SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 17, 2023

Prefeitura inicia construção de Pontilhão de Cidade Nova

Pontilhão de Cidade Nova tem obras iniciadas – foto Alex Régis

Uma obra que vai beneficiar mais de 70 mil moradores da Zona Oeste, bem como trará mais segurança viária e irá melhorar o tráfego, acabando com um histórico ponto de retenção de veículos que existe entre os bairros do Planalto e Cidade Nova. Este será o efeito do pontilhão que começou a ser construído em Cidade Nova nesta terça-feira (17), um dia após a ordem de serviço dada pelo prefeito Álvaro Dias.

O valor do investimento da Prefeitura de Natal no projeto supera a faixa dos R$ 15 milhões e a expectativa é para que, em 10 meses de trabalho, já possa ser entregue à população. Ou até antes, como anunciou o prefeito anunciou na última segunda-feira (16), durante o ato da ordem de serviço.

O pontilhão vai interligar a avenida Solange Nunes com a rua Engenheiro João Hélio, funcionando como uma espécie de viaduto sobre a linha férrea, permitindo que o tráfego flua de forma segura, sem a necessidade de interrupções na passagem de nível. Isso melhora a segurança e eficiência do trânsito na região, solucionando definitivamente o ponto crítico no cruzamento das ruas Primeiro de Maio e Engenheiro João Hélio.

O projeto executado não abrange apenas a construção do pontilhão, mas também melhorias adicionais no seu entorno, dentre elas drenagem, pavimentação, iluminação, paisagismo e sinalização. Essas melhorias tornarão a área mais agradável, protegida e funcional para os moradores e motoristas.

“Estamos falando de uma das obras viárias mais importantes realizadas pela nossa gestão, em atendimento a uma demanda de mais de 20 anos da população local. Cerca de 17 mil veículos utilizam esse trecho diariamente e, após a finalização da obra, teremos mais agilidade, segurança e conforto para todos. A nossa gestão vai seguir trabalhando incessantemente para melhorar a vida dos natalenses”, pontuou o prefeito Álvaro Dias, ao autorizar o início das obras.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, ressaltou o aspecto da segurança viária que a obra vai promover na região, uma vez que envolve um cruzamento do fluxo ferroviário com o rodoviário e, no local, já aconteceram muitos acidentes, devido à dificuldade de visibilidade para os motoristas que trafegam por lá. “Temos um ponto bastante movimentado e importante. Vamos entregar uma intervenção extremamente necessária. Investir em mobilidade urbana também é investir na proteção da vida da população e é isso que a gestão do prefeito Álvaro Dias tem feito”, definiu a titular da STTU.

Daliana adiantou também como se dará a dinâmica do tráfego no local, ressaltando que o projeto conta com a aprovação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). “A obra vai ser feita de modo que o tráfego de veículos passará por cima e a rede férrea por baixo do pontilhão. A CBTU já aprovou o projeto e apoia a necessidade da construção”, disse ela.

Itep lança projeto ‘Perícia ao Alcance de Todos’ em escola estadual

FOTO: DIVULGAÇÃO/ASSECOM

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) realiza, nesta quarta-feira (18), a primeira edição do projeto ‘Perícia ao Alcance de Todos’. O evento acontece a partir das 14h30 na Escola Estadual Santos Dumont, localizada na Av. Felizardo Moura, s/n – Jardim Planalto, Parnamirim.

O projeto visa levar demonstrações práticas, palestras e equipamentos utilizados pelo Itep para exibições em diferentes locais, divulgando a gama de perícias e técnicas usadas por parte do Instituto no trabalho de investigação em diferentes tipos de crimes.

Na Escola Estadual Santos Dumont serão demonstradas perícias em papiloscopia (impressões digitais), informática, antropologia e arqueologia forense. Além disso, será montada uma cena de crime simulada e utilizados óculos de realidade virtual para apresentação de cenas computadorizadas.

Liga Contra o Câncer comemora sucesso do primeiro transplante de medula óssea

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Liga Contra o Câncer realizou seu primeiro transplante de medula óssea. O procedimento aconteceu no fim do mês de setembro e a confirmação do sucesso aconteceu na última semana. A “pega” da medula foi comemorada pelos profissionais da instituição.

De acordo com o médico hematologista Antônio Henrique, membro da equipe de hematologia e transplante de medula óssea da LIGA, o transplante foi realizado na modalidade autóloga, onde não há necessidade de doador e o próprio paciente fornece o material. A paciente, uma mulher de 56 anos, faz tratamento contra mieloma múltiplo, já havia passado por seis ciclos de quimioterapia e aguardava o transplante desde o início do ano.

“Devemos seguir nessa modalidade EXCLUSIVA, até meados do próximo ano, quando temos a perspectiva de ampliar para a realização da modalidade de transplante alogênico, que necessita de doador, seja familiar ou não aparentado”, explicou Dr. Cláudio Macedo, chefe do serviço de hematologia da LIGA.

Atualmente, o transplante é realizado em uma unidade que foi reestruturada, com a organização de um ambulatório de avaliação pré e pós transplante, leito de internação com infraestrutura e equipe médica e de enfermagem especializada para oferecer o melhor cuidado ao paciente. Um setor exclusivo destinado para transplante de medula óssea está em fase de construção e irá funcionar no prédio onde será o Hospital de Oncopediatria da Liga, no Alecrim.

Segundo ele, a expectativa é que, nesta fase inicial, sejam realizados entre dois e três transplantes de medula por mês, com perspectivas de ampliação. “Hoje, nosso foco é atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem acompanhamento na Liga, ONDE já temos uma demanda reprimida de pacientes com indicação para realização do transplante autólogo”, afirma Dr. Cláudio Macedo.

Unimed Natal participa da 1ª Feira do Cooperativismo do RN

ESTANDE DA COOPERATIVA TERÁ EQUIPE COMERCIAL APRESENTANDO OS SERVIÇOS E ROLETA DE PRÊMIOS PARA VISITANTES. FOTO: DIVULGAÇÃO

Parceira da Feira do Cooperativismo do RN – Fecoop, a Unimed Natal terá estande montado nos dois dias do evento, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no Mercado da Agricultura Familiar, em Natal.

Promovida pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (Ocern), a Fecoop integra as ações em comemoração aos 60 anos da entidade. O evento reunirá cerca de 60 estandes de empresas nos segmentos da Saúde, Agropecuário, Crédito, Consumo, Infraestrutura, Trabalho e Produção de Bens e Serviços e do Transporte.

No estande da Unimed Natal, os visitantes poderão conhecer os produtos e serviços da cooperativa e ainda participar da Roleta de Prêmios. A Fecoop também oferecerá uma programação educativa e cultural, com realização de palestras, cursos e painéis ministrados por especialistas em cooperativismo.

“A Unimed Natal é hoje a maior cooperativa de médicos do RN, com mais de 1.500 cooperados e é uma imensa satisfação participarmos de eventos como a Fecoop pois eles valorizam e impulsionam esse modelo de negócio tão relevante para a sociedade”, declara o superintendente de mercado da Unimed Natal, Deleon Oliveira.

Além da Unimed Natal, a Fecoop tem apoio de entidades como Governo do Estado, Unicafes RN, Ministério da Agricultura, Sebrae RN, Sistema Faern/Senar RN, Sest/Senat, Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Fetarn, Sistema Fecomércio, Jucern, Copirn e Conab/RN.

Felipe Camarão: Suspeito de tentativa de homicídio atira na PM e é baleado; ele ainda estirou o dedo

FOTO: DIVULGAÇÃO/PMRN

Um homem foi baleado e preso após um confronto com a Polícia Militar no bairro Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal, no início da tarde desta terça-feira (17). De acordo com a PM, ele é suspeito de praticar uma tentativa de homicídio e teria atirado na viatura.

Durante a ocorrência, ele tentou fugir pulando muros de residências da região. Houve uma troca de tiros e ele acabou sendo atingido. O suspeito foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento de Cidade da Esperança, sendo identificado como Wagner Sampaio Felinto da Silva. Segundo a polícia, ele tinha dois mandados de prisão em aberto, por homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Ao receber alta, ele foi conduzido à delegacia pelos policiais militares. Ao ser colocado na viatura, mesmo com as mãos algemadas, ele estirou os dedos do meio para a equipe da TV Tropical, que cobria o caso em frente à UPA.

Uma arma de fogo foi apreendida com ele. A ação foi realizada por equipes do 9º Batalhão e das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).

Ataque a hospital em Gaza deixa ao menos 500 mortos, dizem palestinos

FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Ao menos 500 pessoas morreram em um bombardeio israelense contra um hospital na Faixa de Gaza, nesta terça-feira (17/10). A informação, segundo a agência de notícias Al Jazeera, foi passada pelo Ministério da Saúde da Palestina.

O ataque contra o hospital al-Ahli Arab Hospital foi classificado pelas autoridades palestinas como um “crime de guerra”.

O perfil na rede social X (antigo Twitter) do Ministério das Relações Exteriores da Palestina afirmou que o ataque, realizado por aviões de Israel, resultou “na morte de centenas de palestinos, o que inclui crianças e mulheres”.

Metrópoles

Operação conjunta da Polícia Penal e PF resulta na prisão de advogado líder do tráfico em Ponta Negra

FOTO: CEDIDA/PF

Na manhã desta terça-feira, 17 de outubro, uma ação coordenada entre a Polícia Penal do Rio Grande do Norte e a Polícia Federal culminou na prisão de um dos maiores traficantes e líderes da organização criminosa que há tempos dominava a Vila de Ponta Negra, bairro costeiro da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Alligueiton Patrício de Araújo, um dos alvos principais da operação, encontrava-se foragido da justiça há anos. Além de ser procurado por crimes de tráfico de drogas, ele era acusado de coordenar a chamada “sintonia do gravatas”, uma ala do crime organizado composta por advogados que atuavam em prol da organização criminosa.

A operação, que contou com a Polícia Penal, Polícia Federal e o apoio de serviços de inteligência, resultou na detenção de Alligueiton Patrício de Araújo conhecido como “PIO”. Sendo preso sem resistência, na residência em que se escondiam na Vila de Ponta Negra.

As autoridades ainda estão investigando as atividades da organização criminosa e as ligações entre o tráfico de drogas e a “sintonia do gravatas”. A prisão de Patrício de Araújo representa um importante passo no combate ao tráfico de drogas e à atuação do crime organizado na região.

O acusado foi conduzido à delegacia da Polícia Federal em Natal, para prestar depoimento e deve responder pelos crimes pelos quais foi acusado. A ação conjunta da Polícia Penal do RN e da Polícia Federal demonstra o comprometimento das autoridades na luta contra o crime e na busca pela segurança da população de Natal e região.

As informações são do Blog do BG

Assembleia Legislativa homenageia professores em sessão solene

FOTO: DIVULGAÇÃO/ALRN

O Dia do Professor, comemorado dia 15 deste mês, será lembrado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte com uma sessão solene na qual 24 professores serão homenageados. A solenidade vai acontecer na próxima quinta-feira (19), às 14h, no plenário da Casa e cada deputado irá homenagear um profissional de destaque na sua área de atuação, representando os professores do RN.

“Nossa Casa se alegra em render homenagens aos mestres, pois mais do que transmitir conhecimentos, eles contribuem para a formação moral e compartilham valores e princípios, iluminando com sua sabedoria os caminhos e escolhas que levaremos por toda a vida”, afirmou o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

O deputado irá homenagear Débora Araújo Seabra de Moura, a primeira pessoa com síndrome de down na América Latina a concluir o curso de magistério. Débora Seabra é natalense e numa época em que praticamente não se falava em diversidade, estudou em escolas regulares, além de atuar como professora assistente de educação infantil em uma escola privada de Natal. Ela também é autora do livro de fábulas inclusivas ‘Débora Conta Histórias’, além de ministrar palestras em todo o Brasil sobre inclusão. Sua história foi reconhecida pela ONU em um painel especial sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, em Nova York.

Homenageados:

Aline de Medeiros Silva

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (in memoriam)

José Bezerra Marinho

Rosália Carrilho Dantas da Silva

Celcimar Alves Câmara

José de Arimateia Silva

Edson Pereira Padilha

Luiz Hudson Guimarães

Maria de Lourdes Morais

Geralda Guedes de Miranda Dantas

Daladier Pessoa da Cunha Lima

Eloisa Varela Cardoso de Arruda

Antônio Alberto Cortez

Thereza Christina Barbosa de Medeiros

Felipe Lucas de Souza

Josivan Ribeiro do Monte

Ageu Teixeira Canário de Souza

Renimária Martins de Melo

Maria Nasaré da Silva Torres

Ana Núbia de Medeiros

José Iranilson da Silva

Ciane Vanessa Tomaz Santos Bezerra