SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 12, 2024

Dados do Ministério da Justiça mostram que 279 armas foram apreendidas por dia em 2023

FOTO: REPRODUÇÃO

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que 279 armas de fogo foram apreendidas em média por dia em todo o país. Ao todo, foram 101.841 armamentos localizados pelas forças de segurança dos estados e do Distrito Federal. Os principais tipos apreendidos foram os revólveres, seguidos por pistolas e espingardas. As regiões de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul lideram a lista com as maiores apreensões

O número total de ocorrências ficou estável quando comparado ao ano de 2022, quando o painel registrou 101.845 episódios. A maioria dos casos foi registrado no mês de março, com 9.748 episódios.

Apesar de não corresponderem a maioria dos armamentos apreendidos, o Brasil registrou 900 ocorrências envolvendo submetralhadoras e metralhadoras. Foram 568 e 332, respectivamente. Um desses casos aconteceu em agosto de 2023 em uma comunidade do Guarujá, litoral de São Paulo.

No caso, uma submetralhadora foi encontrada com um homem, depois que uma equipe de patrulhamento desconfiou da atitude do suspeito. O armamento foi encontrado embaixo do colchão que ele dormia e aparentava ser caseiro.

R7

Celular Seguro: 20 mil aparelhos são bloqueados após envio de alertas

FOTO: TÂNIA RÊGO

O Programa Celular Seguro já recebeu 20.055 mil alertas de bloqueios de usuários que já instalaram o aplicativo em seus telefones móveis. Lançado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o programa possui mais de 1,4 milhão de usuários cadastrados, com mais de 1,1 milhão celulares.

A plataforma funciona como uma espécie de botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do celular. A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, da linha telefônica e de aplicativos bancários em poucos cliques.

O acesso ao Celular Seguro é feito por meio do cadastro no Gov.br, a plataforma de serviços do governo federal. Os aparelhos podem ser registrados via site – ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). As empresas que já aderiram à iniciativa estão descritas nos termos de uso.

Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado. Quem estiver cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.

Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por meio um computador. Após o envio do alerta, as instituições financeiras e empresas de telefonia que aderiram ao projeto farão o bloqueio. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa também estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo.

Desbloqueio

A ferramenta Celular Seguro não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos. Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos.

A plataforma foi desenhada pelo MJSP em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo é reduzir a “atratividade” da prática de roubos e furtos e desestimular a receptação de aparelhos roubados.

Agência Brasil

Recordista mundial de maratona e treinador morrem juntos em acidente de carro

FOTO: GETTY IMAGES

O recordista mundial de maratona, Kelvin Kiptum, morreu junto com o treinador Gervais Hakizimana em um acidente de carro na noite de domingo (11). De acordo com a polícia, o atleta dirigia o veículo que saiu da estrada e caiu em uma vala antes de bater em uma árvore na cidade de Kapsabet, no Quênia.

Outra mulher estava no veículo e foi levada para o hospital com ferimentos graves. Kiptum tinha 24 anos e havia quebrado o recorde mundial na Maratona de Chicago, no ano passado, após disputar apenas a sua terceira prova de 42 quilômetros na elite.

Ele foi o primeiro homem a correr abaixo de 2h e 01 minuto, quando estabeleceu a marca de 2h00min35s, batendo a marca de outro queniano, considerado um dos grandes do esporte, Eliud Kipchoge.

Era esperado um confronto entre Kipchoge e Kiptum nas olimpíadas de Paris, no meio deste ano. Ele também treinava para disputar a Maratona de Rotterdam, na Holanda, em abril, no que seria a primeira prova desde a quebra do recorde mundial.

Além do recorde mundial, o corredor de 24 anos tem o tempo mais rápido de um estreante na Maratona de Valência em 2022, o tempo mais rápido da Maratona de Londres, além de vencer em Chicago, com a quebra da marca mundial.

Com informações da Associated Press

MP pede esclarecimento de cantor que parou trio para reclamar de “homens se beijando”

FOTO: REPRODUÇÃO

O Ministério Público da Bahia (MPBA) notificou neste domingo 11 a banda “Oh Polêmico” e o seu vocalista, Davison Nascimento, para esclarecer fala supostamente homofóbica, em que o cantor reclama de “homens se beijando”.

Banda e vocalista, terão 24 horas para explicar a frase dita na última sexta-feira (9), em cima de trio elétrico no Circuito Dodô.

No vídeo, Davison pede a parada do trio e diz: “Fazendo uma festa, e um monte de homens se beijando. Vai curtir o bloco. Cheio de mulher aqui”.

Após repercussão nas redes sociais, o cantor publicou vídeo em que afirma que o trecho foi recortado e distorcido.

“Não sou homofóbico. Não tenho nada contra, super apoio os LGBTs. Família, isso é uma gíria que se usa muito da comunidade quando está rolando muita briga, muita covardia. Então eu parei e falei: vão ficar nessa aí, se pegando, ao invés de curtir e de dançar?”, explicou.

Agora RN

Policiais da Rota matam “príncipe do PCC” em operação no litoral de SP

FOTO: DIVULGAÇÃO/ROTA

Policias das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), braço de operações especiais da Polícia Militar paulista, mataram um homem no fim da tarde desse sábado (10/2), na Avenida Martins Fontes, um dos principais acessos à cidade de Santos, na Baixada Santista, apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Com mais essa morte, chega a 19 o total de mortos da nova Operação Escudo, uma ação especial da PM, deflagrada em 26 de janeiro após a morte do PM Marcelo Augusto da Silva, durante uma ação na Rodovia dos Imigrantes, que reforçou o efetivo de PMs na região.

Allan de Morais Santos, de 36 anos, conhecido como “príncipe do PCC”, estava em um Jeep Compass na Martins Fontes e, segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), tentou resistir a uma abordagem dos PMs. Os policiais tinham informações de que o carro poderia estar transportando armas.

“[Os policiais] conseguiram interceptar o envolvido e deram ordem de parada. Houve resistência e o criminoso, que jogou o carro contra a viatura, foi atingido, socorrido na Santa Casa, mas não resistiu”, informou a secretaria, por nota à imprensa.

Os PMs envolvidos na operação relataram terem encontrado um fuzil no Jeep após o tiroteio. “O envolvido tinha passagens por tentativa de homicídio e associação criminosa”, informou a secretaria da Segurança, em nota.

Metrópoles

Piloto passa mal em parapente, mas salva adolescente antes de morrer

FOTO: GETTY IMAGENS

Um homem de 50 anos morreu depois de passar mal durante um voo de parapente, na Serra de Santa Helena, em Sete Lagoas (MG), no domingo (11/2). Ele era piloto e estava acompanhado, no voo, de uma menina de 13 anos e teve papel crucial para salvar a vida da adolescente, segundo testemunhas.

A vítima teria avisado a garota que estava passando mal após a decolagem e, apesar do mal súbito, conseguiu direcionar o parapente para um local mais seguro.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas, o parapente ainda caiu cerca de 20 metros até o topo de um morro. A garota de 13 anos teve apenas arranhões no corpo e o homem, que morreu por conta de uma parada cardiorrespiratória, também não teve ferimentos causados pela queda.

Um familiar do homem contou ao portal O TEMPO que a vítima tinha o costume de voar de parapente aos finais de semana, como hobby. O homem teria convidado a adolescente, que teve a permissão da mãe para fazer o salto.

Militares do Corpo de Bombeiros tentaram reanimar a vítima, mas não tiveram sucesso.

Metrópoles

Covid e Covid longa impactam a vida sexual das mulheres, diz estudo

FOTO: GETTY IMAGES

A cada dia, novas pesquisas mostram as consequências de longo prazo da infecção pelo coronavírus. Um estudo feito na Universidade de Boston, nos Estados Unidos, mostra que a Covid e a Covid longa podem afetar a vida sexual das mulheres.

O trabalho publicado no Journal of Sexual Medicine, em dezembro de 2023, é o primeiro a destacar as consequências prolongadas da Covid na excitação, lubrificação e orgasmo das mulheres.

“Se você está doente com Covid, provavelmente está menos interessado em sexo e talvez seu corpo esteja menos preparado para fazer sexo. Mas o que pode ser surpreendente é que os sintomas prolongados de Covid podem realmente ter um impacto fisiológico e psicológico no bem-estar sexual das mulheres”, relata a professora assistente de ciências psicológicas e do cérebro da Universidade de Boston, Amelia M. Stanton.

Covid impacta a vida sexual das mulheres

Para descobrir os impactos da infecção pelo coronavírus na vida sexual, os pesquisadores realizaram entrevistas online com cerca de 2 mil mulheres.

Metade delas tinha pelo menos um diagnóstico positivo para a Covid, e as demais nunca tinham sido infectadas. Elas responderam perguntas como: “Nas últimas 4 semanas, com que frequência você sentiu desejo sexual?” para medir fatores como excitação e satisfação a partir do Índice de Função Sexual Feminina (FSFI, na sigla em inglês).

Apenas as mulheres que tiveram relações sexuais no mês anterior foram incluídas nos resultados.

Entre aqueles que tiveram Covid, os níveis de desejo, excitação, lubrificação e satisfação foram todos mais baixos do que nas voluntárias não infectadas. As pontuações de orgasmo e dor não foram significativamente diferentes entre os dois grupos.

Ao fazer um recorte mais detalhado, separando as mulheres que tiveram Covid e se recuperaram sem sequelas e as que persistiram com Covid longa, os pesquisadores observaram que as participantes do primeiro grupo ainda estavam dentro da faixa funcional esperada.

Metrópoles

Lucas Lima rompe silêncio e se pronuncia sobre novo romance

FOTO: REPRODUÇÃO

Lucas Lima quebrou o silêncio e se pronunciou nas redes sociais sobre os rumores de que está em um novo relacionamento. Nos últimos dias, a instrutora de yoga Vi Bueno Maruca foi apontada como sua nova namorada após o término o casamento de anos com Sandy.

Diante da repercussão do assunto, o artista negou que esteja vivendo um romance e anunciou que se afastará das pessoas sociais.

“Sim, vou tirar uns dias de folga do Instagram. E não, não estou namorando”, escreveu Lucas Lima nos stories do Instaram. “As vezes pesa um pouco e essa semana foi dessas”, disse ele em uma postagem.

Entenda os rumores

De acordo com o colunista Gabriel Perline, do IG Gente, o ex-marido de Sandy, Lucas Lima, estaria namorando a professora de ioga Vi Bueno Maruca. Segundo o veículo, a moça já está até acompanhando o músico em compromissos profissionais. Existem até prints de vídeos que supostamente confirmam a relação.

Perline garantiu que Vi esteve presente na plateia do musical Once, que traz Lucas como um dos protagonistas, na última quinta-feira (8/2). Os dois ainda teriam passado a noite juntos no mesmo apartamento, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, depois do espetáculo.

Metrópoles