26 de dezembro de 2023 às 18:00
26 de dezembro de 2023 às 15:46
FOTO: DIVULGAÇÃO
O Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN abrirá inscrições para terceira turma de 2023 do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis – Instalador de Placas Solares. Serão ofertadas, nesta turma, 40 vagas para interessados/as que tenham idade mínima de 18 anos. Será destinado, exclusivamente ao público feminino, o mínimo 20% das vagas. As inscrições serão realizadas presencialmente, por ordem de chegada, no dia 27 de dezembro, das 8h às 12h, na sala da coordenação do curso no Campus (sala 010 do bloco principal).
O curso tem uma carga horária de 200 horas e visa qualificar jovens e trabalhadores para atuarem no segmento de energia solar. A oferta faz parte do Programa Nacional Qualifica Mais EnergIFE, fomentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).
Documentação exigida
No ato da inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:
Original e cópia do RG; CPF; Comprovante de residência; Comprovante de escolaridade (Fundamental I completo – 1° a 5° ano); Número de Identificação Social – NIS (caso não tenha, procurar a Secretaria de Assistência Social do seu município antes da inscrição); Uma foto 3×4; Dados bancários (conta corrente ou poupança no nome do estudante).
Curso
O curso iniciará no dia 03 de janeiro de 2024, com conclusão em abril. As aulas serão ministradas no turno noturno, das 18h45 às 21h55, no Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN. Há possibilidade de aulas práticas aos sábados pela manhã para algumas disciplinas.
26 de dezembro de 2023 às 17:45
26 de dezembro de 2023 às 15:42
FOTO: MAURÍCIO TEIXEIRA
Um motorista atropelou três cavalos e dois deles morreram na Av. João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal (RN). O acidente aconteceu no sentido Zona Norte/Ponte Newton Navarro na manhã desta terça-feira (26). A polícia foi ao local.
De acordo com os agentes de segurança, o motorista mudou de faixa e não percebeu que os animais estavam no acostamento entrando na pista, foi quando perdeu o controle na via e bateu nos animais.
26 de dezembro de 2023 às 17:32
28 de dezembro de 2023 às 16:22
FOTO: ALEX RÉGIS
A Zona Norte de Natal vivenciou um momento histórico nesta terça-feira (26), com a inauguração da Escola em Tempo Integral Padre Tiago Theisen. A mais nova unidade de ensino da rede pública municipal foi entregue pelo prefeito Álvaro Dias e pela secretária municipal de Educação, Cristina Diniz.
Localizada no Parque dos Coqueiros, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, a escola conta nessa primeira fase do projeto com 12 salas para o Ensino Fundamental, laboratório de Ciências, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), laboratório de Informática, quadra poliesportiva, um auditório, refeitório e cozinha.
Com capacidade para atender 475 estudantes do Ensino Fundamental e 175 crianças da Educação Infantil, ambas em tempo integral, os recursos para a obra são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da própria Prefeitura de Natal. Estão sendo investidos R$ 16 milhões.
“A educação é o principal instrumento transformador na vida dos cidadãos. A Escola Municipal em Tempo Integral Padre Tiago Theisen é a maior e melhor unidade de ensino nesse modelo do Nordeste. Fico muito feliz de, como gestor, entregar à população um equipamento dessa magnitude”, disse o prefeito, no ato de inauguração.
Álvaro Dias destacou ainda a abordagem diferenciada que a escola vai ter na formação e aprendizagem dos alunos. “Estamos entregando uma escola de alta qualidade, oferecendo aos estudantes a oportunidade de frequentar o ambiente escolar nos três turnos. Além da formação pedagógica, eles terão a chance de praticar atividades esportivas, de lazer, leitura, literatura, dança, informática, acesso a atendimento médico, odontológico e psicológico”, elencou o prefeito.
A figura e o trabalho de Padre Tiago Theisen mereceram uma menção honrosa do prefeito, durante a solenidade. “Estamos eternizando o nome deste verdadeiro santo dos nosso tempos. Padre Tiago foi responsável pela alfabetização e formação de mais de 40 mil jovens e crianças da cidade. Sua atuação não era voltada apenas para a educação, ele se preocupava com todos os aspectos da vida daqueles que cuidava. Nada mais justo do que nomear esse verdadeiro templo do saber com o nome desta figura humana incrível, que é um exemplo para todos e nos ensinou tanto. Confesso que, dentro do conjunto de mais de 100 obras que nossa gestão realiza, esta é me traz uma emoção especial”, pontuou Álvaro Dias.
Previstas para serem concluídas até setembro de 2024, as obras da segunda e terceira etapas da unidade de ensino incluem também sete salas para a Educação Infantil, sala de leitura/multiuso, salas de atendimento médico, vestiário, piscina semiolímpica, pista para caminhada, área de recreação, espaço para atividades de movimento e biblioteca com mais de 1.000,00m² (com salas de leitura, biblioteca virtual, audiovisual, cabines individuais de estudo, área de leitura e pesquisa, reprografia e área administrativa).
O projeto da Escola em Tempo Integal Padre Tiago Theisen é autossustentável e conta com sistema de reutilização de água, as instalações são termicamente confortáveis, além de possuirem uma acústica especial. O local também já foi preparado para o uso da energia solar.
“Temos uma estrutura física moderna, ampla, com espaços acessíveis e vamos implementar uma política de ensino no modelo de educação em tempo integral que será referência para o Rio Grande do Norte e para o Brasil. Quero registrar aqui todo o empenho e determinação do prefeito Álvaro Dias por ter sonhado, acreditado e realizado esse projeto. Tenho a convicção de que toda essa dedicação será premiada. Desses bancos escolares, sairão cidadãos competentes, honrados e prontos para enfrentar os desafios que a vida vai colocar diante deles”, afirmou a secretária municipal de Educação, Cristina Diniz.
O deputado estadual Adjuto Dias representou a Assembleia Legislativa na inauguração e parabenizou a gestão municipal pela prioridade dada à Educação. “A equipe da Prefeitura de Natal está de parabéns, pois está entregando para a cidade uma escola de excelência, que não vai deixar a dever a nenhuma outra da cidade. Essa unidade de ensino é uma grande conquista”, disse Adjuto.
Os alunos estão com a expectativa em alta para poder utilizar as dependências da escola. De acordo com a SME, a unidade de ensino vai funcionar a partir da próxima quinta-feira (29). Esther Medeiros, 13, vai estudar na nova unidade. Ela disse estar ansiosa para iniciar o ano letivo: “Estou muito feliz com a oportunidade de estudar aqui. É um prédio bonito, grande, espaçoso e confortável. Além de aprender, vou praticar esporte e realizar outras atividades”, contou.
Gabriel Dantas, 15, também será aluno da Escola em Tempo Integral Padre Tiago Theisen. O jovem também disse que não vê a hora de entrar na sala de aula: “Teremos uma formação completa. De dia vamos aprender as matérias tradicionais e depois vamos ter a chance de praticar esporte e participar de outros momentos educacionais. Essa formação vai fazer a diferença na minha vida”, pontuou.
26 de dezembro de 2023 às 17:30
26 de dezembro de 2023 às 15:39
FOTO: SBT NEWS
Os brasileiros não terão moleza em 2024 quando o assunto for um descanso extra. No próximo ano, ao contrário de 2023, o número de feriados vizinhos ao fim de semana será bastante reduzido: apenas três.
Dos dez feriados nacionais de 2024, o Dia da Confraternização Universal (1° de janeiro, segunda-feira), a Paixão de Cristo (29 de março, sexta-feira) e a Proclamação da República (15 de novembro, sexta-feira) serão os únicos que vão possibilitar a emenda com o final de semana.
Se contarmos os pontos facultativos nacionais, o número de folgas prolongadas pula para seis, com o Carnaval (12, 13 e 14 de fevereiro, segunda a quarta), Corpus Christi (30 de maio, quinta-feira) e o Dia do Servidor Público (28 de outubro, segunda-feira).
Quatro dos dez feriados do próximo ano vão cair em fins de semana: Tiradentes (21 de abril, domingo), Independência do Brasil (7 de setembro, sábado), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, sábado) e Finados (2 de novembro, sábado).
Veja na lista abaixo os feriados de 2024:
Feriados nacionais:
1º de janeiro (segunda-feira): Confraternização Universal
29 de março (sexta-feira): Paixão de Cristo
21 de abril (domingo): Tiradentes
1º de maio (quarta-feira): Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro (sábado): Independência do Brasil
12 de outubro (sábado): Dia de Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (sábado): Finados
15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
20 de novembro (quarta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25 de dezembro (quarta-feira): Natal
Pontos facultativos:
12, 13 e 14 de fevereiro (segunda, terça e quarta): Carnaval
30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi
28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público
26 de dezembro de 2023 às 17:15
26 de dezembro de 2023 às 15:35
FOTO: ALEX RÉGIS
A zona norte de Natal vivenciou um momento histórico nesta terça-feira (26) com a inauguração oficial da Escola em Tempo Integral Padre Tiago Theisen. A mais nova unidade de ensino da rede pública municipal foi entregue pelo prefeito Álvaro Dias e pela secretária municipal de Educação, Cristina Diniz. Localizada no Parque dos Coqueiros, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, a escola conta nessa primeira fase do projeto com 12 salas para o Ensino Fundamental, laboratório de Ciências, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), laboratório de Informática, quadra poliesportiva, um auditório, refeitório e cozinha. Com capacidade para atender 475 estudantes do Ensino Fundamental e 175 crianças da Educação Infantil, ambas em tempo integral, os recursos para a obra são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da própria Prefeitura de Natal. Estão sendo investidos R$ 16 milhões.
“Esse é um momento de muita representatividade para Natal. Estamos entregando uma Escola de alta qualidade, oferecendo aos alunos a oportunidade de frequentar o ambiente escolar nos três turnos. Além da formação pedagógica, eles terão a chance de praticar atividades esportivas, de lazer, leitura, literatura, dança, informática, acesso a atendimento médico, odontológico, psicológico, dentre outras. É uma abordagem de aprendizado em diversas dimensões, garantindo a integralidade do ensino”, destacou o prefeito.
Álvaro Dias enalteceu a importância do Padre Tiago Theisen para educação da cidade: “O legado de Padre Tiago é eterno. Foram mais de 40 mil jovens e crianças alfabetizadas e beneficiadas pelas ações educativas capitaneadas por ele, que é o patrono da educação municipal de Natal. Nada mais justo do que nomear esse verdadeiro templo do saber com o nome desta figura humana incrível, que é um exemplo para todos e nos ensinou tanto”, finalizou.
Previstas para serem concluídas até setembro de 2024, as obras da segunda e terceira etapas da unidade de ensino incluem também sete salas para a Educação Infantil, sala de leitura/multiuso, salas de atendimento médico, vestiário, piscina semiolímpica, pista para caminhada, área de recreação, espaço para atividades de movimento e biblioteca com mais de 1.000,00m² (com salas de leitura, biblioteca virtual, audiovisual, cabines individuais de estudo, área de leitura e pesquisa, reprografia e área administrativa.
O projeto da Escola em Tempo Integral Padre Tiago Theisen é autossustentável e conta com sistema de reutilização de água, as instalações são termicamente confortáveis, além de possuírem uma acústica especial. O local também já foi preparado para o uso da energia solar.
“Temos uma estrutura física moderna, ampla, com espaços acessíveis e vamos implementar uma política de ensino no modelo de educação em tempo integral, que será referência para o Rio Grande do Norte e para o Brasil. Quero registrar aqui todo empenho e determinação do prefeito Álvaro Dias por ter sonhado, acreditado e realizado esse projeto. Tenho a convicção que toda essa dedicação será premiada. Desses bancos escolares sairão cidadãos competentes, honrados e prontos para enfrentar os desafios que a vida vai colocar diante deles”, falou a secretária municipal de Educação.
Os alunos estão com a expectativa em alta para poder utilizar as dependências da escola. De acordo com a SME, a unidade de ensino vai funcionar a partir da próxima quinta-feira (29). Esther Medeiros, 13, vai estudar na nova unidade. Ela disse estar ansiosa para iniciar o ano letivo: “Estou muito feliz com a oportunidade de estudar aqui. É um prédio bonito, grande, espaçoso e confortável. Além de aprender, vou praticar esporte e realizar outras atividades”, contou.
Gabriel Dantas, 15, também será aluno da Escola em Tempo Integral Padre Tiago Theisen. O jovem também disse que não vê a hora de entrar na sala de aula: “Teremos uma formação completa. De dia vamos aprender as matérias tradicionais e depois vamos ter a chance de praticar esporte e participar de outros momentos educacionais. Essa formação vai fazer a diferença na minha vida”, pontuou.
O deputado estadual Adjuto Dias falou em nome da Assembleia Legislativa. O parlamentar parabenizou a gestão municipal pela prioridade dada à educação: “A equipe da Prefeitura de Natal está de parabéns, pois está entregando para a cidade uma escola de excelência, que não vai deixar a dever a nenhuma outra da cidade. Essa unidade de ensino é uma grande conquista”, disse Adjuto.
A cerimônia de entrega da Escola foi um verdadeiro festival de arte e cultura. O momento festivo contou com as apresentações da Banda da Escola Municipal Ferreira Itajubá, do Coral Tralalá da Escola Municipal Ascendino de Almeida, do Grupo de Dança dos Alunos da Escola em Tempo Integral Padre Tiago Theisen, da assessora pedagógica da SME Giovanna Araújo e da professora Adriana Ferreira.
A solenidade contou ainda com a participação do deputado estadual Adjuto Dias, vereadores, secretários municipais, servidores da educação municipal, estudantes e moradores do Parque dos Coqueiros.
26 de dezembro de 2023 às 17:00
26 de dezembro de 2023 às 15:32
FOTO: DIVULGAÇÃO/CBMRN
Um jovem de 18 anos desapareceu enquanto nadava na Praia de Zumbi na manhã desta terça-feira, 26. Segundo o Corpo de Bombeiros, o jovem estava com um amigo dentro do mar. Os dois foram nadando até um barco, mas apenas um deles conseguiu voltar até a areia.
Estão envolvidas nas buscas três equipes do Corpo de Bombeiros, além do helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social.
26 de dezembro de 2023 às 16:45
26 de dezembro de 2023 às 15:02
FOTO: GETTY IMAGES
Entre 2013 e 2021, nenhum casamento entre pessoas do mesmo sexo teve cônjuges com menos de 15 anos, enquanto, no mesmo período, casais heteroafetivos (homens e mulheres) registraram 1.988 casamentos de meninas e 158 de meninos menores de 15 anos. Os dados são do Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A união civil entre pessoas do mesmo sexo é permitida desde 14 de maio de 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Resolução 175, que obriga tabeliães e juízes a registrarem a união.
O casamento com menores de 16 anos é proibido por lei, mas há alternativa. A legislação brasileira define, desde 2019, que “não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade núbil”, ou seja, 16 anos. Porém, a lei determina que casamentos envolvendo menores de 16 anos podem ocorrer com autorização dos responsáveis pelos menores, validada em cartório.
Ao todo, nesse período, 60 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram contabilizados no Brasil — indicando um aumento de 149% em nove anos. Apenas em 2013, 3,7 mil casais homoafetivos celebraram a união estável, sendo 52,1% entre mulheres e 47,9% entre homens.
Em 2021, esse número mais que dobrou: 9.202 casamentos, com maior proporção entre mulheres (60,9%). Os números apresentados pelo foram registrados ObservaDH tem base nas Estatísticas do Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
26 de dezembro de 2023 às 16:30
26 de dezembro de 2023 às 14:55
FOTO: ANITA POUCHARD SERRA/BLOOMBERG/GETTY IMAGES
O governo argentino deve avançar na redução do número de funcionários do estado por meio de um decreto previsto para ser divulgado durante o dia. De imediato, os contratos assinados pela primeira vez em 1º de janeiro de 2023, com término no dia 31 de dezembro, não serão renovados, o que deve afetar 7 mil pessoas, segundo o jornal La Nación.
A medida ainda contempla uma fase de avaliações, pelos próximos 90 dias, em todas as estruturas do governo para definir quais cargos serão mantidos. Os sindicatos já estão em alerta.
As mudanças surgem uma semana depois que o presidente Javier Milei apresentou o Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) — conhecido popularmente como “megadecreto” — que revogou mais de 300 leis para desregulamentar a economia.
Alguns grupos de funcionários que começaram a trabalhar no dia 1º de janeiro, com contrato até o último dia do ano, devem manter seus cargos. O primeiro grupo é formado por pessoas com cotas regulamentadas por lei ou outros tipos de proteções especiais, como pessoas trans ou com deficiência.
Estão isentos aqueles que já trabalhavam no governo antes do dia 1º de janeiro e tenham apenas mudado o formato de contratação. Por fim, os funcionários considerados essenciais para o funcionamento de cada órgão também serão mantidos.
A Administração Pública Nacional (APN) é formada por 393 mil funcionários, dos quais 193 mil são civis distribuídos em diferentes áreas, e em dois regimes laborais: um de acordo com a Lei do Trabalho, outro de acordo com a Lei do Quadro Nacional do Emprego Público.
São 100 mil pessoas contratadas nesse segundo formato, dos quais um terço constitui o quadro permanente, o que implica ter ingressado no Estado através de um concurso oficial. É apenas essa pequena parcela que tem estabilidade. Os demais podem ser alcançados pelos cortes.
Outra medida do novo decreto estabelece que os contratos com início anterior ao dia 1º de janeiro “não podem ser renovados por um período superior a 90 (noventa) dias corridos”.
O artigo seguinte instrui as autoridades das diferentes jurisdições a realizarem um levantamento “exaustivo” do pessoal contratado anteriormente a 1º de janeiro de 2023, a fim de avaliar a renovação dos contratos.
Caso as autoridades decidam renovar os contratos, devem justificar a decisão demonstrando a necessidade de prosseguir com a contratação.
Comentários