. É importante saber dos riscos de acessar materiais adultos, bullying, compartilhamento de fotos e vídeos.

Pré-adolescentes também precisam saber como as redes sociais afetam a autopercepção acerca dos corpos, além de treinar o senso crítico a respeito de como questões de sexualidade são representadas na mídia.

14 a 18 anos

Segundo estudos, a média de idade de início das relações sexuais é de 15 anos. Por isso, quanto mais próximo dessa faixa etária, mais informações sobre infecções sexualmente transmissíveis, contracepção, sexo seguro e gravidez precisam ser introduzidas.

É importante ressaltar que existem diferentes corpos e ficar atento às pressões estéticas.

Os adolescentes precisam saber sobre relações saudáveis e tóxicas, além de estarem munidos de habilidades de consentimento, negociação, frustração e término de relações. Conversas sobre álcool e drogas também fazem parte desse escopo.

Metrópoles

Governo do RN autoriza à PGE o ajuizamento de ação para suspender decisão do TCE

FOTO: HUMBERTO SALES

O Governo do Rio Grande do Norte vai ingressar com mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) para suspender a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), da última quinta-feira (07), que manteve o entendimento sobre a adoção de uma data-limite para que servidores que ingressaram no serviço público, sem concurso antes da Constituição Federal de 1988, de se aposentarem pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra, na tarde desta sexta-feira (08), após reunião com o Fórum dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu na sala de reuniões do gabinete civil do Governo, no Centro Administrativo do Estado.

O mandado de segurança será ajuizado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que o Judiciário suspenda a data fixada de 25 de abril como prazo final para o protocolo do pedido de aposentadoria dos servidores não concursados que tiveram foram estabilizados com a promulgação da Constituição de 1988. Mais de 3,6 mil servidores seriam atingidos pela decisão do TCE, e a medida pode inviabilizar até mesmo a manutenção do atendimento no Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern).

Ao mesmo tempo, o Governo do Estado acompanha agravo interno junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão monocrática do ministro Nunes Marques, da semana passada, que também busca enfrentar o Acórdão do TCE/RN que deu prazo para a aposentadoria do grupo de servidores estabilizados do Estado pelo regime próprio de previdência social.

Mike Tyson vs Jake Paul: veja data e informações sobre a luta de boxe

FOTO: REPRODUÇÃO

Mike Tyson e Jake Paul irão se enfrentar em uma luta de boxe. Aposentado desde 2005, o boxeador voltará ao ringue para encarar o youtuber em At&T Stadium, em Dallas, nos Estados Unidos.

A luta entre Tyson e Jake Paul será em 20 de julho. O evento será transmitido ao vivo pela Netflix.

O anúncio da luta foi feito pelo streaming e pelos próprios oponentes.

Mike Tyson está com 57 anos, enquanto Jake Paul tem 27, 30 anos a menos.

Tyson já voltou da aposentadoria outra vez. Em 2020, o ex-boxeador profissional enfrentou Roy Jones Jr., em uma luta de exibição que terminou sem vencedor.

No X, antigo Twitter, a Netflix Brasil repercutiu a luta. “É o Bambam vs. Popó deles”, brincou o perfil. Jake Paul comentou em cima e aproveitou para provocar o brasileiro Bambam. “Eu vou durar mais que 30 segundos, posso garantir”.

Tetracampeão mundial de boxe, Acelino Popó Freitas precisou de apenas 36 segundos para nocautear Kleber Bambam, campeão do BBB 1, no Fight Music Show 4. O duelo, impulsionado por provocações prévias, teve grande audiência e rendeu cifras milionárias aos lutadores.

Band News

Pedágio em estrada federal poderá ser pago com Pix, crédito ou débito

FOTO: MICHAEL MELO

Os pedágios cobrados em rodovias federais poderão ser pagos com Pix ou cartões de crédito e débito. É isso o que estabelece uma portaria publicada nesta sexta-feira (8/3) pelo Ministério dos Transportes no Diário Oficial da União (DOU). A medida entra em vigor em 90 dias, prazo que as concessionárias terão para se adaptar à nova norma.

A portaria ministerial determina ainda que caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamentar, posteriormente, a quantidade de cabines por praça de pedágio que aceitará ao menos uma das operações de débito, por meio de cartão bancário ou aplicativos para celulares.

Assim, embora a regulamentação da medida ainda não tenha sido publicada, a portaria abre espaço para que nem todas as cabines precisem receber o pagamento por esses meios eletrônicos.

De acordo com o Ministério dos Transportes, o objetivo da mudança é garantir maior eficiência e praticidade na cobrança dos pedágios. Algo que pode resultar em maior fluidez do tráfego nas estradas. Atualmente, segundo a pasta, existem 24 concessões de estradas em operação no país. Outros 13 leilões de rodovias devem ocorrer em 2024.

Metrópoles

Artistas selecionados na Lei Paulo Gustavo participam de reunião sobre cultura local

Artistas selecionados na Lei Paulo Gustavo participam de reunião sobre cultura local (2)

A Secretaria Municipal de Cultura promoveu nesta quinta-feira (7) um encontro com os artistas e grupos culturais contemplados nos editais da Lei Paulo Gustavo.

Durante o encontro, foi enfatizado a importância de valorizar e apoiar a produção cultural local, pois é através dela que podemos promover mudanças significativas em nossas vidas e na sociedade como um todo.

A arte e a cultura têm o poder de unir, educar e inspirar, e a Prefeitura do Assú apoia iniciativas que fortaleçam e promovam nossa identidade cultural.

Álvaro Dias celebra aprovação dos projetos de Natal no PAC Seleções

FOTO: ALEX RÉGIS

A Prefeitura de Natal garantiu a aprovação de cinco projetos que receberão recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento Seleções (PAC Seleções). O anuncio das propostas aprovadas nessa primeira etapa foi feito nesta quinta-feira (07). As ações confirmadas que serão executadas no Município são: Construção de uma Escola em Tempo Integral; Requalificação da antiga Loja Paris Natal para a Criação do Centro Cultural Fazeres; Policlínica, além de duas Unidades de Saúde de porte IV.

“Estamos muito satisfeitos com essa conquista. O trabalho dos técnicos da gestão foi coroado com essa aprovação. Vamos aguardar agora o Governo Federal detalhar a sequência dos trâmites burocráticos para iniciarmos os processos para efetivarmos os projetos. A expectativa é que boa parte das nossas propostas alcance êxito”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Ao todo, seguindo as orientações do Ministério da Casa Civil, a Prefeitura cadastrou 49 propostas junto ao PAC Seleções. O programa abrange a abertura de editais para seleção de novos projetos prioritários de estados e municípios em área essenciais para a população como saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos nas temáticas de infraestrutura social inclusiva; cidades sustentáveis e resilientes; água para todos; educação, ciência e tecnologia; e saúde.

Natal poderá entrar na rota de novos cruzeiros marítimos

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) e a Prefeitura de Natal participaram de reunião, em São Paulo, nesta sexta-feira (08), com a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), através do seu presidente Marco Ferraz.

A CODERN estava representada pelos diretores Nino Ubarana (presidente) e Paulo Henrique Macedo (técnico e comercial). Já a Prefeitura de Natal, pelas secretárias Ohanna Fernandes (turismo) e Joanna Guerra (planejamento).

“Natal tem um grande potencial turístico com suas belas praias e um extenso litoral. Estamos buscando inserir a cidade em novas rotas de cruzeiro com o apoio da Secretaria de Turismo de Natal e da CLIA”, afirmou o diretor-presidente da CODERN, que agradeceu a articulação encampada pela Prefeitura de Natal.

Marco Ferraz externou toda a boa vontade em colaborar com o pleito: “Natal tem sim capacidade de receber novos cruzeiros e estamos irmanados aos demais entes para colaborar com isso”.

A secretária de Turismo de Natal se disse otimista com a reunião. “Foi dado o passo inicial para que a gente possa otimizar o nosso potencial turístico, atendendo a uma orientação do prefeito Álvaro Dias e com o planejamento da secretária Joanna Guerra. Nosso muito obrigado a Marco Ferraz pela recepção”.

CDL Natal reforça importância do cumprimento da decisão judicial de desocupação do prédio onde funcionou o  Diário de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) se soma às entidades produtivas do Rio Grande do Norte em defesa do patrimônio privado. E, diante das recentes e reiteradas atividades do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) que invadiu a área onde funcionou o Diário de Natal, na Av. Deodoro, na zona Leste de Natal, cobra o cumprimento da decisão judicial de desocupação do prédio, proferida pela justiça no dia 05/02, com 15 dias de prazo para o mesmo acontecer de forma voluntária.

Ressalte-se que o MLB, mesmo diante da decisão judicial, e em informações públicas constantes do processo em curso, que o movimento tem área para moradia e aluguel social ao dispor para as famílias e, ainda assim, as mantêm expostas a uma condição insalubre e indigna.

No Direito brasileiro o descumprimento de uma decisão judicial pode acarretar diversas consequências, tais como: Multa, responsabilização por crime de desobediência, responsabilização por perdas e danos, além de outras penalidades específicas conforme a natureza da decisão.

O descumprimento da decisão judicial é uma desobediência civil, gera insegurança jurídica e repercute negativamente tanto para a sociedade quanto para o ambiente de negócios e investimentos. O Judiciário exerceu seu papel, agora se faz necessário e urgente o cumprimento da lei.

O Governo do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Natal são partes neste litígio e precisam se posicionar.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal reforça que, para a promoção do bem comum social, esta demanda seja resolvida com celeridade.

Natal, 08 de março de 2024

Diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal – CDL NATAL