SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 16, 2023

Ação de Valorização da Pessoa Idosa acontece sábado em Natal

FOTO: REPRODUÇÃO

Neste sábado, 18, acontecerá a Ação Solidária de Valorização à Pessoa Idosa. O evento organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, tem o apoio da Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas, da OAB/RN e do Instituto do Envelhecer da UFRN. A atividade acontecerá no Centro de Convivência Ivone Alves, localizado na Av. das Cirandas, S/N – Lagoa Azul, na Zona Norte, das 8h às 12h .

O objetivo da Ação Solidária é proporcionar às pessoas idosas  uma manhã inteira de confraternização, com atividades que exaltam a autoestima, educação, valorização da vida e defesa de seus direitos. “Acredito que ações como essa, de valorização da terceira idade, ajudarão a alcançar, realmente, a efetivação de direitos da pessoa idosa, principalmente os grupos de idosos referenciados pela secretaria”, afirmou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

Na oportunidade serão ofertados diversos serviços como emissão do cartão de estacionamento para pessoa idosa, emissão de cartão gratuidade no transporte público, orientação jurídica, cuidados com a saúde bucal, farmacêutico na praça, cadastro único, orientação quanto a perda auditiva, cortes de cabelo, design de sobrancelhas, além de atividades esportivas e recreativas para as pessoas idosas.

“É com uma enorme alegria e satisfação que estamos realizando mais uma edição da Ação de Valorização da Pessoa Idosa. A valorização da pessoa idosa é um passo fundamental em direção a uma sociedade mais inclusiva e tratar desse assunto é de suma importância, pois coloca a sociedade e o poder público em alerta para o cuidado e a proteção desse grupo etário que cresce a passos largos”, afirma a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Vanda Laylla.

Idiarn investiga morte de 35 animais na região do Seridó

FOTO: REPRODUÇÃO/TCM NOTÍCIAS

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) está investigando a morte de 35 animais em uma localidade da zona rural de Jucurutu, no Seridó Potiguar. Os incidentes começaram a ser percebidos no último domingo (12) e deixaram criadores e autoridades locais preocupados.

De acordo com criadores da região, os sintomas principais apresentados pelos animais são diarreia, tremores e falta de apetite.

Diante da gravidade, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) eviou uma equipe técnica do escritório de Caicó para o local, onde junto com a equipe da Secretaria de Agricultura do município de Jucurutu, realizou uma coleta de material para análise, que foi enviado para o laboratório de patologia animal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Patos.

O Idiarn agora aguarda o resultado das amostras coletadas para que possa tomar as devids providências.

Após resgatar criança esquecida em van, agentes da STTU reencontram menina

FOTO: REPRODUÇÃO/TV TROPICAL

O Balanço Geral RN acmpanhou nesta quinta-feira (16), o emocionante reencontro dos agentes de mobilidade responsáveis por resgatar a pequena Sophia Vitória, de 7 anos, que foi deixada dentro de uma van escolar, estacionada em uma oficina próxima à Av. Nevaldo Rocha.

Em um relato comovente, Sofia descreveu como começou a chutar a porta e gritar desesperadamente após perceber que fora esquecida. Shopia disse que infelizmente, algumas pessoas que passavam pelo local ignoraram seu apelo por socorro. Foi somente graças à intervenção decisiva de uma mulher na parada de ônibus, que testemunhou a situação e prontamente buscou ajuda junto aos agentes de mobilidade, que Sofia foi salva.

Os agentes, identificados como Jair Jefferson, Denilson Araújo e Talitha Bezerra, agiram prontamente para libertar a criança da van, garantindo sua segurança. O motorista da van, que alegou não ter notado a presença da menina, foi conduzido à delegacia e enfrenta acusações de abandono de incapaz, podendo perder a licença para operar como transporte escolar.

“Eles ainda quiseram levar a menina para escola, como se nada tivesse acontecido, mas eu informei que ela só sairia do local acompanhada d eum responsável”, disse Talitha.

Emocionada, a agente de trânsito Talitha Bezerra compartilhou que ao avistar Sofia, imediatamente lembrou-se de sua própria filha, que tem a mesma idade da menina. A mãe de Sofia, Amanda Paula, expressou profunda gratidão pela ação rápida e eficaz dos agentes de mobilidade, emocionando-se ao ter sua filha novamente em seus braços.

“Quando um filho sai de dentro da gente, é a nossa vida que está aqui do lado de fora. Sophia é o maior amor da minha vida, ela é o meu tesouro, a pessoa mais importante da minha vida. Eu não sei o que faria se tivesse acontecido alguma coisa com ela. Então eu só tenho a agradecer. Tanto para os agentes como para a moça, que passou e viu Sophia. Eu nem a conheço, mas gostaria muito de dar um abraço apertado nela, mas principalmente, quero agradecer a Deus, que é o salvador de tudo”, disse Amanda. 

Portal da Tropical

Operação “Espectros” captura foragido da Justiça em ação conjunta entre Polícia Civil do RN e do CE

FOTO: DIVULGAÇÃO/PCRN

Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia Civil de Macaíba, com o apoio da Polícia Civil do Ceará  , efetuaram a prisão de um indivíduo de 41 anos, na última quinta-feira (15), no bairro Jardim Jatobá, município cearense de Maracanaú. A ação faz parte da Operação “Espectros” e teve como objetivo dar cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

O detido, condenado por roubo, estava foragido da Justiça desde 2015, após a prática do crime em Macaíba. A operação, que faz referência ao modo de vida adotado por suspeitos e foragidos, visa capturar indivíduos que, após cometerem delitos, se transformaram em verdadeiros “fantasmas” na sociedade, adotando novas identidades e se movimentando silenciosamente evitando serem identificados pela polícia.

A Operação “Espectros” tem desencadeado ações em todo o país ao longo de quatro anos. No dia 8 de novembro, outro mandado de prisão foi cumprido em Serra Azul, município paulista, resultando na detenção de um homem de 54 anos, que estava foragido desde 2013, condenado por estupro de vulnerável praticado também em Macaíba.

Ambos os criminosos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça para responder por seus crimes. Mais de cem mandados de prisão foram cumpridos somente em 2023, durante a Operação “Espectros”.

CODERN e FIERN pedem emendas para o Porto de Natal em reunião com bancada federal

FOTO: DIVULGAÇÃO/ASSESSORIA

O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Nino Ubarana, participou nesta quinta-feira (16), no Hotel Barreira Roxa, da reunião da bancada federal do Rio Grande do Norte, onde se discutiu a destinação de emendas impositivas ao Orçamento Geral da União de 2024.

Nino, que estava acompanhado do diretor técnico e comercial Paulo Henrique Macedo, reivindicou a alocação de recursos para a dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal, que vai aumentar a profundidade do Rio Potengi, para atender às necessidades de navios maiores e melhorar a capacidade operacional, além da ampliação do Berço 01, para proporcionar uma operação segura de navios maiores em termos de comprimento e tonelagem.

De emendas individuais, a solicitação foi de R$ 43 milhões aos parlamentares, com o objetivo de adquirir um scanner de contêineres e melhorar a infraestrutura do Porto de Natal, com recuperação do pátio, dentre outras ações que se acontecer vai contribuir de maneira decisiva para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Norte.

“Chamamos atenção da nossa bancada federal para os pleitos aqui apresentados, que são fundamentais para a melhoria da infraestrutura do Porto de Natal e vai impactar diretamente em benefício para a indústria potiguar. Confiamos na sensibilidade e atenção de cada parlamentar para o equipamento quase centenário”, afirmou Nino.

Os pleitos da CODERN foram reforçados na reunião pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), representada por Ana Adalgisa Dias e Etelvino Patrício de Medeiros. “O Rio Grande do Norte não pode continuar escoando sua produção pelos Portos de Suape, Pecém e Mucuripe. Queremos utilizar o Porto de Natal e para isso precisamos do apoio da bancada federal para investir no equipamento”, disse Etelvino em sua fala.

Influenciador digital potiguar participará do Globo Repórter, nesta sexta (17), falando sobre inclusão

FOTO: REPRODUÇÃO

Nesta sexta-feira (17), o influenciador digital e causa motivadora da Casa Durval Paiva, Fernando Campos, estará no Globo Repórter, falando sobre a causa anticapacitista. A atração vai tratar sobre a importância da inclusão, abordando a prevenção às doenças oculares, mostrando os serviços e novidades da oftalmologia.

Reconhecido por seu engajamento à causa, Fernando vem desafiando artistas a se autodescreverem e o resultado desse desafio está sendo publicado nas suas redes sociais, como TikTok e Instagram (www.instagram.com/fernandocampos). Além de promover discussões sobre inclusão e pertencimento, onde utiliza seu conteúdo informativo e representativo para combater preconceitos com bom humor e inteligência.

Fernando Campos

Fernando enfrentou um retinoblastoma bilateral, aos dois anos de idade, e sua família buscou tratamento especializado nos Estados Unidos, onde encontraram apoio na Casa Ronald McDonald. Motivados por essa experiência, retornaram à Natal e fundaram a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, uma instituição referência no país, com 37 prêmios ao longo de sua história. Graduado em jornalismo, dedica-se a dar palestras, compartilhando sua história e os desafios enfrentados.

Fórum Celso Furtado de desenvolvimento sustentável solicita audiência pública na Assembleia legislatura do RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Grupo de estudos sobre desenvolvimento do estado se reuniu hoje com o deputado Gustavo Soares PV, e solicitou uma audiência pública para levantar o debate sobre o desenvolvimento sustentável do RN.

O grupo fez uma exposição de motivos colocando a necessidade de definir um projeto de longo prazo para desenvolver o Estado.

O engenheiro Walter Fernandes fez uma exposição sobre os problems de infraestrutura como condição pra desenvolver o turismo e a economia. Chamou atenção dos problemas das estradas estruturantes do RN.

O fiscal ambiental Gustavo Szilagy cobrou da Assembleia a urgente necessidade de regulamentar a lei de política ambiental do RN paralisada há anos na assembleia.

O cientista político Emanuel chamou atenção para a importância da pesquisa como base do desenvolvimento. O pastor Silvestre Moura defendeu uma pauta única de todos aqueles que defendem o meio ambiente. O advogado Anselmo Cortez especialista em turismo chamou atenção dos polos turísticos do RN e a necessidade de atualização dos projetos estruturantes do turismo dos polos.

O presidente da Fecap Fernando Luiz destacou a necessidade de olhar para a capital do RN e seus gargalos. O diretor da Fecap Itamar Barbosa chamou atenção dos problemas comuns da região metropolitana de Natal.

O Deputado George destacou a importância de projetos com a ZPE que está paralisado e a necessidade de interiorizar o turismo sustentável. Chamou atenção para os problemas financeiros do RN e que a reforma fiscal atualmente em votação vai prejudicar O RN. O mestrando em ciência e tecnologia da UFRN disse que o grupo deve convidar cientistas e professores para que possam socializar suaspesquisas sobre o RN.

O grupo decidiu realizar o primeiro debate no início de dezembro deste ano.

O professor Rivaldo Fernandes que coordenou a reunião já convocou um grupo de trabalho pra preparar a mobilização.

Participantes – Cientista político Emanuel Campos, doutor em ciências socias, o Msc. Gustavo Szilagy, fiscal ambiental e ex-diretor geral do IDEMA,  Prof. Rivaldo Fernandes da executiva nacional do PV, Pastor Silvestre Mora, secretário da Rede Sustentabilidade do RN, Engenheiro Walter Fernandes, ex-diretor do DNIT e ex-secretário da prefeitura de Parnamirim, Fernando Luiz, Presidente da Fecap-Federação dos Conselhos Comunitários do RN, Dr. Anselmo Cortez, advogado e especialista em turismo, Diretor da FECAP Iramar Barbosa, Wilk Wilame Fernandes de Oliveira, mestrando em ciência e tecnologia entre outros.

Advogado suspeito de golpe imobiliário milionário é solto por falta de lugar no sistema prisional

FOTO: DIVULGAÇÃO

Suspeito de dar um golpe imobiliário milionário, o advogado, João Alfredo Soares de Macedo Neto, está sendo solto porque a gestão do sistema prisional não arranjou um “local com estrutura mínima para mantê-lo”. A informação foi divulgada pelo Blog de Gustavo Negreiros, com base em decisão judicial.

Segundo a defesa do advogado preso, “o Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Pau dos Ferros/RN, onde o paciente está custodiado, informou, mediante ofício, que o local não possui condições estruturais suficientes para a manutenção da custódia dele, frisando que ’em virtude de limitações de cunho estrutural, não disponho de instalações físicas minimente adequadas para sua acomodação'”.

Diante disso, não teve jeito. A justiça determinou a revogação da prisão preventiva decretada em desfavor da paciente João Alfredo Soares de Macedo Neto, substituindo-a por prisão domiciliar, nos termos do art. 317 do Código de Processo Penal, in verbis:  ‘Art. 317. A prisão domiciliar consiste no recolhimento do indiciado ou acusado em sua residência, só podendo dela ausentar-se com autorização judicial’.

O CASO

A prisão do advogado aconteceu no dia 30 de outubro, durante a Operação Thoth. Policiais civis da Delegacia Especializada de Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal) e da 53ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Paus dos Ferros) acusam ele e uma mulher de venda fraudulenta de um imóvel situado no bairro Areia Preta, na Zona Leste de Natal.

De acordo com as investigações, a mulher e o homem, que é advogado, teriam falsificado documentos de identidade com os dados de uma idosa, proprietária do imóvel. Na posse desses documentos, eles teriam obtido procurações e escrituras de venda do terreno, avaliado em mais de R$ 1 milhão, para terceiros de boa-fé. O advogado teria atuado como corretor imobiliário e a dupla teria induzido a erro escreventes de dois cartórios de Natal, que acabaram por lavrar os documentos públicos.

Anteriormente, ele e a mulher foram investigados pela prática de estelionato. Ela, inclusive, tem passagem pelo sistema penitenciário estadual. Os dois foram encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Portal 96 FM