SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 31, 2024

Campanha “Pediu pra parar? Parou! Não é Não” visa combater a violência e o assédio à mulher

FOTO: ALEX RÉGIS

A Prefeitura de Natal terá uma vasta programação durante a folia de momo. Dentre elas, está a campanha de conscientização sobre o combate ao assédio e à violência contra as mulheres. A campanha “Pediu pra parar? Parou! Não é Não” é uma ação integrada promovida pela Secretaria da Mulher (Semul) em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), Secretaria de Segurança e Defesa Social (Semdes), Secretaria de Direitos Humanos (Semidh) e a Secretaria de Cultura (Funcarte/Secult), que tem o objetivo de orientar a população acerca da importunação contra as mulheres.

A ação incentiva as mulheres a denunciarem sempre que sofrerem ou presenciarem qualquer tipo de assédio ou constrangimento, seja ele verbal ou físico. Uma estrutura será montada para servir de apoio nos Pólos de Ponta Negra, Petrópolis e Redinha, no palco Buiu, contendo um espaço instagramável que irá oferecer todo o suporte para as mulheres, com horário de funcionamento das 18h às 23h.

Entre a programação realizada pela Prefeitura, o bloco “Pediu pra parar? Parou! Não é Não” irá percorrer as ruas da região leste, na quinta-feira (8). A concentração será no Largo do Atheneu, a partir das 17h30 e segue até o Pólo Petrópolis, na Rua Trairí. O trajeto irá contar com uma orquestra de frevo animando os foliões e a ação também conta com a distribuição de um material educativo e de divulgação para a população.

A secretária da Mulher, Jódia Melo, destaca o papel de conscientização durante os dias de folia. “Nosso objetivo principal é disseminar conhecimento em um período de festas e alertar a população para que fique atenta a casos de assédio”, afirma. A secretária ressalta também a importância do papel da sociedade ao se deparar com situações deste tipo. “É como diz o lema: não é não. Não podemos ser omissos diante de casos de assédio, seja com quem for. Sempre denuncie”, ressalta.

Canais de denúncias

Ao se deparar com qualquer ato indesejado, entre em contato com a Central de Atendimento à Mulher (180) ou através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – CIOSP (190).

Repórter pede namorado na TV Globo: “Solteira há um ano”

FOTO: REPRODUÇÃO

Quem mais está na pista e pronto para se divertir no Carnaval? Pois então, a repórter Luiza Góes, da TV Globo, deixou claro que também está em busca de um amor na folia e muito bem solteira, obrigada!

Durante o Encontro com Patrícia Poeta, desta quarta-feira (31/1), a repórter passeou por Florianópolis, em Santa Catarina, mostrando as preparações para a folia.

Logo no começo do bloco, Luiza disse: “Tá sentindo esse calor com um toque de frescor? Eu tô falando do Carnaval de Florianópolis. E o clima? É afrodisíaco, meu amor. E é sobre as bênçãos de Afrodite, a deusa grega do amor, que eu te falo: no bloquinho, você me conquista pelo gosto que deixou na minha boca.”

“Ai, que é isso? Para, não fala isso! Quem falou tá mentindo! Tô solteira. Solteira há um ano!”, completou em tom de brincadeira.

Logo ao final do quadro, Luiza voltou a deixar claro que está solteiríssima: “E agora eu vou te deixar com uma pergunta, meu amor: no Carnaval do manezinho, tu és o conquistador ou o conquistado? Ou melhor, tu és o pescador ou o pescado? Eu sou o pescado. Tô solteira. Mais uma vez, só para lembrar: eu tô solteira, galera. Quem quiser, estamos aí!”.

Metrópoles

Detran-RN alerta para sites e e-mails falsos com oferta de desconto nas taxas

FOTO: REPRODUÇÃO

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou alerta os condutores que vão quitar taxas referentes ao Licenciamento e IPVA do veículo sobre a existência de e-mails e sites falsos simulando a página do Detran. Ao acessar esses links, o cidadão é direcionado para um endereço no qual são gerados boletos fraudulentos para pagamento das taxas com desconto. Nessa época, com o início do Calendário de Licenciamento e IPVA, é comum aparecerem alguns golpes prometendo descontos com benefícios que não existem.

A Ouvidoria do Detran/RN tem recebido relatos de golpes por e-mail solicitando pagamento por Pix. Outra modalidade utilizada pelos criminosos e registrada na Ouvidoria é imitar o layout do site do Detran, inclusive disponibilizando uma área para cidadão informar placa e Renavam do veículo. Ao informar os dados, são gerados descontos e boletos falsificados. Algumas páginas fakes são patrocinadas e aparecem em destaque nos buscadores (exemplo: Bing, Google) ao se digitar “detran rn” no campo de pesquisa.

O QUE FAZER SE CAIU NO GOLPE

A orientação do Departamento de Trânsito é que, quem caiu em algum tipo de golpe, registre Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. O órgão informa que já acionou a Polícia para comunicar sobre as denúncias que tem recebido pela Ouvidoria, por meio e-mail [email protected], ou Plataforma Fala.BR (www.gov.br/cgu/pt-br/falabr) ou do WhatsApp (84) 3232-1219 (canal disponível apenas mensagens nos dias úteis de 8h às 14h),

O Detran explica que os motoristas devem se atentar e somente fazer o pagamento dos débitos do veículo mediante a emissão dos boletos nos canais oficiais do Detran, por meio do Site (www.detran.rn.gov.br) ou do Portal de Serviços (portal.detran.rn.gov.br). O Detran reforça ainda que o órgão não envia boletos e guias de pagamento por e-mail ou mensagens de Whatsapp e somente os canais oficiais do órgão podem ser acessados para consulta de informações dos veículos.

“Nossa orientação é que as pessoas não façam pesquisa em buscadores, digitem o endereço correto do Portal de Serviços ou Site do Detran e confiram, pois os criminosos costumam colocar símbolos ou palavras diferentes nas versões falsas”, explica o Chefe de Gabinete do Detran, Osmar Paiva.

COMO SE PREVENIR

O chefe de Gabinete do Detran dá outras orientações para o cidadão se prevenir. “Em caso de dúvida, sempre se informe pelos canais oficiais e evite buscar informações em sites desconhecidos. As pessoas não devem clicar em links recebidos em aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail, pois o Detran não envia este tipo de comunicado, bem como não mandamos comunicação impressa via Correios”, orienta Osmar Paiva.

O Detran-RN informa que, por medida de segurança, os usuários precisam fazer um cadastro no Portal de Serviços do órgão (https://portal.detran.rn.gov.br) e, somente em posse de login e senha, podem acessar o botão “Veículo”, na opção “Meus Veículos”. Nesse espaço, o proprietário terá todas as informações e boletos do seu veículo.

Outra possibilidade de verificar os dados e listagem de débitos é acessar o site do Detran (www.detran.rn.gov.br), clicar no botão “Veículos”, informar Placa e Renavam e na aba “Listagem de Débitos Externos”, selecionar o débito desejado para gerar a guia.

O pagamento das taxas do veículo pode ser feito com o boleto bancário ou por meio de Pix, com o QRCode. Na hora de pagar, é possível escolher a opção por Pix, por guia de pagamento pelo Banco do Brasil, pela Caixa ou por Boleto.

Delegado detalha início da investigação sobre mortes de advogada e cliente no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

O delegado Thyago Batista, de Santo Antônio, deu detalhes sobre o início das investigações sobre as mortes da advogada Brenda dos Santos Oliveira, de 26 anos, e do cliente dela Janielson Nunes Lima, de 25 anos. O duplo homicídio aconteceu nessa terça-feira (30), no município de Santo Antônio. Eles saíam da delegacia quando foram mortos com pelo menos 20 disparos.

De acordo com o investigador, pelo menos quatro pessoas participaram do crime. “Sabemos que foram ao menos quatro homens em duas motos que cometeram o crime. Estamos tentando identificar se tem mais algum envolvido e identificar quem eram essas pessoas”, revelou.

O delegado revelou que Janielson, conhecido como Gordinho da Batata e que era investigado pelo homicídio de um vaqueiro no último domingo (28), se apresentou à delegacia na segunda-feira (29). No entanto, como não existiam evidências da participação, ele foi liberado e deveria se apresentar nesta quarta-feira (30).

“Ele veio à delegacia, porque queria prestar os esclarecimentos dele. Optamos por intimar para ele vir hoje [quarta-feira], que era o tempo, já que existiu o zum-zum-zum de WhatsApp, que o condenou. Então a gente iria trabalhar a informação para ver se conseguiria colocá-lo na data do crime. Esses dias seriam para a gente saber essas informações, investigar, até para quando ele viesse, se a gente tivesse provado que ele era o autor, nós iríamos pedir a prisão dele”, explicou.

Apesar disso, o suspeito acabou sendo preso pela Polícia Militar nessa terça-feira, horas antes de sua morte. Ele estava em uma feira em Arez quando foi detido. Batista contou à reportagem da TV Tropical que Janielson havia negado o crime em seu depoimento, antes de ser liberado ao lado da delegada.

“Trouxeram ele para cá achando que era situação de flagrante, que não era. Por isso ele foi ouvido por mim e depois foi liberado para ir embora. Não havia nada, ainda, contra ele. Ele poderia ser o autor? Poderia”, considerou.

“Ele negou o crime. Tinha um álibi de que na hora do crime ele estaria em um bar em Santo Antônio e que lá teriam câmeras que poderiam comprovar a presença dele no bar. Tem câmeras nas proximidades que a gente pode procurar ver. Até mesmo procurar saber com o pessoal que trabalha lá se o viram”, comentou.

Na avaliação do delegado, Brenda foi, de certa forma, inocente ao sair da delegacia com o cliente e negou que ela fosse alvo do crime. “Foi [inocente], porque até conversando com advogados, eles disseram que nunca orientam os advogados a andarem com os clientes e ela saiu daqui com ele no carro próprio dela. Se ela não estivesse com o cliente, ela não seria alvo do que aconteceu. Infelizmente, ela acabou morrendo. Ela não era o alvo dos criminosos. O alvo realmente era o Janielson”, completou.

Outro detalhe que surgiu na investigação é de que a morte do vaqueiro teria sido premeditada por um homem ainda não identificado, que seria ex-marido de uma mulher que João Vitor teria paquerado na semana anterior. Esse homem teria se acertado com Janielson para cometer o crime. “Ainda é história, mas pode ser que venha a ser verdade. Estamos investigando para chegar a essa conclusão”, encerrou o delegado.

Portal da Tropical

MPRN concorda, e jogo entre América e ABC pela Copa do Nordeste terá torcida mista na Arena das Dunas

FOTO: REPRODUÇÃO

Com anuência do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a partida entre América e ABC válida pela Copa do Nordeste 2024 terá a presença das torcidas dos dois clubes. O jogo está previsto para ser disputado na 6ª rodada da competição, sendo realizada no dia 20 ou no dia 21 de março, na Arena das Dunas.

O mando de campo será do América. Como é visitante nesta disputa, o ABC, segundo o previsto no artigo 98 do Regulamento Geral das Competições da CBF, terá o “o direito de reservar à sua torcida a quantidade máxima de ingressos correspondente a 10% da capacidade do estádio ou da capacidade permitida pelos órgãos de segurança, desde que se manifeste em até 3 dias úteis antes da realização da partida, por meio de ofício dirigido ao clube mandante, obrigatoriamente com cópia às Federações envolvidas”.

O MPRN reforça que a autorização, por enquanto, só é válida para o clássico-rei da Copa do Nordeste. As partidas entre os dois clubes válidas pelo Campeonato Estadual, por enquanto, ainda não têm previsão de presença de torcida.

Desde o ano passado, após confusões envolvendo torcedores dentro e fora dos estádios, o MPRN vem recomendando torcida única nos clássicos entre os dois times. O MPRN frisa que ainda irá discutir com as forças de segurança do Estado a possibilidade de liberação de torcida mista para o campeonato potiguar.

Portal 98 FM

Cientistas da UFRN criam aparelho para acelerar confecção de próteses dentárias

FOTO: CÍCERO OLIVEIRA

Um grupo de quatro cientistas da área de odontologia desenvolveu uma tecnologia inédita para a área. Denominada Dispositivo para registro das relações maxilomandibulares de arcos edêntulos para um fluxo de trabalho digital e seu uso, a ferramenta teve seu depósito de pedido de patente realizado no último mês de novembro. Trata-se de um aparelho para ser utilizado em um fluxo de trabalho digital com escaneamento facial para a confecção de próteses dentárias destinadas a pacientes totalmente sem dentes. No desenvolvimento da pesquisa que deu origem ao invento, participaram Adriana da Fonte Porto Carreiro, Lucas Cavalcante de Sousa, Ana Larisse Carneiro Pereira e Anne Kaline Claudino Ribeiro.

A coordenadora do grupo, Adriana Carreiro, identifica que o equipamento auxilia no registro das relações maxilomandibulares, etapa essencial para a confecção de próteses dentárias. “O dispositivo apresenta como vantagens menor tempo necessário para a realização dessa etapa, menor gasto de materiais e possui esferas na região anterior que facilitam a sobreposição de imagens digitais em softwares odontológicos”, explica a professora do Departamento de Odontologia da UFRN.

A característica é alcançada, pois o dispositivo conta com uma haste horizontal mais longa, importante para apoio durante apreensão e manuseio do cirurgião-dentista, além de concavidades superior e inferior, que servem para reter o material de registro de ambos os arcos dentários. Completa a engenharia da invenção, um conjunto de esferas na porção anterior da base, as quais são importantes como pontos de referência na etapa de sobreposição de imagens com o escaneamento facial em softwares. “Apesar de trazer características facilitadoras para algumas atividades de um dentista, o produto é simples, de fácil apreensão e manuseio, o que permite apresentar custo relativamente baixo, alta reprodutibilidade e baixo consumo de material”, ressalta Adriana Carreiro.

Também coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Ciências Odontológicas (PPGCO), programa ao qual o estudo que deu origem ao pedido de patente está vinculado, ela defende que o dispositivo apresenta uma relevância para a área odontológica por ter o potencial de reduzir o tempo clínico. Isso pode implicar, consequentemente, em um menor custo financeiro e na maior satisfação do paciente, com a confecção de próteses dentárias mais fidedignas. Carreiro pontua, ainda, que o grupo de pesquisa tem um protótipo desenvolvido e que foi aplicado na etapa clínica de registro das relações maxilomandibulares para a confecção de próteses dentárias testes, as quais apresentaram resultados estéticos e funcionais satisfatórios.

“Agora, já com um grupo adicional de doutorandos e mestrandos, estamos desenvolvendo uma pesquisa clínica sobre reabilitação oral de pacientes totalmente desdentados, com próteses dentárias totais confeccionadas em um fluxo de trabalho digital com escaneamento facial, no qual a etapa de registro das relações maxilomandibulares é realizada com o dispositivo desenvolvido”, salienta a docente.

O trabalho contínuo, além de artigos em revistas conceituadas, é percebido pela quantidade de pedidos de patente do grupo – alguns dos quais foram objetos de reportagens anteriores. Um exemplo foi o Moldando Sorrisos, um dispositivo capaz de registrar as medidas necessárias para a confecção de dentadura, com tecnologia digital ou convencional, que substitui por medições uma das etapas atuais de elaboração, a de esculpir planos de cera, considerada complexa.

Essas tecnologias não estão distanciadas, já que uma das características do grupo é a sinergia. Recentemente, a equipe recebeu a sua primeira carta-patente – a mais rápida concessão da UFRN até o momento. É um caso do esforço coordenado das pesquisas. “Esse dispositivo patenteado auxilia na obtenção do modelo de trabalho digital para confecção da prótese. Já o nosso novo pedido refere-se a um dispositivo para auxiliar na determinação da posição dos dentes artificiais da prótese, respeitando a estética e a função. Ambos se aplicam à confecção de próteses totais com fluxo de trabalho digital, porém em etapas clínicas distintas, que, somadas, possibilitam a execução do fluxo de trabalho completamente digital. “Acredito que, talvez, a principal relevância do processo de patenteamento é estimular o desenvolvimento recorrente de novas invenções em nossa área”, defende Adriana Carreiro.

A invenção é uma das mais de 600 que compõem a vitrine tecnológica da Universidade, grupo de ativos desenvolvidos na instituição, entre patentes e programas de computador. A lista completa pode ser acessada no site da Agência de Inovação (Agir). Os ativos de propriedade intelectual representam as invenções decorrentes das atividades de pesquisa e inovação desenvolvidas pelos pesquisadores da UFRN. As empresas interessadas nessas tecnologias podem firmar contratos de transferência com a Universidade, de modo a obter o direito de usar ou explorar comercialmente os ativos de propriedade intelectual da UFRN por um determinado período. Isso melhora seus processos produtivos, diminui custos e aumenta seu portfólio de produtos e serviços no mercado.

“Nosso objetivo é fazer com que as tecnologias criadas na UFRN alcancem as pessoas, melhorando a qualidade de vida da população e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país. Para isso, a Agir estimula que sejam firmados cada vez mais contratos de transferência de tecnologia com empresas já atuantes no mercado ou que os pesquisadores e alunos elaborem novos negócios. O licenciamento é realizado após um processo de negociação com a empresa interessada, que se compromete a remunerar adequadamente a Universidade por esse acesso. Os recursos obtidos, por sua vez, são uma importante fonte de financiamento para novas pesquisas básicas e aplicadas, além de proporcionarem maior aproximação entre a UFRN e as empresas, gerando novas oportunidades para nossos alunos e pesquisadores”, defende Jefferson Ferreira de Oliveira, diretor da Agir.

A Unidade é também a responsável por promover e acompanhar o relacionamento com empresas, em especial aquelas interessadas em criar novas tecnologias em parceria ou em transferir as já desenvolvidas pela UFRN.

Operação Cifras investiga membro de organização criminosa suspeito de lavagem de dinheiro no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Operação Cifras foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (31) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN). O propósito, segundo as aautoridades, é investigar membro de organização criminosa responsável pelos crimes de tráfico de drogas, furtos, roubos, utilizando a lavagem de dinheiro para não ser descoberto.

Neste contexto de lavagem de capitais foi identificada durante as investigações movimentação suspeita, sem lastro, de quase três milhões de reais, entre os anos de 2020 e 2022, em contas relacionadas ao principal investigado, que já foi condenado por exercer o comando de organização criminosa armada.

Três mandados de busca e apreensão foram expedidos, um de prisão preventiva e um de prisão temporária, que foram cumpridos em São Gonçalo do Amarante e em Natal (bairros Igapó e Passo da Pátria). Também foi determinado o bloqueio de contas bancárias relacionadas a duas pessoas físicas investigadas.

A FICCO em Natal/RN é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED), para o enfrentamento ao crime organizado.

Tribuna do Norte

Sesc RN abre seu carnaval nesta quinta-feira com Ricardo Chaves na avenida Rio Branco

FOTO: RANYERE DAMASCENO

Nesta quinta-feira, 1º, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), uma instituição do Sistema Fecomércio, abrirá sua programação de carnaval com show gratuito do cantor Ricardo Chaves, na frente do Sesc localizado na avenida Rio Branco. A atração faz parte do projeto Sesc Parada na Ladeira que começará às 17h30, em frente ao Sesc Cidade Alta, na praça do Estudante e percorrerá ruas do Centro de Natal.

O Sesc Parada na Ladeira tem o objetivo de movimentar o comércio tradicional de Cidade Alta e reviver os antigos bloquinhos de rua de Natal/RN, com animação da Bateria da Escola de Samba Balanço do Morro, Orquestra do Papão e Baiacu na Vara, e o encerramento com show de Ricardo Chaves no palco do Sesc Rio Branco.

A programação de carnaval 2024 do Sesc segue até o final de fevereiro, com atrações na capital e interior. No dia 4, a unidade Sesc Zona Norte abrirá suas portas das 9h às 16h, numa edição especial do projeto Domingo Recreativo, com apresentação do cantor Júnior Bahya e recreação infantil. Já no dia 18, o local recebe a cantora Cristiane Velassy. Em ambos os dias, o acesso será um (01) quilo de alimento não perecível, para quem não tiver a credencial do Sesc.

Em Mossoró, a prévia de carnaval acontece no dia 9, com o cantor Alan Jones e Banda. Já em Caicó, os festejos acontecem no formato de ressaca carnavalesca. Na noite do dia 23, recebe Orquestra Furiosa com ingresso trocado pela doação de alimentos e no dia 25, a unidade abre para credenciados, com atração da cantora Wall Dutra.