Uma semana depois da primeira fuga de um presídio de segurança máxima do país, o Ministério de Justiça e Segurança Pública anunciou novas medidas de segurança, que devem ser implementadas até o dia 26 de fevereiro nas cinco penitenciárias federais brasileiras existentes: Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), Penitenciária Federal de Mossoró (RN), Penitenciária Federal de Brasília (DF).
De acordo com o órgão, as ações visam à prevenção de “novos acidentes”.
Medidas para prevenção de fugas:
Revistas diárias em celas, pátios de sol e parlatórios nas cinco penitenciárias federais existentes, com a produção semanal de relatórios;
Rondas externas, em complementação ao serviço de monitoramento;
Substituições de câmeras inoperantes ou inadequadas para a especificidade das unidades penais federais;
Reforço das estruturas de luminárias localizadas no interior das celas;
Alocação de grades nas tubulações e saídas de ar;
Aumento de atenção em postos de serviço;
Reforço de pessoal nas penitenciárias federais;
Instalação de refletores em pontos estratégicos;
Troca iminente de todas as lâmpadas e luminárias em mau funcionamento.
Uma das medidas de segurança exige a realização de um “laudo técnico de inspeção predial” de todas as estruturas existentes para investigação de possíveis falhas nas estruturas das penitenciárias federais.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) lançou nesta quarta-feira (21) uma campanha para orientar a população sobre o correto acesso ao sistema de trens urbanos, com o objetivo de evitar a falta de pagamento da passagem.
Com o slogan “Passagem paga: um gesto que transforma”, a Companhia também promove a conscientização dos usuários, informando que o pagamento da passagem é utilizado na conservação e manutenção do sistema utilizado diariamente por todos.
A segurança do usuário também é item primordial para a Companhia. Pular a roleta, entrar pelos trilhos ou subir pela plataforma são formas de acesso incorretas, que provocam acidentes nas estações. Acessar a estação ferroviária pela bilheteria é a maneira correta e segura para os usuários.
“Essa campanha é, acima de tudo, educativa. Esperamos que a população possa abraçar essa campanha, entendendo que ao pagar a passagem, que é a tarifa de transporte mais acessível de todo o estado, estamos contribuindo para que o sistema continue funcionando com segurança para todos”, destaca João Maria Cavalcanti, superintendente da CBTU Natal.
Os trens circulam de segunda a sábado, no sentido Natal/Nísia Floresta (Linha Sul) e Natal/Ceará-Mirim (Linha Norte). O valor da passagem de trem é de R$ 2,50. A campanha será veiculada nas estações, dentro dos trens e nas redes sociais da CBTU (@cbtunatal).
O Rio Grande do Norte está entre os destinos estratégicos da Embratur para promover o Brasil no exterior e transformar o Nordeste em uma região competitiva diante dos produtos caribenhos. A afirmação foi feita pelo presidente da Agência, Marcelo Freixo, nesta terça-feira (20), durante uma reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) e o trade turístico de Natal.
O encontro acontece um dia depois de a Embratur participar do Airport Takeover do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), na Grande Natal. No evento, a Zurich Airport Brasil assumiu a gestão do terminal na primeira relicitação do modelo no país. A expectativa é que, sob a gestão do grupo suíço, os serviços do aeroporto melhorem e a conectividade da capital potiguar cresça.
Freixo lembrou que a Embratur promoveu uma press trip com jornalistas franceses no estado em 2023 e, este ano, vai promover uma famtour para que agentes de viagem do exterior conheçam os destinos do estado. Representações do estado também vão acompanhar a Agência em feiras e eventos de turismo internacionais em Portugal e na Alemanha.
O presidente da Embratur lembrou, ainda, que o destino, além de sol e praia, precisa se tornar referência em gastronomia, natureza e cultura, para mostrar um país diverso. “No ano de 2023 a gente fez uma press trip e trouxe jornalistas franceses tanto para o parque quanto para Pipa e Serra da Capivara. Esse ano, temos duas famtours programadas, além da participação das feiras. Estamos às vésperas de ir para Lisboa e Berlim. São duas feiras muito estratégicas. E toda agenda de promoção internacional tem o Rio Grande do Norte de maneira muito estratégica. A gente tem um olhar para o Nordeste, para torná-lo mais competitivo em relação ao Caribe”, explicou Freixo.
A governadora ressaltou a importância da chegada da nova concessionária para a gestão do aeroporto internacional como uma oportunidade para o fortalecimento do trade turístico local. O encontro com Freixo e representantes do setor seguiu a mesma lógica. “A chegada da nova operadora nos deu a oportunidade dessa agenda aqui, em prol da expansão e fortalecimento do turismo no Rio Grande do Norte, contando com a participação dos gestores e do trade turístico”, disse.
Aeroporto de Natal
A solenidade que marcou o início dos trabalhos da Zurich Airport Brasil à frente do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves aconteceu nesta segunda (19). O ato marcou a primeira relicitação de aeroportos no país e a concessionária suíça vai gerir 100% do terminal até 2054.
Além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e da governadora Fátima Bezerra, a cerimônia contou com as presenças do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e dos porta-vozes da concessionária, Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, e Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin América.
Durante o evento, a Zurich Airport Brasil anunciou mudanças já para este ano na área comercial e de estacionamento, e melhorias nos sistemas de climatização dos ambientes. A concessionária suíça também trabalhará para aumentar a conectividade no estado. Segundo números da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, em 2023, o Brasil recebeu 20.368 turistas tendo como portão de entrada o Rio Grande do Norte, sendo 99,3% por via aérea.
Contando com passageiros que chegaram por outros aeroportos do Brasil, mas tiveram o estado potiguar como destino final, o total de turistas internacionais sobe para 54.434 pessoas. Os países que mais enviaram turistas a Natal e região no ano passado foram Portugal, com 27,63%, Argentina, com 24,46%, e Itália, com 11,41%. Os meses de maior chegada de visitantes do exterior são agosto, novembro e dezembro, e os períodos de maior baixa ocorrem entre abril e junho.
Para 2024, a previsão de oferta é de 67.442 assentos em 395 voos diretos do exterior para Natal. São 336 voos conectando a capital à cidade de Lisboa, em Portugal, e 59 a Buenos Aires, na Argentina, o que representa um crescimento de oferta de voos de 19,3% em relação a 2023. Além do terminal potiguar, a Zurich Airport Brasil também tem as operações dos aeroportos de Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Macaé (RJ) e uma participação no aeroporto de Confins – Belo Horizonte (MG).
O presidente estadual do PL e líder da oposição no Senado Federal, senador Rogério Marinho, esclareceu pontos da ação em curso na Justiça Eleitoral propondo eventual cassação do registro do partido por supostas violações que teriam sido cometidas contra o Estado de direito. “Nós estamos muito preocupados com a escalada escalada autoritária de um partido (PT) que tem se notabilizado pela dificuldade de conviver com as opiniões contrárias. É impressionante que nós estejamos já há um ano e dois meses do final da eleição passada e a palavra mais ouvida, mais comentada é Bolsonaro”, disse o senador potiguar.
Para Rogério Marinho, “não é por acaso que nós estamos assistindo a uma espécie de desespero, de dificuldade de conviver com a notoriedade positiva, com a bela receptividade que o presidente Bolsonaro tem pelos lugares em que ele transita”.
Marinho disse que existem quatro motivos para se pedir o cancelamento de um partido político, “nenhum deles diz respeito ao temor que um adversário porventura tenha de ser suplantado numa eleição”. O senador citou que o primeiro motivo “é ter recebido ou estar recebendo recurso financeiro de procedência estrangeira. Sobre esse fato, está fartamente noticiado que o Partido dos Trabalhadores já teve acusações a respeito desse tema, não o PL”.
Outro motivo é “estar subordinado a entidades ou governos estrangeiros. Sobre esse item, a própria criação do Foro de São Paulo, em 1990, por chamamento e articulação de Lula e do então Presidente Fidel Castro, de Cuba, mostra claramente que há uma articulação internacional para subjugar os interesses do Brasil aos interesses de uma pretensa esquerda internacional”.
Segundo Marinho, opiniões naturalmente têm que ser colocadas e a divergência tem que acontecer no foro, no local onde se discute a política, “que é justamente no Legislativo, nas praças públicas, e a Constituição assegura o direito de reunião, quem pode ter algum problema é o próprio Partido dos Trabalhadores”. Rogério Marinho lamenta esse tipo de situação, porque “nós estamos vivendo um momento no Brasil onde há necessidade de pacificação, de temperança, de se entender e se conviver com as opiniões contrárias”.
“Recentemente ouvimos um discurso de que a lei e o Estado de direito estavam sendo ultrapassados, porque as investigações em curso na Operação Lava Jato, que, aliás, me permita são 183 colaborações premiadas, 43 acordos de leniência, R$ 25 bilhões devolvidos, e, depois de cinco anos, a Justiça entendeu, depois de três instâncias, que havia incompetência do magistrado. Em seguida, houve a suspeição, praticamente colocando por terra uma operação que galvanizou o nosso país”.
Porém, continuou Marinho, “estamos vendo que o Estado de direito vem sendo ultrapassado e a democracia vem sendo golpeada, em nome da democracia. Nós estamos abrindo mão do princípio do juiz natural, da imparcialidade, do devido processo legal, do fato de que, no caso específico, quem preside o inquérito é a pretensa vítima”.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte adiou a nomeação de novos profissionais concursados. A nomeação, que estava inicialmente prevista para esta quarta-feira (21), agora só vai acontecer no sábado (24).
De acordo com a corporação, o adiamento ocorreu porque a banca organizadora do concurso demorou a entregar os resultados. A Polícia Civil diz que está pedindo os resultados desde 7 de fevereiro, mas que a relação foi encaminhada apenas nesta terça-feira (20).
“Considerando que a homologação do resultado por parte da delegada-geral deverá ser publicada no Diário Oficial de amanhã, conforme previsto em lei e no edital do certame, a nomeação deverá ser efetivada até o dia 24 de fevereiro deste ano”, afirmou a polícia, em nota.
Ainda de acordo com a corporação, “todas as vagas de servidores exonerados, aposentados e falecidos serão preenchidas com a nomeação a ser anunciada brevemente, conforme autorizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal”.
A nota finaliza que o Governo do Estado está em tratativas com o Ministério Público de Contas e o Ministério Público Estadual para poder nomear o restante dos aprovados no último curso de formação, o que deve ser anunciado tão logo os trâmites necessários sejam finalizados.
Uma operação policial resultou na prisão de um ex-coroinha da igreja católica identificado como João Lázaro, na Serra do Cajueiro, Zona Rural de Florânia, por porte de arma de fogo e ameaças contra a Polícia Militar (PM). As autoridades cumpriram um mandado de busca e apreensão contra o homem, na manhã desta quarta-feira (21). Lazin, conforme conhecido no mundo do crime, utilizava suas redes sociais para difamar a PM, ostentar armas de fogo e se declarar membro de facção criminosa, afirma a polícia.
De acordo com informações dos agentes, em uma das postagens em suas redes sociais, ele escreveu: “Polícia boa é polícia que não existe, vermes só fazem peso na terra”. O homem, que anos atrás foi coroinha na igreja, foi conduzido para a Delegacia de Polícia após a conclusão da operação e responderá por porte ilegal de arma de fogo.
O Sargento Victor, comandante do Destacamento da Polícia Militar em Florânia, esteve à frente da operação.
O coroinha é o responsável por todas as funções da liturgia que não exigem investidura do bispo. Ele cuida das velas, do turíbulo e naveta, dos livros litúrgicos e das procissões, entre outras funções.
O professor Márcio Carvalho, conhecido pela atuação no mercado financeiro em Natal, que ficou marcado por ser acusado de golpe por investidores que afirmam ter perdido tudo que investiram com o escândalo que estourou em dezembro do ano passado, com rombo de cerca de R$ 40 milhões, reapareceu e está novamente no mercado. Na época da descoberta do caso, o professor foi encontrado desacordado em um hotel e passou por tratamento de saúde.
Segundo informações apuradas pelo Blog do BG, Márcio está trabalhando normalmente no mercado de capitais, recuperado da saúde e já reassumindo suas empresas. O professor também contratou uma auditoria para mostrar aos investidores que as pessoas que colocaram dinheiro nos investimentos tiveram seus retornos recebidos com correção e juros.
Márcio circulando na cidade normalmente, tendo inclusive sido visto em aviões e em viagem em São Paulo. O professor só não retornou para a UNI-RN, onde ocupava o cargo de pró-reitor administrativo, permanecendo afastado.
O corpo de um homem foi encontrado em uma área de difícil acesso no bairro Bela Vista, em Parnamirim. Moradores relataram que ouviram disparos de arma de fogo ainda na noite de terça-feira (20). No entanto, a polícia só foi ao local na manhã desta quarta-feira (21).
Segundo a PM, o homem vestia apenas uma calça jeans e tinha marcas de tiros no corpo. Ainda não se sabe quem cometeu o crime e como aconteceu o assassinato. Os moradores também relataram que o local é perigoso.
Após a chegada da PM, a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) foram acionados. O caso deverá ser investigado.
Comentários