SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 31, 2023

Zanin é sorteado no STF relator do recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade

Foto: Joe Raedle/Getty Images via AFP e Claudio Reis/Agencia Enquadrar/O Globo

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator do recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos.

Em junho, o TSE entendeu que Bolsonaro praticou abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro.

A condenação teve como base uma reunião de Bolsonaro com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, na qual o ex-presidente levantou dúvidas sobre as urnas.

Em agosto, a defesa do ex-presidente questionou a decisão junto ao TSE. O pedido serviu como “contestação prévia”, procedimento necessário para viabilizar um recurso no STF sobre o mesmo tema.

Foi justamente esse o recurso protocolado no Supremo no dia 18 de dezembro.

A definição de que a relatoria ficaria com Carlos Zanin — que é ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — veio por sorteio realizado no dia seguinte.

“Minuta do golpe”

Durante o julgamento no TSE, os ministros do incluíram a “minuta do golpe” no processo. A defesa de Bolsonaro, no entanto, alega que a minuta se trata de um “documento novo”.

Ainda segundo os advogados, o ex-presidente teve seu direito à defesa “cerceado” e as questões apresentadas pela defesa durante o processo não foram devidamente analisadas.

No recurso, os representantes ainda citaram supostas nulidades no julgamento relacionadas a pedidos de depoimentos de testemunhas e produção e inclusão de outras provas no processo.

CNN Brasil

Em balanço de final de ano, líder do MST chama gestão de Lula de ‘nosso governo’ e defende pressão

Líder do MST, Ceres Hadich, cita gestão de Lula como ‘nosso governo’ em balanço de ano novo — Foto: Reprodução/Youtube e Aílton de Freitas

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou neste domingo um balanço de 2023, junto a uma mensagem de ano novo, no qual acenou para a gestão de Lula (PT). Na gravação divulgada nas redes sociais do movimento, a líder Ceres Hadich se refere ao Palácio do Planalto como “nosso governo” e justifica as invasões promovidas nos últimos 365 dias como uma forma de manter a autonomia.

— Esse 2023 foi um ano de muita reconstrução, de muita retomada das esperanças, das construções, das possibilidades e das resistências. Então primeiramente a gente gostaria de agradecer o papel da nossa militância na disputa institucional de 2022 para a gente reconquistar um governo nosso e do povo brasileiro. A gente entendeu que esse governo mais do que vencer as eleições precisaria ser defendido com todas as forças — disse a integrante da direção nacional do MST.

Em seguida, contudo, Ceres Hadich dá entender que o movimento seguirá pressionando por políticas públicas:

— A gente poder entender também que o nosso movimento só seria forte fazendo as nossas lutas com autonomia, com resistência e com muita luta popular (…) Retomar as nossas lutas nos nossos acampamentos, nas nossas ocupações de terras, nas nossas mobilizações

O pronunciamento com acenos ocorre após um mal-estar com o governo federal. Isto porque o fundador do MST, João Pedro Stédile, divulgou um vídeo no natal em que afirmou que o ano de 2023 havia sido o “pior da história” para o movimento, o que acabou recaindo sobre a gestão de Lula.

O Globo

RAINHA DA AMÉRICA: Artilheira da Libertadores, potiguar Priscila é eleita melhor jogadora do continente

Foto: Staff Images CONMEBOL

A jogadora potiguar Priscila Silva, que veste a camisa do Internacional-RS, foi eleita Rainha da América de 2023, em votação realizada pelo jornal El País, do Uruguai. O resultado foi divulgado pelo periódico neste domingo (31), e coroa um ano de conquistas individuais da atacante de apenas 19 anos.

Priscila estreou na equipe profissional do Inter no ano passado, e em 2023 conquistou um lugar cativo no time principal e no onze inicial das Gurias Coloradas, onde conquistou o Campeonato Gaúcho, e a Brasil Ladies Cup, além de ter chegado às quartas de final do Campeonato Brasileiro e à semifinal da Libertadores da América, competição que foi artilheira com oito gols marcados em seis jogos disputados.

Em suas redes sociais, a artilheira potiguar celebrou a conquista.

“Que maneira maravilhosa de encerrar o melhor ano da minha vida. Obrigada, obrigada e obrigada! Agradecer a Deus pelo ano maravilhoso, minha família e amigos pelo apoio de sempre, as Gurias Coloradas – pois sem elas nada seria possível”, comemora Priscila Silva, atacante de 19 anos eleita Rainha da América.

Outra conquista que marca o ano de 2023 para Priscila foi a primeira convocação para o time principal da Seleção Brasileira. Ela esteve na lista do treinador Arthur Elias e pariticipou da última data FIFA do ano. Em sua estreia com a amarelinha, no amistoso contra o Japão no último dia 30 de novembro, Priscila marcou o gol da vitória brasileira por 3 a 2.

Ainda no fim do mês de novembro a artilheira teve seu contrato com as Gurias Coloradas renovado. Priscila, que deu os primeiros chutes no projeto 10 da Bola, no bairro da Ribeira, na Zona Leste de Natal, agora tem vínculo com o time gaúcho até dezembro de 2026.

Na eleição como a melhor jogadora da América do Sul, Priscila recebeu 34 votos e desbancou as também brasileiras Millene, do Corinthians, que recebeu 31 votos, e Bia Zaneratto, do Palmeiras, que ficou com 23 votos na terceira colocação.

Novo Notícias

Em 1º ano de novo mandato, Lula passou 62 dias fora do Brasil; presidente esteve em 24 países

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terminará seu 1º ano do 3º mandato tendo passado 62 dias fora do Brasil em viagens internacionais. Ao todo, o petista visitou os 5 continentes, passando por 24 países em um total de 15 saídas do país.

Na última viagem internacional do ano, no começo de dezembro, Lula visitou Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes e Alemanha. O principal motivo da viagem foi a participação brasileira na COP28 –principal conferência da ONU para discussão do clima.

alt

Antes da COP, em 29 e 30 de novembro, ele fez uma parada em Riade, na Arábia Saudita, e outra em Doha, no Catar. Nessas viagens, aproveitou para discutir o conflito entre Hamas e Israel com líderes das regiões próximas à guerra. 

Na volta, Lula parou em Berlim, na Alemanha, onde assinou cerca de 20 acordos bilaterais, a maior parte sobre meio ambiente e desigualdade.

Essa foi a 15ª viagem internacional do presidente desde que tomou posse. O levantamento do Poder360 considera como 1 dia toda vez que Lula passa mais de 12h fora do país, seja no dia do embarque ou desembarque.

MAIS VIAGENS NACIONAIS

No início de novembro, o presidente disse que conseguiu cumprir seu objetivo de recuperar a imagem do Brasil no exterior com suas viagens e, a partir de 2024, se dedicará a rodar pelos Estados brasileiros e visitar obras. 

No próximo ano, serão disputadas as eleições municipais. O PT (Partido dos Trabalhadores) busca aumentar sua representação municipal.

Poder 360