SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 6, 2023

Aldeia Sesc Seridó comemora 15 anos com banda Feras

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), uma instituição do Sistema Fecomércio, leva de volta a Caicó, a 280 quilômetros de Natal, a Aldeia Sesc Seridó, um dos maiores eventos culturais do estado. Em 2023, o evento celebra sua 15ª edição e terá duração de 15 dias, com abertura neste sábado, 11, às 17h, com Cortejo Cultural e show da banda Feras.

O Cortejo tem início na praça do Rosário, em Caicó, com representações de grupos e artistas locais, como a Irmandade dos Negros do Rosário e bloco do Magão. Ao chegar na unidade Sesc Caicó, haverá o show da banda Feras. Outra atração, que já é tradição dentro da Aldeia Sesc Seridó, será o encontro das filarmônicas que nesta edição vai reunir músicos de Caicó, Cruzeta, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, São José do Seridó e Jardim do Seridó, executando dobrados como Royal Cinema e Vassourinha. 

A Aldeia Sesc segue até 26 de novembro, com uma extensa programação livre para o público. Neste período, Caicó e região receberão apresentações artísticas que passam pelas artes cênicas (teatro, circo e dança), artes visuais, audiovisual, literatura, patrimônio cultural, música, ações formativas e arte educação.

Em 2023, o Programa Cultura do Sesc planejou um investimento de mais de R$ 4 milhões no setor artístico potiguar. Ao longo do ano, outros grandes projetos acontecem em todo o estado, como: Mostra Sesc de Arte e Cultura, Invasão Geek, Poti-Cultural, Bibliosesc, entre outros.

Para saber mais sobre a programação completa da Aldeia Sesc Seridó 2023 basta acessar as redes sociais ou o site do Sesc RN (sescrn.com.br). As ações são gratuitas, contudo, nos shows musicais o acesso é mediante a doação de alimentos não-perecíveis, que serão doados pelo Programa Mesa Brasil para entidades cadastradas. 

RN terá infraestrutura inédita na América Latina para estudos de geração de energia com “captura de CO2”

FOTO: MICHELLE FIORAVANTI

O Rio Grande do Norte deverá se tornar o primeiro estado do Brasil – e polo da América Latina – com infraestrutura disponível para estudos que enfocam o uso de recirculação química, com “captura de CO2”, para produção de energia limpa.

Uma planta piloto para realização de experimentos na área será instalada no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

A “Unidade de Recirculação Química (URQ) para Biomassa”, como é oficialmente chamada, está em preparação na Europa, com previsão de embarque para o estado no início do próximo ano.

As informações foram divulgadas pelo Instituto nesta segunda-feira (06), data de início do plano de trabalho traçado para a transferência da tecnologia.

Atividades com esse objetivo serão desenvolvidas até 31 de janeiro, na cidade de Zaragoza, na Espanha, por meio de cooperação com o Instituto de Carboquimica (ICB) – centro de pesquisa público vinculado ao Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol (CSIC) e referência mundial em processos que envolvem o uso da recirculação química.

Integrantes da equipe técnica e de pesquisa do ISI acompanharão in loco a montagem, o comissionamento e os testes iniciais com o Instituto europeu, para o envio da estrutura para o Brasil. “Essa é uma parceria estratégica que nós temos, com desdobramentos que analisamos como muito positivos para o meio ambiente e a indústria”, diz o diretor regional do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello.

“Estudos na área de recirculação química abrem novas perspectivas de aplicação e agregação de valor para produtos de alto potencial energético, como a biomassa, ao mesmo tempo em que apontam caminhos para redução de emissões de CO2, o mais abundante gás do efeito estufa, nos processos produtivos”, acrescenta.

A expectativa, segundo o executivo, é “alavancar projetos na área para que soluções pensadas e desenvolvidas nos laboratórios cheguem o mais breve possível à indústria”.

Tecnologia

A recirculação química é uma tecnologia que permite a “captura do CO2” – ou seja, a retenção do gás, em vez da liberação prejudicial à atmosfera, em processos de reforma e combustão de combustíveis fósseis.

Dentro da escala TRL (do inglês Technology Readiness Levels), que vai de 1 a 9 para medir o quão prontos produtos ou processos estão em desenvolvimento para o mercado, ela se encontra no nível 6.

“A expectativa é que a infraestrutura venha para complementar os equipamentos e processos já existentes no Instituto, com o objetivo de captar projetos em novas rotas tecnológicas e contribuir com a ascensão da tecnologia para níveis comerciais”, diz o pesquisador líder do Laboratório de Sustentabilidade do ISI-ER, Juan Ruiz.

A perspectiva é que, com a nova planta, combustíveis sólidos passem a ser utilizados nos experimentos. “O foco será no desenvolvimento tecnológico para gerar energia com captura de CO2, através do melhor aproveitamento dos principais resíduos de biomassa do Brasil”, acrescenta o pesquisador.

Em outra Unidade de Recirculação Química que o SENAI opera em Natal, desde 2014 – infraestrutura também pioneira na América Latina – projetos do ISI com combustíveis gasosos e líquidos, como gás natural, biogás, etanol e glicerina têm avançado nos últimos anos e servem de base, por exemplo, para o desenvolvimento atual de um combustível sustentável de aviação que busca reduzir as emissões de CO2 do transporte aéreo brasileiro.

A nova unidade, para combustíveis sólidos, tem o objetivo de ampliar o desenvolvimento dessa tecnologia a partir de 2024. “Mesmo se tratando de uma tecnologia ainda em desenvolvimento, a recirculação química já se mostrou bastante versátil com relação às fontes de combustíveis que podem ser usadas (gás, líquido ou sólido) e aos processos que podem ser ajustados (combustão e reforma), sendo possível obter, em todos os casos, após processos de separação, correntes concentradas de CO2, as quais podem ser destinadas à captura e/ou conversão de produtos de maior valor agregado”, observa Ruiz.

“Com a implementação da nova Unidade, o Laboratório de Sustentabilidade do ISI-ER se consolida como protagonista na área da Recirculação Química na América Latina, com unidades experimentais capazes de transformar fontes de carbono, em qualquer estado da matéria, em produtos como o hidrogênio, gás de síntese e energia com captura de CO2”, reforça.

Iniciativa prevê capacitação de recursos humanos e operação de nova planta

A aquisição e implantação da “Unidade de Recirculação Química para Biomassas” no Rio Grande do Norte é parte de uma iniciativa que também prevê a capacitação de recursos humanos do SENAI para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) na área.

A iniciativa, financiada pelo Plano de Desenvolvimento de Competências (PDC) do SENAI nacional, é resultado de um projeto que envolve o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), do Rio Grande do Norte, e o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI-BIO), do Rio de Janeiro, sob coordenação do Instituto SENAI de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), do Mato Grosso do Sul.

“O projeto prevê uma parceria entre os Institutos que inclui preparação de pessoal, incremento tecnológico das equipes e a implantação dessa Unidade para combustíveis sólidos”, diz o diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello.

O pesquisador Giovanny Oliveira e o técnico de laboratório que atua na automação de processos químicos do ISI-ER, Ciro Lobo, foram designados para conduzir a instalação, o comissionamento e os testes experimentais programados na Espanha. A missão da equipe é captar o conhecimento associado a essa tecnologia e implementá-lo no retorno ao Brasil.

Advogado de Natal pede ao MPF-SP investigação contra PT e PCO por apologia e apoio aos crimes do Hamas em Israel

FOTO: REPRODUÇÃO

O advogada André Santana, com escritório em Natal, requereu ao Ministério Público Federal de São Paulo (MPF) a instauração de investigação criminal com lupas sobre os dirigentes do PCO e do PT que “praticaram apologia ao crime de terrorismo ao apoiar o Hamas em manifestação pública”. O requerimento foi aceito, sob n°PR-SP-00134598/2023, e encaminhada à Divisão Criminal Extrajudicial da Procuradoria da República em São Paulo.

Entre a justificativas, lembra o assassinato de três brasileiros, que foram feitos reféns, pelo dito grupo “como forma de impor o terror, o que faz do Hamas um grupo terrorista pela lei brasileira de antiterrorismo. E faz dessas organizações em seu apoio por manifestação pública como praticantes de apologia ao crime de terrorismo”.

Atenta que “desde o morticínio vem se proliferando nas redes sociais da internet inúmeras publicações divulgando informações desvirtuando a verdade dos fatos de forma a enaltecer o sequestro, a tortura, o estupro, a morte e o vilipêndio”.

O Partido da Causa Operária (PCO) realizou sábado (4) manifestação em defesa do grupo terrorista Hamas. Sobre a manifestação, Breno Altman, dirigente do PT e editor-chefe do Opera Mundi, em entrevista à Causa Operária TV (COTV), disse que o eco pró-Hamas “foi um passo muito importante para conseguirmos massificar a solidariedade à resistência palestina no Brasil”.

Membro do PCO, Henrique Simonard não se conteve e disse que o alvo é a direita: “O ato de hoje foi uma grande vitória. Uma vitória contra a censura, uma vitória contra a direita”.

Nos brados da manifestação, inclusive com presença de crianças, ecoavam “Viva o Hamas! Viva a resistência armada”.

Com informações de BZN Notícias

Semurb atinge a marca de 1.000 licenças de eventos emitidas em 2023

A Semurb tem investido em divulgação junto aos canais oficiais da Prefeitura do Natal com as informações a respeito de como licenciar eventos de maneira legal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) atingiu a marca significativa de 1000 eventos licenciados desde o início do ano até o último mês de outubro. O Setor de Licenciamento Empresarial (SLE) acredita que o número reflete o crescente interesse por parte da população em realizar eventos de maneira segura e legal.

De acordo com dados do SLE/Semurb, a maioria desses eventos é caracterizado como de pequeno porte, ocupando espaços públicos de forma controlada e responsável, com pequenas estruturas de palco e tendas, por exemplo. A maior procura se deu para festas juninas, prévias carnavalescas e eventos no Carnaval.

“Não esperávamos bater esses 1000 licenciamentos até outubro, coisa que nunca aconteceu antes na Secretaria. Isso demonstra  que a  informação de como fazer corretamente um evento tem sido mais conhecida pela população, o que é muito importante”, relata a analista do SLE, Cataline Lopes.

A Semurb tem investido em divulgação junto aos canais oficiais da Prefeitura do Natal com as informações a respeito de como licenciar eventos de maneira legal, sobretudo, antecedendo as datas consideradas de maior procura. E também tem contado com o apoio da imprensa natalense, que tem recepcionado a pauta de maneira positiva fazendo com que a informação chegue ao maior número de contribuintes.

Para o titular da pasta, Thiago Mesquita, é importante destacar também o papel fundamental desempenhado pelo SLE na promoção de práticas sustentáveis e na garantia de experiências positivas para os cidadãos. Bem como o compromisso da comunidade em obedecer às regulamentações e diretrizes estabelecidas pela Semurb.

“Parabenizo a toda equipe do do Setor de Licenciamento Empresarial pelo compromisso e trabalho, visando garantir a segurança dos participantes e minimizar impactos negativos ao meio ambiente e ao funcionamento da cidade”, disse.

Como solicitar a autorização para eventos em Natal

O promotor do evento deve procurar o atendimento ao público da Semurb, de forma presencial ou virtual. Após a solicitação, será entregue o requerimento junto ao check-list. Assim preenchido o requerimento e anexando os documentos necessários de acordo com a necessidade específica do evento, o processo será gerado.

A recomendação é que as solicitações sejam feitas com no mínimo oito dias úteis de antecedência à realização, pois se a solicitação for feita com menos tempo corre o risco do evento não ser autorizado devido aos prazos para o cumprimento dos ajustes, que podem ser solicitados durante a análise. A Semurb fica na Avenida Nevaldo Rocha, 4665, Tirol, próximo à rotatória da Avenida Xavier da Silveira. E pelo whatsapp o contato é o número (84) 3216-6497, ou ainda o e-mail [email protected].

Pesquisa de preço da cesta básica em Natal aponta redução

FOTO: ALESSANDRO MARQUES

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal, realizou pesquisa de preço da cesta básica no mês e identificou redução no valor médio pelo segundo mês consecutivo. Em comparação ao preço médio registrado em setembro houve uma queda de 1,70%, de R$ 6,89. Nesta pesquisa de outubro, os valores ficaram entre R$ 402,28 e R$ 404, 97, com variações semanais.

O segmento atacarejo foi o que registrou a cesta básica mais barata com R$ 363,37 dentre os demais segmentos pesquisados. Nos hipermercados o preço médio foi de R$ 438,46, supermercados de bairros, R$ 402,95. Ou seja, dos quarenta itens que compõem a cesta básica, os atacarejos possuem os melhores preços.

O Núcleo de pesquisa acompanha semanalmente, 26 estabelecimentos comerciais da capital, e coleta o preço de 40 itens que compõem a cesta básica, classificados em quatro categorias: Mercearia, Açougue, Higiene/Limpeza e Hortifrúti. Mensalmente percorre oito hipermercados, sete atacarejos e 11 supermercados de bairro cobrindo as quatro zonas administrativas da cidade.

Alguns produtos da categoria de mercearia, como arroz agulhinha e macarrão, tiveram destaque de alta nos preços em relação ao mês anterior, no entanto, essa categoria teve variação negativa no mês de outubro de (-1,35%). As demais categorias acompanharam a redução dos preços de forma geral.

Na categoria açougue teve variação de -1,45% neste mês de outubro; na categoria de higiene e limpeza, a redução foi de -2,36%; hortifrúti registrou a maior variação negativa em relação às demais de -3,16%. O tomate de salada foi um dos produtos que mais contribuiu para essa redução.

Ponta Negra News

Pirâmide: Polícia Civil investiga “Crente Trader” em Natal

FOTO: REPRODUÇÃO/AGORA RN

A Delegacia de Defraudações está iniciando uma investigação sobre um possível esquema de pirâmide financeira em Natal, capital do Rio Grande do Norte. A Polícia Civil declarou que recebeu denúncias, sem especificar a quantidade, e está coletando informações. As reclamações apontam para Mário Borges, mais conhecido como “Crente Trader“, que administrava os fundos investidos por seus clientes através da empresa M7 Business. As alegações se referem a dificuldades no recebimento dos valores investidos.

Anteriormente ativo nas redes sociais, o perfil do “Crente Trader” está atualmente inativo no Instagram. Em seus vídeos publicados, Mário Borges ensinava a fazer investimentos falando de uma forma extremamente confiante. “Tenho certeza que aqui a frequência é acima de 750 HZ. O ouro vem até nós

Ainda não foi determinado o montante do prejuízo causado pelo suposto esquema de pirâmide financeira organizado por Mário Borges.

Agora RN

Advogado é preso em Natal suspeito de facilitar comunicação entre integrantes de facção criminosa

FOTO: DIVULGAÇÃO/PCRN

Um advogado, de 35 anos, suspeito de envolvimento em uma organização criminosa e que estava foragido da Justiça, foi preso nesta segunda-feira (6), durante operação da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/POLINTER). A ação aconteceu no bairro Redinha, na Zona Norte de Natal.

Sérgio Kemps Lacerda Dantas já havia sido preso em agosto de 2022 durante a Operação “Carteiras 2”, conduzida pelo Ministério Público. De acordo com as investigações, ele se aproveitava das prerrogativas como advogado para contornar a fiscalização nas prisões e facilitar a comunicação entre os detentos que ocupavam posições de liderança na organização criminosa.

O mandado de prisão foi emitido pela 2ª Vara Regional de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça, aguardando julgamento.

Portal da Tropical

Delegada do RN afirma que planejamento de atentados envolve crianças de interior e capital e de classes sociais distintas

FOTO: REPRODUÇÃO/94 FM

A delegada da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Paola Maoués, afirmou em entrevista que não é possível extratificar os planejamentos de atentados. De acordo com ela, não existe distinção com crianças de interior e capital, nem em relação a classes sociais.

“Como eu disse, é quem usa eletrônicos de forma irrestrita e se comunica, não com quem está ao seu lado, ao seu redor, mas sim com o mundo. Nós precisamos criar e educar os nossos filhos, observá-los, acompanhá-los, questioná-los”, disse ela.

Ela ainda ressaltou a importância de estar atento aos filhos, devido a grande facilidade de comunicação que existe atualmente.

Em relação a responsabilidade da escola nessas questões, ela explica que Polícia Civil oficia a escola, conversa sobre a situação, para que seja tratado na sala ou com os alunos e o ambiente volte a ser harmonioso.

Agora RN