SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 13, 2024

Dengue: Brasil ultrapassa marca de 500 mil casos e 75 mortes em 2024

FOTO: GETTY IMAGES

O Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde, atualizados na segunda-feira (12/2).

Ao todo, foram registrados 512.353 casos prováveis e 75 mortes pela doença apenas nas primeiras seis semanas do ano. Outros 340 óbitos estão em investigação.

Os números mostram uma explosão de casos em relação ao mesmo período de 2023, quando 128.842 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

O Estado de Minas Gerais é o que concentra o maior número de casos prováveis de dengue: são aproximadamente 171 mil. Em seguida, aparecem São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403), Paraná (55.532), Rio de Janeiro (39.315), Goiás (31.809), Espírito Santo (14.107) e Santa Catarina (12.470).

Metrópoles

Cantor sertanejo é preso após ser acusado de importunação sexual

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

É meus caros, leitores! Depois da irmã de Léo Moura ser presa por aplicar golpes de ingressos falsos, foi a vez de Thales Lessa. O cantor sertanejo, conhecido pelo hit “Cadê seu namorado, moça?”, foi detido após ser acusado de importunação sexual, na noite dessa segunda-feira (12/2), em Araxá, Minas Gerais.

O artista estava hospedado num hotel da cidade, quando foi abordado por policiais militares, que foram chamados pelo gerente da acomodação, depois de uma funcionária informa que havia sido assediada por Lessa. Ele foi conduzido para a delegacia e, em depoimento, alegou que é cliente habitual do serviço de massagens oferecido pela propriedade e que tem o costume de ficar pelado durante o atendimento.

Thales está preso na 2ª Delegacia Regional do município, onde deve permanecer até a audiência de custódia, que acontece nesta terça-feira (13/2). As informações são do G1.

Thales Lessa também é compositor e tem 25 anos de carreira. “Eu comecei em uma geração que tinha um monte de gente que não tinha gravado ainda. Quando eu cheguei em Goiânia, fui fazendo amizade com essa galera, ajudando ela a gravar os primeiros DVDs e com isso o Brasil inteiro começa a me conhecer”, falou durante participação no extinto programa do Faustão, na Band.

Na época, o rapaz revelou que já assinou mais de duas mil letras: “Os compositores do meio que me conhecem falam que sou meio louco. Eu era um cara que fazia 3 três turnos de composição por dia, saiam 10 músicas por dia, 25 por semana”.

Metrópoles

Sindicato de policiais repudia “ala demoníaca” da Vai-Vai: “Escárnio”

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) emitiu uma nota de repúdio ao desfile da Vai-Vai, de São Paulo. A entidade afirma que ao retratar policiais como demônios, durante o desfile no Sambódromo do Anhembi, a escola “tratou com escárnio a figura de agentes da lei.”

Segundo os policiais, com direito a chifres e outros itens que remetiam à figura de um demônio, as alegorias utilizadas na ala “Sobrevivendo no Inferno”, demonizaram a polícia.

Os delegados entenderam que, “ao adotar tal enredo, a escola de samba, em nome do que chama de ‘arte’ e de liberdade de expressão, afronta as forças de segurança pública, desrespeita e trata, de forma vil e covarde, profissionais abnegados que se dedicam, dia e noite, à proteção da sociedade e ao combate ao crime, muitas vezes, sob condições precárias e adversas, ao custo de suas próprias vidas e famílias.”

Confira a nota do sindicato na íntegra

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) manifesta, veementemente, repúdio ao Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai, que, na noite de sábado (10/2), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo-SP, durante seu desfile, tratou com escárnio a figura de agentes da lei.

Com direito a chifres e outros itens que remetiam à figura de um demônio, as alegorias utilizadas na ala “Sobrevivendo no Inferno”, demonizaram a polícia – algo que causa extrema indignação.

Ao adotar tal enredo, a escola de samba, em nome do que chama de “arte” e de liberdade de expressão, afronta as forças de segurança pública, desrespeita e trata, de forma vil e covarde, profissionais abnegados que se dedicam, dia e noite, à proteção da sociedade e ao combate ao crime, muitas vezes, sob condições precárias e adversas, ao custo de suas próprias vidas e famílias.

É de se lamentar que o Carnaval seja utilizado para levar ao público mensagem carregada de total inversão de valores e que chega a humilhar os agentes da lei.

O Sindpesp não compactua com este tipo de manifestação e presta solidariedade aos profissionais da segurança pública de todo o País – estes, sim, verdadeiros heróis, que merecem homenagens, reconhecimento e mais respeito por parte da agremiação, para dizer o mínimo.

Outrossim, o Sindpesp aguarda que a Vai-Vai, num momento de lucidez e de reflexão, reconheça que exagerou e incorreu em erro na ala em questão, e se retrate, publicamente. Não estamos falando, afinal, apenas dos policiais, sejam civis ou militares, mas, sobretudo, de uma instituição de Estado que representa e está a serviço de toda a sociedade bandeirante.

Metrópoles

Ludmilla encerra bloco após foliões passarem mal por conta do calor

FOTO: REPRODUÇÃO

Ludmilla encerrou, antecipadamente, o bloco Fervo da Lud, por conta do calor no Rio de Janeiro (RJ). Pelo menos 30 foliões passaram mal na folia, durante a manhã desta terça-feira (13/2). De cima do palco, a artista, em diversos momentos, pediu que funcionários do caminhão-pipa molhassem o público.

“O clima a gente não controla. A minha prioridade é a integridade de vocês. Não dá para continuar assim”, disse Ludmilla. A cantora sugeriu que, ano que vem, o bloco aconteça mais tarde. Antes de encerrar o bloco, ela também solicitou a distribuição de água mineral.

De acordo com o Jornal O Globo, no posto médico mais próximo do bloco, 30 pessoas foram atendidas; quatro delas eram crianças.

Segundo o Alerta Rio, do Centro de Operações da Prefeitura, no horário do bloco, os termômetros marcavam 36°C, com sensação térmica de 43°C. As temperaturas máximas, no entanto, chegarão a 41°C.

Metrópoles

Lula abre agenda de viagens internacionais nesta terça 13 com visita a novos integrantes do Brics na África

FOTO: REUTERS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta terça-feira 13 rumo ao continente africano para fazer visitas oficiais ao Egito e à Etiópia. Ambos os países se tornaram integrantes do Brics no início do ano.

A viagem é a primeira do presidente para fora do país neste ano e a segunda para a África neste mandato, em um gesto que demonstra o interesse do Brasil numa relação mais profunda com economias emergentes.

Lula decola às 14h no avião presidencial da Base Aérea de Brasília. O voo tem previsão de nove horas para Cabo Verde, onde ele faz uma conexão de duas horas. Depois, parte para o Cairo, onde fica até quinta 15. Na capital do Egito, está marcada uma reunião com o presidente Abdel Fattah El-Sisi e uma provável visita à Liga Árabe, grupo de países que tem sua sede em Cairo.

Já na Etiópia, o presidente tem reuniões bilaterais e participa como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.

Agenda Diplomática

Em 2024, as relações diplomáticas entre Brasil e Egito completam 100 anos. Segundo o Itamaraty, os laços foram estreitados nos últimos meses com as negociações para saída, por meio do Egito, de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e Hamas.

A intenção é fortalecer também as relações comerciais, especialmente quanto a produtos agrícolas. O Egito é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na África. O governo brasileiro espera que o governo egípcio aprove em breve novos abatedouros e frigoríficos no Brasil para a exportação de carne bovina.

No ano passado, o Egito abriu mercado para vários produtos brasileiros, como peixes, algodão, gelatina e colágeno. A expectativa é que ainda seja discutida uma rota aérea direta entre os dois países, ligando São Paulo e Cairo.

Na sexta 16, Lula chega à capital da Etiópia, Adis Abeba. A participação na Cúpula da União Africana está marcada para os dias 17 e 18. Na avaliação do governo brasileiro, a participação de Lula na cúpula do grupo é sinal de prestígio, já que normalmente só governantes africanos participam do evento.

O presidente tem convites para outras reuniões bilaterais, ainda não definidas, de acordo com o Itamaraty.

O Brasil também busca explorar uma presença maior no comércio com a Etiópia, país com crescimento econômico forte e significativo nos últimos anos.

O Itamaraty elencou pontos de convergência entre o Brasil e os países africanos que fortalecem a cooperação diplomática: o combate à desigualdade e à fome; a sustentabilidade e a transição energética; e a reforma de organismos internacionais para uma participação maior de países em desenvolvimento no sistema de decisões globais.

Com informações da CNN Brasil

Muitos Carnavais agita a terça-feira de carnaval do Polo Petrópolis

FOTO: REPRODUÇÃO

A terça carnavalesca do Carnaval de Natal 2024 será marcada pelo retorno do Muitos Carnavais. A folia está garantida para os foliões saudosos curtir o tradicional movimento cultural na capital potiguar. A programação acontecerá no Polo Petrópolis, com acesso gratuito e uma line-up imperdível.

A festa contará com shows de Debinha Ramos, um dos principais nomes do samba no estado; do furacão potiguar Priscila Braw, da cantora de axé music Priscilla Freire, e de Almir Rouche, importante artista do carnaval pernambucano, puxador oficial do Galo da Madrugada. Também fará a alegria dos foliões a Orquestra Banda Negão, que completará 30 anos em 2025.

O Muitos Carnavais é uma realização da Idearte Produções e Atividade Promoções. Conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal, Hyundai Terra Santa, Plano Urbanismo e Pitu.

Mocidade Independente de Padre Miguel homenageia o RN na Sapucaí

FOTO: MARCO TERRA NOVA – RIO TUR

A  escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel,  abriu o segundo dia de desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (12). Embalado pelo samba mais ouvido do pré-carnaval, o desfile sobre o caju entregou um verdadeiro suco de Brasil na Avenida a escola.

Em um dos carros alegóricos a escola homenageou Luiz Inácio de Oliveira que plantou  em dezembro de 1888 um pé de caju na praia de Pirangi. O pé de caju cresceu em  1994 foi reconhecido pelo Livro dos Recordes como o maior cajueiro do mundo. O pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu aos 93 anos sob a sombra da árvore.

Enredo

Apresentando o enredo “Pede caju que dou… Pé de caju que dá!”, desenvolvido pelo carnavalesco Marcus Ferreira, a verde e branca da Zona Oeste levou para a avenida história da fruta do cajueiro, suas lendas e curiosidades junto ao povo brasileiro. A agremiação terminou sua apresentação com 70 minutos. O enredo foi o mais tocado em uma plataforma de música do Rio de Janeiro, quatro semanas antes do Carnaval.

Confira a letra

Por outras praias a nobreza aprovou

Nas redondezas se espalhou, tão fácil, fácil!

E nesta terra onde tamanho é documento

Vou erguer um monumento para seu Luiz Inácio

Nessa batalha teve aperreio

Duas flechas e no meio uma tal cunhã poranga

Tarsila pinta a sanha modernista, tira a tradição da pista

Vai Debret! Chupa essa manga!

É tropicália, tropicana, cajuína

Pela intacta retina, a estrela no olhar

Carne macia com sabor independente

A batida mais quente, deixa o povo provar

Meu caju, meu cajueiro

Pede um cheiro que eu dou

O puro suco do fruto do meu amor

É sensual, esse delírio febril

A Mocidade é a cara do Brasil

Eu quero um lote

Saboroso e carnudo

Desses que tem conteúdo

O pecado é devorar

É que esse mote beira antropofagia

Desce a glote, poesia

Pede caju que dá

Delícia nativa

Onde eu possa pôr os dentes

Que não fique pra semente

Nem um tasco de mordida

E aí tupi no interior do cafundó

Um quiprocó virou guerra assumida

Provou porã, fruta do pé

Se lambuzou, Tamamdaré

O mel escorre, o olho claro se assanha

Se a polpa é desse jeito, imagine a castanha

Ponta Negra News

Ivete Sangalo toma susto após tubo de gás carbônico explodir no carnaval de Salvador; duas pessoas ficaram feridas

FOTO: REPRODUÇÃO

Duas pessoas ficaram feridas após um tubo de gás carbônico explodir durante o desfile de Ivete Sangalo, nesta segunda-feira (12), no circuito Dodô, na Barra/Ondina, em Salvador. As vítimas tiveram ferimentos leves, no braço e no olho, foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, e passam bem.

Em imagens registradas pela equipe de reportagem do g1, que acompanha o desfile, é possível ver o momento em que Ivete Sangalo fala do susto que tomou após a explosão e muita fumaça em cima do trio.

“Que susto da p****. Pensei que era a caverna do dragão, Deus o livre. Pense que eu estou toda cagada”, disse a cantora.

Em seguida, a artista pediu para a equipe que todo o gás carbônico fosse liberado e recomeçou a apresentação com participação de Gloria Groove. Minutos depois, o desfile voltou a ser paralisado.

Mileide Mihaile, Cristian Bell, Juliana Paiva e outros convidados desceram do trio-elétrico e foram para o chão, como foliões-pipoca.

Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram que o veículo começou a inclinar para o lado esquerdo, por causa de excesso de peso. Após as pessoas correrem na outra direção, o trio voltou para a posição normal.

A assessoria de Ivete Sangalo disse que por causa da situação, a equipe preferiu evacuar o trio por segurança e a cantora seguiu percurso até o final.

Em nota, o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informou que apesar de cuidar da vistoria prévia e fiscalização dos trios antes e durante os circuitos, “incidentes com a mecânica e a estrutura dos veículos podem ocorrer de forma inesperada, mesmo com todos os itens de segurança vistoriados”.

Portal 98 FM