SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 24, 2024

Popó x Bambam: confira horário da luta e onde assistir neste sábado

FOTO: REPRODUÇÃO

O confronto entre Acelino Popó Freitas e Kleber Bambam acontece neste sábado (24), no Fight Music Show 4, na Arena Vibra São Paulo (SP).

De acordo com a organização do evento, a luta principal está programada para 0h05 (de Brasília), mas pode sofrer alteração (veja abaixo a previsão dos horários das lutas).

Onde assistir

  • Canal Combate (pay-per-view) – (card principal ao vivo – a partir das 21h30);
  • Canal Combate (Youtube) – (apenas o card preliminar ao vivo – a partir das 19h).
  • Globo (TV aberta) – (luta completa entre Popó x Bambam vai ao ar após o “Supercine” — 2h45 da madrugada de domingo);

Portal Grande Ponto

Pedido de impeachment de Lula soma 320 mil assinaturas em cinco dias

FOTO: RICARDO STUCKERT

Atingiu a marca de 320 mil assinaturas em menos de cinco dias o abaixo-assinado na plataforma Change.org pelo impeachment do presidente Lula (PT). A alegação é que ele cometeu crime de responsabilidade, quando comparou a defesa de Israel contra os atos terroristas do Hamas ao genocídio promovido por Hitler e os nazistas. Lula também é alvo de ação por crime de antisseminismo na Corte Penal Internacional de Haia. O impeachment na Câmara já tem apoio de 139 deputados federais.

Lula é acusado de crime de responsabilidade por atentar contra a existência da União por “ato de hostilidade contra nação estrangeira”.

A lei enquadra chefe de governo que expuser a República “ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

O abaixo-assinado pelo impeachment de Lula foi criado no dia 18 e acumulou mais de 100 mil assinaturas em menos de 24 horas.

As 139 assinaturas bateram recorde. O impeachment com o maior apoio da História foi contra Dilma, quando 124 deputados assinaram o pedido.

Diário do Poder

Prefeitura de São Gonçalo investe em infraestrutura escolar para o ano letivo de 2024

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com estruturas renovadas e ampliações significativas, a rede municipal de ensino de São Gonçalo do Amarante se prepara para o início do ano letivo de 2024, programado para acontecer no dia 04 de março. O município oferta um total de 14 mil vagas gerais, todas preenchidas por estudantes regularmente matriculados, sendo 900 dessas voltadas para a educação em tempo integral.

O foco da administração municipal tem sido garantir não apenas um ensino de qualidade, mas também uma estrutura digna para receber os alunos da melhor forma possível. Com esse propósito, foram realizadas melhorias em 15 unidades de ensino. “Além do ensino, nossos alunos precisam de creches e escolas que tenham capacidade e estrutura digna para recebê-los. Isso é importantíssimo para otimizar o aprendizado, além das relações sociais que são construídas dentro e fora da sala de aula”, enfatizou o prefeito Eraldo Paiva.

Dentre as principais obras, destacam-se as ampliações dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que aumentaram a oferta de vagas. No CMEI Padre Tiago Theisen, foram construídas duas salas de aulas, ampliando a capacidade para mais 100 matrículas. Já no CMEI Profº Aida dos S. Conceição, a construção de mais quatro salas de aulas possibilitou a recepção de mais 200 alunos.

Além dessas, outras escolas passaram por reformas e estão prontas para receber os alunos, como a E.M. Cantinho do Saber, E.M. Jessica Debora, E.M. Dr. Roberto B Freire, Creche Hamilton, Lauro Pinheiro da Costa e E.M. 1º Grau Prof. Lauriete V. da Silva. Além disso, muitas outras instituições de ensino foram submetidas a manutenções corretivas.

Em algumas escolas, o processo de reforma e ampliação ainda está em andamento, como na E.M. Dom Joaquim de Almeida e na E.M. Jonas Escolástica. Além dessas melhorias, o município ganhará um novo colégio, a E.M. 1º de Maio, no Bairro de Jardim Lola, ampliando ainda mais a oferta de ensino gratuito e de qualidade para os moradores de São Gonçalo do Amarante.

“Além das reformas, uma vez iniciado o ano letivo, a prefeitura está se preparando para entregar o fardamento escolar com um kit completo para todos os alunos da rede municipal, a partir da segunda quinzena de março. Investir em educação é apostar num futuro próspero para o nosso município. O ensino é a base do progresso que almejamos”, concluiu o prefeito.

Ximbinha acusa pastora de ser o pivô de sua crise com Joelma

FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Ximbinha abriu o coração e falou sobre os sentimentos que tem em relação a Joelma hoje, quase 10 anos após a separação do casal. Os dois foram casados por 18 anos e fizeram sucesso com a banda Calypso entre os anos de 1999 e 2015, quando o casamento deles também chegou ao fim.

Os artistas ainda mantém uma relação conflituosa. Após o fim do relacionamento, Joelma acusou o ex-marido de agressões, traição e de não pagar pensão à filha. Do outro lado, ele acusou a loira de golpe, mas garante que não tem sentimentos ruins por ela.

“Não guardo mágoa, ódio. Vou levando minha vida. Sei que ela falou coisas sem provar, mas no meu coração não tem espaço para rancor. Ela estava com espaço na mídia e eu preferi me calar. Com o tempo vem a verdade”, afirmou o guitarrista a Folha de S. Paulo.

Ele conta ainda que se orgulha do trabalho feito ao lado de Joelma e lembra que agora segue o próprio caminho. “O que fizemos [na banda Calypso] foi um trabalho bonito, ficou na mente do povo. Ela [Joelma] tem o trabalho dela e eu o meu. Vou fazendo minha música e seja o que Deus quiser. A história vai ficar para sempre”, reforça.

Com a Ximbinha & Banda, o artista lançou o recente O Ás e as Damas, álbum do qual foram lançadas as músicas Arranquei a Raiz e Ficar sem Você. Além de novos rumos na música, ele também seguiu com a vida pessoal e se casou novamente.

Metrópoles

Fim da reeleição e mandato de 5 anos entram em debate no Senado

FOTO: MARCELO CAMARGO

O primeiro semestre de 2024 deve ser marcado por discussões sobre um pacote de medidas eleitorais no Senado Federal. Desde o ano passado, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem demonstrado a intenção de avançar sobre o tema.

Entre as pautas de destaque estão a minirreforma eleitoral, aprovada na Câmara dos Deputados no fim de 2023. O projeto deve se somar à tramitação do novo Código Eleitoral, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sob relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Além disso, a Casa Alta também deve avançar na discussão sobre o fim da reeleição para presidente da República e outros cargos do Executivo (governador e prefeito), e na ampliação destes mandatos para cinco anos.

Na última semana de atividades legislativas de 2023, Pacheco afirmou que o fim da reeleição será “prioridade” neste ano. “É um desejo muito forte dos senadores, nós vamos fazer audiências públicas, debater isso”, explicou em café com jornalistas. Pacheco defendeu que a possibilidade da reeleição atrapalha o primeiro mandato e pode gerar gastos desenfreados para garantir um novo mandato.

Depois da reunião de líderes do Senado na última semana, Castro confirmou que vai protocolar, nas próximas semanas, outras duas propostas de emenda à Constituição (PEC) sobre o tema em breve. “As duas PECs põem fim a reeleição e estendem o mandato para cinco anos. A diferença entre as duas PEC é que uma propõe a coincidência de todas as eleições, de vereador à presidência da República, e a outra não”, explicou.

Caso aprovadas ainda neste primeiro semestre, porém, as novas regras só valeriam a partir de 2028, e não nas eleições deste ano. A reeleição para cargos do Executivo foi instituída no Brasil em 1997, após a aprovação da emenda constitucional nº 16, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Na avaliação de Marcelo Castro, a aprovação da emenda “foi um equívoco que se cometeu no passado”. “Não tem trazido benefícios para o país. Achamos que é um malefício a reeleição para cargos executivos no Brasil”, afirmou.

Novo Código Eleitoral e minirreforma

Castro também deve apresentar a Pacheco e aos líderes partidários, na próxima semana, uma lista com as alterações que fez no texto que cria um novo Código Eleitoral. A matéria está parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado desde 2021, quando foi encaminhada pela Câmara. O objetivo do texto é consolidar a legislação eleitoral e resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Castro deve apensar ao texto do novo Código Eleitoral o conteúdo da chamada minirreforma eleitoral, aprovada na Câmara em setembro do ano passado.

Entre os principais pontos do Código Eleitoral, estão a regulamentação de institutos de pesquisa e do fundo partidário. O texto aprovado pela Câmara prevê que propagandas políticas, transporte aéreo e até compra de bens móveis e imóveis poderão ser custeadas com o valor do fundo — ponto considerado polêmico.

“A ideia é de que a gente possa votar agora nesse semestre o mais rapidamente possível o Código Eleitoral, para entrar em vigor nas eleições de 2026, porque nenhuma modificação pode entrar em vigor sem a anterioridade de um ano, é o que rege a Constituição”, afirmou Castro.

Especialistas apoiam propostas

Ruy Samuel Espíndola, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), defende que eleições unificadas podem fortalecer a estrutura partidária e os partidos políticos. “Exigirá mais coesão da base partidária nacional com as estaduais e as municipais. Imporá mais diálogo entre as instâncias partidárias e a lei deverá assegurar mais autonomia federativa aos partidos e maior participação dos filiados nas prévias e convenções, assim como deverá reduzir as hipóteses de intervenções autoritárias de uma instância nacional sobre a estadual, ou desta, sobre a municipal”, explica.

Já o professor de direito eleitoral Volgane Carvalho discorda da proposta de unificar as eleições. “Isso vai fazer com que o eleitor vá menos às urnas e diminua seu interesse por questões políticas, pelo debate, pelo próprio envolvimento com a eleição”, expõe.

“O sistema atual com eleição de dois em dois anos faz com que a gente tenha a oportunidade de discutir melhor as questões locais e depois as questões nacionais. Eleições municipais têm um foco na vida das pessoas, nos problemas da cidade, e a eleição estadual e federal tem outro foco mais amplo, ideológico. Juntar tudo isso acaba enfraquecendo a democracia”, continua.

Metrópoles

Leilão de transmissão de energia deve atrair R$ 1,9 bi em investimentos no RN

FOTO: SANDRO MENEZES

O Rio Grande do Norte será contemplado em breve com novas linhas de transmissão de energia. As estruturas estão garantidas com o primeiro leilão do setor em 2024, com 15 lotes em 14 estados brasileiros e previsão de atrair R$ 18,2 bilhões em investimentos. O certame vai acontecer em 28 de março, na sede da B3, em São Paulo.

As novas linhas de transmissão serão utilizadas para auxiliar as atuais usinas geradoras de energia e ampliar as margens para conexão de novos empreendimentos. O investimento previsto no leilão para o Rio Grande do Norte está estimado em R$ 1,97 bilhão.

A inclusão do Rio Grande do Norte no novo leilão — organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) — é uma demanda antiga da governadora Fátima Bezerra. As estruturas vão permitir o escoamento da atual potência instalada do estado, atualmente em 24,6 gigawatts (GW).

A ampliação da atual rede de transmissão é fruto do trabalho da atual gestão do Governo do Estado em fortalecer o setor de energias renováveis. No entanto, a governadora Fátima Bezerra ressalta que os investimentos em usinas dependem da chegada dos ‘linhões’ para serem viabilizados.

Em 2023, os projetos de energias renováveis resultaram em R$ 22,5 bilhões em investimentos no Rio Grande do Norte. Deste total, a energia solar somou R$ 17,1 bilhões e a eólica ficou com R$ 5,4 bilhões. “O Governo do Estado, sensível a esse processo e sabendo da importância do setor elétrico para a economia, vem trabalhando em conjunto com o Governo Federal para garantir essas obras de infraestrutura necessárias para o escoamento da geração de energia”, aponta a governadora.

No leilão deste ano, o Rio Grande do Norte foi contemplado nos Lotes 3 e 4 junto com os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Entre os projetos previstos, destaca-se a linha de transmissão de 500kV, entre Ceará-Mirim e João Pessoa (PB), com 198 quilômetros.

Segundo Hugo Fonseca, coordenador de desenvolvimento energético da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), os empreendimentos estão previstos para entrar em operação no ano de 2029. As novas linhas serão integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e têm como objetivo principal expandir e fortalecer a rede básica de energia elétrica do estado. “As quatro grandes obras, nos blocos 3 e 4, garantirão a conexão de novos empreendimentos de geração de energia no sistema elétrico nacional”, ressaltou ele.

O leilão deste ano prevê a construção, operação e manutenção de 6.464 quilômetros de linhas de transmissão e 9.200 MVA em capacidade de transformação em todo o país. “A partir do leilão, esses projetos já podem comercializar seus contratos, abrindo margem no sistema elétrico para a conexão de novos empreendimentos”, complementou.

A iniciativa busca aumentar a capacidade de transformação e transmissão da energia produzida por novos empreendimentos, principalmente provenientes de fontes eólicas e solares, muitos dos quais estão em fase de construção ou ainda aguardam a conclusão. “O planejamento adequado garante que o setor continue em plena expansão no Brasil, dando suporte ao desenvolvimento econômico do país com energia limpa e renovável”, encerra ele.

Portal da Tropical

Mossoró: Polícia esteve a poucos metros dos fugitivos no terceiro dia de buscas

FOTO: REPRODUÇÃO

Policiais estiveram a poucos metros dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró no terceiro dia de buscas. A casa invadida pelos homens fica a 3 km do presídio.

Na noite de sexta-feira (16), por volta das 20h, Deibson Nascimento e Rogério Mendonça – renderam um morador e invadiram a casa dele. Os criminosos permaneceram no local por cerca de 4 horas. Enquanto eles estavam na casa, um carro da polícia passou na rua da residência e abordou um grupo de moradores.

A fuga aconteceu no dia 14 de fevereiro e é a primeira da história do sistema prisional brasileiro.

O que contou o dono da casa?

O dono da casa disse que nesse momento um dos fugitivos estava deitado na varanda da casa, onde fica a TV por onde eles viram as notícias da fuga. O outro estava em pé e viu um carro com farol apagado se aproximando da residência. Ele chamou o morador, perguntou se era a polícia e o morador disse achar que se tratava de uma viatura policial.

Quando o carro se aproximou da casa, os policiais abordaram um motorista que passava pelo local com um grupo de moradores da região.

“Os policiais chegaram e abordaram a gente. Só abordagem de rotina. Perguntaram se a gente morava aqui, foi tranquilo”, disse o motorista.

Segundo ele a abordagem aconteceu perto de meia-noite, quando os dois criminosos estavam dentro da casa.

Na sequência, os dois criminosos fugiram e mandaram o morador e a esposa se trancarem dentro de casa. Com medo, o morador obedeceu à ordem e só saiu de casa para acionar a polícia cerca de duas horas depois.

Enquanto permaneceram na casa, os fugitivos jantaram, fizeram ligações e assistiram TV. Eles chegaram ao endereço armados com um pedaço de madeira, e durante o tempo que ficaram na residência ameaçaram o morador para que não os denunciasse.

Com informações do G1 RN

Polícia Civil identifica e indicia ‘Tarado do Alto’ em Pau dos Ferros

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um homem, de 38 anos, foi indiciado suspeito de praticar atos obscenos no município de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste. Ele foi identificado por policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Pau dos Ferros (DEAM/Pau dos Ferros).

Segundo a polícia, durante o mês de Janeiro de 2024, várias pessoas de um grupo de ciclistas, em sua maioria mulheres, compareceram a DEAM para registrar denúncias de que um homem, desde o mês de outubro de 2023, estaria realizando atos obscenos às margens da BR-226, na saída do bairro Alto São Geraldo. Os atos aconteciam sempre que o grupo passava pedalando. Segundo relatos, o suposto autor ficava a espera das ciclistas e após elas passarem, momento em que ele começava a se masturbar.

De posse das informações, a Polícia Civil realizou diligências e identificou, através de imagens de câmeras de monitoramento, o suspeito. Ouvido na sede da delegacia, o homem confessou que praticou os atos obscenos mais de uma vez.

O suspeito foi indiciado pelo crime de ato obsceno, com pena prevista de três meses a um ano de detenção, além disso, a autoridade policial representou pela medida cautelar de proibição de frequentar a BR-226 no período das 16 às 19h, horário em que o grupo de ciclistas realizam suas atividades.

Todo ato obsceno é quando há manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.