SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 27, 2023

RN tem 93,8 homens para cada 100 mulheres, aponta IBGE

FOTO: CANINDÉ SOARES

De acordo com os dados da segunda revisão do Censo Demográfico do IBGE, a população do Rio Grande do Norte era de 3.302.729 pessoas em 2022, sendo 1.703.967 (51,6%) mulheres e 1.598.762 (48,4%) homens, o que representa um crescimento total de 4,3% entre 2010 e 2022.

Enquanto o grupo de crianças de 0 a 14 anos representava 41,5% da população em 1980 e 24,8% em 2010, este percentual foi de 19,8% em 2022, como demonstrado pelo estreitamento da base da pirâmide etária do estado. Simultaneamente, o topo da pirâmide se alargou, com aumento da participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 5,1% em 1980 e 7,6% em 2010, contando homens e mulheres, e passou a 10,5% em 2022.

Entre 1980 e 2022, observa-se o alargamento do topo e o estreitamento da base da estrutura etária da população residente no Rio Grande do Norte, demonstrando uma tendência de envelhecimento da população, sobretudo da feminina.

Em relação à razão de sexo, o município Nísia Floresta (116,4), se destaca com a maior razão de sexo do Estado, ou seja, aquele que tem proporcionalmente mais homens que mulheres. Em contrapartida, Natal (86,9) é o Município com o menor valor para esse indicador, evidenciando a sobreposição da população feminina em relação à população masculina.

Índice de Envelhecimento

O índice de envelhecimento mostra a relação de idosos de 65 anos ou mais de idade em relação à população que tem entre 0 e 14 anos. Quanto maior o valor do indicador, mais envelhecida é a população. Esse índice chegou a 53,0 em 2022 para o Rio Grande do Norte, indicando haver 53 idosos para cada 100 crianças. Em 2010 esse índice era de 30,4, indicando um processo de envelhecimento da população. O Município com o maior índice de envelhecimento no estado é Jardim do Seridó (121,6), enquanto Extremoz teve o menor índice de envelhecimento (24,7).

Portal da Tropical

Roberto Serquiz defende retomada da competitividade e aliança pelo desenvolvimento do RN

FOTO: JOÃO GILBERTO

Na solenidade de posse da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) para o quadriênio 2023-2027, o empresário e novo presidente Roberto Serquiz apontou as frentes de atuação de sua gestão no comando da FIERN, defendeu uma aliança entre os poderes, a sociedade e o setor produtivo para a retomada da competitividade do estado e destacou a importância da construção conjunta do desenvolvimento socioeconômico sustentável.

A nova diretoria tomou posse nesta quinta-feira (26), em Natal, em evento prestigiado por empresários, políticos, imprensa e representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), de Federações das Indústrias de outros estados e de instituições representativas do setor produtivo.

Em seu discurso, Roberto Serquiz ressaltou a necessidade de o Sistema FIERN estar onde a indústria potiguar está, estruturado em três frentes de atuação. “A primeira é o fortalecimento dos sindicatos filiados à Federação, com a criação do Projeto de Meritocracia, que vai estimular os mais engajados na importante tarefa de ampliação da base sindical”, afirmou.

A segunda frente de trabalho é direcionada aos serviços, qualidade e produtividade das casas do Sistema. “Não podemos parar os avanços feitos nos últimos anos. As metas já alcançadas pela FIERN, SESI, SENAI e IEL serão mantidas e ampliadas”, destacou o presidente. “O terceiro eixo de atuação é o relacionamento externo do Sistema FIERN, sempre em defesa e promoção da indústria, com a sociedade civil organizada e suas múltiplas instituições”, acrescentou.

Serquiz ressaltou a necessidade de valorização do empreendedorismo no estado para o impulsionamento da economia potiguar. “O lucro das empresas deve ser respeitado. Sem empresas lucrativas, a economia não resistirá. Defendemos o desenvolvimento sustentável, ou seja, o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro e está traçado a partir de três pilares: social, ambiental e econômico”, expressou.

Nesse contexto, Serquiz anunciou a criação da FIERN Jovem, que surge da necessidade de um olhar mais atento para os jovens empreendedores. “Precisamos trazer os industriais mais jovens para as lutas de interesse do segmento industrial. As lutas, mesmo que sejam conhecidas de todos, precisam contar com a ousadia da juventude. Nos cabe também a complexa responsabilidade em preparar os novos líderes da FIERN”, afirmou.

Ele também pontuou prioridades do segmento industrial e defendeu a formação de uma aliança entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a sociedade e o setor produtivo do Rio Grande do Norte para a retomada da competitividade do estado. “Insistirei com uma sugestão ao Governo do Estado e aos demais Poderes de que seja formada uma ampla aliança, incluindo os Poderes constituídos, a sociedade e o setor produtivo, que vise a ampliação da nossa infraestrutura, o tão necessário salto educacional e um estado eficiente, resgatando, assim, a capacidade competitiva do nosso Estado”, ressaltou.

“É preciso pensarmos em outras providências para que o Governo não se torne apenas uma entidade administradora da folha de pagamento dos servidores. O Governo do Estado pouco pode fazer se não contar com o decisivo apoio dos demais Poderes e da própria sociedade civil que, sensibilizada diante das perspectivas futuras, deve entender e apoiar a necessidade de reformas mais ousadas para a reorganização administrativa e financeira do próprio ente estatal”, continuou. “Que dê a largada uma reforma administrativa, para que se possa olhar em favor de uma série de medidas urgentes que busquem conter e otimizar despesas”, declarou Serquiz.

Outras demandas primordiais para o desenvolvimento socioeconômico sustentável apontadas pelo presidente da FIERN são o avanço da legislação estadual sobre Parcerias Público-Privadas (PPP) para o campo da regulamentação; o descongestionamento da capacidade de atendimento do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), a partir da descentralização do licenciamento ambiental para os municípios com a revisão da Lei Complementar nº 272, de 2004, assim como a própria autonomia do órgão ambiental; e a imprescindível construção conjunta de uma política industrial para o Rio Grande do Norte, desenhando uma sólida estrada a ser percorrida rumo a uma indústria mais forte.

Ele também enalteceu a importância da construção conjunta do desenvolvimento socioeconômico sustentável a partir do diálogo. “Considero o diálogo a mais altiva lei para a convivência entre as pessoas e, assim, com paciência, perseverança, compartilhamento, vamos estabelecer parâmetros que nos ajudem a ter os melhores resultados e a melhor conduta a partir das decisões colegiadas. Buscarei balizar todas as relações a partir do legítimo interesse da indústria potiguar e do próprio Sistema FIERN”, disse.

“Vamos também contar com a sensibilidade do presidente da CNI, Ricardo Alban, nordestino da Bahia, que, ao conhecer bem nossa realidade, sabe o quanto é imprescindível o apoio da CNI às Federações. Nosso histórico de parcerias que viabilizou projetos relevantes executados pela FIERN e também pelo Sistema Indústria potiguar”, apontou. “O Presidente Amaro Sales de Araújo, a quem devoto particular e veemente gratidão, está na diretoria da CNI na condição de vice-presidente e reforçará a defesa de nossos interesses em Brasília”, completou.

Durante o discurso, Serquiz convidou ao palco da solenidade a nova diretoria empossada para a gestão 2023-2027, aproveitou para agradecer o apoio dos líderes sindicais e reconheceu a importância do aconselhamento e do diálogo. “Não me elegi sozinho ou fruto de um projeto isolado. Conseguimos estabelecer uma proposta consensual com o decisivo e importante apoio de todos os sindicatos da FIERN. A todos os líderes e diretores, meu respeito, gratidão e compromisso. Formarmos um time coeso e vitorioso a favor da indústria e do desenvolvimento sustentável”, concluiu.

Amaro Sales destaca resultados e agradece apoio e colaboração ao longo dos 12 anos na presidência da FIERN

FOTO: JOÃO GILBERTO

Em discurso que marcou a transmissão de cargo e abriu a solenidade de posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), na noite desta quinta-feira (26), o presidente Amaro Sales de Araújo destacou as entregas e resultados alcançados ao longo de doze anos de gestão e agradeceu a todos que colaboraram em sua jornada à frente da Federação.

Após 12 anos na liderança da Federação, ele transmitiu a presidência para o empresário Roberto Serquiz nesta quinta-feira (26), no evento de posse da nova diretoria para o quadriênio 2023-2027, em Natal. A solenidade foi prestigiada por empresários, políticos, imprensa e representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), de Federações das Indústrias de outros estados e de instituições representativas do setor produtivo.

“Ter exercido a presidência do Sistema FIERN, de fato, foi a mais rica experiência de minha vida como empreendedor e líder sindical. Não apenas pelo honroso cargo, mas pelo privilégio de aprender muito com muitas pessoas”, declarou Amaro. “Cheguei, em outubro de 2011, com um lema: com a indústria, onde a indústria estiver”, acrescentou.

Ele enalteceu a atuação das casas do Sistema Indústria — FIERN, SESI, SENAI e IEL — nos últimos anos. “Criamos e ampliamos unidades, melhoramos serviços, realizamos eventos e projetos, executamos programas, alcançamos metas ousadas em atendimento e matrículas. Pintamos o mapa do Rio Grande do Norte com a presença das casas do Sistema FIERN em todos os municípios potiguares”, frisou Amaro.

As entregas do Mais RN e a consolidação do núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN como Observatório da Indústria junto à CNI também foram destaque no discurso. “Com o decisivo comprometimento da equipe técnica e o expressivo apoio da diretoria e presidência, o Mais RN cresceu ao longo desses quase dez anos, tornando-se uma referência de integração de dados e de planejamento. O acervo MAIS RN precisa ser base de consulta de todos os que pensam e amam o pujante Rio Grande do Norte, território de ricas potencialidades”, afirmou.

“Tenho orgulho de termos inaugurado o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, hoje a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade; orgulho-me também, na área da educação, da SESI Escola de Referência, das 43 SESITEC e Indústrias do Conhecimento, e da FAETI, a Faculdade das Energias Renováveis, já com a liberação do MEC para operação”, ressaltou Amaro.

Durante o discurso, ele defendeu a reindustrialização do estado e do país e o ímpeto para aproveitar as potencialidades produtivas do Rio Grande do Norte. “Vivemos a era da mudança da matriz energética, em que o Rio Grande do Norte está entre os pioneiros, com a decisiva atuação do SENAI, atento às mudanças do mundo e às exigências da nova indústria”, afirmou.

“O Brasil e o Rio Grande do Norte precisam apostar na reindustrialização. A agregação de valor, o uso da tecnologia, a resolução de problemas a partir de uma demanda social, dentre outras características, marcam positivamente a atividade industrial, liderada por verdadeiros heróis da resistência e que, sob qualquer análise, é importante para a sociedade e merece evidência e apoio”, salientou.

Matéria sobre aliança com Carlos Eduardo é vista como tentativa de “queimar” Paulinho Freire

FOTO: WILL SHUTTER

Aliados e amigos do deputado federal Paulinho Freire estão enxergando a matéria veiculada na manhã  desta sexta-feira, pelo jornal Diário do RN, sobre uma aliança dele com o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito, Carlos Eduardo Alves, como sendo fruto de “especulação” com o objetivo de “queimar” o seu  nome como pré-candidato à Prefeitura do Natal.

O fato é que, ao expor que Paulinho Freire havia desistido de disputar a Prefeitura do Natal, o texto assinado pela jornalista Alessandra Bernardo causou um grande alvoroço  no grupo político que segue o parlamentar federal.

Embora o próprio Paulinho Freire não tenha usado suas redes sociais para contestar a publicação,  a vereadora Nina Souza,  sua esposa, atuou como porta-voz para desqualificar a informação e reafirmar a pré-candidatura  do esposo.

Enquanto tem esperanças de obter o apoio do prefeito Álvaro Dias, Paulinho Freire vem participando de conversações com atores políticos de direita, embora o seu perfil político não o caracterize como sendo adepto de posições políticas extremadas para a direita ou para a esquerda.  Nitidamente, ele é um político de “centro”.

O ex-prefeito Carlos Eduardo, por sua vez, também silenciou diante da matéria, não fazendo qualquer menção sobre o assunto em suas redes sociais. Alves, posicionado em primeiro lugar nas diversas pesquisas eleitorais realizadas até o momento, tem se achado a “cereja do bolo” diante da sucessão do prefeito Álvaro Dias.

A estratégia de Álvaro Dias de postergar para o início do próximo ano o anúncio do nome que irá apoiar para a Prefeitura do Natal tem contribuído para inflar o ego político de Carlos Eduardo, que até o momento não tem um adversário para enfrentar e que seja capaz de tirá-lo da “zona de conforto”.

Enquanto isso, Paulinho Freire, segundo garantiu a vereadora Nina Souza,  prossegue com sua pré-candidatura. O parlamentar luta para ocupar a posição de “candidato de Álvaro”, que embora ainda não exista, se situou em segundo lugar na preferência do eleitor, segundo pesquisa do Instituto DataVero, publicada pelo próprio jornal Diário do RN.

O tal “candidato de Álvaro”, que até agora não passa de um “fantasma” que as pesquisas oferecem para o eleitor opinar, pode ser o único nome que, quando for materializado, tire Carlos Eduardo da zona de conforto em que se encontra, ou consagre de vez a sua eleição para prefeito de Natal, caso seja ele o escolhido para preencher a lacuna.

Enquanto isso,  o prefeito Álvaro Dias prossegue focado em levar adiante a sua gestão, até por saber que tudo o que foi dito até agora, ou articulado nos bastidores pelos diversos atores da política local,  perderá o prazo de validade no momento em que ele abrir a boca e se posicionar.

Festa do Patrono de São Gonçalo do Amarante, São Benedito, terá show de Zezo neste domingo (29)

FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

A cidade de São Gonçalo do Amarante se prepara para uma das festas mais tradicionais e aguardadas de sua região, a Festa do Patrono de São Gonçalo, São Benedito. Com uma programação que une tradição religiosa e cultural, o evento acontece até 29 de outubro na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante e na Praça José Bento de Oliveira.

O ponto alto da festa ocorrerá no dia 29, com um show especial do renomado cantor Zezo Potiguar, filho da comunidade de Guanduba, em São Gonçalo. O espetáculo promete emocionar os presentes e celebrar a rica cultura local.

A Festa do Patrono de São Gonçalo do Amarante é realizada pela Arquidiocese de Natal e pela Paróquia de São Gonçalo, com o generoso apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e da Fundação de Cultura Dona Militana. A festa contará com programação religiosa diária, seguida de eventos culturais e sociais, sempre após as missas, reforçando os laços entre a comunidade e suas tradições.

O local escolhido para a celebração não poderia ser mais emblemático: a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante e a Praça Prefeito José Bento de Oliveira, situada ao lado da igreja, serão palco de uma série de atividades festivas.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, destacou a importância da Festa do Patrono São Benedito, afirmando: “Este evento é um marco em nossa cidade, um momento de celebração da nossa fé e cultura. A união da comunidade, da igreja e das instituições locais é o que torna essa festa tão especial. Estamos comprometidos em manter viva essa tradição e celebrar a riqueza da nossa cultura.”

A Festa do Patrono de São Gonçalo do Amarante, São Benedito, é um evento que une tradição, religião e cultura, e promete proporcionar momentos inesquecíveis para todos os participantes. Não perca a oportunidade de vivenciar essa celebração única em São Gonçalo do Amarante.

A programação cultural e social traz atrações de destaque que prometem entreter o público durante toda a semana. Confira as principais atrações do final de semana:

27/10 – Cheiro de Morena.

28/10 – César Carlos do Acordeon e Deno Roberto.

29/10 – Zezo Potiguar e Wallace Brito.

Nina confirma reunião de Paulinho Freire com Carlos Eduardo, mas nega que aliança entre os dois esteja fechada

FOTO: REPRODUÇÃO/98FM

O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) segue pré-candidato à Prefeitura do Natal nas eleições de 2024. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (27) pela vereadora Nina Souza (PDT), mulher de Paulinho, em entrevista à 98 FM. De acordo com a vereadora, a pré-candidatura de Paulinho “está mantida mais do que nunca”.

Nina Souza veio a público falar sobre o assunto depois que o jornal Diário do RN publicou, na edição impressa desta sexta-feira, que Paulinho Freire teve uma conversa no último fim de semana com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) e que, no encontro, teria confirmado que vai desistir da disputa para apoiar o ex-prefeito.

A reunião aconteceu na casa do ex-senador José Agripino Maia, presidente do União Brasil no Estado. A motivação para o movimento de Paulinho Freire em direção a Carlos Eduardo, segundo a apuração do Diário do RN, seria a demora do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) em definir quem vai apoiar nas eleições de 2024. Paulinho conta com o apoio de Álvaro para entrar na disputa. Além disso, o fato de o PL ter anunciado a pretensão de ter um candidato próprio, prejudicando as pretensões de Paulinho.

A vereadora confirmou que a conversa aconteceu, mas disse que não houve definição sobre uma aliança entre Paulinho e Carlos Eduardo. “Houve a conversa sim. É natural que haja, há interesses comuns. Os dois querem ser candidatos a prefeito. Essa eleição não é eleição de primeiro turno. Não se fecha portas, não se deixa de dialogar com ninguém. Eles têm uma história. Vai se fechar porta e não dialogar por quê? É um movimento constante. Todos os dias a gente faz política e conversa”, enfatizou.

A esposa de Paulinho Freire ressaltou que a conversa entre o deputado e o ex-prefeito serviu para “aparar arestas”, já que “fazia muito tempo” que os dois não se reuniam. O desfecho foi, segundo Nina: “Que os dois estariam ali nas pré-candidaturas e mais adiante, dependendo da conjuntura, voltariam a conversar”.

Nina Souza minimizou a aproximação de Paulinho com Carlos e disse que isso não significa uma aliança. “É natural que tenha representações de partidos fazendo várias conversas, inúmeras. Não existe política sem diálogo”, acrescentou.

Portal 98FM

Governo do RN institui Programa de Integridade e Compliance para combater desvios

FOTO: CARMEM FÉLIX

O Programa de Integridade e Compliance do Estado no RN (PIC-RN) foi lançado nesta sexta-feira (27) pela governadora Fátima Bezerra. Junto ao programa a chefe do Executivo assinou três decretos que visam fortalecer a governança, a ética e a integridade na gestão pública com impacto direto no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na promoção da justiça e no aprimoramento das instituições do Estado.

Os decretos instituem o Código de Ética Profissional do Servidor Público da Administração Direta e Indireta Civil do Poder Executivo Estadual, a Política de Promoção à Integridade e ao Compliance no âmbito do Poder Executivo no RN e o Programa de Integridade e Compliance do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte (PIC/RN).

“As medidas efetivadas nesta sexta-feira atendem aos princípios constitucionais da legalidade, transparência, ética, impessoalidade e traduzem nosso trabalho e compromisso em promover a responsabilidade e a legalidade dos atos na gestão pública”, afirmou Fátima Bezerra.

Ela acrescentou que “o Código de Ética vale para todos nós, orientando condutas, servindo como alicerce para todos os servidores, em todas as áreas, para termos uma gestão transparente e eficiente.  Com a implementação destas medidas estamos fortalecendo o Estado e construindo um futuro mais justo e ético para todos. Nosso grande desafio é mudar a cultura antiga alimentada pelo fisiologismo e por desvios de conduta”, ressaltou a Governadora.

A controladora geral do Estado, Luciana Daltro enfatizou que “a integridade na administração pública é um princípio fundamental para dar sustento a uma sociedade justa e transparente. Diante disso, políticas de integridade têm a particular importância de conquistar a confiança dos cidadãos na Administração Pública, pois elas representam a promessa de que a gestão pública se dá de forma honesta, responsável e voltada para o bem-estar do coletivo”.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Gilberto Jales, o lançamento do PIC-RN “é momento histórico no processo de evolução do controle interno e externo do Estado. O Governo do RN chega com os procedimentos completos para implantar o controle, inclusive com código de ética”, declarou.

No lançamento do PIC/RN também foi firmado Protocolo de Intenções entre a União Federal, por intermédio da Secretaria do Controle Interno da Presidência, e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio da CONTROL – Controladoria Geral do Estado. O objetivo é a promoção de ações integradas, apoio mútuo e intercâmbio de experiências no campo da Ética e de Controle Interno da Administração Pública.

Estiveram presentes os secretários de Estado Íris Oliveira (Sethas), Olga Aguiar (Semjidh), Carlos Eduardo Xavier (Sefaz), Gustavo Coelho (Sin), Guilherme Saldanha (Sape), Helton Xavier (Seap), adjuntos da Educação, Cleonice Kozersky, Ivanilson Maia (GAC), Auricélio Costa (Semarh), diretora da Potigás, Marina Melo, Procurador geral do Estado, Antenor Roberto, Procurador adjunto, Duarte Santana, Antônio Miguel (Cehab). Ainda participaram Edson Teles, secretário de Controle Interno e presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Rogério Reis, superintendente da Controladoria Geral da União no RN e representantes do Ministério Público Estadual, Augusto Lima e o deputado estadual Francisco Medeiros, representando a Assembleia Legislativa.

Mancha na praia de Ponta Negra chama a atenção; Idema identifica possível causa

FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Uma extensa mancha amarronzada foi vista por populares em um trecho da praia de Ponta Negra nessa quinta-feira (26) e despertou a atenção para um possível problema ambiental. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) foi acionado e está investigando a ocorrência.

No entanto, em entrevista à TV Tropical, o novo diretor-geral do órgão, Werner Farkatt, explicou a possível causa da mancha marrom no trecho de Ponta Negra. Técnicos estiveram no local no fim da tarde dessa quinta-feira e observaram a situação de perto.

“A princípio, é um sedimento, uma areia mais argilosa que está sendo aplicada junto à obra de enrocamento, em paralelo aos blocos de concreto, para preencher. Então, esses sedimentos estavam armazenados e o movimento das marés ultrapassou a zona de contenção que a prefeitura utiliza para armazenar o material, quando o mar recuou, levou esses sedimentos”, considerou.

Farkatt prosseguiu com a explanação. “Quando traz esse material, cria aquela mancha que, tecnicamente, chama-se de pluma de sedimentos em suspensão. Com o passar do tempo, isso deve ser dissipado e voltar ao normal”, acrescentou.

De acordo com o diretor-geral do órgão, esse risco deveria ser previsto dentro das medidas mitigadoras da obra. “Hoje, mandamos a equipe com a fiscalização e outros atores para ser feita uma análise. Vai ser produzido um novo ato administrativa, uma notificação ou alguma punição maior, como um auto de infração, em decorrência do que for analisado pela equipe”, pontuou.

Inicialmente, os danos são apenas estéticos, com alteração da cor da água do mar, caracterizado por ser em um tom azul esverdeado. “É mais uma questão de mudança de coloração. Visualmente, descaracteriza o ambiente, a paisagem de Ponta Negra. Então, é muito mais o impacto visual do que algum contaminante”, destacou.

No entanto, apesar da colocação, Farkatt disse que tudo será analisado. “A princípio, não foi identificado nenhum material poluente, como óleo, graxa. Nós iremos aprofundar para ver se teria algum outro problema. Nesse primeiro momento, não foi identificado nada nesse aspecto”, frisou.

Ele ainda citou que é a cena é comum em rios. “Se você for na foz de algum rio, o próprio rio Potengi, você vai observar que também acontecesse essa mancha”, encerrou.

Portal da Tropical