SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 28, 2024

Turista mineiro de 69 anos morre afogado na Praia de Ponta Negra em Natal

FOTO: TRIPADVISOR

Um turista de 69 anos morreu afogado na praia de Ponta Negra, Zona Sul de Natal, na manhã desta quarta-feira (28).

Segundo a polícia, a vítima é de Minas Gerais e estava hospedada em um hotel da praia junto com a família.

O caso aconteceu por volta das 11h próximo ao Morro do Careca. Segundo a Polícia Militar, o homem entrou no mar, mas não conseguiu retornar para a areia. Um surfista percebeu o homem boiando e tirou ele da água.

“Um surfista visualizou ele boiando, prestou apoio, colocou ele em cima da prancha e trouxe até a borda da praia. Ele acenou para a gente pedindo apoio, de pronto começamos a fazer os primeiros socorros com massagem cardíaca, junto com outras pessoas, porém não obtivemos êxito”, afirmou o subtenente Jean, da Polícia Militar Ambiental.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado ao local, mas constatou a morte do idoso.

Como o homem estava com a pulseira de identificação de um hotel, o estabelecimento foi acionado e informou que a família do turista tinha ido para um passeio em Pipa, mas ele preferiu ficar na praia.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi chamado para recolher o corpo da vítima.

G1 RN

“A vida da minha mãe foi ceifada por um cara que não aceitava o fim do relacionamento”, diz filho de advogada

FOTO: REPRODUÇÃO

“A vida da minha mãe foi ceifada por um cara que não aceitava o fim do relacionamento, não tem nada a ver com a profissão dela”. Estas são as palavras de Ronald Teixeira, filho da advogada criminalista Andréia da Silva Teixeira, 42 anos, assassinada na madrugada desta quarta-feira (28), dentro do condomínio onde morava em Nova Parnamirim, Parnamirim, Região Metropolitana de Natal (RN). O namorado da advogada, Lenivaldo César de Castro, 52 anos, que estava com ela, por volta de 00h41, também foi morto a tiros.

A Polícia Civil investiga a suspeita de crime passional. O filho da advogada falou em entrevista exclusiva ao repórter Val Lima, do Patrulha da Cidade, da TV Ponta Negra, que o relacionamento da mãe com o ex-companheiro era conturbado e que ela vinha se sentindo ameaçada. “Nossa estratégia era se mudar, porque ela estava se sentindo ameaçada. O relacionamento deles era conturbado. Ele tinha o controle do portão e insistia em ir ao condomínio, inclusive sem ele falar nada ou com poucas palavras, minha mãe já se sentia ameaçada por ele”, explicou Ronald.

De acordo com a OAB, segundo as informações repassadas pela polícia, não há indícios do crime ter relação com a atuação profissional da advogada. Mas a Seccional potiguar informou que quando soube do caso, acionou o Plantão de Defesa das Prerrogativas e afirma que está acompanhando a situação.

Ponta Negra News

Símbolo do turismo no litoral, Árvore do Amor é “esfaqueada”

FOTO: DIVULGAÇÃO

Quem já foi para Maxaranguape e região, muito provavelmente, conhece este ponto turístico: a Árvore do Amor. Imagine então saber que nem esse monumento natural escapou da agressividade e violência e foi “esfaqueado”, provavelmente, durante o fim de semana.

As marcas de golpes de facão está em toda base da Árvore, em meio as fitas amarradas por casais apaixonados em busca de “vida longa e próspera” ao amor deles. “Enquanto a administração municipal, parceiros e membros da população lutam pela recuperação ambiental e principalmente o desenvolvimento sustentável deste ponto turístico, outras pessoas fazem o oposto, infelizmente”, afirmou a prefeita de Maxaranguape, Professora Nira, em vídeo postado no Instagram da Prefeitura.

“A Árvore do Amor é um local muito importante para nosso turismo e de todo o estado, que já estava na mira de investimentos oriundos de emenda parlmentar do Senador Styvenson Valentin, aguardando a liberação dos recursos que estão em trâmite desde 2022”, acrescentou.

Segundo a Prefeitura, um boletim de ocorrência criminal foi feito e os órgãos competentes (IDEMA, IBAMA, Governo do Estado, Polícia Militar, Ambiental) foram acionados. A intenção é pedir a identificação dos infratores e aplicação das devidas penalidades de acordo com a Lei.

Portal 96 FM

Potiguar condenada por encomendar morte do marido lança livro sobre o crime

FOTO: REPRODUÇÃO

A potiguar Amanda Karoline da Silva Cunha foi destaque em uma reportagem da revista Marie Claire nesta terça-feira 27, após ganhar repercussão por ser presa por encomendar a morte do marido. Amanda revelou na reportagem ter sido vítima de violência doméstica por anos.

Em uma entrevista ao Agora RN em 2022, Amanda detalhou que a decisão de ordenar a morte do marido foi motivada pelos “constantes atos de violência física e sexual” que sofria. No livro que escreveu, ela detalha a maneira como planejou o crime contra o então companheiro.

Amanda Karoline admitiu ter pago R$ 5 mil e fornecido a arma ao pistoleiro para assassinar o marido, o crediarista Romário Barbosa da Cunha, de 34 anos. Em sua defesa, ela afirmou que era agredida com facão e cinto e coagida a manter relações sexuais com outras pessoas na presença dele.

De acordo com ela, esses foram os motivos que a levaram a contratar alguém para assassinar Romário quando ele saísse para o trabalho. O crime ocorreu na frente da casa deles, na manhã de 18 de agosto de 2016. Após os disparos, Amanda levou o marido para uma UPA, mas ele não resistiu.

Ela foi condenada a 19 anos de prisão como mandante do assassinato e já cumpriu 5. Amanda obteve progressão de pena devido aos trabalhos realizados na unidade prisional onde está detida. Prevê-se que ela seja transferida para o regime semiaberto em maio de 2022.

Após ingressar no presídio, a ex-comerciante se interessou pela leitura e aderiu a um projeto chamado “Resgatando Vidas” existente na unidade, o que lhe proporcionou apoio para escrever um livro sobre os motivos que a levaram ao sistema prisional.

Agora RN

Fiscalização urbanística remove cercas em área de duna no bairro de Cidade Nova

FOTO: SEMURB/DIVULGAÇÃO

Uma equipe de fiscalização urbanística da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) esteve na duna número 11, localizada nas proximidades da Avenida Solange Nunes, no bairro de Cidade Nova, zona Oeste, para realizar a remoção de cercas. A ação ocorrida na manhã desta quarta-feira (28), visa coibir a ocupação indevida dessa área.

Segundo informações da fiscalização urbanística, a desmobilização ocorre em cumprimento a uma sentença judicial resultante de uma ação civil pública do Ministério Público (MP). No ano passado, um acordo com a Justiça foi estabelecido para execução da desocupação.

“O acordo prevê que a Prefeitura impeça novas construções, faça a remoção de cercas existentes e execute um projeto de contenção para a duna”, explica o supervisor de fiscalização urbanística da zona Oeste, Gley Riviery.

Ainda segundo ele, dos cerca de 60 imóveis existentes na área, nenhum está ocupando a zona de preservação nem em situação de risco, exceto dois imóveis que já foram desocupados e aguardam demolição.

“Após a execução do projeto de contenção, os dois imóveis em situação de risco serão demolidos, uma vez que já estavam interditados e desocupados”, finaliza.

Denúncias devem ser feitas na Ouvidoria da Semurb pelo telefone 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Ou pelo e-mail [email protected].

Prefeitura de Natal paga salários de fevereiro nesta quarta-feira

FOTO: REPRODUÇÃO

A Prefeitura de Natal antecipa para esta quarta-feira (28) o pagamento dos salários de todas as categorias do funcionalismo público municipal – entre ativos, inativos e pensionistas referentes aos mês de fevereiro. Ao longo do dia, os arquivos com os arquivos bancários serão enviados pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) à instituição financeira responsável pelo crédito nas contas dos servidores, que poderão movimentar o dinheiro nesta quinta-feira (29).

Com a quitação da folha, R$ 82,7 milhões serão colocados em circulação na economia da cidade.

“Nosso compromisso com o servidor é permanente. Mais uma vez, pagamos os vencimentos do funcionalismo de forma antecipada. Isso demonstra todo o nosso respeito e valorização aos servidores públicos municipais. Vamos continuar trabalhando e empenhados em seguir em dia com nossas obrigações junto ao nosso corpo funcional, como também executando obras e programas para que Natal possa crescer e se desenvolver cada vez mais”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

Para 88% dos que foram a ato na Av. Paulista, Bolsonaro venceu Lula na eleição de 2022, aponta pesquisa

FOTO: REPRODUÇÃO

Pesquisa realizada pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), revela o perfil dos manifestantes que participaram do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (25).

Segundo estimativa do próprio Monitor, 185 mil pessoas participaram do ato, chamado por Bolsonaro após ser acuado por investigações da Polícia Federal.

Entre os participantes, 88% afirmam que Bolsonaro venceu o presidente Lula (PT) em outubro, endossando o discurso de fraude eleitoral propagado pelo ex-presidente, mesmo não havendo indícios de irregularidade na eleição do petista.

Apenas 8% reconhecem a vitória de Lula. De acordo com a pesquisa, a grande maioria (67%) tinha 45 anos ou mais e praticamente metade (49%), renda familiar de até cinco salários mínimos. Homens eram 62%, brancos, 65%, e pessoas com ensino superior, 67%.

Veja outros números da pesquisa:

Renda familiar

  • 10% têm renda familiar de até dois salários mínimos por mês
  • 26% têm renda entre três e cinco salários mínimos
  • 25% têm renda de cinco a dez salários mínimos por mês
  • 13% têm renda de dez a 20 salários mínimos por mês
  • 9% têm renda superior a 20 salários mínimos por mês

Faixa etária

  • 3% têm idade entre 16 e 24 anos
  • 8% têm entre 25 e 34 anos
  • 21% têm entre 35 e 44 anos
  • 23% têm entre 45 e 54 anos
  • 25% têm entre 55 e 65 anos
  • 19% têm mais de 65 anos

Etnia

  • 65% se declaram brancos
  • 26% se declaram pardos
  • 5% se declaram pretos
  • 1% se declara amarelo
  • 1% se declara indígena
  • 2% declararam a opção “outro”

Religião

  • 43% declararam ser católicos
  • 29% declararam ser evangélicos
  • 11% declararam ser espíritas/kardecistas
  • 10% declararam não ter religião

Tentativa de golpe

Em seu discurso na Paulista, Bolsonaro se apresentou como um perseguido político, negou ter tramado um golpe de Estado e defendeu anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, é preciso “passar uma borracha no passado”. Parlamentares e governadores como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ronaldo Caiado (União-GO) marcaram presença.

“Agora, o golpe é porque tem uma minuta de um decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição? Tenham santa paciência. (…) Deixo claro que estado de sítio começa com o presidente da República convocando os conselhos da República e da Defesa”, declarou.

Prefeito de Macaíba sanciona leis com reajustes salariais para todos os servidores do Município

FOTO: DIVULGAÇÃO

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior (PL), sancionou quatro leis que tratam de reajustes salariais para os servidores públicos municipais. Publicadas no Diário Oficial, as leis terão seus efeitos financeiros retroativos à data de 1º de janeiro de 2024. Os valores referentes a janeiro e fevereiro serão pagos em parcela única, em março.

A Lei n° 2.490 dispõe sobre o aumento do piso salarial dos profissionais do magistério. O reajuste, conforme definido pelo Ministério da Educação, será de 3,62%. O município tem 599 professores. O piso nacional do professor em 2024, para uma carga horária de 40 horas, é R$ 4.580,57. No município, a carga horária é de 30 horas, o que equivale a R$ 3.435,42.

Já a Lei nº 2.494 trata sobre a autorização para que a Prefeitura promova reajuste salarial para repor a perda da inflação, com o percentual de 4,62%, aos servidores efetivos e comissionados, ativos e inativos do município de Macaíba.

“Nossa vontade seria conceder um reajuste maior, porém a orientação do jurídico foi de que o ajuste fosse feito com base na inflação do ano, por se tratar de ano eleitoral”, afirmou o prefeito Emídio Júnior.

Outras duas leis são as n° 2.492 e n° 2.491 que autorizam a atualização do salário mínimo vigente, aos servidores e aos contratados que recebem abaixo do novo montante estabelecido para este ano.