SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 3, 2023

Domingo na Arena retorna neste dia 05 com muito lazer, esporte e entretenimento para toda a família

FOTO: DIVULGAÇÃO

O projeto Domingo na Arena retoma suas atividades neste domingo, 05, a partir das 16h, na Praça externa sul da Arena das Dunas (próximo a marginal da BR 101). Trata-se da melhor opção de diversão para toda a família, com acesso gratuito, apresentações artísticas, espaço gourmet, atividades lúdicas e educativas para todos, além de um espaço exclusivo de recreação para os amiguinhos de quatro patas, o Arena PET.

No palco, abrindo a programação, uma aula de dança com a Fitdance RN às 16h30. Em seguida, às 17:30h, será a vez de receber o grupo Fábrica das Maravilhas, com o seu mais novo espetáculo “As aventuras de Pinóquio”, onde um animado cortejo com uma banda de música e personagens infantis convidam crianças e adultos a embarcarem na aventura do boneco de madeira que sonha em ser um menino de verdade.

A programação não para por aí. O projeto apresenta no palco principal o show do potiguar Zé Hilton do Acordeon. O artista, natural de Nova Cruz, que começou a tocar sanfona aos 10 anos e participou dos palcos de diversos artistas e bandas como: Dominguinhos, Nando Cordel, Zezo Potiguar, Banda Buscapé, Tempero do Amor, Nara Costa, Walkyria Santos, Khrystal, além de ter acompanhado o cantor e compositor Elino Julião durante 04 anos, produzindo e gravando diversos trabalhos do artista.

Além de ser um sanfoneiro bastante requisitado – gravou mais de 300 discos –, Zé também é compositor, com diversas canções que atingiram sucesso nas vozes de cantores e bandas nacionais como: Wesley Safadão, Bruno e Marrone, Durval Lélys, Xand Avião, Humberto e Ronaldo e Israel Novais, dentre outros. O sanfoneiro também tem sua própria banda, com intuito de propagar o forró autêntico em suas composições.

Em seguida haverá a ação “Um Abraço Tudo Muda”, quando se troca um abraço fraterno por uma muda de planta; brincadeiras das bolhas gigantes, produzidas pela turma do Universo Bolhástico, fazendo a festa da criançada, além dos brinquedos infláveis; a Feira na Calçada; além das guloseimas que serão oferecidas na praça de alimentação.

O evento retorna também com o espaço Arena PET, que conta com expositores, ação de adoção e recreação com participação de profissionais do mundo PET: veterinários, adestradores, farmacêuticos, entre outros.

O projeto Domingo na Arena acontece graças ao patrocínio do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal através das leis Câmara Cascudo e Djalma Maranhão, da Fundação José Augusto e do aporte financeiro do Super Show Supermercados.

Embaixador da Palestina diz que sangue brasileiro “vale menos” em Gaza

FOTO: IGO ESTRELA

O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, criticou as listas de pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza rumo ao Egito. Questionado quanto à saída de brasileiros e outros estrangeiros provenientes de países em desenvolvimento, o diplomata palestino afirmou que tem a impressão que “nosso sangue vale menos” que o de pessoas nascidas em países considerados ricos.

“Não quero exagerar, mas possivelmente é porque somos de Terceiro Mundo e o sangue e a vida daquele Primeiro Mundo vale mais. É uma realidade. O mundo está tendo um desequilíbrio”, afirmou o embaixador, em entrevista ao UOL nesta sexta-feira (3/11).

Ainda na opinião de Alzeben, além da vida dos brasileiros não ter “o mesmo valor” que a de cidadãos de países desenvolvidos, a dos palestinos valeria ainda menos. “Quando se trata da morte de palestinos, parece um ‘efeito colateral’ e que a vida deles não vale tanto quanto a dos outros. Esta é uma realidade que sentimos e o mundo está sentindo”, afirmou o diplomata da Palestina.

Os brasileiros que estão em Gaza seguem fora das listas de estrangeiros permitidos a deixar a região pela da fronteira com o Egito, por meio da passagem de Rafah. Essa situação se estende desde a última quarta-feira (1º/11), e o Itamaraty enviará, ainda nesta sexta, questionamentos sobre os critérios de seleção das listas, conforme adianta a coluna de Ricardo Noblat no Metrópoles.

Metrópoles

Lei determina horário máximo de duração para eventos em Natal

FOTO: HUMBERTO SALES

A Câmara Municipal de Natal promulgou a Lei Nº 733/2023, que determina normas para os festejos culturais, festas populares e demais eventos públicos e privados realizados na capital, entre elas a limitação de horários para realização dos que fazem ou não parte do calendário municipal. A publicação foi realizada no Diário Oficial desta sexta-feira (03).

Eventos que fazem parte do calendário municipal, e ocorrendo em espaços públicos, podem ser realizados de segunda-feira a domingos, vésperas de feriados e feriados até às 2h. Este horário poderá ser estendido em até 3h de duração, mediante autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O requerimento deve ser previamente protocolado no prazo de 10 dias que antecedem o evento.

Enquanto isso, as ações que não fazem parte do calendário municipal, e ocorrendo em espaços públicos, poderão acontecer de segunda a quinta-feira até às 01h30, e nas sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados esse horário é ampliado, limitando até às 02h30. Este horário também poderá ser estendido em até 2h, seguindo a mesma ordem e prazo de solicitação junto à Semurb.

O pedido de realização do evento deverá, obrigatoriamente, especificar o horário de início e fim do evento, acrescidos ou não do pedido de extensão.

No texto publicado, o Art. 2º determina que o calendário municipal de festejos e eventos será editado pela Fundação Capitania das Artes (Funcarte) e Secretaria Municipal de Cultura.

Os festejos e eventos que são citados na Lei abrangem: “as festas carnavalescas, uninas, natalinas, dia do estudante, comemorações religiosas e todas as manifestações culturais realizadas na cidade do Natal, que tenham reconhecimento cultural através de declaração emitida pelo Município, seja o evento público ou privado”.

A Lei passa a vigorar imediatamente, revogando a Lei 467/2017.

Tribuna do Norte

Lei exige semáforos sonoros para pedestres em Natal com foco na acessibilidade

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Uma nova legislação que visa aprimorar a acessibilidade de pedestres, especialmente aqueles com deficiência visual, foi promulgada e publicada no Diário Oficial do Município de Natal (DOM) nesta sexta-feira (3). A Lei Nº 759/2023 determina a instalação de semáforos sonoros nas vias da cidade.

De acordo com a lei, os semáforos sonoros devem ser equipados com um dispositivo de contagem regressiva de tempo, que ajuda na orientação dos pedestres, e um sinalizador sonoro progressivo de alerta de mudança de sinal. Esses recursos são essenciais para garantir a segurança e a autonomia das pessoas com deficiência visual ao atravessar ruas e avenidas.

O vereador Kleber Fernandes (PSDB), autor da proposta na Câmara Municipal de Natal, enfatizou que o principal objetivo da norma é beneficiar a orientação de pessoas com deficiência visual. “A iniciativa visa tornar o ambiente urbano mais inclusivo e acessível para todos os cidadãos”, disse o vereador.

A lei estabelece que a substituição dos semáforos já existentes por modelos sonoros deverá ocorrer à medida que esses dispositivos se tornem inutilizáveis. Além disso, os novos semáforos contratados e instalados pelo poder público já devem cumprir as diretrizes estabelecidas na nova legislação. A Lei Nº 759/2023 entrará em vigor 180 dias após a sua publicação no Diário Oficial do Município.

Portal da Tropical

Vinícius Araújo concorre ao cargo de Defensor Público-Geral do RN; eleição acontece 10 de novembro, de forma online

DEFENSOR PÚBLICO DE 37 ANOS APRESENTA CANDIDATURA E PROPÕE UMA ADMINISTRAÇÃO MAIS HUMANIZADA, MODERNA E TRANSPARENTE. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Defensoria Pública do Estado do RN realizará no dia 10 de novembro a eleição da lista tríplice ao cargo do novo Defensor Público-Geral do Estado para o biênio 2024-2025. A votação será das 9h às 14h, de forma eletrônica online. Concorrente ao pleito, o defensor Vinícius Araújo, de 37 anos, apresentou às demais defensoras e defensores públicos a candidatura com um plano de gestão participativo para a instituição. Com mais de 17 anos de atuação em diversas esferas da Administração Pública, o defensor público propõe uma base de diretrizes com uma administração mais humana, moderna e transparente ao DPERN.

Potiguar, é formado em Direito pela UNI-RN, com especialização em Ciências Criminais. Foi assessor parlamentar na Câmara Municipal de Natal de 2005 a 2006; foi assessor no Tribunal de Justiça do RN de 2006 a 2008; foi Técnico-administrativo e assessor do Ministério Público do RN de 2011 a 2012; foi advogado do Banco do Nordeste de 2012 a 2013 e foi consultor Jurídico do Tribunal de Contas do RN de 2013 a 2020, ocupando o cargo de Consultor Geral em 2020. Atualmente, é coordenador do núcleo da Defensoria Pública de Touros/RN.

“Melhorar, modernizar e incluir são premissas que nos motivam a propor uma nova opção de gestão para a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte. A experiência de mais de 17 anos de trabalho nas diversas esferas da Administração Pública, além da atuação como Defensor Público, honrou-me com boas conexões, dentro e fora do estado, que me permitiram um olhar com base nas evidências de gestões modernas e me despertaram a vontade de contribuir com o crescimento da nossa Instituição”, contou.

Homem que sobreviveu a queda de 14 metros necessita de ajuda em Natal

FOTO: REPRODUÇÃO/TV PONTA NEGRA

Há pouco mais de um mês, Alyson enfrentou uma situação de vida ou morte ao cair de uma altura de cerca de 14 metros. Ele estava realizando um trabalho temporário em um galpão, na Zona Norte de Natal, quando o incidente ocorreu. Alyson não estava utilizando equipamentos de segurança.

“A telha cedeu comigo e eu caí, depois não lembro mais de nada, o impacto foi muito grande. Eu fissurei meu maxilar, quebrei meu braço, cotovelo, fêmur, calcanhar, dentes e estou impossibilitado de andar”, relatou Alyson a repórter da TV Ponta Negra, Gislaine Azevedo.

Enfrentando desafios enormes para arcar com as despesas médicas e custos de reabilitação, ele depende hoje de doações financeiras. O que mais o tem angustiado neste momento, é não poder trabalhar para garantir o sustento dos filhos.

“Tenho três filhos pra dar de comer e criar, e agora ficou tudo mais difícil, a gente que tem família é complicado, porque não é só você, tem que pensar neles também. Depois do acidente fiquei limitado e não sei quanto tempo vou ficar nessa situação”.

Acamado desde que recebeu alta hospitalar, ele teve que retornar para casa da ex-esposa. Patrícia, que além de dar conta de três crianças, duas delas com autismo, precisa dar suporte ao ex-marido.

“A dificuldade maior é pra dar banho nele, além dele ser pesado, não pode se movimentar. A gente não tem a cadeira adequada e o banheiro é pequeno, então coloco ele numa cadeira de bebê e dou banho lá fora”, disse Patrícia.

Entre às necessidades do Alyson, estão uma cadeira de rodas, uma cadeira de banho, fraldas e doações para alimentação, principalmente das crianças. Mas todo tipo de ajuda é bem vinda neste momento difícil. “Passo o dia em cima dessa cama e qualquer ajuda pra mim, serei muito grato”.

Pix: (84) 98830-0713 banco Crefisa

Alyson Castro dos Santos

Ponta Negra News

Moraes quer “me alijar da política”, diz Bolsonaro

FOTO: REPRODUÇÃO/LUAN AMÂNCIO

Após ter sido condenado à inelegibilidade pela segunda vez, no Tribunal Superior Eleitoral, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) culpou o ministro Alexandre de Moraes, nesta sexta-feira (3/11). Durante discurso em Santos (SP), onde participa da entrega de viaturas ao 6º Grupamento de Bombeiros, Bolsonaro disse que o objetivo de Moraes é “alijá-lo da política” e que, no momento, sai vitorioso.

Durante o evento, o Bolsonaro afirmou que ainda analisa com seus advogados a estratégia sobre recorrer da segunda condenação, ocorrida no plenário da Corte Eleitoral com placar de 5 x 2. Na última decisão, além da inelegibilidade, ficou imputada a Bolsonaro uma multa de R$ 425,6 mil por uso eleitoral dos eventos realizados em 7 de setembro de 2022. O vice dele, Walter Braga Netto, também foi condenado, mas com multa de R$ 212,8 mil.

“A gente está vendo qual é a estratégia nossa, se bem que não tem estratégia. Estratégia é o que o Alexandre de Moraes quer. E a gente sabe o que ele quer. É me alijar da política”, disse Bolsonaro após pergunta de repórter da Folha de S. Paulo.

Alexandre de Moraes, além de ser presidente do TSE, é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), onde foi sorteado como relator de diversos inquéritos que contêm investigações contra o ex-presidente. Bolsonaro é investigado, por exemplo, como autor intelectual dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Condenação

Em 31 de outubro, o TSE condenou Jair Bolsonaro (PL) e seu vice nas Eleições de 2022, Walter Braga Netto, a oito anos de inelegibilidade por uso eleitoral das comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de Setembro do ano passado, em Brasília e no Rio de Janeiro. Bolsonaro e Walter Braga Netto foram condenados pelo mesmo placar: 5 a 2.

Metrópoles

Netanyahu: cessar-fogo com Hamas só virá se reféns forem libertados

FOTO: GETTY IMAGE

Após o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, externar o desejo de oficializar uma pausa humanitária no conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, na Faixa de Gaza, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que um cessar-fogo está fora de cogitação. A não ser que reféns sejam libertados.

“Israel nega um cessar-fogo temporário que não inclua a libertação de nossos reféns. Israel não deixará entrar combustível em Gaza, e se opõe a enviar dinheiro para Gaza”, afirmou. “Não iremos parar até a vitória”, ressaltou Netanyahu.

As afirmações de Netanyahu foram feitas durante um pronunciamento televisionado.

Metrópoles